Autor Tópico: Problema Instalação ubuntu-10.10-netbook-i386 no Syslinux (USB não bootável)  (Lida 10331 vezes)

Offline bororeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Olá, pessoal!

Tenho um netbook com 1GB de ram que veio com o Windows 7 Home Basic Edition instalado. Como roda muito lentamente com esse SO, quero mudar pro Ubuntu. Li uns tutoriais sobre instalação em pen drive, disponíveis em http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/. Acabei baixando o Universal-USB-Installer-1.8.3.6 e a última versão desse Linux pra netbook (ubuntu-10.10-netbook-i386.iso).

Faço os passos como recomendado mas algo não dá certo e eu não sei resolver, por isso vim pedir ajuda de alguém que entenda.

O Windows me avisa que "SysLinux.exe parou de funcionar". Nas informações sobre o erro, me aparece:

Assinatura do problema:
  Nome do Evento de Problema:   APPCRASH
  Nome do Aplicativo:   syslinuxnew.exe
  Versão do Aplicativo:   0.0.0.0
  Carimbo de Data/Hora do Aplicativo:   4cc1fd5b
  Nome do Módulo de Falhas:   syslinuxnew.exe
  Versão do Módulo de Falhas:   0.0.0.0
  Carimbo de Data/Hora do Módulo de Falhas:   4cc1fd5b
  Código de Exceção:   c0000005
  Deslocamento de Exceção:   00002ce5
  Versão do sistema operacional:   6.1.7600.2.0.0.768.2
  Identificação da Localidade:   1046
  Informações Adicionais 1:   0a9e
  Informações Adicionais 2:   0a9e372d3b4ad19135b953a78882e789
  Informações Adicionais 3:   0a9e
  Informações Adicionais 4:   0a9e372d3b4ad19135b953a78882e789

Leia nossa declaração de privacidade online:
  http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=104288&clcid=0x0416

Se a declaração de privacidade online não estiver disponível, leia nossa declaração de privacidade offline:
  C:\Windows\system32\pt-BR\erofflps.txt

Minha única opção é fechar. Aí me vem o seguinte aviso:
"An error (-1073741819) occurred while executing syslinux. Your USB drive won't be bootable..."

Como esperado, a instalação não funciona e eu continuo sem Linux no netbook.

Agradeço qualquer ajuda!
André.

foschini

  • Visitante
Olá bororeh.

Imagino que você esteja tentando instalar o Ubuntu de dentro do Windows, você já tentou bootar o computador com esse pendrive e iniciar a instalação.
Eu nunca utilizei a ferramenta que você está usando, mas sempre que preciso fazer instalações de Linux através de um pendrive utilzo o unetbootin, a ferramenta é muito simples, segue um pequeno tutorial http://migre.me/45khY

Espero que ajude, boa sorte.

Offline bororeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Os dois programas são muito parecidos. Na parte de instalar o bootloader, os dois apresentaram erros similares. Nesse UNetBootIn o erro que aparece é assim:

"un14506.exe parou de funcionar"

Procedi mesmo assim, mas quando dou boot no netbook pelo pen drive... a tela fica preta com o cursor piscando. Nada aparece. Nem ctrl+alt+del funciona pra reiniciar!

=(

Offline Aguilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Para instalar o Ubuntu pelo pendrive, utilizei o próprio recurso que o Ubuntu oferece.

Vá em uma instalação já pronta, ou num próprio pc rodando o Live-CD (não tenho certeza se com o live dá),
Sistema > Administração > Criador de discos de inicialização

Selecionei onde fica a ISO e qual pendrive colocar, e cliquei em Criar um Disco inicializável

Reiniciei o PC com o pendrive espetado

Setei na BIOS para bootar pela USB/Pendrive

E pronto.

Ubuntu rodando direto pelo PenDrive, podendo instalar ele.
"Vivendo e Aprendendo... e Compartilhando"

Offline Aguilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Procedi mesmo assim, mas quando dou boot no netbook pelo pen drive... a tela fica preta com o cursor piscando. Nada aparece. Nem ctrl+alt+del funciona pra reiniciar!

Isso também acontece aqui no meu notebook e no notebook de uma cliente.

O que eu faço para funcionar, é:

Ligo o Notebook com o pendrive espetado
vou apertando ESC, é, apertando ESC, não sei exatamente porque funciona, mas vou apertando ESC, aí passa dessa tela preta com o cursor piscando.

Se voce observar, quando está com a tela preta e curso piscando, se voce remover o pendrive mesmo na tela preta, o sistema passa a funcionar.
Experiência.. =)
"Vivendo e Aprendendo... e Compartilhando"

Offline bororeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Aguilar, o ESC não funcionou aqui. Tampouco remover o pendrive fez algo acontecer (segue com a tela preta e o cursor piscando).
Mas obrigado na mesma! Dicas são sempre bem vindas.

Estou agora usando o criador de disco inicializável do Ubuntu. Eu não sabia da existência disso! Achei mto legal, coisa que o Windows nunca vai ter... Esse sistema operacional é realmente mto bom. Espero que dê certo! Mais tarde eu digo o resultado.


Offline bororeh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Dando o boot pelo pen drive aparece a seguinte mensagem:

SYSLIUNUX 3.63 Debian-2008-07-15 EBIOS Copyright (C) 1994-2008 H. Peter Anvin
Unknown keyword in configuration file.
boot:
(cursor piscando aqui)

 ???

Pode ser que o problema esteja no meu arquivo .ISO que baixei da internet? Olha que foi do próprio site do ubuntu...

Offline fingerfor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Aconteceu a mesma coisa comigo e com certeza o problema é a imagem. Aparece uma mensagem durante a instalação no modo gráfico "pronto quanto você estiver..." e não acontece mais nada...

Fiz o mesmo procedimento mas dessa vez com o Debian na versão net install e deu tudo certo, usando o mesmo pen drive e o programinha lá do usb que vocês recomendaram, ou seja, o problema é mesmo a imagem. Agora vou ficar usando o Debian mesmo.


Offline joaobremgartner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • Linux RULES!!!
    • Ver perfil
Acontecia a mesma coisa comigo, então tentei o seguinte (e deu certo):
- eu criei o pen bootavel pelo windows 7;
- no prompt de comando digite diskpart;
- na janela que surge digite list disk;
- Localize o número correspondente ao pen drive e digite os comandos abaixo, substituindo K pelo número do pen drive:
select disk K
clean
create partition primary
select partition 1
active
format fs=fat32
assign
exit

Depois de feito isto com o pen drive, use o programa Universal-USB-Installer. Já no programa, selecione o sistema que vai instalar, no caso o Ubuntu 10.10, dai o programa mesmo seleciona pra vc a imagem. logo abaixo marque a opção para mostrar todas as unidades conectadas no pc e escolha a do seu pen drive. dai vai aparecer outra caixinha para marcar, dizendo se vc deseja formatar como fat32... Nesta opção deixe a caixinha DESMARCADA, pois lembre que vc já formatou o pen drive como fat32, e clique ok. depois disso o erro não irá mais aparecer e espere até que o programa copie os arquivos para o pen drive e pronto é só correr para o abraço hehe!!

Foi assim que criei o meu e hj dei ADEUS ao velho windows...

Espero ter ajudado cara...tenta isso que vai dar certo!!

vlw.

PS: não esqueça de dar boot pelo Pen drive :D
« Última modificação: 05 de Abril de 2011, 02:28 por joaobremgartner »