Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - Syph0s

Páginas: [1] 2 3
1
Quarentena / voce@ubuntu-br.net - Pegue o seu AQUI
« Online: 05 de Dezembro de 2008, 01:20 »


Há um tempo atrás, foi cogitada a criação de um email com domínio personalizados para os usuários aqui do fórum (pesquise na seção Críticas e Sugestões). Não lembro qual foi o desfecho da discussão, mas resolvi registrar o domínio ubuntu-br.net e linkar ao Google Apps. A aparência é a mesma do Gmail e tem as mesmas funções.

Quem quiser um email seu_login@ubuntu-br.net precisa concordar com os mesmos acordos e regras do Gmail:

http://www.google.com/a/help/intl/en/users/terms.html
http://www.google.com/a/help/intl/en/users/privacy.html
http://mail.google.com/a/archlinux.us/help/program_policies.html

O processo será o seguinte:

1. Responda nesse tópico com uma mensagem contendo: 1. Nome; 2. Sobrenome; 3. Login;
2. Depois de mandar a mensagem, e assim que eu ver a sua mensagem, lhe enviarei uma mensagem privada com a senha provisória para ser criada a conta;
3. Acesse http://mail.ubuntu-br.net, entre com o seu login e senha provisória e crie a conta definitiva.

Começaremos com 2000 contas e, se necessário, mais contas podem ser requisitadas.

Que comece o baile...

---------------
Como atrelar a conta do Ubuntu-BR à uma conta do Gmail:

1. Configurações > Contas > Receber Mensagens de outras contas > Adicionar outra conta de email;
2. No Pop-Up que aparecer digite o seu email no Ubuntu-BR e clique em "Próxima Etapa";
3. Na próxima tela deixei como na imagem abaixo:



4. Clique em "Adicionar conta".

Pronto. Você já pode acessar o email do Ubuntu-BR em sua conta do Gmail.

2
Notícias / Ubuntu ultrapassa 8 milhões de usuários
« Online: 12 de Setembro de 2008, 14:44 »
Claro, o Windows está previsto para rodar em mais de 1 bilhão de dispositivos por volta de 2010. Mas uma barulhenta minoria está fazendo com que sua voz seja ouvida movendo o Ubuntu Linux. Na verdade, os materiais de marketing da Canonical afirmam que o Ubuntu tem hoje mais de 8 milhões de usuários.

Medir a base instalada ativa pode ser complicado, já que uma única cópia do sistema operacional pode ser instalado livremente várias vezes em vários sistemas. E na metade de 2007, durante a conferência Ubuntu Live, o fundador da Canonical/Ubuntu, Mark Shuttleworth, estimou a base instalada do sistema operacional entre 6 milhões e 12 milhões.

Mas, aparentemente, a Canonical reduziu esse valor. Um panfleto de marketing da empresa, focado na formação, afirma que:

    "O Ubuntu é usado por mais de 8 milhões de pessoas em todo o mundo."

Até aqui tudo bem. E esse valor com certeza crescerá à medida que o Ubuntu é pré-instalado em um número crescente de netbook e mobiles internet devices (MID's).

Mas a Canonical não pode descansar sobre os louros conquistados. Afinal, a Novell está criando relações para aterrissar em mais servidores - incluindo um acordo que está por vir com a Lenovo, que será anunciado em setembro. E a Red Hat parece estar querendo roubar a cena.

Ainda assim, há uma lista crescente de pequenas, médias e grande organizações que estão rodando o Ubuntu. (Dê uma olhada no site Works With U 1000, uma lista que está crescendo rapidamente de organizações que estão usando o Ubuntu.)

As coisas certamente estão ficando interessantes no mercado Linux.

Fonte: //syph0s on Linux

3
Notícias / Shuttleworth investe para melhorar interface Linux
« Online: 12 de Setembro de 2008, 13:47 »
Citar


A Canonical, empresa por trás do Ubuntu Linux, está contratando um time de designers e desenvolvedores para tornar o desktop em software livre mais fácil e mais apelativo ao uso.

O cabeça da Canonical e fundador do Ubuntu, Mark Shuttleworth, disse ontem num post de seu blog que a empresa planeja contratar um time de designers e especialistas em interface de usuário para contribuir não somente na usuabilidade do Ubuntu, mas também nas principais aplicações de software livre.

Shuttleworth disse que a Canonical agora está em posição de conduzir "uma verdadeira mudança no software que é parte do Ubuntu".

Mas, disse Shuttleworth, "se nós simplesmente aparecer com figuras e protótipos e perguntar às pessoas para moldarem seus projetos diferentemente, não consigo imaginar que seja bem recebido!"

Em vez disso, a Canonical está contratando designers que irão "trabalhar no X, OpenGL, GTK, Qt, GNOME e KDE, com um objetivo de fazer algumas das pesadas mudanças necessárias para tornar realidade tais idéias de experiência com desktop".

Estes desenvolvedores contribuirão com as melhorias na interface para os principais projetos conforme eles forem incluídos nos lançamentos futuros do Ubuntu, disse Shuttleworth.

Foi em julho que Shuttleworth levantou o desafio de melhorar a aparência e usuabilidade do Linux. Na OScon, em Oregon, ele disse que os desenvolvedores Linux precisavam melhorar a interface para que ele pudesse "ultrapassar a Apple".

E no início dessa semana, anunciando o Jaunty Jackalope, Shuttleworth disse que o Ubuntu 9.04 deve ser comparável ao tradicionais grandes OS's - Microsoft e Apple.

Fonte: //syph0s on Linux

t+

4
Notícias / Planos do Ubuntu para o Jaunty Jackalope
« Online: 09 de Setembro de 2008, 19:30 »
Citar
O fundador do Ubuntu e presidente da Canonical, Mark Shuttleworth, ontem anunciou seus plano para o Ubuntu 9.04, agora chamado de "Jaunty Jackalope".

Num email para os desenvolvedores na noite passada, Shuttleworth disse: "Conforme nos aproximamos do lançamento do 8.10, é hora de criar espaço para planos futuros, então estou lhes apresentando o Jaunty Jackalope."

Shuttleworth disse que o desafio para o Ubuntu 9.04 está num nível muito alto. "Entramos num ano onde certamente podemos esperar o Ubuntu distribuido em muitos milhões de dispositivos, a consumidores que certamente esperam que a experiência de software seja comparavel àqueles grandes e tradicionais OS's - Microsoft e Apple."

Na semana, a DELL anunciou o novo netbook Inspirion Mini 9 que é distribuído com o Ubuntu pré-instalado. Obviamente, Shuttleworth certamente está contando com mais desses tipos de acordos no ano vindouro.

"É uma oportunidade única para brilhar, e queremos ter certeza que o melhor do melhor de todo o ecossistema open source está refletido no Ubuntu, porque muitas pessoas julgarão o software livre como um todo pelo o que fazemos."

Para continuar lendo acesse: //syph0s on Linux

T+

5
Café com Ubuntu / Nova Lei de Regulamentação de Crimes Virtuais
« Online: 11 de Julho de 2008, 11:39 »
Terei que ser um pouco "áspero", mas acho que é necessário. Ontem, 10 de Junho de 2008, o Senado Federal da Banânia aprovou o substitutivo do PLC 89/2003, mais conhecido como Lei Eduardo Azeredo. Trocando em miúdos, é a lei (necessária, diga-se de passagem) que regulamenta os crimes cibernéticos, para enquadrar n00bs, kiddies, lammers e FDP em geral, que só incomodam e enchem o nosso saco. A intenção aqui não é puxar o saco ou chutar o traseiro de ninguém (leia-se político). O que pretendo é expor a nova lei que será votada, e, se tudo correr normalmente, aprovada.

Peço que façam comentários após leitura de todo conteúdo, ou da parte mais importante (que mostrei a seguir). Peço também (já que não posso mandar, :P ) não façam comentários, como eu, puxando o saco ou chutando o traseiro de ninguém. Repito, não estamos aqui para isso. Vamos a chatice.

“SUBSTITUTIVO
(ao PLS 76/2000, PLS 137/2000 e PLC 89/2003)
 
Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), o Decreto-Lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969 (Código Penal Militar), a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, e a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e a Lei nº 10.446, de 8 de maio de 2002, para tipificar condutas realizadas mediante uso de sistema eletrônico, digital ou similares, de rede de computadores, ou que sejam praticadas contra dispositivos de comunicação ou sistemas informatizados e similares, e dá outras providências.”


Aqui é uma simples introdução, breve descrição e abaixo do título, reparem, vejam que o substitutivo substitui (com redundância) o projeto inicial 89/2003 do Sen. Eduardo Azeredo. Adiante.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art.1º Esta Lei altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), o Decreto-Lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969 (Código Penal Militar), a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, e a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e a Lei nº 10.446, de 8 de maio de 2002, para tipificar condutas realizadas mediante uso de sistema eletrônico, digital ou similares, de rede de computadores, ou que sejam praticadas contra dispositivos de comunicação ou sistemas informatizados e similares, e dá outras providências.


Idem acima. Introdução e descrição.

Art. 2º O Título VIII da Parte Especial do Código Penal fica acrescido do Capítulo IV, assim redigido:

“Capítulo IV
DOS CRIMES CONTRA A SEGURANÇA
DOS SISTEMAS INFORMATIZADOS

Acesso não autorizado a rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado
Art. 285-A. Acessar, mediante violação de segurança, rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, protegidos por expressa restrição de acesso:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Parágrafo único. Se o agente se vale de nome falso ou da utilização de identidade de terceiros para a prática do crime, a pena é aumentada de sexta parte.


Regulamenta o acesso indevido e sem autorização. Ex.: Invasão da rede da sua casa pelo seu vizinho FDP.

Obtenção, transferência ou fornecimento não autorizado de dado ou informação
Art. 285-B. Obter ou transferir, sem autorização ou em desconformidade com autorização do legítimo titular da rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, protegidos por expressa restrição de acesso, dado ou informação neles disponível:
Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Parágrafo único. Se o dado ou informação obtida desautorizadamente é fornecida a terceiros, a pena é aumentada de um terço.


Regulamenta o acesso à informações privadas e/ou sigilosas. Se dar a alguém a pena é aumentada em 1/3. Ex.: Se o mesmo vizinho FDP que invadiu a sua rede, pegou foto de você e sua patroa naquele bem-bom, cana nele. Se ele botar suas fotos na net, mofa mais um pouco.

Ação Penal
Art. 285-C. Nos crimes definidos neste Capítulo somente se procede mediante representação, salvo se o crime é cometido contra a União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos, agências, fundações, autarquias, empresas públicas ou sociedade de economia mista e subsidiárias.”


Só será crime se você processar o meliante. Ex.: Se fosse não processar seu vizinho mãdãfãcãrrrr, por motivo qualquer, ele fica de boa e você é ridicularizado mundialmente. Então já sabe, você deve processá-lo.

Art. 3º O Título I da Parte Especial do Código Penal fica acrescido do seguinte artigo, assim redigido:

“Divulgação ou utilização indevida de informações e dados pessoais
154-A. Divulgar, utilizar, comercializar ou disponibilizar dados e informações pessoais contidas em sistema informatizado com finalidade distinta da que motivou seu registro, salvo nos casos previstos em lei ou mediante expressa anuência da pessoa a que se referem, ou de seu representante legal.
Pena – detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa.
Parágrafo único. Se o agente se vale de nome falso ou da utilização de identidade de terceiros para a prática do crime, a pena é aumentada da sexta parte.”


Regulamenta que a divulgação, utilização comercialização e disponibilização para qualquer fim é crime. Ex.: Aquele mesmo vizinho féladamãe resolveu vender vídeos que você de sua patroa fizeram naquele dia que você não se lembra de tão bêbado que estava.

Art. 4º O caput do art. 163 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal) passa a vigorar com a seguinte redação:

“Dano
Art. 163. Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia ou dado eletrônico alheio:
...”(NR)
Art. 5º O Capítulo IV do Título II da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal) fica acrescido do art. 163-A, assim redigido:

“Inserção ou difusão de código malicioso
Art. 163-A. Inserir ou difundir código malicioso em dispositivo de comunicação, rede de computadores, ou sistema informatizado.
Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.


Regulamenta a destruição de dados de terceiros. Ex.: O seu vizinho, aquele, invadiu seu pc e colocou um bot para enviar spam para meio mundo do viagra e aumente seu Jr..

Inserção ou difusão de código malicioso seguido de dano
§ 1º Se do crime resulta destruição, inutilização, deterioração, alteração, dificultação do funcionamento, ou funcionamento desautorizado pelo legítimo titular, de dispositivo de comunicação, de rede de computadores, ou de sistema informatizado:
Pena – reclusão, de 2(dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
§ 2º Se o agente se vale de nome falso ou da utilização de identidade de terceiros para a prática do crime, a pena é aumentada de sexta parte.”


A mesma coisa do ítem anterior, com que com danos a sua máquina. Ex.: Seu vizinho, desocupado, coloca um bot e ainda, de sacanagem, apaga as suas planilhas que você demorou seis meses para fazer do seu chefe. Resultado: perdeu sua promoção.

Art. 6º O art. 171 do Código Penal passa a vigorar acrescido dos seguintes dispositivos:

“Art. 171  ................................................................................................
§ 2º Nas mesmas penas incorre quem:
...
Estelionato Eletrônico
VII – difunde, por qualquer meio, código malicioso com intuito de facilitar ou permitir acesso indevido à rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado:
§ 3º Se o agente se vale de nome falso ou da utilização de identidade de terceiros para a prática do crime do inciso VII do § 2º deste artigo, a pena é aumentada de sexta parte.”


Regulamente o uso de bots para acesso escusos. Se usar nome de terceiro, pior. Ex.: Seu vizinho invadiu uma máquina para envio de spam, e deixa uma conexão SSH, via putty, para voltar ao acesso com mais facilidade. Como ele não sossega e quer te lascar, ele usa o seu nome.

Art. 7º Os arts. 265 e 266 do Código Penal passam a vigorar com as seguintes redações:

“Atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública
Art. 265. Atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força, calor, informação ou telecomunicação, ou qualquer outro de utilidade pública:
... “(NR)

“Interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático, dispositivo de comunicação, rede de computadores ou sistema informatizado
Art. 266. Interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico, telefônico, telemático, informático, de dispositivo de comunicação, de rede de computadores, de sistema informatizado ou de telecomunicação, assim como impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento:
... “(NR)


Interverir em serviços também é crime. Ex.: Seu vizinho cansou de te f*der, quer ter a sensação do perigo e começar a invadir o provedor de acesso.

Art. 8º O caput do art. 297 do Código Penal passa a vigorar com a seguinte redação:
“Falsificação de dado eletrônico ou  documento público
Art. 297. Falsificar, no todo ou em parte, dado eletrônico ou documento público, ou alterar documento publico verdadeiro:
...”(NR)


Falsificar documentos on-line em parte ou inteiros. Ex.: Sabe aquela planilha do seu chefe?? Pois é, continha dados sigilosos e seu vizinho alterou e divulgou. A empresa faliu e você está desempregado.

Art. 9º O caput do art. 298 do Código Penal passa a vigorar com a seguinte redação:
“Falsificação de dado eletrônico ou documento particular
Art. 298. Falsificar, no todo ou em parte, dado eletrônico ou documento particular ou alterar documento particular verdadeiro:
...”(NR)


Idem acima.

Art. 10. O art. 251  do Capítulo IV do Título V da Parte Especial do Livro I do Decreto-Lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969 (Código Penal Militar),  passa a vigorar acrescido do inciso VI  ao seu § 1º, e do § 4º, com a seguinte redação:

“Art. 251. ...
§ 1º - Nas mesmas penas incorre quem:
...
Estelionato Eletrônico
VI - Difunde, por qualquer meio, código malicioso com o intuito de facilitar ou permitir o acesso indevido a rede de computadores, dispositivo de comunicação ou a sistema informatizado, em prejuízo da administração militar
...
§ 4º - Se o agente se vale de nome falso ou da utilização de identidade de terceiros para a prática do crime, a pena é aumentada da sexta parte.”


Aplicação de bots com a intenção de acessar redes militares. Ex.: Seu vizinho é ninja. Invadiu o quartel onde você serve.

Art. 11. O caput do art. 259 e o caput do art. 262 do Capítulo VII do Título V da Parte Especial do Livro I do Decreto-Lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969 (Código Penal Militar), passam a vigorar com a seguinte redação:

“Dano Simples
Art. 259. Destruir, inutilizar, deteriorar ou faze desaparecer coisa alheia ou dado eletrônico alheio, desde que este esteja sob administração militar:”(NR)
...
...


Regulamenta que danifica dados militares é crime. Ex.: Seu vizinho, o ninja, invade a repartição no quartel que você serve. Você é penalizado e preso.

6
Mais uma entrevista ótima com gente atuante no mundo Linux. Acho importante para todos que conheçam não somente as pessoas envolvidas no mundo ubuntu, mas pessoas que desenvolvem em outras tendências do mundo Linux.

Citar


O Zenwalk é uma das mais promissoras distribuições Linux. Baseada no Slackware, a dstro é leve, simples e estável.

Decidimos fazer algumas perguntas à Jean-Philippe Guillemin, criador do Zenwalk, a respeito de planos e desenvolvimentos futuros desse “Sistema Operacional GNU/Linux”.

Primeiramente, você poderia nos dizer algo sobre você, para uma breve introdução?

Tenho 36 anos, casado e trabalho como Engenheiro de Segurança para a Telindus Corporation. Quando iniciei o projeto Zenwalk costumava mexer com tudo, desde empacotamente, espelhamento, codificação e administração Web. Agora a maioria das tarefas são manejadas pelo time Zenwalk (incluindo projeto de gerenciamento regular). Meu trabalho no Zenwalk está reduzido ao desenvolvimento de ferramentas de administração, configuração do kernel, design do desktop e decisões envolvendo estratégia. Essa organização me permite gastar a maior parte do meu tempo livre em meu hobby principal: guitarra (sou membro dois trios de Jazz), assim como algumas leituras e cuidar da minha família.

Para continuar lendo clique aqui

Fonte: //syph0s

T+

7
Notícias / The Guardian: Entrevista com Mark Shuttleworth
« Online: 02 de Junho de 2008, 13:59 »
Ótima entrevista do chefão da Canonical. Aproveite.

Citar
“Linux é uma plataforma para todos, não somente para especialistas.”



Em 1999, o sul-africano Mark Shuttleworth vendeu sua empresa de internet, a Thawte, que fornecia certificados digitais para websites, por mais de US$500mi. Depois de gastar US$20mi numa viagem pelo espaço, ele iniciou o projeto Ubuntu - nomeado depois de uma palavra africana significar “Hummanidade para os outro”, ou “Sou o que sou pelo que nós somos” - que se tornou a mais popular distribuição GNU/Linux.

Technology Guardian: Quanto a sua viagem ao espaço inspirou o Ubuntu?

Mark Shuttleworth: Ir ao espaço e ver a Terra à distância deixou muito claro quão independente nós somos. Então quis fazer algo que fosse realmente global; software livre é um fenômeno que é realmente global.

TG: Quais são as implicações de escolher esse nome?

MS: Essa é uma plataforma para o povo. O Linux veio de uma tradição de ser uma plataforma para especialistas. Deixamos muito claro o desafio em nosso nome: “Vamos fazer disso algo que possamos dar orgulhosamente  às pessoas que não são apaixonadas por tecnologia.”

Para ler o resto clique aqui

Fonte://syph0s

t+

8
Notícias / Ubuntu e Dell: Um ano depois, as vendas continuam crescendo
« Online: 16 de Abril de 2008, 09:11 »
mais uma notícia boa sobre ubuntu e dell

Citar
Como a Dell Inc. se aproxima do primeiro aniversário das vendas de laptops e desktops com Ubuntu Linux pré-instalados, a empresa continua a expandir seu programa para novos modelos de computadores e mercados.

Em entrevistas no campus da Dell Parmer, no norte de Austin, na semana passada, quatro representantes da Dell disseram que as vendas com Linux pré-instalado são animadoras.

Fonte: //syph0s

Só achei ruim a parte que fala que a empresa não tem prioridade em divulgar suas máquinas com Linux em propagandas especificas para tal. T+

9
Notícias / 9000 PC’s em escolas suíças migrarão para Ubuntu
« Online: 08 de Abril de 2008, 15:21 »
Mais uma boa notícia sobre essa migração de Windows para Linux (Ubuntu nesse caso).

Citar
Iniciando na próxima legislatura, todos os computadores na cidade suíça de Genebra serão migrados para Ubuntu.

O jornal de Genebra Tribune de Geneve noticiou hoje que a partir de Setembro de 2008 todos computadores escolares que atualmente estão rodando Windows e Linux em Dual-boot terão o Windows removido, ficando somente FOSS (Free Open Source Software).

Fonte: //syph0s

Depois da polícia francesa, agora são as escolas suíças... t+

10
Café com Ubuntu / Uma alternativa brasileira ao OLPC
« Online: 15 de MAR?O de 2008, 20:57 »
Vi uma notícia no CNet que uma cidade brasileira do interior de São Paulo desenvolveu uma mesa digital para ser implementadas nas escola como uma "alternativa" ao OLPC. O Projeto é bem audacioso, porém o próprio criador é receioso que o projeto dará certo em cidade grandes e ele é bem mais caro que os laptops. O design é muito legal e roda Linux no bixinho. O texto é bem longo e tem um video do YouTube mostrando como funciona num jornal local.

Eu sou contra a esses projetos por questão de prioridades, porém, reconheço que podem ajudar mas têm coisas mais vitais a serem feitas. Mais detalhes aqui ou no meu blog na assinatura.

Deixem ai suas impressões sobre o projeto e se acham se dará certo. t+

[]'s

11
O Ubuntu Hardy Heron Alpha 6 é o último lançamento alpha para o Ubuntu 8.04. Vamos dar uma olhada em três novos recursos: o novo tema, o utilitário de resolução de tela e o relatime.

Fonte: //syph0s

Na fonte tem tudo mais detalhado. São três novidades. O tema foi discutido aqui mas houve pequenas modificações, o utilitário de resolução de tela é muito bem vindo e a surpresa fica por conta do relatime, tão discutido aqui no forum pelo Hqxriven e parece que por uma força espiritual ou por resultado do brainstorm essa nova melhoria vai dar as caras no 8.04.. é esperar abril e testar a versão final.

12
Notícias / Dois novos temas chegam com o Ubuntu 8.04
« Online: 04 de MAR?O de 2008, 05:42 »
"Não é o completo redesign que foi planejano e cancelado, mas dois novos temas foram adicionados ao Ubuntu 8.04. Os novos temas GTK são o Human-Murrine e Human-Clearlooks. Os ícones Human e o tema do Metacity estão intactos. Atualmente, o Human-Murrine é o padrão no atualizado Ubuntu 8.04.

A característica mais distinta do Human-Murrine é a barra de menu das aplicações sombreada."

Fonte: //syph0s

Não postei a matéria inteira, visto que com as novas regras parece que mudou o metodo de postar notícias, para mais detalhes clique na fonte.

Bem, já que o redesign foi cancelado e adiado para o 8.10, pelo menos é um alento a quem queria ver algo novo na interface..

13
Café com Ubuntu / Linus: 2.6.25-rc2, "Um vencedor"
« Online: 17 de Fevereiro de 2008, 17:22 »
Citar
Ok, este kernel é um vencedor”, assim começou o criador do Linux, Linus Torvalds, brincando ao anunciar o kernel 2.6.25-rc2, que ganhou o nome de “Funky Weasel is Jiggy wit it“. Ele continuou:

Só para mostrar o quanto vencedor ele é, foi-lhe atribuido o cobiçado nome de série “weasel”, que deve lhe dizer o quão bom ele será. Esse é um nome venerado na história do kernel Linux, e como tal, trás de volta os bons tempos, em que se você achar um bug, é quase certo que você cometeu um simples erro, e provavelmente você só fez algo errado. Mas hey, você pode provar que estou errado. Eu te desafio.

Linus passou a descrever algumas das mudanças usando “git dirstat”, “em particular, isso mostra que quase exatamente metade das atualizações são para drivers, com os drivers de rede sendo sozinhos um terço de todo patch. E a metade restante, cerca de metade foram updates na arquitetura, especialmente para o SH.” Ele então observou, “Estou otimista que esse ciclo de lançamento não terá nem perto o esforço que o 24 teve, e é por isso que vou tirar um longo fim de semana e ficar na praia.

Fonte: //syph0s

para mais notícias visite meu blog :)

14
Citar


Artigos sobre a oferta da Microsoft provavelmente estão lhe matando de tédio, mas esse artigo discute um aspecto particular da potencial aquisição, saber seus efeitos sobre os usuários GNU/Linux e BSD. Aqui está uma análise ponto a ponto do impacto, abrangendo muitas das principais questões:

Financimento para o Open Source

A fim de melhorar a sua imagem, o Yahoo! organizou recentemente iniciativas como workshop direcionados para desenvolvedores de software open source. Pense neles como um equivalente distante do Google’s Summer of Code, cujo provê financiamento para projetos de softwares livre como KDE, Wordpress, Drupal e vários outros projetos independentes - projetos que começam como nada mais que uma proposta de um aluno ambicioso de ciência da computação com tempo livre.

A Microsoft vende software para desktop, diferentemente do Yahoo!, que é mais focado em serviços que são fornecidos via internet. Se a Microsoft adquiriro Yahoo!, existirá ao menos um conflito de interesses ou uma situação onde projetos open source recebem finaciamento se, e somente se, eles se basearem na Microsoft, incluindo Windows. O Yahoo que conheciamos não oferecerá o mesmo tratamento para o Software Livre.

Duplicidade se torna convergência

O Yahoo! e a Microsoft oferecem muitos serviços e softwares similares. Há uma abundância de sobreposição. Não faz sentido manter dois produtos competitivos dentro da mesmo compania, então alguma convergência ou descarte é esperado.

Sob o “regime” da Microsoft, por assim dizer, os serviços e softwares do Yahoo! estão sujeitos de piorar para usuários GNU/Linux em vez de melhorar. Devido à escala da compania, há comlicados interesses em jogo. Para começar, pense sobre a a compatibilidade de software com multiplos sistemas operacionais.

Vamos explorar isso ainda mais nos pontos abaixo.

É o apagar das luzes para o LAMP e o BSD?

O Yahoo! é um tanto popular entre quem defende o BSD por que se orgulha de sua implementação, baseada no FreeBSD, em seus servidores. Curiosamente, o Hotmail também rodava FreeBSD em seus servidores antes de ser adquirido pela Microsoft. Acredita-se que o Hotmail foi migrado para tecnologias da Microsft depois da aquisição, mas rumores recentes tendem a negar isso.

A Microsoft pode estar usando Software Livre secretamente? Ela pode de fato esconder essa informação valiosa da opinião pública?

Um fato definitivo, vários sites da Microsoft dependem ou rodam sobre GNU/Linux. Equipamentos de rede, incluindo roteadores em Redmon, tem componentes que rodam Linux embutido. E, a aquisição de US$6 bi pela Microsoft da aQuantive foi um caso de compra de empresas cuja infra-estrutura é baseada em Software Livre. O mesmo vale para a Newsvine, que a Microsoft adquiriu no ano passado.

Então qual será o destino dos servidores próprios do Yahoo!? É difícil dizer, mas é possivel que a troca seja invevitável.

Suporte dos Navegadores

O Yahoo! tem história de ser relativamente hostil ao Linux e algumas vezes hostil com navegadores que não sejam o Internet Explorer. Essa é uma reputação que o Yahoo! simplemente ganhou por si mesmo. Isso nunca melhorará se a aquisição pela Microsoft se materializar? As coisas ficarão ainda piores? Essa última possibilidade parece mais provável.

Silverlight no Yahoo?

O Silverlight é uma nova tecnologia da Microsoft e ela compete diretamente contra o Flash, da Adobe. O Silverlight funciona em Macs, da Apple, e no Windows, mas não em outras plataformas. Um projeto da Novell chamado Moonlight se esforça para preencher essa lacuna para os usuários GNU/Linux e as vezes dá a iusão que o Silverlight é de fato suportado no GNU/Linux. Mas existe limitações na distribuição. Patentes de software também desempenham um papel.

Utilizando suas parceirias e suas próprias propriedades na Web, a Microsoft começou a espalhar lentamente o Silverlight através da Web. O Silverlight agora é até recomendado entras as atualizações do sistema para usuários Windows, juntamente com patches de segurança. O microsoft.com diz ter sido remodelado para Silverlight, cujo objetivo parece tornar essa tecnologia mais generalizada e, portanto, inevitável.

O Yahoo! irá seguir o exemplo se a Microsoft adquiri-lo? O Yahoo! é o site mais visitado da Wen, baseado no rank de tráfico Alexa.

É importante lembrar que o Silverlight pode ser usado para discriminar usuários GNU/Linux, deixando-os longe de alguns sites de várias maneias, ou tornando-os mais sensiveis às ameaças de patentes de software. O moonlight é, afinal, baseado no Mono, que é um clone do .NET, para cujo a Novell para royalties como uma forma de combertura legal.

Políticas de Moderação

Em várias ocasiões no ano passado, o Yahoo! foi acusado de censura contra o software Open Source. O Yahoo! Respostas, por exemplo, rejeitava ou deletava conselhos defendendo o uso de GNU/Linux ou BSD. O Yahoo! se manteve calado por muitos meses antes das reclamações se tornarem grandes. Então responderam a isso dizendo que não se tratava de questão política. Maus moderadores são possivelmente repreendidos.

Não podemos deixar de imaginar que, se o Yahoo! for povoado por empregados da Microsoft ou se o pessoal do Yahoo! servir à Microsoft, ameaças competitivas com o Software Livre serão mal-tratados como nunca.

De acordo com Mary Jo Foley, uma jornalista veterana especializada em negócios da Microsoft, a empresa pode ter sido pega alterando resultados de pesquisas para ajudar ou defender os objetivos do negócio. O Yahoo!, diferentemente da Microsoft, tem sua ferramenta de busca usada por várias pessoas difentes, então censura corporativa, em oposição a politica de censura, é um caminho duvidos para se aproximar. Tolerância e equilíbrio é o que torna a Web mais confável, euquanto o policiamento tem corroído a confiança.

Pistas e Conclusão

Em meio a novos rumores e relatórios não checados que Rupert Murdoch pretende lançar para o Yahoo!, alguém deve pensar sobre o perigo da consolidação. Quando duas empresas colidem ou se juntam, outras são muitas vezes marginalizadas. Isso foi visto justamente semana passada quando a Nokia adquiriu a Trolltech, prejudicando algumas de suas rivais no processo.

A principal vitima aqui, no caso do Yahoo! e da Microsoft se juntarem para ganhar parte do mercado, é o Google. Sendo um dos grandes apoiadores do Linux, o Google merece a defesa contra essa possível aquisição. Além disso, pelas razões listadas acima, os usuários GNU/Linux deveriam perceber que não há nada muito animador nas notícias da semana passada.

Fonte: //syph0s

Para mais notícias visitem meu blog :)

15
Notícias / Novo tema para o Ubuntu 8.04 é adiado.
« Online: 06 de Fevereiro de 2008, 02:04 »
Citar
O tema totalmente novo para o Ubuntu 8.04 foi adiado para o próximo lançamento. O projeto original era ter um novo tema a cada lançamento LTS, começando com o Ubuntu 8.04 Hardy Heron. Agora foi decidido adiar o redesign até o Ubuntu 8.10.

Aqui está a fonte, uma postagem de Kenneth Wimer:

“Muitas das questões básicas já foram respondidas e podemos começar a avançar seriamente - lembre porém, nós não iremos mudar o tema do Hardy radicalmente como é o ultimo do ciclo do LTS (afirmou anteriormente em emails, launchpad blueprints, irc, etc)”

Muitos conceitos de temas podem ser encontrados do wiki Ubuntu Artwork. Abaixo é um dos que foram populares, Gelatin:



O tema do 8.04 não será exatamente o mesmo, existem planos para fazer pequenas melhorias. O trabalho no tema totalmente novo não parou por isso haverá tempo o bastante para torná-lo maravilhoso.

É frustrante não haver um novo tema, deveria ser um dos destaques do lançamento. Basta pensar sobre as muitas outras melhorias que estarão no Ubuntu 8.04, como Firefox 3, PulseAudio, Trasmission e melhores efeitos do Compiz Fusion.

Fonte: //syph0s

acompanhem meu blog para mais notícias :)

Páginas: [1] 2 3