Fórum Ubuntu Linux - PT

Área para Iniciantes => Dicas e Truques => Tópico iniciado por: galactus em 29 de Abril de 2013, 11:24

Título: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 29 de Abril de 2013, 11:24
1) Introdução

Já venho usando o KDE há algum tempo, mas sempre achei a versão 4 pesada. Como sempre procurei ver no que podia acelerar o meu sistema.

Essas dicas vão mostrar a você que o KDE 4.10 não é pesado em si, mas carrega muitas firulas que você não precisa.
Então se você é do tipo de usuário que não sabe viver sem cursores saltitantes, ícones animados, transparências, firulas gráficas e todo tipo de tranqueira que ele carrega por padrão mas não tem muita utilidade a não ser causar lastro ao sistema, você está no tutorial errado! Você aprenderá a desligar os efeitos e firulas gráficas que deixam o KDE 4.10 um chumbo! Este tutorial foi testado nas as versões do Kubuntu 12.04 até a 13.04.

De uma maneira quase impressionante, este meu tutorial só envolve parte gráfica!

2) Kubuntu mais Leve pela equipe do Kubuntu

O Kubuntu tem um meta pacote para deixar o KDE mais leve, mas eu não o uso. Vou explicar o motivo. É que como devem saber, eu sou do tipo de usuário que estou sempre alterando o sistema. Então este meta pacote serve mais para quem segue a versão oficial do KDE proposta pela equipe de desenvolvimento do Kubuntu. Como eu procuro sempre usar a última versão do KDE, acabo ativando um PPA para isso. Então esse meta pacote pode causar algum conflito com as versões não oficiais do KDE do PPA. Quem quiser seguir o caminho mais simples, é só instalar esse pacote chamado:


kubuntu-low-fat-settings

Saia da sua sessão, retorne para ela e seja feliz! Se quiser deixar as coisas um pouco mais leves, não instale este pacote e vamos as dicas.

3) Kubuntu mais leve com ajustes manuais

Clique no lançador de aplicativos Kickoff (o ícone com K no lado inferiror esquerdo do seu desktop), e chame o "Configurações do Sistema". Você verá uma foto como a seguinte:

http://img20.imageshack.us/img20/5072/kdelevetuto.png




Vamos começar do começo, por “Aparência dos Aplicativos”.

Entre em Estilo, aba Ajuste Fino e no "Efeitos Gráficos" mude para “CPU de baixo desempenho e baixa resolução de tela”. Como mostrado na tela a seguir:


http://img248.imageshack.us/img248/6131/kdelevetuto2.png



Clique em aplicar.

Agora vamos para ícones e na aba Avançado, desmarque a opção “ícones animados” da área de trabalho  como na foto seguinte:

http://img833.imageshack.us/img833/8968/kdelevetuto3.png



Agora vamos para as Fontes. Essa é a única exceção deste tutorial de deixar mais leve o KDE 4.10.  Vamos ativar o anti-aliasing das fontes. Para que elas não fiquem com aquele aspecto de serrilhado. Isso vai deixar o sistema um pouco mais pesado, mas melhora muito a leitura dos textos do sistema.  Se a qualidade da fonte está bom pra você, não mude nada. Portanto, no “Usar Anti-aliasing” mude para habilitar e depois vá no "Configurar Anti-aliasing" logo ao lado e deixe como na foto logo abaixo:

http://img267.imageshack.us/img267/7016/kdelevetuto4.png



Clique em Ok, depois em Aplicar logo abaixo  do lado direito. O KDE vai te avisar que as alterações só terão efeitos depois de fechar alguns aplicativos. Você pode sair de sua sessão e voltar pra ela para que todas as aplicações e o próprio sistema possam estar com as fontes melhores. Ou continue com este tutorial até o final e saia e retorne a sua sessão.


Clique no Visão geral e depois vá até “Configuração das notificações do sistema”, depois entre em “Aviso de Execução” e na parte de “cursor ocupado”, mude para “nenhum cursor de ocupado” como mostrado na foto a seguir:

http://img23.imageshack.us/img23/9905/kdelevetuto5.png


Clique em Aplicar e em seguida em Visão geral!

Agora vamos aos "Efeitos da área de Trabalho" e na primeira aba, “Geral”, desmarque o “Ativar os efeitos  da área de trabalho na inicialização” e o “Diversas animações” como na foto seguinte:

http://img62.imageshack.us/img62/2415/kdelevetuto6.png

Depois na aba "Todos os efeitos", sessão "Aparência", desligue o efeito "Borrar" ou "Blurr". Essa dica é do nosso colega Creto!  Atenção: No meu caso que uso Netbook, essa desativação desligou a função Tapping do meu Netbook Acer. Tive que religar a mesma depois.

Clique em aplicar e depois no visão geral, vamos agora para o “Aparência do espaço de trabalho”. Sei que este é um terreno pantanoso, onde o que mais vale é o seu gosto pessoal, mas infelizmente os temas do sistema em geral tem grande importância no desempenho geral do mesmo. Então quanto mais leve o tema utilizado, mais rápido ficará o seu sistema. Sendo assim no “Tema da área de trabalho”, escolha o tema “Ar para Netbooks”! Sim eu sei, não vai ficar com a beleza e transparências do tema padrão, mas vai acelerar bastante a parte gráfica do KDE 4.10.

Veja a foto de como ficou:

http://img594.imageshack.us/img594/697/kdelevetuto7.png


Você já sabe, Aplicar e Visão geral!

Vamos agora ao “Comportamento do espaço de trabalho”, depois em “Áreas de trabalho virtuais”. Aqui você deve diminuir o número de áreas de trabalho se não faz uso das 2 ou até 4 áreas de trabalho padrão em algumas distros. Eu uso apenas uma, ficando assim na foto seguinte:

http://img521.imageshack.us/img521/2959/kdelevetuto8.png


Nem preciso dizer o que fazer depois né!

Vamos agora ao “Pesquisa no desktop” e vamos desligar um dos maiores, se não o maior, consumidor de recursos do KDE, o Nepomuk! Se você não faz uso da indexação do sistema deve desligar o Nepomuk pra ontem! Vai ficar assim:

http://img18.imageshack.us/img18/7955/kdelevetuto9.png


Agora vamos ao “Bluetooth”. Outra coisa bastante óbvia, se você não tem Bluetooh na sua máquina, porque raios manter isso ligado? Desmarque a caixinha de Habilitar o Bluetooh do KDE como mostrado na foto abaixo:

http://img823.imageshack.us/img823/701/kdelevetuto10.png



Agora vamos ao “Inicialização e desligamento”, “Gerenciador de serviços”. Já sabe né, desligue todos os serviços que não vai fazer uso! Eu desligo:

BlueDevil
Mesa digitalizadora Wacom
Módulo de pesquisa do Nepomuk


Depois vá até “Gerenciamento de sessões”. Aqui vai de gosto pessoal também. Eu desmarco a opção “Confirmar saída” e marco a “iniciar com uma sessão vazia” como mostrado nas fotos abaixo:

http://img339.imageshack.us/img339/3579/kdelevetuto11.png

http://img716.imageshack.us/img716/609/kdelevetuto12.png



Fica mais rápido pra sair e voltar de sua sessão, mas isso fica a seu critério, claro!

Agora uma dica do colega hugoleal85:

"Uma dica legal e que reduz bastante o consumo de memória (além de deixar o boot do sistema mais rápido) é desativar o Akonadi.

Para isso, basta editar o arquivo ~/.config/akonadi/akonadiserverrc , modificando a opção StartServer=true  para  StartServer=false."

Para isso use o seu editor de texto preferido, abra o terminal e como usuário comum mesmo faça, no exemplo eu uso o nano:

Código: [Selecionar]
nano ~/.config/akonadi/akonadiserverrc

Altere a linha em questão, salve a mesma e saia do nano.

Observações quanto ao Akonadi: O Akonadi está vindo desabilitado nas versões do Kubuntu 12.04, 12.10 e 13.04. Portanto você só será capaz de encontrar o referido arquivo na pasta acima se ativou o Akonadi nessas versões do Kubuntu. Já no Mint KDE, tudo indica que ele vem habilitado por padrão. Resumindo, se não encontrar o referido arquivo é porque o Akonadi não está ativo, portanto não se preocupe se não encontrar o arquivo akonadiserverrc.


Bom, basicamente era isso pessoal. Agora você terá um KDE 4.10 muito mais leve e rápido. Isso para um KDE 4, claro! :)

Para deixar mais ligeiro só com outras duas opções:
1) Usando outro gerenciador de janelas que não o Kwin. Já tentei com o Openbox, ficou uma Ferrari, mas me deu muita dor de cabeça na hora de o usar o sistema. Desisti!

2) Usar uma Distro em que o KDE é o ambiente gráfico padrão. Dá muita diferença também.

Espero que com tudo isso você seja capaz de usar o KDE em máquinas com poucos recursos.

Até a um próximo tutorial.


Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 29 de Abril de 2013, 14:42
Boas dicas.

Hoje a noite, quando chegar em casa, vou fazer o teste e posto o feedback com o resultado final.

Abaço.

PS: Realizei as mudanças e realmente o sistema ficou mais rápido (apesar de que a perda de alguns efeitos fez com que perdesse um pouquinho da beleza inicial).

Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 08 de Maio de 2013, 18:51
Que bom que ajudou hugo.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: haereticus em 19 de Julho de 2013, 11:43
nepomuk é um dos maiores vilões da história.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 19 de Julho de 2013, 11:48
Pois é, na próxima versão do KDE, dizem que deixaram mais leve e consumindo menos recursos do sistema. Vamos ver!
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Renan Rischiotto em 19 de Julho de 2013, 12:06
Nunca usarei esse KDE, mesmo quando tiver um PC robusto.
KDE = Perda de desempenho.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 19 de Julho de 2013, 13:16
Nunca usarei esse KDE, mesmo quando tiver um PC robusto.
KDE = Perda de desempenho.

Depende.

Em comparação a ambientes como o Xfce, Lxde e outros, o KDE realmente é mais pesado (especialmente na instalação padrão).

Agora em relação a ambientes como o Gnome-Shell, Cinnamon e principalmente o Unity, o KDE é tão ou mais leve e ágil do que eles. Sem falar que com alguns ajustes (como os indicados mais acima) ele fica praticamente tão leve quanto o Xfce. Faça o teste e confira.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: niquelnausea em 19 de Julho de 2013, 13:43
com a transição do gnome 2 para o 3, o kde se tornou uma opção muito atraente, aos meus olhos mais atraente até que o xfce 4.8 (parece que vai demorar para sair o 4.10 ???).
acredito que os efeitos são os vilões que consomem muitos recursos, quando desativados parece outro ambiente.
as novidades do kde 4.11 não são muitas, mas esta mais rápido e o nepomuk parece finalmente funcionar de maneira satisfatória.

sobre o peso do kde, é impossível um ambiente que ofereça tantas facilidades não consumir alguns mb de memoria a mais, assim como descrito pelo hugoleal85, entre esses ambientes mais completos, o kde é o mais leve.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 19 de Julho de 2013, 14:55
com a transição do gnome 2 para o 3, o kde se tornou uma opção muito atraente, aos meus olhos mais atraente até que o xfce 4.8 (parece que vai demorar para sair o 4.10 ???).

Xfce 4.10 vai demorar? Como assim? Ele foi lançado há mais de um ano!

Veja abaixo:
http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200 (http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200)

Inclusive, venho utilizando-o em meu Mint 13 Xfce já há um bom tempo.

Acho que o colega se confundiu nas versões do ambiente.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: niquelnausea em 19 de Julho de 2013, 15:27
Xfce 4.10 vai demorar? Como assim? Ele foi lançado há mais de um ano!

Veja abaixo:
http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200 (http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200)

Inclusive, venho utilizando-o em meu Mint 13 Xfce já há um bom tempo.

Acho que o colega se confundiu nas versões do ambiente.

errei! é a 4.12 http://wiki.xfce.org/releng/4.12/roadmap, como pode ser visto no link, seu desenvolvimento esta bem atrasado.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 19 de Julho de 2013, 15:57
Xfce 4.10 vai demorar? Como assim? Ele foi lançado há mais de um ano!

Veja abaixo:
http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200 (http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200)

Inclusive, venho utilizando-o em meu Mint 13 Xfce já há um bom tempo.

Acho que o colega se confundiu nas versões do ambiente.

errei! é a 4.12 http://wiki.xfce.org/releng/4.12/roadmap, como pode ser visto no link, seu desenvolvimento esta bem atrasado.

Perfeito.   ;D   No problem!

Em relação ao atraso do Xfce 4.12, certamente se deve as mudanças do GTK 2 para GTK 3 que começam a ser implantadas nesta versão. Não vejo problema nisso, pois o importante é que chegue estável, leve e com todas as demais vantagens que vêm se tornando uma marca do ambiente. Datas rígidas de lançamento não são legais e geralmente resultam em problemas (basta ver o nosso Ubuntu, cujas versões só ficam realmente boas e estáveis alguns meses após o lançamento).

Abraço.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: haereticus em 19 de Julho de 2013, 16:45
Xfce 4.10 vai demorar? Como assim? Ele foi lançado há mais de um ano!

Veja abaixo:
http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200 (http://www.xfce.org/about/news/?post=1335571200)

Inclusive, venho utilizando-o em meu Mint 13 Xfce já há um bom tempo.

Acho que o colega se confundiu nas versões do ambiente.

errei! é a 4.12 http://wiki.xfce.org/releng/4.12/roadmap, como pode ser visto no link, seu desenvolvimento esta bem atrasado.

Sim, porque uso o XFCE 4.10 faz muito tempo.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: blackwinds em 19 de Julho de 2013, 18:51
Muito bom o tutorial,fiz só algumas dicas e o meu sistema ficou bem mais rapido.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: bmota em 19 de Julho de 2013, 19:20
Nunca usarei esse KDE, mesmo quando tiver um PC robusto.
KDE = Perda de desempenho.
discordo,meu kden tá lisinho,e com os efeitos todos habilitados,acho que depende do hardware.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: haereticus em 19 de Julho de 2013, 19:54
bmota ressuscitou. Tava testando outra distro ?
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Creto em 19 de Julho de 2013, 20:13
Olha pesado, lento e etc., e tal o atual KDE, como disse o bmota depende do hardware, mas ainda assim entre ele (KDE) e o atual Gnome... hum... só enfeite, dificuldades e um peso enorme, isso sim

E volto a lembrar jamais tive um Linux em PCs parrudos em casa e o kde sempre rodou muito bem, mas desculpem ai, mas comparar o kubuntu de outras distros com kde seria difícil para o kubuntu, experimenta ai a da minha assinatura e vejam se é lenta...

T+
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Renan Rischiotto em 19 de Julho de 2013, 21:44
Citar
mas comparar o kubuntu de outras distros com kde seria difícil para o kubuntu, experimenta ai a da minha assinatura e vejam se é lenta...

Sim, porque o ambiente gráfico padrão do Mageia é o KDE, então os desenvolvedores projetam a distro focando nesse ambiente, por isso é mais rápido que o Kubuntu e demais distros que não possuem o KDE por padrão.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 19 de Julho de 2013, 21:50
Citar
mas comparar o kubuntu de outras distros com kde seria difícil para o kubuntu, experimenta ai a da minha assinatura e vejam se é lenta...

Sim, porque o ambiente gráfico padrão do Mageia é o KDE, então os desenvolvedores projetam a distro focando nesse ambiente, por isso é mais rápido que o Kubuntu e demais distros que não possuem o KDE por padrão.

Essa não entendi?  ???

Se o KDE não é o ambiente padrão do Kubuntu, então qual é?

Outra coisa: A Mageia não possui 1, mas 2 ambientes gráficos "padrões": O Gnome e o KDE. Sendo assim, não faz sentido afirmar que os devs desenvolvem a distro com foco exclusivamente no KDE.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: niquelnausea em 20 de Julho de 2013, 00:50
prefiro o kde sem modificações, sempre me pareceu mais fluido.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Renan Rischiotto em 20 de Julho de 2013, 01:19
Citar
Essa não entendi?  Hein?

Se o KDE não é o ambiente padrão do Kubuntu, então qual é?

Outra coisa: A Mageia não possui 1, mas 2 ambientes gráficos "padrões": O Gnome e o KDE. Sendo assim, não faz sentido afirmar que os devs desenvolvem a distro com foco exclusivamente no KDE.

http://www.youtube.com/watch?v=9bI0GWuUFhw
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 20 de Julho de 2013, 10:25
Citar
Essa não entendi?  Hein?

Se o KDE não é o ambiente padrão do Kubuntu, então qual é?

Outra coisa: A Mageia não possui 1, mas 2 ambientes gráficos "padrões": O Gnome e o KDE. Sendo assim, não faz sentido afirmar que os devs desenvolvem a distro com foco exclusivamente no KDE.

http://www.youtube.com/watch?v=9bI0GWuUFhw

Como eu disse antes, a Mageia possui dois (não 1) ambientes gráficos padrões. Logo, não há por que se falar em desenvolvimento com foco no KDE. Se o KDE é melhor ou mais leve na Mageia que no Kubuntu é porque os desenvolvedores de lá vêm realizando um melhor trabalho nesta área, mas não porque estão focando exclusivamente neste ambiente.

Já no Kubuntu é o inverso, a distro é focada exclusivamente no KDE, sendo assim seus devs desenvolvem a distro com foco exclusivo neste ambiente.

Já utilizei ambas as distros (Mageia e Kubuntu) em PCs robustos e mais "fracos". A questão do desempenho de fato é perceptível em PCs mais antigos, apesar de não ser uma diferença tão grande. Ressalto que com alguns ajustes o Kubuntu pode ficar tão leve quanto a Mageia. Quando instaladas em PCs mais recentes, não há diferença perceptível.

Agora, penso que a vantagem mais relevante da Mageia é que ela já vem com um pacote de plugins, codecs, ferramentas e aplicativos mais completo na instalação padrão. A ferramenta MCC também é um belo diferencial da distro. Sua "desvantagem" é que ela utiliza o sistema de pacotes RPM, e como a maioria dos companheiros daqui está mais acostumado com os pacotes .deb (e a ferramenta apt-get), pode haver um pouco de dificuldade de adaptação no início (mas nada que não possa ser superado sem maiores dificuldades). Para aqueles que já conhecem este sistema de pacotes, esse fato é totalmente irrelevante, por motivos óbvios.

Em resumo, em minha opinião são duas belas distros, a escolha sobre qual utilizar vai de cada um.

Aliás, paro por aqui, pois a coisa começa a fugir do assunto que é abordado no tópico.

Abraço.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Creto em 20 de Julho de 2013, 10:34
Bem, como sou ruim mesmo em explicações, faço minhas as palavras do Hugoleal85

E sim também, com alguns ajustes o kubuntu pode ficar excelente como o ubuntu, sabem porque sei disso? Usei e ainda tenho a derradeira versão do BigLinux 12.04 LTS; o kubuntu melhorado pelas mãos de um tupiniquim...

T+
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: niquelnausea em 22 de Julho de 2013, 15:14
quem já testou o pacote kubuntu-settings-low-fat, li por ai que o ganho de desempenho pode chegar a 30% ::)
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 22 de Julho de 2013, 16:22
Uma dica legal e que reduz bastante o consumo de memória (além de deixar o boot do sistema mais rápido) é desativar o Akonadi.

Para isso, basta editar o arquivo ~/.config/akonadi/akonadiserverrc , modificando a opção StartServer=true  para  StartServer=false.

Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 22 de Julho de 2013, 17:09
Uma dica legal e que reduz bastante o consumo de memória (além de deixar o boot do sistema mais rápido) é desativar o Akonadi.

Para isso, basta editar o arquivo ~/.config/akonadi/akonadiserverrc , modificando a opção StartServer=true  para  StartServer=false.


Obrigado pela dica Hugo. Vou adicionar ao tutorial.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 22 de Julho de 2013, 17:23
Já adicionei a sua dica hugo. Mais uma vez obrigado por compartilhar essa dica.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 22 de Julho de 2013, 17:44
Já adicionei a sua dica hugo. Mais uma vez obrigado por compartilhar essa dica.

Disponha, companheiro.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Creto em 22 de Julho de 2013, 23:04
Parabéns Hugo por ter uma dica na dica do mestre Galactus ;)

Bem li com calma irei dar uma sugestão nada magnífica como a do Hugo, até porque sou bem ruim ainda em Linux, mas uma coisa que pode te causar dores de cabeça principalmente em maquinas modestas é o efeito:

blur ou borrar

Reparem como desativado nota-se um certo ganho de desempenho.

T+
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 23 de Julho de 2013, 12:07
Obrigado pela dica Creto. Alterei aqui e vou ver se muda muito.


Hugo, no meu caso, que nunca usei e ativei o Akonadi, não existe essa pasta do akonadi em canto nenhum. Você tem essa pasta no seu sistema?
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 23 de Julho de 2013, 14:15
Obrigado pela dica Creto. Alterei aqui e vou ver se muda muito.


Hugo, no meu caso, que nunca usei e ativei o Akonadi, não existe essa pasta do akonadi em canto nenhum. Você tem essa pasta no seu sistema?

Pelo que sei o Akonado já vem ativado por padrão. Tanto é assim que eu fiz a alteração no meu Mint 13 KDE, o qual está utilizando a versão original do ambiente (4.8.5), e a pasta estava lá.

Observe que a pasta .config é uma pasta oculta do sistema, talvez por isso não a tenha achado (é preciso ativar a exibição de pastas ocultas no Dolphin). Acredito que foi isso que ocorreu.

Abre o monitor de sistema e veja se entre os processos ativos não há alguns identificados como Akonadi.




Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: pylm69 em 23 de Julho de 2013, 14:29
assim que der eu testo aqui, parece bem completo ;D
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 23 de Julho de 2013, 14:40

Pelo que sei o Akonado já vem ativado por padrão. Tanto é assim que eu fiz a alteração no meu Mint 13 KDE, o qual está utilizando a versão original do ambiente (4.8.5), e a pasta estava lá.

Observe que a pasta .config é uma pasta oculta do sistema, talvez por isso não a tenha achado (é preciso ativar a exibição de pastas ocultas no Dolphin). Acredito que foi isso que ocorreu.

Abre o monitor de sistema e veja se entre os processos ativos não há alguns identificados como Akonadi.

Então, eu usei a linha de comando para encontrar o tal arquivo. A pasta akonadi dentro da pasta .config existe, mas está vazia. Mas agora, como você falou da versão do Mint (13), talvez explique o motivo de não ter nada.

Qual a versão do KDE que você usa no Mint 13?

Eu uso a versão 4.10.5 no Kubuntu 13.04, que seria equivalente ao Mint 15. Não tem o referido arquivo dentro da pasta akonadi. E o meu Akonadi está desabilitado por padrão. Tanto é assim que a primeira vez que eu o chamei ele avisou que o serviço estava desligado.

Quanto a dica do Creto, dá diferença mesmo. Vou alterar o tuto com sua dica Creto, obrigado. Agora achei interessante que após desligar o efeito borrar, ele desligou o tapping do meu Touchpad no Netbook. Tive que reconfigurar o mesmo.

Hugo, vou fazer alguns testes para ter certeza. Vou pegar Live-Pendrives do Kubuntu 12.04, 12.10 e 13.04 e verificar se a tal pasta é criada em outras versões do KDE.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 23 de Julho de 2013, 14:43
assim que der eu testo aqui, parece bem completo ;D

Tá ficando cada vez melhor com as dicas dos colegas. Pode fazer que a diferença é muito grande!
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 23 de Julho de 2013, 15:16
Qual a versão do KDE que você usa no Mint 13?
Assim que chegar em casa eu te confirmo, mas acredito que é a 4.8.5, pois ele ainda está com a versão original disponibilizada nos repositórios.

Eu uso a versão 4.10.5 no Kubuntu 13.04, que seria equivalente ao Mint 15. Não tem o referido arquivo dentro da pasta akonadi. E o meu Akonadi está desabilitado por padrão. Tanto é assim que a primeira vez que eu o chamei ele avisou que o serviço estava desligado.
Estranho, porque conforme indicado no link abaixo, as versões do KDE posteriores a 4.4 já vêm com o Akonadi ativado por padrão, por ele ser utilizado em alguns aplicativos do ambiente. Pode ser, então, que a equipe do Kubuntu já disponibilize a distro com ele desativado, porém é preciso checar essa informação.
http://userbase.kde.org/Akonadi/pt-br (http://userbase.kde.org/Akonadi/pt-br)

Hugo, vou fazer alguns testes para ter certeza. Vou pegar Live-Pendrives do Kubuntu 12.04, 12.10 e 13.04 e verificar se a tal pasta é criada em outras versões do KDE.
Ok.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 23 de Julho de 2013, 18:20
Confirmando, o Mint 13 está com o KDE 4.8.5 e a pasta .config existe desde a instalação padrão. Tem só que confirmar se no Kubuntu ela também aparece na instalação padrão ou se é necessário criá-la posteriormente.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 24 de Julho de 2013, 18:24
Confirmando aqui Hugo, Kubuntus 12.04, 12.10 e 13.04 vêm com o Akonadi desabilitado por padrão. No caso do 12.4 e do 12.10 a pasta do Akonadi dentro do .confg nem existe.

Fiz o teste ativei o Akonadi, aí sim foram criadas pastas com sub-pastas e muitos arquivos dentro do .config, incluindo o arquivo que você indica com sua dica para desligar o serviço do Akonadi.

O Kubuntu 12.4 vem com o KDE 4.8.2 inicialmente. O Kubuntu 12.10 com o KDE 4.9.2 inicialmente.  O Kubuntu 13.04 é o único que vem com o KDE 4.10 (mais precisamente o 4.10.2) logo de cara.


Então a sua dica vai servir para quem ativou o Akonadi e depois se arrependeu. Isso para o Kubuntu.

Vou alterar novamente o tuto com esses detalhes.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: hugoleal85 em 24 de Julho de 2013, 18:28
Confirmando aqui Hugo, Kubuntus 12.04, 12.10 e 13.04 vêm com o Akonadi desabilitado por padrão. No caso do 12.4 e do 12.10 a pasta do Akonadi dentro do .confg nem existe.

Fiz o teste ativei o Akonadi, aí sim foram criadas pastas com sub-pastas e muitos arquivos dentro do .config, incluindo o arquivo que você indica com sua dica para desligar o serviço do Akonadi.

O Kubuntu 12.4 vem com o KDE 4.8.2 inicialmente. O Kubuntu 12.10 com o KDE 4.9.2 inicialmente.  O Kubuntu 13.04 é o único que vem com o KDE 4.10 (mais precisamente o 4.10.2) logo de cara.


Então a sua dica vai servir para quem ativou o Akonadi e depois se arrependeu. Isso para o Kubuntu.

Vou alterar novamente o tuto com esses detalhes.

Perfeito.

Além disso, a dica também serve para quem usa o KDE nas distros derivadas do Ubuntu (Mint, Zorin, etc.).

Abraço.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Creto em 25 de Julho de 2013, 00:52
Que isso Galactus, disponha; não citei o trecho pois estou sem PC e no androidPobre que tenho é difícil remover parte de trechos.

Ressalto que não uso a bastante tempo o ubuntu e o único derivado que estava usando antes da placa ir para o além era o BigLinux no qual aprendi quase tudo do pouco que sei na mexeção do KDE que é o ambiente que uso em todas as distros que uso (por enquanto "usava")

T+
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Renan Rischiotto em 25 de Julho de 2013, 01:01
Citar
que é o ambiente que uso em todas as distros que uso (por enquanto "usava")

?  ::)
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 25 de Julho de 2013, 15:22
Observações do Akonadi incluidas!
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: pylm69 em 31 de Julho de 2013, 21:30
 Hora de botar tudo em prática ;D
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Creto em 31 de Julho de 2013, 22:17
Citar
que é o ambiente que uso em todas as distros que uso (por enquanto "usava")

?  ::)
Renan estou sem computador, por isso a expressão "usava"

Observações do Akonadi incluidas!
Parabéns o tutorial esta pai d'égua (tradução pelo dicionário papa-chibé): muito legal, ótimo, bacana...

T+
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Renan Rischiotto em 31 de Julho de 2013, 22:18
kkkkkkkkkkkkkkkk esse Creto é doido mesmo (no bom sentido) rsrsrs
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: pylm69 em 01 de Agosto de 2013, 14:32
 Muito bom! @___@ antes o sistema tava comedor demais, 2 GB de ram com o chrome aberto é de matar :-\ agora ta pegando 1.6 GB com chrome e várias abas abertas e ainda rodando o windows 7 numa máquina virtual (vmware player), antes que me xinguem, quero testar a aceleração 3D do vmware, me parece uma opção melhor que o Wine e não "suja" o sistema com coisas do Windows ;D
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Creto em 01 de Agosto de 2013, 23:24
kkkkkkkkkkkkkkkk esse Creto é doido mesmo (no bom sentido) rsrsrs

kkkkkkkkkkkkkkkk esse Creto é doido mesmo (no bom sentido) rsrsrs

Doido? Eu hein!!! Sou paraense (é paraense de Pará, não Paraná) e o dicionário existe:

Açai das letras - "Dicionário Papa Chibé" (http://acaidasletras.blogspot.com/2009/03/dicionario-papa-chibe.html?m=1)

Desculpe o Off, se quiser pode excluir.

No KDE penso assim: "muita coisa é questão de bom senso e avaliação", avaliar hardware e ai usa-se o bom senso para ter e usar o que realmente é necessário.

Algumas coisas eu desinstalo mesmo, vejam bem quando tentei o kubuntu e na minha máquina não ia nem a pau, conheci o BigLinux (http://http//www.biglinux.com.br/) foi amor a primeira vista, pois a meu ver se o cara do kubuntu tivesse uma forcinha do Bruno Gonçalves o kubuntu seria a distro.

Sinto ai pelo depoimento, mas que se for avaliado..., deixa pra lá né mesmo! ?

T+
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Renan Rischiotto em 01 de Agosto de 2013, 23:27
Creto,

Você não leva as coisas na brincadeira não?
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Arthur Bernardes em 01 de Agosto de 2013, 23:28
Renan, ele levou sim.

Calma, aqui não vivemos no mau-humor. ;D
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Renan Rischiotto em 01 de Agosto de 2013, 23:31
Renan, ele levou sim.

Calma, aqui não vivemos no mau-humor. ;D

Eu acho que não...ele não escreveu "kkkk" nem "rsrs" nem uma carinha

rsrsr
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Creto em 01 de Agosto de 2013, 23:33
Renan, ele levou sim.

Calma, aqui não vivemos no mau-humor. ;D
Kkkk

Parece que meu português papa chibé é que te confunde Renan klkkkk

Então ta ai um monte kkkkkkkkkk, valeu?

T+
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Renan Rischiotto em 01 de Agosto de 2013, 23:36
Renan, ele levou sim.

Calma, aqui não vivemos no mau-humor. ;D
Kkkk

Parece que meu português papa chibé é que te confunde Renan klkkkk

Então ta ai um monte kkkkkkkkkk, valeu?

T+


o/ kkkkkkkkkkkkkkk
agora sim xD
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: niquelnausea em 04 de Agosto de 2013, 17:28
testei aqui mas não percebi melhorias http://kdemonkey.blogspot.nl/2008/04/magic-trick.html
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 06 de Agosto de 2013, 18:17
testei aqui mas não percebi melhorias http://kdemonkey.blogspot.nl/2008/04/magic-trick.html

Mas isso não seria só para os Widgets do KDE 4?

Sei lá, ficou confuso, mas vou tentar aqui.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 06 de Agosto de 2013, 18:22
Olha, não funcionou aqui no KDE 4.10.5.

O arquivo criado não é preenchido mesmo fazendo o que ele fala. Como essa dica é antiga, de 2008, talvez mudaram esse cache de lugar.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: ylloluis em 08 de Agosto de 2013, 15:04
ola pessoal

galactus essa dica poderia servir tambem para o fedora 19 kde?
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: pylm69 em 08 de Agosto de 2013, 15:37
ola pessoal

galactus essa dica poderia servir tambem para o fedora 19 kde?
Eu usei no arch, claro que pode, o que edita é o ambiente e não a distro :D e se tiver algo que não esteja no mesmo lugar por eventuais eventos, ai é só dar uma procurada :D
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Renan Rischiotto em 08 de Agosto de 2013, 15:38
"eventuais eventos"  :D
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 08 de Agosto de 2013, 16:20
ola pessoal

galactus essa dica poderia servir tambem para o fedora 19 kde?

Sim! Serve para qualquer KDE 4.10 .
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Creto em 07 de Abril de 2014, 07:18
Daria para corrigir os links da postagem titulo (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105312.msg580389.html#msg580389) ???

T+
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 07 de Abril de 2014, 07:53
Daria para corrigir os links da postagem titulo (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105312.msg580389.html#msg580389) ???

T+

Não entendi Certo. O que está errado?
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Creto em 07 de Abril de 2014, 10:54
(..)

[IMG=http://img20.imageshack.us/img20/5072/kdelevetuto.png]http://[/img] (http://imageshack.us/photo/my-images/20/kdelevetuto.png/)

(...)

Bem no imageshack.us agora é pago e não sei se é por isso mas o correto de um link desses sites não seria um thumbnail?

(https://ubuntuforum-pt.org/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs22.postimg.org%2F5c5ih1nrx%2Fscreen.jpg&hash=35aaf507a4998d5398cda3f7153d94c670e518e2) (http://postimg.org/image/5c5ih1nrx/)

T+
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 08 de Abril de 2014, 10:11
Haaaa

Entendi agora!

Realmente não era assim! Só esta funcionando o Link Direto.

Vou mudar os links. O Thumbnail também levaria a um link a ser aberto no imageshack.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: galactus em 08 de Abril de 2014, 10:26
Links alterados! Espero que consiga ver tudo agora.
Título: Re: Deixando seu KDE 4.10 em ponto de bala!
Enviado por: Creto em 11 de Abril de 2014, 17:44
Haaaa

Entendi agora!

Realmente não era assim! Só esta funcionando o Link Direto.

Vou mudar os links. O Thumbnail também levaria a um link a ser aberto no imageshack.
Sim, no imageshack não há mais a gratuidade.

Obrigado!

T+