Autor Tópico: Gerenciador de Fontes - Problema (RESOLVIDO)  (Lida 4260 vezes)

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Gerenciador de Fontes - Problema (RESOLVIDO)
« Online: 12 de Agosto de 2006, 10:02 »
Pessoal,

eu instalei o KDE em meu Ubuntu para testar e ver se me adaptava. Nesse período, alterei muitas configurações de fontes/temas no KDE pelo Kcontrol, lembro de ter instalado o pacote que provê compatibilidade de temas entre os aplicativos GTK e QT. Entretanto, acabei voltando a usar o Gnome porque achei mais bem acabado(sem flamers, por favor). Achei que desinstalando tudo que fosse do KDE, as configurações do Gnome não seriam afetadas. O problema é que não consigo mais alterar as fontes pelo Gerenciador de Fontes do Gnome. Eu mudo o tipo de fonte, mas não surte efeito. É como se existisse um arquivo de configuração de fontes que o Gerenciador de Fontes do Gnome não tivesse acesso. Minha pergunta é:

1) Terei que instalar novamente o Kcontrol (e dependências  :-[) para poder alterar as fontes?

2) Se sim, sempre terei que(depois disso) alterar as fontes pelo KControl?

3) Será que não há uma forma de voltar a configuração original do Ubuntu? Ou seja, gerenciar as fontes pelo Gnome mesmo?

4) Ou então, será que realmente existe algum arquivo de configuração que possa ser deletado e assim as configurações de fontes do Gnome possa ser feitas por ele novamente?

Agradeço desde já a atenção.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2006, 16:04 por rodrigomessiasbarros »
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Fontes - Problema
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2006, 11:04 »
Experimenta procurar no seu home e no /etc
diretórios arquivos .kde .qt e veja se tem algum arquivo que possa ajudar a resolver o problema.
rsrs ainda bem que não sofro deste mal ;-) ah aquela gtk-qt-engine é um lixo você desinstalou ela também?
pq lembro que a usei uma vez e deu um pau danado por causa daquele tema tosco Plastig que vem com ela.

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Fontes - Problema
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2006, 16:02 »
Parece que é só postar minha dúvida no fórum que, depois, eu encontro a solução. Vou começar a postar logo no início, que aí assim encontro rápido a resposta. (brincadeira...  :D)

Bom, depois de passar pelos problemas relatados acima, pesquisei mais de uma semana a solução pra isso. Mas tudo que eu achava não se aplicava ao meu caso. Eu sabia que deveria existir um arquivo de configuração em algum lugar que impedia o "gnome-font-properties" de alterar as fontes do gnome-panel. Mas não sabia aonde e nem qual arquivo era. Assim, comecei a fazer uma busca desesperada por arquivos de configuração de fontes que pudessem me ajudar. Mas nada.

Então, procurando por essas informações no Forúm Internacional do Ubuntu, achei o link que salvou minha vida(nossa!  ;)):

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=113702&highlight=gnome-panel+font
No link acima, um usuário Ubuntu relata a mesma experiência que tive após instalar o KDE no Ubuntu e o problema com as fontes.

Basicamente, a solução consiste em remover o arquivo "~/.gtkrc-2.0". Fiz isso e os meus problemas "se acabaram-se".

Mais informações também pode ser obtidas no link:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=58787&highlight=kubuntu+gnome+font

O arquivo ".gtkrc-2.0" contém, basicamente, isso:

Citar
# This file was written by KDE
# You can edit it in the KDE control center, under "GTK Styles and Fonts"

include "/usr/share/themes/Human/gtk-2.0/gtkrc"

style "user-font"
{
        font_name="Tahoma 10"
}
widget_class "*" style "user-font"

gtk-theme-name="Human"
gtk-font-name="Tahoma 10"

Sinistro não?  :o

Agradeço a todos que se dispuseram a me ajudar.

Valeu.
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!

Offline the_others

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Fontes - Problema (RESOLVIDO)
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2006, 23:10 »
pow amigo desculpe minha "leiguice" pra não dizer outra coisa hehehehe..., onde encontro esse arquivo ".gtkrc-2.0"

Desde já agradeço a ajuda de vcs do forum

Offline RodrigoMessias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de Fontes - Problema (RESOLVIDO)
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2006, 15:37 »
the_others, você encontra esse arquivo em seu diretório HOME "/home/seunomedeusuário". Mas somente se você instalou a biblioteca de compatibilidades gtk2-engines-gtk-qt. Esse arquivo é um arquivo oculto... com um "." (ponto) antes do nome. Para visualizar TODOS os arquivos, dê um "ls -la" eu seu diretório HOME e veja se vc encontra esse arquivo. Se sua intenção também for removê-lo, dê um "rm .gtkrc-2.0".

a disposição,
------------------------
Rodrigo Messias Barros
Seja livre, use Linux!