Autor Tópico: Testando o Fedora 7! - Autalizado! 15/06/07  (Lida 21414 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Testando o Fedora 7! - Autalizado! 15/06/07
« Online: 12 de Junho de 2007, 00:47 »
Bem amigos da rede Ubuntu, depois de um longo período sem análises de distros, estou de volta com o Fedora 7. Já havia testado o Fedora Core 6 e não havia gostado. Será que agora o Fedora 7 realmente melhorou?   Essa será a primeira parte da análise. Vou cobrir apenas a instalação e as impressões iniciais. Depois vou configurar o Fedora 7 como deixo o meu Ubuntu 7.04 e coloco o restante da análise.  O Hardware utilizado é o da assinatura, apenas uma mudança, eu agora estou usando um HD IDE Samsung de 40GB e 7200RPM para testar as distros. Saída do Hdparm com o Fedora 7, partição "/" formatada em EXT3:

Citar
[root@localhost ~]# hdparm -Tt /dev/sda2

/dev/sda2:
 Timing cached reads:   1912 MB in  2.00 seconds = 956.28 MB/sec
 Timing buffered disk reads:  136 MB in  3.02 seconds =  45.00 MB/sec
[root@localhost ~]#


Baixei o DVD do Fedora 7, o "Core" foi retirado do nome, via Azureus. Foram aproximadamente 2.7GB. Ainda baxei as versões Live-CDs com KDE e Gnome. Essas eu testei na máquina virtual do VirtualBox dentro do Ubuntu 7.04. O instalador do Fedora é o Anaconda, para mim o segundo melhor instalador gráfico de distribuições Linux, só perde para o YAST do SUSE. Fiz uma instalação em DualBoot com o Windows XP, instalei por cima do Debian Lenny netinstall com XFCE. A instalação é simples e com várias dicas, mesmo para formatar o HD. O instalador me deu à opção de escolher o ambiente gráfico padrão, Gnome ou KDE. Escolhi o Gnome. E depois ele mostra algumas opções sobre os pacotes a serem instalados, você pode optar por ver os detalhes dos pacotes a serem instalados. Claro que eu fiz isso! :)   

Os pacotes estão agrupados, tipo: Desenvolvimento, Sistema básico, escritório e assim por diante.  Depois de marcar mais alguns poucos pacotes, praticamente escolhi a instalação padrão, o instalador começou a checar dependências e depois passou a instalar 829 pacotes!!!!  Foram necessários 16 minutos só para instalar esses 829 pacotes. Ao todo foram aproximadamente 30 minutos entre instalação e pós-instalação. É que o Fedora 7 instala os pacotes, reinicia o sistema e parte para a pós-instalação do sistema (na verdade a configuração final dele) com inclusão do usuário, configuração do SELinux, Firewall, configuração do som (achei ótimo este recurso, ele mostra a placa de som detectada e faz o teste na hora) e outras coisas mais que agora não me lembro.  Tudo em Português do Brasil, já que ele pede para selecionar o idioma logo no início da instalação. Há sim, já ia me esquecendo, na hora de instalar o Grub ele te deixa escolher qual vai ser o sistema operacional padrão na hora do Boot. Uma mão na roda mesmo.

Todo o meu Hardware foi corretamente reconhecido e configurado. Ele ocupou cerca de 4GB de espaço do HD. Outra particularidade, ao definir o tamanho da partição Swap, o instalador reclamou comigo por ter deixado uma quantidade menor que o tamanho total de memória RAM disponível, sob pena de detonar o desempenho do sistema. Voltei e alterei o tamanho da Swap. Só depois iria descobrir que ele teria razão quanto a isso!

O Fedora 7 vem com: Kernel 2.6.21-1 SMP, Xorg 7.2 e ALSA 1.0.14.rc3. Firefox 2.0.3, Gnome 2.18, OpenOffice 2.2.0 entre outros.

Impressões gerais. O Boot do Fedora 7 é lento, e bota lento nisso. Ele e o OpenSUSE 10.2 estão concorrendo neste quesito. São necessários 63 segundos desde o Grub até a tela de login do GDM. E ele não monta nenhum dos meus outros dois HDs. O Ubuntu 7.04 me faz isso em 46 segundos e  montando os outros dois HDs! O Debian Lenny leva 26 segundos, sem montar outros HDs. Após o Boot ele já consome logo de cara cerca de 257MB!!! Sim isso mesmo, você não leu errado. Fui dar uma olhada nos serviços que ele sobe por padrão e "apenas" 42 foram listados!!!!  Fiquei atento a dois serviços: "Read ahead early" e "Read ahead Later".  Já havia ouvido falar do Read ahead, o Ubuntu 7.04 faz uso dele. Serve para jogar na memória os programas a serem utilizados já na hora do Boot, antes mesmo deles serem solicitados, assim aumentando a performance. E claro, junto com isso, o consumo de RAM.  Mas não sabia de uma versão "early" e outra "later".  Mas afinal, isso ajuda mesmo no desempenho do sistema?

Meus caros, pelo menos no Fedora 7 a diferença é gritante!  O sistema é uma bala! Fiquei pasmo, bem mais ligeiro e esperto que o Ubuntu 7.04 e muito mais que seu irmão mais velho o Fedora Core 6. Chega a confrontar com o Debian. Sério mesmo. Só que o consumo de RAM é estratosférico!!! Olhem só este ScreenShot:



Como vocês devem ter notado, tenho o Firefox, o monitor do sistema, o terminal e o Package Updater abertos ao mesmo tempo. Só nisso já tenho 425,6MB de RAM consumidos!!!!  Contudo, o consumo das CPUs era baixo e o sistema bastante responsivo. Nunca vi o OpenOffice abrir tão rápido no Gnome. Mas também pudera, eu abro ou fecho ele e o consumo de RAM não se altera!  Portanto não recomendo o Fedora 7 para máquinas com menos de 512MB de RAM.  Pelo menos se quiser usar a instalação padrão dele. E pelo visto ele gosta de máquinas com dois núcleos, faz ótimo uso deste recurso .Havia testado a versão Beta do FEdora 7 na máquina virtual e nem de longe teve esse desempenho. O consumo de RAM, pasmem,  era ainda mais alto na versão Beta.

Mas e a instalação de programas, ficou mais rápida? Ficou sim, se comparada ao Fedora Core 6, mas ainda perde feio para o apt do Debian/Ubuntu em matéria de velocidade.  Como agora estou usando o Modem Roteado, logo após o primeiro boot ele me brindou com o ícone de atualização do sistema disponível. Já haviam 39 pacotes a serem atualizados. Foram quase quarenta minutos para ele terminar tudo. Entre baixar e instalar as atualizações. Já havia atualização do Firefox 2.0.0.4 e do Pidgim.

Por hoje é só. No decorrer da semana conto mais impressões sobre ele. 

12/06/07

Opá. Atualizando em relação ao Consumo de RAM. Sem o Package updater o consumo de RAM cai para 195MB após o Boot. Logo depois que ele chama o Packager Updater o Monitor de sistema vai subindo o consumo de RAM para cerca de 230MB. Mais 5 atualizações estavam disponíveis esta manhã. Hoje ocorreu um BUG com a pasta pessoal. O relatório de BUG apareceu dizendo que ela havia travado. Mais um ScreenShot:




13/06/07

Agora sim. Estou com o Fedora 7 praticamente customizado como o Ubuntu 7.04. Segui dois tutoriais, uma parte foi do The Perfect Desktop - Fedora 7 ( http://www.howtoforge.net/the_perfect_desktop_fedora7 ) e  a outra parte do GUIA DE INSTALAÇÃO - FEDORA 7 (P/ INICIANTES) - http://www.fedora.org.br/fortopic5865.html . O guia de instalação é do "duli" do Fórum do Fedora Brasil. É um Guia como o meu tutorial sobre Multimídia no Ubuntu. Tem de tudo um pouco.  Usei mais as dicas do "duli", mas usei os repositórios do The Perfect Desktop. Segundo recomendações dos usuários do Fedora não misture os repositórios não oficias Livna e Freshrpm, escolha um deles e fique com ele.

Devo dizer que as customizações para deixar o Fedora 7 com as mesmas funcionalidades do Ubuntu 7.04 levaram mais tempo e foram mais complicadas que neste último. E não foi pelo motivo de ser novato no Fedora. É só lerem o tuto do duli que vocês vão perceber que o Fedora é cheio de "detalhes" que se não forem corretamente configurados simplesmente não funcionam direito.  Assim como o Ubuntu ele NÃO vem com Flash, Java, fontes extras, suporte a DVDs e etc instalados. Você vai ter de instalar isso tudo depois.

Apesar da pouca documentação comparada a do Ubuntu/Debian, deu para arrumar a casa como eu gostaria.

O que posso resumir é o seguinte:

1) Definitivamente o Fedora 7  é para máquinas potentes!  Se você tiver uma máquina com muita RAM e um processador potente, ele é muito rápido. Claro, se você seguir a instalação padrão e não se preocupar em sair desativando serviços. Depois de tudo arrumado, ele já "dá a partida" com 197MB de RAM consumidos. Cheguei a picos de cerca de 550MB com algumas aplicaçõea abertas. Não instalei outra conta de usuário e nem a máquina virtual para usar tudo ao mesmo tempo para ver até onde ia essa fome desenfreada por RAM do Fedora 7. Com o Ubuntu 7.04 ele bate na casa dos 600MB com minha sessão e a da minha esposa abertas, mais o VirtualBox rodando outra distro ao mesmo tempo. Depois vou fazer o teste real para ver até onde isso vai. Depois de mais de duas horas fazendo uso intenso dele, fechei todas as aplicações e o consumo de RAM se estabiliza em 330MB!

2) O SE Linux é uma chateação de dar dó!!!!   >:(   @#$%FC! Reclama de um monte de coisas, tipo: ícones a serem mostrados, montagem de partições do Windows, de eu apagar dados meus da minha lixeira!!!   >:( >:( >:( 
Só tive mais paz quando diminui o nível de segurança dele, queria mesmo é desligar isso, mas não é aconselhável, segundo andei lendo no fórum do Fedora e o SE Linux mesmo avisa disso.

3) O YUMEX - que no Menu aparece com o nome de Yum Extender  (o Synaptic do Fedora) perde feio para o Synaptic (opinião pessoal). Ele não vem instalado por padrão, você é que deve saber da existência dele para posterior instalação! Como o Piras disse, a quantidade de pacotes disponíveis no Fedora é menor que no Ubuntu/Debian. Em contra partida estes pacotes são mais atualizados, o pessoal parece portar mais rapidamente as coisas para o Fedora. O YUM  (o apt-get do Fedora) fez uma coisa de louco com as dependências. Fui retirar o Totem-gstreamer para instalar o Totem-xine e ele desinstalou o Rhythmbox junto! Tive que reinstalar o Rhythmbox. No mais tudo correu bem quanto a dependências. Fui instalar o LimeWire.rpm baixado do site do LimeWire e ele não instalou, reclamou da falta do Java 1.4!!! Mas o Java 1.6 já estava instalado e corretamente configurado. Aí instalei o FrostWire.rpm, tudo correu bem.   Você pode instalar os pacotes .rpm com dois cliques. Ele pede a senha do Root e tenta verificar uma chave de autenticação, se ele não encontra essa chave ele te pergunta se você quer instalar assim mesmo.

No geral baixar os pacotes dos repositórios é lento e a instalação deles é mais lenta que no Ubuntu/Debian, entretanto, melhorou muito em relação ao Fedora Core 6, esse sim era de uma lerdeza irritante.  Uma particularidade em relação aos repositórios do Fedora 7 (não sei se nos anteriores era assim também), eles estão divididos em vários arquivos. Olha só, no Ubuntu/Debian tá tudo dentro do /etc/apt/sources.list certo? No Fedora 7 é assim, as listas estão dentro da pasta /etc/yum.repos.d e dentro desta pasta estão os arquivos contendo as listas dos repositórios (além dos não oficiais):

fedora.repo
fedora-development.repo
fedora-updates.repo
fedora-updates-testing.repo


Cada um destes arquivos é uma lista específica do repositório denominado com comandos de configuração dele.  Vejam o exemplo do fedora.repo

Código: [Selecionar]
[fedora]
name=Fedora $releasever - $basearch
#baseurl=http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/releases/$releasever/Everything/$basearch/os/
mirrorlist=http://mirrors.fedoraproject.org/mirrorlist?repo=fedora-$releasever&arch=$basearch
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-fedora file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY

[fedora-debuginfo]
name=Fedora $releasever - $basearch - Debug
#baseurl=http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/releases/$releasever/Everything/$basearch/debug/
mirrorlist=http://mirrors.fedoraproject.org/mirrorlist?repo=fedora-debug-$releasever&arch=$basearch
enabled=0
gpgcheck=1
gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-fedora file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY

[fedora-source]
name=Fedora $releasever - Source
#baseurl=http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/releases/$releasever/Everything/source/SRPMS/
mirrorlist=http://mirrors.fedoraproject.org/mirrorlist?repo=fedora-source-$releasever&arch=$basearch
enabled=0
gpgcheck=1
gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-fedora file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY


Notem que existe mais de um espelho para o mesmo repositório, se ele falha na busca de um, ele tenta outro. Isso ocorreu várias vezes durante o processo de instalação de pacotes, achei isso muito legal.  O comando "gpgcheck" seguido do "=1" faz ele verificar a chave de altenticação, o "=0" desliga essa checagem, assim você pode ter toda a sua lista sem checagem nenhuma e sem mensagens erro quanto a isso. Um verdadeiro "buraco" na segurança do seu sistema!

4) Considerações gerais. Ao final da customização o Fedora 7 ocupava 4.1GB do HD. Já com o cache do YUM e o /tmp limpos. O Som no Fedora 7 é melhor que no Ubuntu 7.04, deve ser por conta do ALSA mais novo. O Fedora 7 usa a versão 1.0.14 e o Ubuntu 7.04 a 1.0.13.  A qualidade de imagem para assitir DVDs é melhor no Fedora 7 que no Ubuntu 7.04. Aliás, isso se repete com todas as distros baseadas em RPM que já testei em relação as distros baseadas em DEB. Não tenho idéia do motivo disso já que o Xorg é para ser o mesmo para todos, descontando as versões diferentes claro.  Contudo, o Fedora 7 exige maior carga da CPU para exibir essas imagens em relação ao Ubuntu. Sete a Oito porcento de cada núcleo do processador de minha máquina usando o Xine.  O Ubuntu 7.04 usa de 2 a 3% de cada núcleo com o mesmo xine.

O Fedora 7 tem um BUG (ou sei lá) quanto aos ícones e aplicações do Menu. Não mostra a entrada e nem o ícone do XMMS no Menu (tive que colocar ele manualmente pelo editor do Menu) e mostra dois ícones do Adobe Acrobat Reader (tive que remover um deles). Foi necessário usar o terminal para a correta configuração do Flash e do Java com os navegadores. E mesmo assim o Flash não funcionou no Opera.  Estou sem pré-visualização de filmes no Nautilus mesmo tendo seguido todas as dicas do Tuto do dulli.   É necessário usar o terminal para aplicar um Patch de correção para que o Adobe Acrobat Reader possa funcionar no Fedora 7, além de usar o terminal para dar permissão para o cdrdao poder gravar CDs e DVDs sem reclamar de falta de autorização do usuário comum. O Nautilus vem configurado para abrir cada pasta em uma janela diferente (um saco isso), mas isso é facilmente reconfigurado.

Não tive qualquer travamento ou fechamentos inesperados das aplicações rodando dentro do Fedora 7. Isso desde a última atualização do sistema, feita ontem pela manhã (12/06/07). Já que a Pasta pessoal fechou inesperadamente e o relator de Bugs pipocou na tela. Apesar disso, nenhuma outra aplicação travou ou fechou inesperadamente.  Notei que o Fedora 7 não usa o Swap. Joga tudo na RAM mesmo. O Ubuntu ainda joga um pouco de informações na Swap. Principalmente se ligado de um dia para o outro. Ainda vou verificar isso no Fedora 7. Mais alguns ScreenShots da área de trabalho final e do uso do sistema em ação, notem o alto uso de memória RAM mesmo com poucas aplicações abertas, o Opera tinha pelo menos 15 abas abertas!  ;D










Bem, basicamente era isso pessoal.

Obrigado pela atenção. Quero deixar claro que só estou postanto impressões pessoais de um usuário final, não sou técnico e nem formado em Linux. Não tenho interesse nenhum em estar "malhando" a distribuição. Postei os pontos fortes e fracos encontrados por mim nessa configuração da assintura.   O Fórum do Fedora Brasil ajuda aos iniciantes.
Té+

 
15/06/07

Agora tenho o Flash no Opera, precisei reinstalar o Flash para isso. Eu havia instalado o Flash primeiro e o Opera depois, da primeira vez.

A pré-visualização de Vídeos pelo nautilus está funcionando também, tive que voltar a instalar o Totem-gstreamer para isso.
Ontem após uma mega atualização, incluindo um novo Kernel e novas bibliotecas de vídeo, o Xine parou de funcionar!!!!  >:(

Agora só reclama dizendo não possuir mais qualquer plugin para reproduzir vídeos. O Mplayer e o VLC continuam funcionando normalmente. 

Finalmente o Fedora 7  usou Swap na minha máquina, ficou ligado de um dia para  o outro. Usou 3,5MB da Swap de 1.7GB!  ;D

O FrostWire continua estourando o uso do processador se passar algum tempo ligado. Ocorreu o mesmo no Fedora 7 que acontece com o Ubuntu 7.04. O uso da CPU foi para os 90-100% com o Frostwire aberto após uns 20 minutos.

O LM-sensors funciona da mesma maneira que no Ubuntu 7.04. Apenas a temperatura do processador e as voltagens da placa mãe funcionam. A temperatura da placa mãe e do Chipset são mostradas erradamente, -55 graus!!!  Estou no pólo norte e não sabia!  ;D

Este final de semana estarei encerrando os testes com o Fedora 7.

Inté!
« Última modificação: 15 de Junho de 2007, 11:32 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2007, 08:07 »
Parabéns Galactus por essa análise de outra distro Linux.

Tenho curiosidade sobre o Fedora e principal/ o Suse, mas como ainda estou nos primeiros passos no Linux vou ficando com o Ubuntu, que além de estar me adaptando c/ facilidade, vejo nessa comunidade uma grande ajuda mútua.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2007, 08:15 »
Parabéns Galactus por essa análise de outra distro Linux.

Tenho curiosidade sobre o Fedora e principal/ o Suse, mas como ainda estou nos primeiros passos no Linux vou ficando com o Ubuntu, que além de estar me adaptando c/ facilidade, vejo nessa comunidade uma grande ajuda mútua.
Assino por baixo.

quanto á observação de não recomendar para computadores com pouca RAM, eu diria que para quem usa portatil e, por isso, bateria, não deve usar este SO pelo mesmo facto.

achei engraçado, na primeira imagem, que ele não usa SWAP. existe uns programinhas que fazem isso mesmo para o ubuntu, e ele fica semelhante, muito rapido e pouquíssima SWAP

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #3 Online: 12 de Junho de 2007, 08:43 »
opa, galactus. muito boa tua analise. parabens

percebo, não com relação ao Fedora, nem ao Suse, mas com relação ao Slack, parece que os "slackers" não são muito fãs de quem usa Ubuntu, ou é impressão minha?

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #4 Online: 12 de Junho de 2007, 09:07 »
Parabéns Galactus por essa análise de outra distro Linux.

Tenho curiosidade sobre o Fedora e principal/ o Suse, mas como ainda estou nos primeiros passos no Linux vou ficando com o Ubuntu, que além de estar me adaptando c/ facilidade, vejo nessa comunidade uma grande ajuda mútua.

O OpenSuSe eh uma baita distro...eu acho na maioria das situacoes o OpenSuse mais facil e intuitivo que o Ubuntu...o Yast eh uma mao na roda para tudo...

O problema eh que o OpenSuse eh um chumbinho...mas com o gnome ele fica legal...e sem falar que o XGL roda que eh uma beleza, o consumo total da ram com o XGL nao passa de 350...

recomendo voce testar...
Temos que fixar o bug #1.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #5 Online: 12 de Junho de 2007, 09:58 »
Estou a testar o Fedora 64 no notebook.

Estou com um problema com o Ubuntu (Kernel) e queria testar outra distro.

A instalação de programas melhorou realmente, mas ainda é mais lento do que o Ubuntu.

Vantagens:
- Boot mais bonito.
- Mais rápido (tenho 1gb de RAM)
- Já vem com o Pidgin
- Aparentemten os programas atualizam mais rápidos.

Desvantagens:
- Informações na internet são poucas.
- Instalação de codecs é complicada.

No notebook está em triplo boot: Ubuntu 7.04, Fedora 7 e Windows.

Estou baixando o Ubuntu 7.10 Tribe 1 para ver se resolve o bug no kernel que me inutiliza o DVD.

PS: Depois de uma atualização do Gnome o Fedora não entra mais.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2007, 12:46 »
opa, galactus. muito boa tua analise. parabens

percebo, não com relação ao Fedora, nem ao Suse, mas com relação ao Slack, parece que os "slackers" não são muito fãs de quem usa Ubuntu, ou é impressão minha?

[ ]s

Eu já notei isso sim. E não sei o motivo exato disso tudo. Na verdade muitos não gostam de qualquer distro que facilite a vida do usuário final. Já li num Fórum do Slackware eles dando graças pelo Slackware ser complicado e não ter Noobs no Fórum deles. São propostas diferentes. Tem gente que usa o ARCH Linux ou o Linux from the scratch, que são ainda mais complicados de usar. Questão de gosto pessoal.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2007, 16:35 »
Estou utilizando o Fedora 7 também e apesar do sistema ser "um pouco" pesado eu o recomendo.
O legal do Fedora e do OpenSuse é a arte final.
Cara, como o pessoal trabalha bem nessa parte.
Contudo, o Fedora 7 tem algumas frescuras, como a já citada pelo Galactus, de não montar HDS.
No meu caso ele não monta uma partição ReiserFS.
Para fazer com que essa partição fosse lida eu precisei desativar o seLinux.
De qualquer modo, meus testes com o Fedora 7 estão bom até o momento.
Assim que eu o utilizar por inteiro venho até aqui dar uma opinião mais concreta.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2007, 16:39 »

Eu já notei isso sim. E não sei o motivo exato disso tudo. Na verdade muitos não gostam de qualquer distro que facilite a vida do usuário final. Já li num Fórum do Slackware eles dando graças pelo Slackware ser complicado e não ter Noobs no Fórum deles. São propostas diferentes. Tem gente que usa o ARCH Linux ou o Linux from the scratch, que são ainda mais complicados de usar. Questão de gosto pessoal.


Eu já vi foi desrespeito msmo  :-\

Muita imaturidade, em minha modesta opinião

obrigado, galactus. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2007, 17:56 »
Ih, já vi que essa distro não é pra mim. Só tenho 256 MB e RAM. Vou ficar com meus Ubuntu 7.04. BIG Linux 3.0, SAM Linux e Debian Lenny mesmo.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2007, 20:43 »
muito bom, gostei do seu 'artigo tester' sobre o Fedora 7!
só nao baixo para testar porque so tenho gravador de CD :)

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2007, 21:05 »
muito bom, gostei do seu 'artigo tester' sobre o Fedora 7!
só nao baixo para testar porque so tenho gravador de CD :)

Tem uma versão Live CD instalável também.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #12 Online: 12 de Junho de 2007, 21:53 »
muito bom, gostei do seu 'artigo tester' sobre o Fedora 7!
só nao baixo para testar porque so tenho gravador de CD :)

Tem uma versão Live CD instalável também.
é, eu tive esta duvida ao ler, é um live-cd ou um live-'dvd'?
vou pesquisar aqui também

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2007, 22:09 »
É live CD eu testei ele no Notebook, mas não consigo gostar desta distro apenas por causa do Apt-get,hehe.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Testando o Fedora 7!
« Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2007, 22:30 »
ja havia achado a algum tempo, mas so agora me recordei de postar o link aqui para os Camaradas
http://www.projetofedora.org/Download
tem a opção dos torrents e http

;)


PS: so nao entendi porque i686 ao inves de i386
e no link de download para http
http://mirrors.fedoraproject.org/publiclist/Fedora/7/
as opções sao apenas 'i386 x86_64 ppc', amanha vou olhar no forum deles isso