Autor Tópico: Dúvida ao mover diretórios?[RESOLVIDO]  (Lida 10428 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #15 Online: 31 de Outubro de 2008, 22:49 »
Alarcon tentei a sua sintaxe e veja o que me voltou como resultado:

roger@roger-pc:~$ mv -R /home/roger/Música/Gospel/ /home/roger/picotester/
mv: opção inválida -- R.
Tente `mv --help' para mais informação.
roger@roger-pc:~$

Consegue identificar o que deu errado?

Tentei como root e veja o que me voltou:

roger@roger-pc:~$ sudo su
[sudo] password for roger:
root@roger-pc:/home/roger# mv -R /home/roger/Música/Gospel/ /home/roger/picotester/
mv: opção inválida -- R.
Tente `mv --help' para mais informação.
root@roger-pc:/home/roger#


Consegue achar o erro?

Isso da recursividade só tem fundamento para o comando cp (copiar) pelo que pude observar pelo manual dos comandos (man mv e man cp), então desconsidere o que falei anteriormente. Veja se você não está errando o caminho.

Use assim então:

mv /home/roger/Música/Gospel/ /home/roger/picotester/

Detalhe, aqui no meu Ubuntu tem a pasta Músicas e não Música, portanto veja o nome correto dos caminhos.

Aí ficaria assim:

mv /home/roger/Músicas/Gospel/ /home/roger/picotester/

confirme por aí.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2008, 22:51 por alarcon »

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #16 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:52 »
Alarcon tentei a nova sintaxe e veja o resultado e a minha pasta Música tá mesmo no singular eu verifiquei:

roger@roger-pc:~$ mv /home/roger/Músicas/Gospel/ /home/roger/picotester/
mv: impossível fazer stat em `/home/roger/Músicas/Gospel/': Arquivo ou diretório inexistente
roger@roger-pc:~$

Copiei e colei to achando estranho que até em outros fóruns eu pedi ajuda e ninguém consegue fazer este procedimento e olha que é simples, não posso desistir tenho que aprender me dá essa ajuda se puder to etudando todoso os comandos um por um e só posso passar pro outro quando não tiver mais nenhuma dúvida em relação a este no modo gráfico eu sei fazer, mas quero aprender no modo texto se puder dar uma força te agradeço mais uma vez.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #17 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:57 »
eu reli o tópico com um pouco mais de atenção e vi que no primeiro post vc usou o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
roger@roger-pc:~$ cd ./Música

isso então quer dizer que a sua pasta Música" é um diretório oculto. então acho que a síntaxe correta do comando passado pelo amigo Alarcon, seria dessa outra forma (digo 'acho' pois nunca movi arquivos entre pastas ocultas e neste exato momento não estou usando linux, só quando chegar em casa, daí eu vejo se ainda tem alguma dúvida):

mv /home/roger/.Música/Gospel/ /home/roger/picotester/

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #18 Online: 01 de Novembro de 2008, 12:08 »
Tentei essa nova sintaxe e veja o resultado e a pasta Música não está oculta não ela aparece sim com certeza, só acho estranho que pelo que li é fácil, mas tá se tornando difícil, segue abaixo o resultado:

roger@roger-pc:~$ mv /home/roger/.Música/Gospel/ /home/roger/picotester/
mv: impossível fazer stat em `/home/roger/.Música/Gospel/': Arquivo ou diretório inexistente
roger@roger-pc:~$

O diretório Gospel é um subdiretório do diretório Música e ele contém 3 músicas e o diretório picotester eu criei para fins de estudo espero ter sido claro agradeço a todos.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 12:18 por Jhonny Roger »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #19 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:26 »
Desculpe-me, no meu último post a falta de alcool deve ter provocado algum dano cerebral.. hehehe

Fiz uma 'sumulação' aqui do seu ambiente, preste bem atenção que está tudo aí, grifei as linhas com os comandos em vermelho para ficarem bem destacados (o comando para realmente mover está em verde), tentei reproduzir o seu ambiente pelas informações que você forneceu, apenas substitua o nome de usuário nos comandos, agora acho que não tem mais erro.

Citar
felix@merovingian:~/Musica$ ls
total 4,0K
drwxr-xr-x 15 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:21 Gospel
felix@merovingian:~/Musica$ ls Gospel/
total 68K
drwx------ 2 felix felix  12K 2008-11-01 13:16 200+ringtones+de+rachar+o+bico
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 ACDC Black ice
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 Bacamarte - Depois do Fim (1983) por voo7177
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 CARTOON - martelo.Voo7177
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 Casa Das Máquinas (1974) Casa Das Máquinas por Mactatus
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 Casa das Maquinas (1975) Lar das Maravilhas por Mactatus
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 Casa das Maquinas (1976) Casa de Rock por Mactatus
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 CRYPTO - crypto 74.voo7177.blogspot.com
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 Marilyn Manson
drwxr-xr-x 3 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 Maurice Ravel
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 Rammstein
drwxr-xr-x 3 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 Streets Of Fire - Original Soundtrack
-rw-r--r-- 1 felix felix 7,3K 2008-11-01 13:17 Streets_Of_Fire_-_Original_Soundtrack_From_The_Movie__1984___256.3521690.TPB.torrent
drwx------ 3 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 TOQUE_DE_CELULAR
felix@merovingian:~/Musica$ mv Gospel/* /home/felix/picotester/
felix@merovingian:~/Musica$ ls Gospel/
total 0
felix@merovingian:~/Musica$ ls /home/felix/picotester/
total 68K
drwx------ 2 felix felix  12K 2008-11-01 13:16 200+ringtones+de+rachar+o+bico
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 ACDC Black ice
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 Bacamarte - Depois do Fim (1983) por voo7177
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 CARTOON - martelo.Voo7177
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 Casa Das Máquinas (1974) Casa Das Máquinas por Mactatus
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 Casa das Maquinas (1975) Lar das Maravilhas por Mactatus
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:16 Casa das Maquinas (1976) Casa de Rock por Mactatus
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 CRYPTO - crypto 74.voo7177.blogspot.com
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 Marilyn Manson
drwxr-xr-x 3 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 Maurice Ravel
drwxr-xr-x 2 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 Rammstein
drwxr-xr-x 3 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 Streets Of Fire - Original Soundtrack
-rw-r--r-- 1 felix felix 7,3K 2008-11-01 13:17 Streets_Of_Fire_-_Original_Soundtrack_From_The_Movie__1984___256.3521690.TPB.torrent
drwx------ 3 felix felix 4,0K 2008-11-01 13:17 TOQUE_DE_CELULAR

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #20 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:21 »
O erro: mv: impossível fazer stat em `/home/roger/.Música/Gospel/': Arquivo ou diretório inexistente

é típico de quem está digitando o caminho errado, ou seja, o local de origem não condiz com a verdade, por isso o Arquivo ou diretório inexistente. Veja aí a questão de maiúscula ou minúscula, singular ou plural, com ou sem acentos, com espaços entre os nomes ou sem espaços....


Uma sugestão:

instale o pacote nautilus-open-terminal (comando sudo apt-get install nautilus-open-terminal executado no terminal) se já não tiver o mesmo instalado. Depois abra o nautilus e entre na pasta Música, quando estiver por lá clique numa área vazia com o botão direito do mouse e escolha abrir num terminal. Quando o terminal abrir digite os comandos:

pwd

e

ls

e cole aqui os resultados.

Agora pelo nautilus abra a pasta picotester e novamente clique numa área vazia com o botão direito do mouse e escolha abrir num terminal. Quando o terminal abrir digite os comandos:

pwd

e

ls

e cole aqui os resultados.

depois de analizar vamos ver como se deve usar o comando mv pelo terminal
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 15:29 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #21 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:32 »
eu reli o tópico com um pouco mais de atenção e vi que no primeiro post vc usou o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
roger@roger-pc:~$ cd ./Música

isso então quer dizer que a sua pasta Música" é um diretório oculto. então acho que a síntaxe correta do comando passado pelo amigo Alarcon, seria dessa outra forma (digo 'acho' pois nunca movi arquivos entre pastas ocultas e neste exato momento não estou usando linux, só quando chegar em casa, daí eu vejo se ainda tem alguma dúvida):

mv /home/roger/.Música/Gospel/ /home/roger/picotester/

Felix há um equivoco aí por que uma pasta oculta seria assim:

.Música

e não assim:

./Música

como o colega fez no comando cd ./Música

Na verdade o ./Música seria um comando para execução, caso o Música fosse um Shell Script, por exemplo, ou seja, ele misturou dois comandos num só, o de entrar num diretório (cd) com o de executar (./Nome_a_executar).

Corrija-me se eu estiver errado ok.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 15:36 por alarcon »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #22 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:35 »
eu reli o tópico com um pouco mais de atenção e vi que no primeiro post vc usou o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
roger@roger-pc:~$ cd ./Música

isso então quer dizer que a sua pasta Música" é um diretório oculto. então acho que a síntaxe correta do comando passado pelo amigo Alarcon, seria dessa outra forma (digo 'acho' pois nunca movi arquivos entre pastas ocultas e neste exato momento não estou usando linux, só quando chegar em casa, daí eu vejo se ainda tem alguma dúvida):

mv /home/roger/.Música/Gospel/ /home/roger/picotester/

Felix há um equivoco aí por que uma pasta oculta seria assim:

.Música

e não assim:

./Música

como o colega fez no comando cd ./Música

Na verdade o ./Música seria um comando para execução, caso o Música fosse um Shell Script, por exemplo, ou seja ele misturou dois comandos num só, o de entrar num diretórios (cd) com o de executar  (./Nome_a_executar)

Sim, realmente euestava equivocado quando respondi daquela forma, mas no meu último post eu acho que fiz exatamente como está no computador no nosso amigo e acho que agora não terá mais dúvidas.

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #23 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:40 »

Sim, realmente euestava equivocado quando respondi daquela forma, mas no meu último post eu acho que fiz exatamente como está no computador no nosso amigo e acho que agora não terá mais dúvidas.


Entendi que você removeu todo o conteúdo da pasta Gospel (mv Gospel/*) para a pasta picotester (/home/felix/picotester/) e pelo que entendi o que o colega quer é mover a pasta Gospel para a pasta picotester ou estou enganado?

Também já fiz um teste aqui com o comando mv removendo uma pasta para dentro de outra pasta e funcionou perfeitamente, então só posso pensar que é erro de digitação dos caminhos de origem e destino.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 15:45 por alarcon »

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #24 Online: 01 de Novembro de 2008, 16:49 »
É isso mesmo eu quero mover o dirteório Gospel para dentro do diretório picotester é só isso nada mais só pra eu me familiariazar com todos os comanados e não posso mentir pra mim mesmo dizendo que entendi pois ainda to meio confuso vou tentar as novas dicas.

Obrigado a todos.
Se der certo já posto como resolvido.

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #25 Online: 01 de Novembro de 2008, 16:56 »
Agradeço a todos vcs a dedicação e o tempo gasto em tirar minha dúvida, segue abaixo a resposta certa que moveu os 3 arquivos para a pasta picotester:

roger@roger-pc:~$ cd ./Música
roger@roger-pc:~/Música$ mv Gospel/* /home/roger/picotester/
roger@roger-pc:~/Música$

Agradeço a todos já vou postar como reslovido mas antes me explica a função do * na sintaxe?
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 17:09 por Jhonny Roger »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Dúvida ao mover diretórios?
« Resposta #26 Online: 01 de Novembro de 2008, 17:00 »
O símbolo "*" é um caracter 'coringa' que quer dizer 'todos'