Autor Tópico: Ubuntu em HD externo no netbook acer aspire one  (Lida 4542 vezes)

Offline diego_maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Ubuntu em HD externo no netbook acer aspire one
« Online: 06 de Janeiro de 2010, 13:45 »
Quero fazer o seguinte:

Tenho um netbook acer aspire one atom 1,6 1 gb de memória e hd de 120gb.
Tenho um windows xp de fábrica instalado nele pq preciso utilizar uns programas windows.
Quero instalar um ubuntu em um hd externo para no momento em que eu quiser utilizar o ubuntu (que é o sistema que utilizo de verdade) eu apenas reinicio o computador e mando dar o boot pelo hd usb. Tem como?
Assim eu fico com o windows xp no hd da máquina e o ubuntu no hd externo.
Aproveitando... a última versão funciona beleza nesse netbook?

Detalhe: ele não tem driver de cd. Então vou ter que instalar por um pen drive usb em um hd externo usb.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em HD externo no netbook acer aspire one
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2010, 14:26 »
Ola

Entre na bios e desabilite seu hd fixo

plugue o hd externo

boote pelo pen drive e instale o Ubuntu no hd externo instalando o grub nele

depois de instalado e ainda com o hd fixo desabilitado, tente bootar pelo exteno e carregar o Ubuntu

Se tudo ok, habilite o hd fixo e pronto, quando quiser bootar pelo hd externo é só escolher pelas teclas de boot ( F8, F2, etc )

É uma solução mais elegante que colocar o grub no hd fixo e depois alterar a ordem de boot para colocar o windows primeiro

Agora a minha solução/sugestão:

Coloque mais 1 giga de ram e use o virtualbox instalando o linux nele ( eu fiz ao contrário, linux principal e win no VB )

Funciona que é uma beleza.

Offline diego_maciel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em HD externo no netbook acer aspire one
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2010, 00:58 »
Valeu tota... foi tranquilo.

Utilizei o unetbootin no windows, tornei o iso do ubuntu bootavel pelo pen drive, liguei o hd externo. Quando foi iniciar o computador apertei f12 e mandei dar boot pelo pendrive. Depois, foi só escolher o hd externo e mandar particionar.
Achei o 9.10 muito mais prático para instalar.
E... está bonitão...
Tá rodando aqui blz no meu netbook, e é porque instalei a versão normal e não a versão para netbook.

Offline Oséias.3G

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em HD externo no netbook acer aspire one
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 13:11 »
Olá a todos os Ubunteiros....
Estava buscando algo relacionado a instalação de sistema em HD Externa, e ainda bem que achei.
Meu pai está nos Estados Unidos, e pedi pra ele trazer uma HD Externa de 1 Tera. Tenho um NetBook da Positivo, com  um Windows de Fábrica instalado, e to querendo instalar o Ubuntu 9.10 na HD Externa. Tentei uma vez instalar o Ubuntu na própria HD do Positivo, e não deu porque a HD do NetBook é de apenas 2GB - Instalou apenas 65% do Sistema.
Agora com essa MEGA HD (Rsrs) enfim será possível instalar.


A minha dúvida acho que ja foi esclarecida pelo Ubunteiro Tota. Queria saber se podia instalar o Ubuntu na HD Externa, e poder tirar ela caso queira sair com ela pra outro lugar, quando eu voltasse e conectasse, colocasse pra dar o Boot pela HD Externa, ela iniciaria normalmente?

Valew pela dica.
Semana que vem ja vou fazer o teste, e qualquer novidade posto aqui pra voces.

Abraços!
MSN: oseias.3g@hotmail.com
Skype: oseias.3g

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em HD externo no netbook acer aspire one
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 18:58 »
Olá a todos os Ubunteiros....
Estava buscando algo relacionado a instalação de sistema em HD Externa, e ainda bem que achei.
Meu pai está nos Estados Unidos, e pedi pra ele trazer uma HD Externa de 1 Tera. Tenho um NetBook da Positivo, com  um Windows de Fábrica instalado, e to querendo instalar o Ubuntu 9.10 na HD Externa. Tentei uma vez instalar o Ubuntu na própria HD do Positivo, e não deu porque a HD do NetBook é de apenas 2GB - Instalou apenas 65% do Sistema.
Agora com essa MEGA HD (Rsrs) enfim será possível instalar.


A minha dúvida acho que ja foi esclarecida pelo Ubunteiro Tota. Queria saber se podia instalar o Ubuntu na HD Externa, e poder tirar ela caso queira sair com ela pra outro lugar, quando eu voltasse e conectasse, colocasse pra dar o Boot pela HD Externa, ela iniciaria normalmente?

Valew pela dica.
Semana que vem ja vou fazer o teste, e qualquer novidade posto aqui pra voces.

Abraços!


Não vejo maiores dificuldades

O unico senão a estes Hd's é o tamanho

faça partiçoes o menores possiveis ( dentro do razoavel é claro ) pois em caso de corrupção de dados ou da partição, demora menos tempo para consertar

Um Hd de 1 tera lotado de um amigo meu, demorou 11 horas para completar um scandisk completo no  windows dele

Offline Oséias.3G

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em HD externo no netbook Positivo
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 10:50 »
Olá à Todos...
Estou prestes a resolver uma dúvida......Eu ja perguntei aqui antes a respeito da Instalação do Ubuntu na HD Externa de 1 Tera. Agora quero saber qual o tamanho que devo colocar a partição?
Se a HD já é de 1 tera, e ela mesma é quem vai armazenar os arquivos tanto o do Ubuntu, como o do Windows (Sistema que veio instalado de fábrica), então não é necessário que eu coloque para dar o Boot em uma partição com um tamanho absurdo.


A minha dúvida ta sendo: é recomedável que eu coloque para dar o boot em uma partição com 10 GB ou menos que 10 GB?
(E deixe o restante da HD só para armazenamento, e utilize uma pequena partição só para o Sistema rodar belezinha)

E também: Como que vai ficar organizado essa pasta do Sistema Ubuntu na HD Externa? (Tenho alguns arquivos na HD Externa)
MSN: oseias.3g@hotmail.com
Skype: oseias.3g