Autor Tópico: [Dúvida] Funcionamento de um Servidor de impressão (CUPS)  (Lida 8368 vezes)

Offline R3v3Rs3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
[Dúvida] Funcionamento de um Servidor de impressão (CUPS)
« Online: 05 de Fevereiro de 2009, 12:14 »
Bom dia pessoal, tenho lido bastante sobre o CUPS atualmente, mas não consigo entender seu funcionamento numa rede.
Por exemplo: Eu instalei o CUPS num pc do meu laboratorio, e tenho 2 impressoras de rede (hp 1320). Eu instalei elas sem problemas, configurei o CUPS para cesso remoto, tudo certinho... Mas não consigo entender sua funcionalidade como servidor, sei das suas vantagens sobre outros tipos de servidores... mas me falta algo sabe...

Gostaria que alguém me explicasse como ele funciona para os clientes. Pensando que seja 1 máquina com WinXP e outra com Ubuntu, a 3ª é servidor (Ubuntu também). ???

Se pudessem me esclarecer, agradeço muito.
Abraço.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2009, 13:38 por R3v3Rs3 »

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Funcionamento de um Servidor de impressão (CUPS)
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 21:31 »
Boa noite.
Você esta lendo sobre o cups mas acho que esta se confundindo.
Pense numa rede grande e não em três computadores.
Em minha rede tenho 95 impressoras na rede, pense em como administrar isso. Como administrar 95 impressoras, algumas matriciais e varias impressoras de rede, algumas usb e outras em porta paralela.
Primeiro passo necessário para administrar é saber QUEM vai imprimir ONDE?
Quem tem prioridade ao imprimir? se um usuário qualquer tem um uma impressão de 500 páginas na fila e um diretor ou gerente manda uma página pra impressora, a mesma deve ou não passar a requisição do diretor na frente do trabalho de 500 páginas do usuário ou deve deixar o gerente esperando que nem besta a impressão do usuário comum acabar, em pé, ao lado da impressora? Claro que a página do diretor deve passar a frente.
Isso é a administração e pra isso é preciso centralizar todas as impressoras em um servidor e utilizar um gerenciador para gerenciar tudo.

O CUPS é esse gerenciador de impressão, que me permite gerenciar tudo pela web e pela web posso adicionar, excluir, alterar e configurar qualquer impressoras, administrar os trabalhos de impressão de todas as impressoras compartilhadas na rede. Possui interface para smb, lpd, Jetdirect.
Nada mais fácil que navegar pelas impressoras utilizando o mozilla.

O cups é o gerenciador, ou melhor, uma ferramenta de apoio para o gerenciamento, não é um driver ou algo do tipo.
Pense em uma empresa de grande porte com uma quantidade elevada de impressoras, pense em como administrar isso, você não pode permitir que um setor imprima em outro, utilizando a impressora, papel e toner de outro setor, vc tem de definir quem tem prioridade ao imprimir, vc precisa ter acesso de modo rapido, imediato a configuração de qualquer impressora, de sua fila de impressão, etc...

Imagina esse caso, em uma empresa grande, alguém de um determinado setor mandou uma impressão de 1000 paginas sem querer ou a impressora deu pau e esta imprimindo sem para. Esse funcionário liga para o CPD e explica o caso, solicitando o cancelamento da impressão que ele mandou, como você resolve isso?
Sem um gerenciador de impressão, vc tem de ir ao setor dessa pessoa, acessar o micro dele e limpar a fila de impressão, ou tenta acessar o micro dele remotamente pelo vnc ou ferramenta de acesso remoto que tiver disponível. em uma empresa grande, esse tempo de resposta é inaceitavel. Deixar uma impressora parar por 15 minutos sendo que a impressora não tem defeito é inaceitável.
Com o cups, basta acessar a web e cancelar o trabalho de impressão.
Você disse que lhe falta algo para compreender a necessidade do cups, o que falta é pensar grande, em uma grande empresa com muitas impressoras, muitas impressões, voce precisa gerenciar filas de impressões, prioridade ao imprimir, quem vaim imprimir onde, ja imaginou se um usuário puder instalar qualquer impressora em seu micro e instale em seu micro a impressora do dono ou presidente da empresa e manda imprimir umas paginas "elogiando" o sujeito e sua familia, a quem ele vai recorrer? claro que ao cpd que administra as impressoras, ai vc vai dizer pra ele que não tem como descobrir quem elogiou a mãe dele por que a rede é uma caca, por que o cpd não gerencia porcaria nenhuma e por isso qualquer funcionario da empresa pode imprimir onde bem entende, até mesmo na impressora do presidente, claro que ai entra o samba com o cups.
Em uma rede sem servidor, 300 computadores interligados, cada computador tem um ou dois compartilhamentos e uma impressor para cada 10 computadores totalizando 30 impressoras.
Da para Administrar isso? Impossivel, mesmo que tenha um caderno de 500 folhas informando onde esta cada micro, quais compartilhamentos tem em cada micro, quem tem acesso a qual compartilhamento, onde esta cada impressora, quais maquinas imprime em cada impressora...
Você para e pensa, é preciso de que?
A resposta é Centralizar para Administrar, para isso é preciso de:
1 - De um servidor de arquivo, assim, nenhuma maquina tera compartilhamento, as pastas compartilhadas e as permissões estão todas em um servidor.
Para isso, nesse servidor de arquivos vc precisara ter o samba, lamp, bind... mas principalmente o samba.

2 - De um servidor de impressão, assim, as impressoras estarão compartilhadas no servidor e as permissões estão todas nesse servidor.
Para isso, nesse servidor de arquivos vc precisara ter o samba, cups (para gerenciar, configural, incluir, alterar as impressoras, limpar fila de impressão, ver o status da impressora...)...

Claro que um unico servidor pode ser servidor de arquivos, impressão, web, etc...

Agora pra que serve o cups em uma rede com 3 micros e 2 impressoras? Para nada, só para testes e adquirir conhecimento do seu funcionamento.
Não existe necessidade de um gerenciador de impressão para duas impressoras e três micros que imprimam aleatóriamente, é besteira, assim como ter um pdc para uma rede com 3 micros ou fazer configuraçãoe especificas com o samba definindo acesso de somente leitura a umas pastas, escritas em outras... Tudo isso só serve mesmo para testes e aprendizado.

Bom, a grosso modo, acho que é isso.
Um Abraço
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 13:30 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Funcionamento de um Servidor de impressão (CUPS)
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:32 »
raidicar, nunca usei CUPS, nunca entendi o pq de usar, mas agora ficou bem claro pra mim. Não tenho nada haver com o tópico, mas gostei muito do conhecimento que ganhei.

VLW

Offline R3v3Rs3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Funcionamento de um Servidor de impressão (CUPS)
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 13:13 »
raidicar, muito obrigado pela explicação. Me serviu muito. Eu realmente estava bitolado em pensamentos pequenos. O Cups é ótimo para organizar o sistema de impressões de uma empresa, ditando limites, e até gerando estatísticas, neh?! Eu vi algo que podemos adicionar módulos com outras funcionalidades ao Cups.

Fiquei realmente feliz por alguém me responder, obrigado aí raidicar.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Funcionamento de um Servidor de impressão (CUPS)
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 13:42 »
Bem observado R3v3Rs3, você precisa ter estatisticas em mãos como quanto uma impressora imprime, quem mais imprime, se a impressora imprime mais do que o seu ciclo mensal recomendado, você deve substitui-la por uma mais potente, as vezes você tem uma impressora hp laserjet 1320 imprimindo 70.000 paginas por mês e o recomendado é 45.000, em suma, ela não vai aguentar muito, mas em outro setor você tem uma impressora mais potente uma lexmark t400 que pode imprimir 90.000 páginas por mês e só imprime 25.000.
Resumindo, é só trocar seis por meia duzia.
Sem estatisticas em mãos, a impressora hp laserjet 1320 vai pro espaço todo mês e todo mês ela é consertada, depois de uns quatro consertos que somados ja ultrapassam o valor da impressora, você pensa: Essa laserjet 1320 esta bichadda é preciso comprar uma nova, e qual é a derma que você faz: COMPRA OUTRA 1320 ou outro modelo que não aguenta o volume de impressão do setor.
Em uma empresa grande, é tanta coisa pra resolver que se uma impressora de um setor quebrar quatro vezes em seis meses, sem relatórios e estatisticas, ninguém percebe, e o setor que precisa da impressora não reclama muito pois ja esta acostumado com as quebras.

Bom, R3v3Rs3 e Kamei Hyoga, thx.
Um abraço.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline marcelocc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Funcionamento de um Servidor de impressão (CUPS)
« Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 15:38 »
Boa tarde!

Pesquisando sobre servidores de impressão, encontrei esse tópico, onde o "Raidicar" explica com propriedade as inúmeras vantagens em utilizar um servidor de impressão no ambiente corporativo.

Gostaria de pedir um auxílio, pois tenho algumas dúvidas sobre um ambiente que desejo montar.

Tenho um cliente que possui uma gráfica digital, com plotters, impressoras e scanners de grande porte. Para ter uma idéia na quantidade, são 4 plotters HP (jato de tinta), 5 impressoras de grande porte (2 Xerox, 1 OKY e 2 HP) e 2 Scanners a metro de Grande formato (não lembro a sua marca).

Todos esses equipamentos, possuem interface de rede.

O meu interesse é agilizar o trabalho, bem como obter auditoria de impressão. Gostaria que quando um usuário mandasse imprimir um arquivo, pudesse definir um prioridade em relação a fila e também escolher a impressora que está livre naquele momento.

Uma outra questão que tenho, é referente a drivers, pois essas impressoras contém diversos recursos que são acessíveis via softwares de gerenciamento (windows).

Como que que isso funcionaria em um servidor linux?
E caso eu tenha uma impressora que não tem interface de rede e só possui drivers para windows?

Um abraço e até logo,
Marcelo