Autor Tópico: Programa para sincronizar pastas com um hd externo  (Lida 9824 vezes)

Offline mosaias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Programa para sincronizar pastas com um hd externo
« Online: 16 de Abril de 2008, 16:28 »
Boa tarde a todos!

Sou novato no mundo linux, e estou de mudança do windows. Já achei até agora várias alternativas para alguns programas essenciais com os quais trabalho, mas não tive tanta sorte com programas de sincronização de arquivos... :(
Tenho muitos arquivos no meu hd e que necessitam de backup constantes. Usei no windows o aplicativo synctoy, mas não achei nenhum programa para fazer a mesma coisa no linux. Já ouvi falar do rsync, mas eu gostaria de um programa gráfico... Por isso queria saber se alguém conhece algum programa que faça esse trabalho. Qualquer ajuda será bem vinda!! :D

Agradeço já de antemão!

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Programa para sincronizar pastas com um hd externo
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2008, 18:02 »
Também me interesso por essa informação...se alguém puder ajudar...

Abrs.
Junior

Darcamo

  • Visitante
Re: Programa para sincronizar pastas com um hd externo
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2008, 19:19 »
Você pode usar o grsync (uma interface gráfica para o programa rsync).
Ele é muito bom e funciona inclusive para sincronizar diferentes máquinas através de ssh.
O único "defeito" dele é que você é que tem que dizer qual é o mais atual -> arquivos no HD1 ou no HD, no seu caso.

Se precisar fazer essa sincronização constantemente e que o programa detecte qual arquivo é mais atual (o caso de trabalhar em duas máquinas diferentes) a escolha ideal é o Unison.
No meu caso uso o unison para manter os arquivos em casa e na faculdade sincronizados.

Logo, se precisa de sincronização em apenas um sentido usa o grsync (acho mais fácil e também tem o fato de o unison não ser mais mantido - mas ele funciona bem). Se precisa nos dois sentidos usa o unison.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Programa para sincronizar pastas com um hd externo
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2008, 19:59 »
Você pode usar o grsync (uma interface gráfica para o programa rsync).
Ele é muito bom e funciona inclusive para sincronizar diferentes máquinas através de ssh.
O único "defeito" dele é que você é que tem que dizer qual é o mais atual -> arquivos no HD1 ou no HD, no seu caso.

Se precisar fazer essa sincronização constantemente e que o programa detecte qual arquivo é mais atual (o caso de trabalhar em duas máquinas diferentes) a escolha ideal é o Unison.
No meu caso uso o unison para manter os arquivos em casa e na faculdade sincronizados.

Logo, se precisa de sincronização em apenas um sentido usa o grsync (acho mais fácil e também tem o fato de o unison não ser mais mantido - mas ele funciona bem). Se precisa nos dois sentidos usa o unison.

Muito legal esse Grsync...

Agora tem alguma configuração que ele inicie automaticamente no boot e por exemplo faça backups diários, semanais, etc?

Obrigado!
Junior

Offline mosaias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Programa para sincronizar pastas com um hd externo
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2008, 20:19 »
Você pode usar o grsync (uma interface gráfica para o programa rsync).
Ele é muito bom e funciona inclusive para sincronizar diferentes máquinas através de ssh.
O único "defeito" dele é que você é que tem que dizer qual é o mais atual -> arquivos no HD1 ou no HD, no seu caso.

Se precisar fazer essa sincronização constantemente e que o programa detecte qual arquivo é mais atual (o caso de trabalhar em duas máquinas diferentes) a escolha ideal é o Unison.
No meu caso uso o unison para manter os arquivos em casa e na faculdade sincronizados.

Logo, se precisa de sincronização em apenas um sentido usa o grsync (acho mais fácil e também tem o fato de o unison não ser mais mantido - mas ele funciona bem). Se precisa nos dois sentidos usa o unison.

Muito obrigado, cara!! Vou testar os dois! :D

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Programa para sincronizar pastas com um hd externo
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2008, 20:43 »
Além do grsync tem o conduit > http://www.conduit-project.org/ já experimentei e funcionou a contento.


Abs.

Darcamo

  • Visitante
Re: Programa para sincronizar pastas com um hd externo
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2008, 23:16 »
Citar
Agora tem alguma configuração que ele inicie automaticamente no boot e por exemplo faça backups diários, semanais, etc?

O grsync nada mais é do que uma interface gráfica para o rsync. Não uso o rsync por linha de comando, mas não deve ser muito complicado e tem muita informação na web. Você pode ver como usá-lo por linha de comando e fazer um script (não precisa saber nada de shell script, basta colocar os comandos que colocaria no terminal em um arquivo de texto e dar permissão de execução).

Depois disso deve bastar apenas mandar executar o script quando você se logar.