Autor Tópico: formatação de unidade  (Lida 1469 vezes)

Offline vdlyms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
formatação de unidade
« Online: 19 de Julho de 2010, 09:32 »
Bom dia a todos! Faço uso do Ubuntu 10.04 (última versão). Esse sistema está instalado em um hd de 250Gb em uma partição de 125Gb. A outra metade necessito instalar o Windows xp para rodar alguns programas que não rodam no linux. Porém necessito desmontar, formatar e criar o sistema de arquivos ntfs para tal. Não consigo executar esse procedimento, pois não tenho muita experiência com o linux. Como devo proceder para efetuar a instalação do xp?

Offline tambellini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: formatação de unidade
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2010, 11:32 »
Olá se vc for usar o Windows XP apenas para rodar alguns programas eu te aconselho a criar uma máquina virtual dentro do seu Ubuntu.

Eu indico o Virtual Box que é o que eu uso.

Se vc não conhece, uma máquina virtual é um computador dentro do seu computador ou seja você pode rodar o windows xp ao mesmo tempo que vc usa o linux não precisa reiniciar para utilizar o windows, diferentemente de qdo vc tem 2 sistemas instalados no seu computador (Dual boot).

O download do Virtual Box está em http://download.virtualbox.org/virtualbox/3.2.6/virtualbox-3.2_3.2.6-63112~Ubuntu~lucid_i386.deb

Instale e siga os passos que é bem tranquilo para criá-la.

Fazendo isso você não precisa mexer em seu HD e nem correr o risco de fazer uma "cagada" já que vc não possui mta experiência.

Boa sorte


Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: formatação de unidade
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2010, 12:32 »
Tem que instalar primeiramente o XP e depois o Ubuntu, se instalar o XP depois poderá ter problemas com o Boot. Pelo menos para mim não deu certo

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: formatação de unidade
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2010, 15:42 »
Recomendo que faça um backup antes de qualquer coisa. Depois disso, comece do zero, formatando todo o HD.

É mais trabalhoso, mas é mais fácil.

clodoaldops

  • Visitante
Re: formatação de unidade
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2010, 16:28 »
Eu faria o seguinte:
1-faria uma copia do meu ubuntu atualizado e gravaria um live-dvd...usando o remastersys
2-faria backup de meus arquivos importantes em dvd ou hd externo
2-formataria todo hd
3-instalaria o xp... algumas horas p/ isso
4-testaria xp instalado e adicioanar os programas extras necessarios
5-instalaria meu remaster do ubuntu em menos de 40minutos

Comigo sempre funcionou!

Outra alternativa...usada pelos mais experientes...seria montar um partição ntfs de 125gb na parte nãousada do seu hd usando o gparted...inatalar xp na nova partição ntfs... recuperar o grun2 do ubuntu após instalaçao do xp

Mas em ambos os casos não bobeie: faça backup de seus arkivos... pois vai que...

Offline sot-legend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: formatação de unidade
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2010, 17:01 »
Use o GParted

Código: [Selecionar]
apt-get install gparted

depois só executá-lo pelo terminal mesmo

Código: [Selecionar]
gparted

é muito simples de usá-lo, tem dor de cabeça nenhuma =]
espero ter ajudado.
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: formatação de unidade
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2010, 17:33 »
Posso dizer o que eu faria:

Primeiro copiar a pasta "meus documentos" do Win XP, se for pouca coisa, pode ser em um pen drive.
Alguns programas gravam configurações em "C:\arquivos de programas" deve verificar quais programas usa e em que pasta são salvos.
Deve verificar os favoritos do navegador para salvar o conteúdo da pasta.

Faça uma lista dos programas do Win XP pois terá que instalar novamente (veja se não tem equivalente para Linux ou rodam via Wine)

Depois nestas medidas, formataria o HD em baixo nível (zero fill), para informar a memória do HD onde estão os erros e Bad block (se houver)

Depois use Gparted para fazer as partições.