Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - piike

Páginas: [1] 2
1
Aplicativos / Terminal de Consulta
« Online: 04 de Setembro de 2008, 03:12 »
Preciso criar um terminal de consulta web, onde apenas o firefox deverá aparecer, alguem sabe se tem como fazer isso sem ter que utilizar scripts? O computador eh um pII 450Mhz com 128 de ram por isso a importancia de rodar apenas o navegador e também para evitar que os usuários fechem a aplicação.

2
Café com Ubuntu / Voltando ao forum...
« Online: 06 de Dezembro de 2007, 04:41 »
Pois é passei um bom tempo sem frequentar o forum do ubuntu e estou voltando para ajudar no que for preciso. Queria saber como é que a galera das antiga está kd o ledstyle, exterminator, galactus, fabmak, lassard e cia ?! Passei um tempo fora da área e estou voltando pra contribuir para o forum. ;D

3
Café com Ubuntu / Como vai o linux no seu dia-dia??
« Online: 22 de Novembro de 2005, 01:50 »
Faço essa pergunta pois sei que ainda ha muitas barreiras em relação ao software livre, bom minha luta atualmente esta sendo querer colocar as maquinas da minha faculdade em dual-boot ja que lah so se usa M$, fui informado que por ano sao pagos cerca de R$25000 de licenças so com o windows, o chefe do NTI daqui disse que se instalarmos algum outro SO perderiamos o suporte da M$(que por sinal eh uma porcaria), nao sei aonde ele viu isso pois se os pcs pertecem a faculdade que direito teria a M$ sobre eles. Esse ano pelo menos uma coisa boa aconteceu, o NTI resolveu criar um laboratorio somente com SL(uma benção divina) mas sem o apoio dos professores que mal conhecem o linux, nao temos pra onde prosperar pois tudo que eles ensinam sao pra windows ate mesmo em Programação eles sentem dificuldades pra mexer com as libs do linux, se prendem as dlls da vida e quando perguntados sobre sdls nao fazem a minima ideia do que sao, um exemplo mais ridiculo foi o do meu professor de SO, que se considera "O analista de sistemas" bom pra começar ele escreveu um artigo no jonrnal daqui ridicularizando o SL com o titulo "Os socialistas digitais", isso vindo de um professor que se acha o tampa, mas que fez uma homepage com rotinas que so o Internet Explorer consegue acessar, pode uma coisa dessa?! Em uma de suas aulas perguntei pq nao usavamos o linux como SO base da materia, ja que o windows nao ha como saber seu funcionamento, em resposta ele disse:" O windows eh o SO mais perfeito ja criado, devemos imagina-lo como um atomo, niguem consegue ver seu funcionamento mas sabemos o q esta acontecendo" , acho que nesse dia ele deve ter se drogado, fazer o que neh? Bem isso eh soh uma pequena parte de incidentes em relação so SL, gostaria de saber como voces andam em relação e esses tipos de problemas.

4
Sistema / Personalização do Ubuntu pra Brasileiros e Portugueses
« Online: 24 de Setembro de 2005, 03:46 »
Saudações pra galera ubuntista, tava aqui em ksa pensando em criarmos um remaster das versoes do ubuntu pra podermos atender melhor as necessidades dos usuarios brasileiros e portugueses, tipo como no kurumin pois acho que usuarios mais leigos e sem acesso a internet rapida ficam meio que perdidos quando se deparam com uma distro linux, nao sei como funciona a fundo o processo de remasterização de distribuições alem do que nao sei se podemos(ainda nao li a licença de uso do ubuntu :oops: ), talvez fosse mais viavel criarmos um clone o kokar pro ubuntu pois aih nao estariamos modificando a distribuição em si, bem, estava conversando pessoal o PSL-PE do qual faço parte mas nao ha como realizar visto que temos tido muito trabalho na divulgação do SL, estamos usando o kurumin justamente pq oferece as pessoas de baixa renda ou mais leigos os cds do kokar e uma versao remasterizada pra aqueles que tem acesso a internet rapida, seria um grande passo pra divulgarmos mais o ubuntu no brazil, quanto a portugal preciso saber quais são as necessidades dai espero que sao sejam muitas      :wink: , mas seria bom que tivessemos um topico so pra assuntos gerais pra podermos discutir coisas sem informação técnica, bom eh isso gostaria de saber se tenho apoio de alguem??

5
Dicas e Truques / Configurando Midis pra tocar junto com o Kmid.
« Online: 24 de Setembro de 2005, 03:19 »
Achei esse tópico  que o 777user criou no site do kurumin pra tocar midis com o kmid(ainda vou tentar com o rosengarden), fiz o mesmo no ubuntu e esta tudo perfeito espero que ninguem tenha problemas, so ha um problema pra que tem linha discada o download eh um pouco grande(24MB). :wink:

6
Dicas e Truques / Rede FastTrack(kazaa) no ubuntu
« Online: 24 de Setembro de 2005, 03:04 »
Bem, sigam a dica do Alecsandro do forum do kurumin pra usar a rede do kazaa sem wine. No meu hoary tah rodando blz postem aih se tiverem duvidas.

7
Screenshots / Kubuntu 5.10 preview...Que peso!!!
« Online: 21 de Setembro de 2005, 15:32 »
Belíssimo o novo kubuntu com kde 3.4.2 melhorou muito o visual, e esta muito facil de usar mas com um grande problema tah muito pesado meu pc nao eh nehuma maravilha mas era pra estar rodando mais rapido o kde, bem fica aih meu screenshot, esta praticamente sem nenhuma modificação:

8
Dicas e Truques / Auto-apt solucao pra pacotes sources!!
« Online: 19 de Setembro de 2005, 04:21 »
Essa dica eh pra aqueles que querem instalar os pacotes de codigo fonte(tar.gz,tar.bz2,etc),  me lembrei que isso existia no kurumin entao porque nao usar no ubuntu ? bom o que se tem a fazer e procurar pelo "apt"(sudo apt-cache search auto apt) ou pelo synaptic se eles acharem o pacote auto-apt 0.3.19 (i386) entao instalem (sudo apt-get install auto-apt), senao adicionem a sua sources.list(/etc/apt/sources.list) os endereços
    deb http://mail.linuxvar.it/~gianluca/athlon-xp testing main
    deb http://mail.linuxvar.it/~gianluca/athlon-xp unstable main
    [/list] , pronto depois de instalado eh soh usa-lo quando for da um ./configure de algum fonte assim:
    Código: [Selecionar]

    $ sudo auto-apt run ./configure

    feito isso se houver alguma dependencia ele ira usar o apt-get pra instalar o que esta faltando, acho que isso ira ajudar aquelas pessoas que querem instalar algum source e aparecem as maleditas dependencias e agente passa horas procurando tal pacote pra resolver a pendencia.
    Bom, fica aih a dica.
    VLW

    9
    Dicas e Truques / Como criar um disco de emergência do grub? Dica
    « Online: 17 de Setembro de 2005, 02:58 »
    Essa dica eh pra quem ainda tem que usar o "janelas" e derrepente, coisa rara de acontecer  :evil: , voce tem que formata-lo (coisa rara mesmo neh?), ai voce fica naquela se reinstalar perco meu grub. Bem vamos detalhar os passos:

    Primeiramente formate o disquete:
    Código: [Selecionar]
    # mke2fs /dev/fd0

    Crie um diretório grub na raíz do disquete:
    Código: [Selecionar]
    # mkdir /mnt/floppy/grub

    Copie os arquivos stage1 e stage2 e menu.lst
    Código: [Selecionar]
    # cp /boot/grub/stage? /mnt/floppy/grub
    # cp /boot/grub/menu.lst /mnt/floppy/grub

    Execute o GRUB
    Código: [Selecionar]
    # /usr/sbin/grub

    Quando ele iniciar seu interpretador faça:
    Código: [Selecionar]
    grub> install (fd0)/grub/stage1 (fd0) (fd0)/grub/stage2 0x8000 (fd0)/grub/menu.lst

    Para testar reinicie o pc com esse disquete no driver e logo após isso, será apresentado o menu com as possíveis opções de escolha, as mesmas que estao gravadas no grub ja instalado.

    10
    Sistema / Crtl+Alt+F1 F2 Fn...duvida besta
    « Online: 13 de Setembro de 2005, 02:06 »
    acho que deve ser uma duvida besta eh que eu estou querendo saber qual comando eh executado quando pressionada essas teclas, tipo no kurumin e no  gentoo qnd vc as pressiona ele vao pro modo texto mais exibem algumas informaçoes tava querendo saber como se faz isso?

    11
    Internet, Redes e Segurança / Como dar poderes de root???
    « Online: 31 de Agosto de 2005, 01:23 »
    Tipo, eu quero dar a um certo usuario poderes de root pra  um Determinado Comando sem ter que digitar $sudo reboot entenderam?? nao sei como editar o arquivo sudoers, se alguem puder me explicar como funciona(ou me indicar um how-to) ficaria agradecido....
    VLW

    12
    Notícias / Linus Torvalds cobrando licença(virou o tio BiLL?)!!!!!
    « Online: 25 de Agosto de 2005, 02:11 »
    Bem quando li isto me espantei é uma pena que logo ele tenha se corrompido. Pelo que li ele vai cobrar pelo uso do nome "linux", que eu saiba esse nome foi sugestão de um cara russo, ele que devia cobrar(se fosse pela questao de criação do nome), espero que ele volte atras dessa decisão, pisou na bo.....  :x
    Noticia completa em http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082005/23082005-2.shl

    13
    Screenshots / Ate que enfim o enlightenment
    « Online: 22 de Agosto de 2005, 17:52 »
    Bem finalmente consegui instalar um enlightenment + ou - estavel(E16), espero que gostem:

    14
    Aew galera ate que enfim achei um script hibrido(residencial, empresarial) para autenticar o velox, inclusive com documentação e o automato, seria bom voces testarem e postarem as duvidas, aqui em ksa esta funcionando perferitamente, inclusive ele eh bem parecido com o script do kurumin(se nao for o mesmo???).
    link http://www.ime.eb.br/~pinho/pessoal/linux/velox/velox.sh.txt

    15
    Dicas e Truques / Tutorial Fluxbox
    « Online: 17 de Agosto de 2005, 00:12 »
    Tutorial de instalação/configuração do Fluxbox no Ubuntu

    Bem pra começarmos precisamos baixar o fluxbox, o Eterm(terminal que permite o uso de background), o rox-filer(gerenciador de arquivos), o idesk(icones na sua area de trabalho), e o fluxconf(utilitario para configuração do fluxbox) utilize o apt ou synaptic(aquele que achar melhor):
    Código: [Selecionar]
    user@ubuntu:~$ sudo apt-get install fluxbox eterm rox-filer idesk fluxconf

    Agora vou explicar o porque da instalção desses pacotes:
    rox-filer: O nautilus resolve o problema de gerenciar os arquivos mas apresenta um "problema" durante sua utilização, ele toma conta da sua area de trabalho e coloca o papel de parede e icones, caso existam, da area de trabalho do gnome, se fosse só isso nao haveria nenhum problema de usar ele mas como o nautilus toma conta da area de trabalho voce nao tera como acessar o menu do fluxbox, o rox-filer é um bom gerenciador de arquivos e com ele da pra mudar o papel de parede e inserir icones na area de trabalho de forma facil.
    eterm: O eterm alem de ser um terminal leve, oferece a possibilidade de alterar o papel de parede com o comando Esetroot.
    idesk: O idesk permite o uso de icones na area de trabalho, ja que o fluxbox nao tem suporte nativo.
    fluxconf: Permite alterar algumas configurações do fluxbox.

    Apos feita a instalação do fluxbox o instalador se encarregarar de colocar a opção pra entrar no fluxbox pelo GDM, mas se voce quiser que ele seja o gerenciador padrao entaum voce tera que editar o arquivo .xinitrc que esta no seu diretorio de usuario, assim:
    Código: [Selecionar]
    exec fluxbox
    Se existir algo como exec gnome-session comente-o, colocando um # na frente, e pronto, agora o fluxbox sera eu gerenciador padrao, agora é só reiniciar o X(Ctrl+Alt+backspace) e selecionar o fluxbox na opção [bold]session[/bold] no GDM.
    O fluxbox quando instalado cria o diretorio .fluxbox no seu diretorio de usuario, é aqui que estão os arquivos de configuração do fluxbox(menu,init,keys,slitlist), os estilos padrao estao no diretorio /usr/share/fluxbox/styles sugiro que copie esse diretorio para o diretorio .fluxbox e no arquivo menu dessa pasta comente a seguinte linha:
    Código: [Selecionar]

    [submenu] (Styles) {}
          #[stylesdir] (/usr/share/fluxbox/styles) #comente essa linha
          [stylesdir] (~/.fluxbox/styles)
    [end]


    Qualquer estilo que desejar adicionar devera ser descompactado na pasta ~/.fluxbox/styles.

    Agora que o básico já foi feito vamos para a parte de configuração.

    Para melhorar a compatibilidade dos styles instale as artwiz-fonts:
    Código: [Selecionar]
    user@ubuntu:~$ sudo apt-get install xfonts-artwiz
    Para mudar o tema do cursor do mouse instale o artwiz-cursor:
    Código: [Selecionar]
    user@ubuntu:~$ sudo apt-get install artwiz-cursor
    OBS-reinicie o X

    Adicionando programas na inicialização do fluxbox:
    Crie um arquivo e coloque os programas que deseja executar, ex:
    Código: [Selecionar]

    gdesklets
    idesk
    fbsetbg -f ~/Themes/wallpapers/54_.jpg

    Aqui eu adicionei o gdesklets, o idesk(gerenciador de icones) e o comando para colocar um papel de parede, salve o arquivo e torne-o executavel:
    Código: [Selecionar]
    user@ubuntu:~$ chmod +x nomedoarquivo
    Feito isso abra o arquivo init e adicione a linha:
    Código: [Selecionar]
    session.screen0.rootCommand:  /endereço/do/arquivoexecutavel
    Bem esse é o jeito que encontrei para adicionar programas na inicialização, existem outros mas recomendo esse pois se voce quiser adicionar ou remover é só abrir e editar o arquivo que voce criou.    

    Para mudar o papel de parede existem diversos modos, aqui vou mostrar 3:
    1) No arquivo de configuração do estilo existe uma linha com o comando rootCommand edite-o assim:
    Código: [Selecionar]
    rootCommand: fbsetbg -f /endereço/da/imagem.jpg
    OBS-Nem sempre funciona
    2) No arquivo init insira a seguinte linha:
    Código: [Selecionar]
    session.screen0.rootCommand: fbsetbg -f /endereço/da/imagem.jpg  
    OBS-Sempre funciona
    3) Usando o Rox-Filer:
    Usando o rox-filer eh o modo mais facil de se colocar um papel de parede, basta ir num terminal qualquer e digitar:
    Código: [Selecionar]
    rox -p=PIN
    Feito isso ele ira tomar posse de sua area de trabalho, assim como o nautilus faz no Gnome, e aparecerá o icone para sua pasta de usuario, clique nela com o botão direito do mouse, ira aparecer o menu do icone, clicando na opção Imagem de Fundo abrira uma janela pedindo para se arrastar a imagem que se deseja. Pronto voce ja selecionou seu papel de parede, só que toda vez que voce entrar no fluxbox tera que digitar o comando acima, então para ele iniciar com esse papel de parede será preciso editar o arquivo que eu citei acima, para a inicialização de programas no fluxbox, e inserir o comando rox -p=PIN.

    Adicionando ícones na area de trabalho:
    Existem muitos gerenciadores de ícones para o X, entretanto mostrarei como inserir icones com o Rox-Filer e com o idesk:
    1) Rox-Filer
    Bem pra inserir os icones é o jeito menos trabalhoso que existe para o fluxbox. Pra começar crie uma pasta(usando o rox-filer, lógico) para os icones que deseja, dentro da pasta crie um arquivo e coloque o comando para a execução de algum aplicativo:
    Código: [Selecionar]
    firefox
    Salve e torne-o executável        
    Código: [Selecionar]
    chmod +x nomedoarquivo
    Feito isso clique com o botão direito do mouse no icone do arquivo executavel que voce criou, entao abrira um menu, na opção Arquivo "nomedoarquivo" aparecerá a opção Definir icone abrirá uma janela selecione o icone e arraste-o.

    2)idesk
    Se já estiver instalado crie no seu diretorio de usuario o arquivo .ideskrc e coloque as seguintes linhas:
    Código: [Selecionar]

    table Config
      FontName: sans
      FontSize: 10
      FontColor: #ffffff
      Locked: false
      Transparency: 50
      Shadow: true
      ShadowColor: #000000
      ShadowX: 1
      ShadowY: 2
      Bold: false
      ClickDelay: 100
      IconSnap: true
      SnapWidth: 55
      SnapHeight: 100
      SnapOrigin: BottomRight
      SnapShadow: true
      SnapShadowTrans: 200
      CaptionOnHover: false
    end

    table Actions
      Lock: control right doubleClk
      Reload: middle doubleClk
      Drag: left hold
      EndDrag: left singleClk
      Execute[0]: left doubleClk
      Execute[1]: right doubleClk
    end


    Salve o arquivo. Agora crie a pasta(se não existir) .idesktop em sua pasta de usuário :
    Código: [Selecionar]
    mkdir .idesktop
    É nessa pasta (.idesktop) onde ficarão os ícones usados pelo idesk e os arquivos de configuração de cada ícone.

    Exemplo de criação de um ícone para rodar o navegador Firefox :

    copie o ícone que vc deseja usar para o firefox na pasta .idesktop
    obs : no linux todo nome de arquivo ou pasta que começa com um "."  é arquivo oculto no sistema , se estiver usando algum gerenciador de arquivos , precisa configurar ele pra mostrar todos os arquivos ocultos.Renomeie o arquivo do ícone para o mesmo nome do programa que ele vai representar no caso : firefox.png crie o arquivo de configuração para o ícone firefox.png usando um editor de texto o nome do arquivo será : firefox.lnk abra esse arquivo (firefox.lnk) e coloque nele as seguintes linhas :
    Código: [Selecionar]

    table Icon
      Caption: Firefox
      Icon: .idesktop/firefox.png
      X: 644
      Y: 650
      Command[0]: firefox
    end

    Salve o arquivo.
    OBS- Se não quiser que apareça o texto embaixo do ícone com o nome da aplicação que o ícone "roda" deixe um espaço em branco depois do ":" da linha Caption.

    Agora digite num terminal :
    Código: [Selecionar]
    user@ubuntu:~$ idesk
    imediatamente aparecerá em sua área de trabalho o ícone que vc colocou na pasta .idesktop e que foi configurado para o firefox, um duplo click no ícone e o navegador firefox abrirá normalmente.
    O ícone criado no idesk pode ser posicionado a vontade na tela, e sua posição é salva automaticamente , assim toda vez que ativar o idesk, os ícones estarão na mesma posição que haviam sido deixados.


    Mudando o menu do fluxbox:
    Bem aqui mostrarei como editar(adicionar/remover) o arquivo menu(~/.fluxbox/menu) do fluxbox. Ele consiste basicamente em 4 campos:

    [comando] (nome) {ação} <ícone>

    Em [comando] pode ser usado:

    [begin] [end] [exec] [exit] [reconfig] [restart] [submenu] [style] [include] [workspaces] [config] [separator]

    [begin] (nome) é usado no nível mais alto do menu, serve como o 'nome' do menu.
    [submenu] usado para criar submenus
    [end] usado para fechar a sequencia dos comandos [begin] e [submenu]
    [exec] (nome_no_menu) {/comando/para/aplicação}
    [separator] cria um separador no menu

    Você pode usar isto para iniciar programas, como em:
    Código: [Selecionar]
    [exec] (Firefox) {/usr/bin/firefox} </usr/share/pixmaps/firefox.png>
    ou
    Código: [Selecionar]
    [exec] (Firefox) {firefox} </usr/share/pixmaps/firefox.png>

    Este comando serve para fecha o Fluxbox, em nome pode por Exit ou Sair.
    Código: [Selecionar]
    [exit] (nome)
    Serve para reiniciar o Fluxbox, você pode usar no nome, Reiniciar ou Restart.
    Código: [Selecionar]
    [restart] (nome)
    Aqui você insere o caminho onde estão seus styles.
    Código: [Selecionar]
    [stylesdir] (/caminho/dos/styles)

    Deixando o Eterm ou o aterm transparente:
    Inclua a seguinte linha no arquivo menu(~/.fluxbox/menu):
    Aterm
    Código: [Selecionar]
    [exec](Eterm){aterm +sb -tr -sh 50 -fg white}
    Eterm(sem bordas e barras de rolagem)
    Código: [Selecionar]
    [exec](Aterm){Eterm -x --scrollbar off --buttonbar off -f white -O -g 65x40+320+80}

    Bem acho que com isso já dá para deixar o seu fluxbox com um visual legal qualquer dúvida é só postar aí se eu souber responder enviarei a resposta o mais rápido possível.

    Páginas: [1] 2