Autor Tópico: formatação de unidade  (Lida 1469 vezes)

Offline vdlyms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
formatação de unidade
« Online: 19 de Julho de 2010, 09:32 »
Bom dia a todos! Faço uso do Ubuntu 10.04 (última versão). Esse sistema está instalado em um hd de 250Gb em uma partição de 125Gb. A outra metade necessito instalar o Windows xp para rodar alguns programas que não rodam no linux. Porém necessito desmontar, formatar e criar o sistema de arquivos ntfs para tal. Não consigo executar esse procedimento, pois não tenho muita experiência com o linux. Como devo proceder para efetuar a instalação do xp?

Offline tambellini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: formatação de unidade
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2010, 11:32 »
Olá se vc for usar o Windows XP apenas para rodar alguns programas eu te aconselho a criar uma máquina virtual dentro do seu Ubuntu.

Eu indico o Virtual Box que é o que eu uso.

Se vc não conhece, uma máquina virtual é um computador dentro do seu computador ou seja você pode rodar o windows xp ao mesmo tempo que vc usa o linux não precisa reiniciar para utilizar o windows, diferentemente de qdo vc tem 2 sistemas instalados no seu computador (Dual boot).

O download do Virtual Box está em http://download.virtualbox.org/virtualbox/3.2.6/virtualbox-3.2_3.2.6-63112~Ubuntu~lucid_i386.deb

Instale e siga os passos que é bem tranquilo para criá-la.

Fazendo isso você não precisa mexer em seu HD e nem correr o risco de fazer uma "cagada" já que vc não possui mta experiência.

Boa sorte


Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: formatação de unidade
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2010, 12:32 »
Tem que instalar primeiramente o XP e depois o Ubuntu, se instalar o XP depois poderá ter problemas com o Boot. Pelo menos para mim não deu certo

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil