Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2365206 vezes)

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2355 Online: 07 de Agosto de 2010, 17:44 »
Olá meu caro Galactus,
eu já resolvi o problema dando um boot em modo de recuperação pelo DVD do 10.04LTS e mandei reparar...
Embora continue com o 9.10, na inicialização aparece aquela tela rosado do 10.04 mas isso em nada atrapalha...
Deixei assim mesmo...
Após dar o boot pelo DVD do 10.04 LTS, mandei reparar sistema defeituoso e ele passou um tempão reparando...
Após o término, um novo boot e tudo voltou a funcionar...
A única coisa que achei estranho é quando mandei atualizar pelo gerenciador de atualização, ele começa a atualização e parece que que dá algum erro pois simplesmente volta à tela do inicio da atualização...
Mas, não estou preocupado com isso ainda... Quando tiver mais tempo tentarei corrigir isso...
Nesse note eu não estou usando o Omnislash!!!

[]'s,

Silva.
Resolvido!!!


Olá meu caro Riven e demais membros do forum,
hoje tenho um problema no note da minha filha que roda Ubuntu 9.10 e não me lembro qual o kernel que estava nele...
A mensagem de erro é:"kernel panic - syncing: VFS: unable to mount root fs
Estou tentando inicializar por um outro kernel mais antigo e recebo tambem muitas msgs de erro... Um deles chega iniciar a carga do gdm mas, para numa msg dizendo que está o estado da bateria...
Já tive este problema antes com o omnislash após instalar o 10.04 e resolvi com a dica:
"
Usando um outro kernel...

sudo mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.34-omnislash1.4.4 /lib/modules/2.6.34-omnislash1.4.4

Depois

sudo update-grub".
Mas desta vez, eu nem sei o que aconteceu para causar tal falha...
Qualquer dica será bem vinda como sempre...
Agradeço antecipadamente!!!

[]'s,

Silva.


Você instalou o Omnislash no 9.10, certo?  A mensagem de erro que deixei em negrito é um erro na montagem do sistema de arquivos da pasta raiz "/"!  No caso você  está usando qual sistema de arquivos no 9.10? Geralmente resolve se você compilar o sistema de arquivos em questão dentro do Kernel Omnislash ao invés de módulo!  

Quanto aos outros erros, sua dúvida está muito genérica! Qual o kernel utilizado? Qual o erro reportado em cada "kernel antigo"?
« Última modificação: 07 de Agosto de 2010, 17:55 por py8elo »
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2356 Online: 08 de Agosto de 2010, 16:11 »
Consegui! \:D/

Agora sim, Omnislash com LZMA.
Primeiramente, fiz uma coisa que já deveria ter feito, que era explorar o site do grml.org, de onde saiu não só o kernel que funciona o LZMA quanto o squashfs que compacta ele. Felizmente (muito felizmente mesmo) o projeto é bem documentado, e os patches estavam descritos lá:
http://git.grml.org/?p=grml-kernel.git;a=blob;f=2.6.33/README;hb=HEAD

Baixei os patches que me interessavam e, sabendo que eram muito antigos, fui fazendo manualmente. Basicamente os arquivos alterados ficam em crypto, lib e em fs/squashfs. Tudo que estava fora da squashfs eu consegui implementar perfeitamente. Nesta pasta tinha dois arquivos que eu não consegui porque eram muito diferentes: o block.c e o super.c. Tentei alterar a medida do possível, mas na hora da compilação deu erro. Tomei, então, uma medida ousada. Peguei a pasta squashfs inteira do source do grml e substituí. E não é que deu certo?  :o

Agora eu posso finalmente adotar o kernel na distro que eu ajudo a desenvolver. Só terei que mudar o nome porque é uma versão educacional, mas no índice dos pacotes colocarei a referência deste tópico e os créditos ao HQX.  ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2357 Online: 08 de Agosto de 2010, 17:23 »
Consegui! \:D/

Agora sim, Omnislash com LZMA.
Primeiramente, fiz uma coisa que já deveria ter feito, que era explorar o site do grml.org, de onde saiu não só o kernel que funciona o LZMA quanto o squashfs que compacta ele. Felizmente (muito felizmente mesmo) o projeto é bem documentado, e os patches estavam descritos lá:
http://git.grml.org/?p=grml-kernel.git;a=blob;f=2.6.33/README;hb=HEAD

Baixei os patches que me interessavam e, sabendo que eram muito antigos, fui fazendo manualmente. Basicamente os arquivos alterados ficam em crypto, lib e em fs/squashfs. Tudo que estava fora da squashfs eu consegui implementar perfeitamente. Nesta pasta tinha dois arquivos que eu não consegui porque eram muito diferentes: o block.c e o super.c. Tentei alterar a medida do possível, mas na hora da compilação deu erro. Tomei, então, uma medida ousada. Peguei a pasta squashfs inteira do source do grml e substituí. E não é que deu certo?  :o

Agora eu posso finalmente adotar o kernel na distro que eu ajudo a desenvolver. Só terei que mudar o nome porque é uma versão educacional, mas no índice dos pacotes colocarei a referência deste tópico e os créditos ao HQX.  ;)

Até que enfim!!!!

Ufa!!  Esse parto foi difícil mesmo!  :P

Rapaz e agora?  Vai mandar isso para o Hqx colcoar isso no Omnilash?

E o camarada da china? Ajudou em alguma coisa os patch dele? Fiquei de avisar se tivesse sucesso!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2358 Online: 08 de Agosto de 2010, 19:42 »
PARABÉNS! mesmo sem saber o que você queria fazer exatamente, você foi persistente hein!!!

agora só uma pergunta, pq LZMA? o que isso tem de diferente, que benefícios traz. Enfim, qual a diferença?   :-X

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2359 Online: 08 de Agosto de 2010, 20:47 »
PARABÉNS! mesmo sem saber o que você queria fazer exatamente, você foi persistente hein!!!

agora só uma pergunta, pq LZMA? o que isso tem de diferente, que benefícios traz. Enfim, qual a diferença?   :-X

A diferença é essa:


50 MB a menos.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2360 Online: 09 de Agosto de 2010, 02:40 »

Até que enfim!!!!

Ufa!!  Esse parto foi difícil mesmo!  :P

Rapaz e agora?  Vai mandar isso para o Hqx colcoar isso no Omnilash?

E o camarada da china? Ajudou em alguma coisa os patch dele? Fiquei de avisar se tivesse sucesso!
Na verdade não, mas eu te agradeço mesmo assim. O que vc fez foi "ninja". Jamais esperava uma resposta deles.
Bem que eu queria que funcionasse, pois o squashfs-lzma 3x compacta ainda mais que o 4 (vai entender). Mas parece que o patch da China só funcionava no kernel 2.6.32-22, e eu até agora não sei como eles fizeram para funcionar, pois me parece essa versão só funcionava do 29 para trás (no site oficial o patch é para o 27).


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2361 Online: 09 de Agosto de 2010, 03:04 »
50 MB a menos em uma iso dá para por bastante coisa...

Parabéns pela persistência!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2362 Online: 09 de Agosto de 2010, 03:24 »
50 MB a menos em uma iso dá para por bastante coisa...

Parabéns pela persistência!!

Olha, nesse mato ainda tem cachorro. Resolvi recompilar usando a sua config (eu havia usado a config do kernel grml) e percebi muitas diferenças. O vmlinuz por exemplo, usando as suas configs fica com 2 MB, enquanto o outro fica com 3 MB. Já a initrd sua ficava com 10 MB nesses testes onde só tem o sistema puro, sem plymouth nem módulos extras. A do grml fica com 11 MB. Resultado, fiz o teste com o mesmo source, mudando apenas o config, coloquei no live e não funcionou. Gostaria de dar uma olhada na config para tentar descobrir a diferença?

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2363 Online: 11 de Agosto de 2010, 01:07 »
Consegui! \:D/

Agora sim, Omnislash com LZMA.

Agora to na torcida pro hqx botar ele de vez no omnislash...
Aliás ele também podia soltar o ratio daquelas opções doidonas (de 2.000 prá cima)
Eu usei o do ck com 10.000 no note e ficou muito bala!
Mas só prá teste que ele consome a bateria que é uma belezura, rsrsrsrsrsrs!
Mas para um Desktop parrudo de hj em dia, pq não?
E com o lzma a gente pode ter um kernel menor ainda e montar um live-usb já pensaram?

To até pensando em testar no dreamlinux 4 que tá muito lindo e roda bem esperto, em parte por causa do uso do xfce
É só botar talvez alguma ferramenta que eu goste ou algo a mais e zap, uma distro rodando que é uma bala (kernel omnislash a 10.000) num mísero pen de 1 ou 2 Gb atrulhado de programas, ideal até prá usar para uma navegada em alguma máquina remota ou fazer um trabalhoi da facult numa lata velha qualquer (P4 prá cima né) e com um espaço mínimo prá salvar alguns arquivos caso fique off-line

Taí um belo projeto não?
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2364 Online: 11 de Agosto de 2010, 10:24 »
MSXManiac, 10000 é loucura total! 2000 já é demais, quanto mais 10000!

Isso só serviria se você fosse um usuário mono-tarefa! Já tentou usar um sistema multi-tarefa com 10000? Ao invés da rapidez vai é ficar travando tudo! Ainda mais com o kernel do Hqx com BFQ!  Deixa o HQ comentar aí depois, mas acredito que não ia ficar nada bom!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2365 Online: 11 de Agosto de 2010, 12:47 »
MSXManiac, 10000 é loucura total! 2000 já é demais, quanto mais 10000!

Isso só serviria se você fosse um usuário mono-tarefa! Já tentou usar um sistema multi-tarefa com 10000? Ao invés da rapidez vai é ficar travando tudo! Ainda mais com o kernel do Hqx com BFQ!  Deixa o HQ comentar aí depois, mas acredito que não ia ficar nada bom!

depende... se vc tiver aquele PC 18.000 dólares, que contam com 2 i7 980x + 96GB de memória RAM acho que 10.000 num pesa não ahuahuahuhauhah
afinal são 12 núcleos físicos e 24 virtuais né!  :P

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2366 Online: 11 de Agosto de 2010, 19:51 »
Citar
Então vc vai ter ir no site do fabricante e baixar e instalar e compilar o driver da mesma forma que vc faz no debian
Então quando é instalado o novo kernel ele não vai reconhecer a placa de rede? E os drivers que se baixa do site do Debian/Sidux não funcionam? Tem que ser do site do fabricante?

Offline geleka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2367 Online: 11 de Agosto de 2010, 23:14 »
mestre HQ estou procurando porem n achei como instalar o drive wifi

pelo proprio ubuntu eu instalo o Broadcom  STA

porem quando dou o boot com seu kernel o wifi n eh ativado , ja tentei o modproble wl , mas n ativou , eu sei que vc fala sobre compliar ,mas eu n conssigo poderia me dar uma luz  ??

informação sobre placa

Network controller: Broadcom Corporation BCM4311 802.11b/g WLAN (rev 02)




esse jogo eh soda!!!!\\/\\/\\/\\/\\/\\/\\/

Editado pela moderação

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2368 Online: 13 de Agosto de 2010, 11:30 »
Citar
mestre HQ estou procurando porem n achei como instalar o drive wifi

pelo proprio ubuntu eu instalo o Broadcom  STA

porem quando dou o boot com seu kernel o wifi n eh ativado , ja tentei o modproble wl , mas n ativou , eu sei que vc fala sobre compliar ,mas eu n conssigo poderia me dar uma luz  ??

informação sobre placa

Network controller: Broadcom Corporation BCM4311 802.11b/g WLAN (rev 02)

Sabia que alguma hora alguém iria aparecer...

Simples é incompatível com o 2.6.34

Porém...

http://www.broadcom.com/docs/linux_sta/sta_5.60.48.36_2.6.34_multicast_kernel_patch.zip

Galera é melhor eu ir avisando...

Vou me afastar do fórum por uns tempos devido a alguns problemas pessoais.

Por enquanto vou deixar o projeto congelado até ter algum tempo de qualidade novamente disponível para ele.

Espero que dê tudo certo para vcs!!

Tenham um Bom dia e Obrigado a todos!!

Henrique
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline geleka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2369 Online: 13 de Agosto de 2010, 19:47 »
grande mestre hq pra vc deve ser obvio o uso desse patch, porem pra um iniciante qual o procedimento  ???
esse jogo eh soda!!!!\\/\\/\\/\\/\\/\\/\\/

Editado pela moderação