Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2369775 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3705 Online: 09 de Abril de 2011, 17:46 »
@Alyscom o que eu sei lhe dizer é que usar o sistema de arquivos JFS ajudaria bastante, ainda mais com as dicas do Galactus para tuna-lo. Procura no Dicas e Truques que por "Tunando JFS" que você acha rapidinho. Outra coisa a fazer seria usar o OpenBox no lugar do metacity.
De resto seria remover entradas inuteis no kernel na hora de compilar, e deixa-lo o mais enxuto possível.


Mudando de assunto, alguém já testou o kernel 2.6.38 generic do ubuntu 11.04?
Instalei o 11.04 na minha máquina e digo que comparando com o sistema 10.04 usando o kernel generic 2.6.32 tem um grande avanço em termos de velocidade de resposta.
Oi Gunss, o net etm apenas 4gb de HD, sera que não tem problema em fazer isso? Digo, usar o sistema de arquivos jfs?

Olha só, ao invés de instalar o Openbox, pcmanfm e etc(ficar mexendo noque eu não sei...). Eu vou instalar uma distro com tudo isso já pronto, MadBox, conhece? Pelo que vi é mais leve que o Lubuntu! :)

Eu tenho algumas dicas que o Galactus me passou um tempo atras por mp sobre algumas configurações, porem eu estou perdido é na configuração do kernel! :S
Esses patch's que vocês estão usando(BFS, CFQ, JFS, etc.) Já não esta incluido no kernel Omnislash? ???
Poderiam me passar esses patch's? Procurei pelo sistema de busca do google e do fórum e não consegui encontrar nada! só o ureadahead, mas esse eu já possuo e tenho instalado aqui! :)



Não vejo problema em usar o JFS. Eu não conheço esse MadBox então prefiro não opinar  :P
Sobre esse esquema de BFS + BFQ + sopinha de letras vamos por parte.
O BFS é um agendador da CPU, ele gerencia o tempo de uso por cada programa na CPU.
O BFQ faz o mesmo só que no HD.

O Galactus realmente é o melhor aqui sobre tunar máquinas mais desprovidas de tutano  ;D
Vou pesquisar aqui, qualquer novidade ou tutorial posto aqui.

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3706 Online: 09 de Abril de 2011, 18:00 »
@Alyscom o que eu sei lhe dizer é que usar o sistema de arquivos JFS ajudaria bastante, ainda mais com as dicas do Galactus para tuna-lo. Procura no Dicas e Truques que por "Tunando JFS" que você acha rapidinho. Outra coisa a fazer seria usar o OpenBox no lugar do metacity.
De resto seria remover entradas inuteis no kernel na hora de compilar, e deixa-lo o mais enxuto possível.


Mudando de assunto, alguém já testou o kernel 2.6.38 generic do ubuntu 11.04?
Instalei o 11.04 na minha máquina e digo que comparando com o sistema 10.04 usando o kernel generic 2.6.32 tem um grande avanço em termos de velocidade de resposta.
Oi Gunss, o net etm apenas 4gb de HD, sera que não tem problema em fazer isso? Digo, usar o sistema de arquivos jfs?

Olha só, ao invés de instalar o Openbox, pcmanfm e etc(ficar mexendo noque eu não sei...). Eu vou instalar uma distro com tudo isso já pronto, MadBox, conhece? Pelo que vi é mais leve que o Lubuntu! :)

Eu tenho algumas dicas que o Galactus me passou um tempo atras por mp sobre algumas configurações, porem eu estou perdido é na configuração do kernel! :S
Esses patch's que vocês estão usando(BFS, CFQ, JFS, etc.) Já não esta incluido no kernel Omnislash? ???
Poderiam me passar esses patch's? Procurei pelo sistema de busca do google e do fórum e não consegui encontrar nada! só o ureadahead, mas esse eu já possuo e tenho instalado aqui! :)



BFS: http://ck.kolivas.org/patches/bfs/2.6.38/
BFQ: http://algo.ing.unimo.it/people/paolo/disk_sched/patches/2.6.38/
Aqui mais patchs do carinha que faz o BFS, uso alguns (ck1, cpufreq-bfs_tweaks, sched-add-above-background-load-function, mm-idleprio_prio-1)
http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/people/ck/patches/2.6/2.6.38/2.6.38-ck1/


ali falaram que o BFQ puxa muito do HD, concordo, uso notebook, meu HD tem 5200 RPM e o consumo dele fica sempre em 100%, isso pode deixar ele lento se tu tá navegando e usando o deluge (torrent), já que tu escreve/lê muito enquanto ele executa, ans ultimas compilações nào usei ele mais não.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3707 Online: 09 de Abril de 2011, 18:06 »
BFQ com HD de 5200RPM é suicídio. Talvez até o CFQ fique lento.

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3708 Online: 09 de Abril de 2011, 19:27 »
Consegui instalar o driver da ATI no 2.6.38...
Nao é o driver da ATI na real, é o que oferecido pelo jockey-gtk, mas já tá valendo (sempre usei esse).

1 - remova qualquer instalação antiga de drivers da ati:
Código: [Selecionar]
$ cd /usr/share/ati
# ./fglrx-uninstall.sh --force

Reinicie o computador.


2 - Agora, instale a versão do flgrx do repositório do ubuntu:
Código: [Selecionar]
# gedit /etc/apt/sources.list
Adicione a linha:
Código: [Selecionar]
deb http://mirror.pnl.gov/ubuntu/ natty main restricted
Atualize a lista de pacotes e reinstale o fglrx:
Código: [Selecionar]
# apt-get update
# apt-get install --reinstall fglrx

3 - Instale o driver usando o jockey-gtk:
Código: [Selecionar]
# jockey-gtkSelecione o driver da ATI, clique em ativar, espere instalar, agora só reiniciar.

Rode um
Código: [Selecionar]
glxinfo | grep OpenGL pra ver se funcionou certinho

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3709 Online: 09 de Abril de 2011, 21:13 »
Vampire
Valeu pelo link.

Eu achei um patch pra instalação do driver de video no 2.6.38, veja: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1672882
Tenta ai você.
Eu tentei reinstalar o fglrx e agora não consigo instalar mais :p

Aqui o tutorial funcionou direitinho, mas como eu estou usando o 10.04, tive de baixar manualmente dos repositórios do Natty o pacote dh-modaliases para gerar os pacotes.

Mas já vou tirar o driver e voltar para o nativo, porque com o proprietário minha saída HDMI não funciona.
Instalei só para ver se um BluRay mkv ficava bom aqui, e continuou a mesma coisa, congelando na exibição. Acho que vou ter de fazer uma compilação bem seletiva nesse meu note  :-\

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3710 Online: 09 de Abril de 2011, 23:01 »
Eai
Bah! O madbox rodou lisinho no netbook!! Porem não consegui instalar!! :-\

Alguém ai testou o 2.6.38.2-sched-bfs-400.patch? Precisa da versão 2.6.38.2 do kernel?
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3711 Online: 10 de Abril de 2011, 00:01 »
Eai
Bah! O madbox rodou lisinho no netbook!! Porem não consegui instalar!! :-\

Alguém ai testou o 2.6.38.2-sched-bfs-400.patch? Precisa da versão 2.6.38.2 do kernel?


Eu estou esperando ele lançar uma versão estável. Acho que chegou  ;D
Essa semana eu testo.

Ah, o CK colocou um programa que mede a latencia do sistema, consegui fazer ele sair de 5.000 micro segundos até 1.000.000 micro segundos só usando o lrzip... eita safado pra consumir.
« Última modificação: 10 de Abril de 2011, 00:26 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3712 Online: 10 de Abril de 2011, 08:15 »
Também sem querer ensinar o padre a rezar missa, se você tiver um sistema 32 bits instalado no seu i7, dá para compilar o kernel em 32 bits. É assim que eu compilo o do Lineduc. No caso eu não tenho nem o sistema instalado. Uso debootstrap+chroot.

Eu realmente queria que você narrasse como foi porque pretendo começar minha aventura no K6. O grande desafio será instalar o Lubuntu nele primeiro, para depois fazer a compilação. Imagino quantas horas ele irá trabalhar.

Realmente eu não sabia da possibilidade do debootstrap+chroot!  Eu acabo compilando em um sistema 32bits ou 64bits mesmo!

Quanto a receita de bolo que o hiltongil se refere, acho que o vou dizer agora vai servir para ele, para o vampire e o Alyscom!

Dependendo do "nível" de antigüidade da máquina em questão, não dá pra usar o live-cd ou até mesmo o Alternate Install CD! Até 256MB de RAM eu tento usar o Live-CD, entre 128 e 256MB de RAM eu tento o Alternate Install. Menos que isso eu parto logo para o Minimal CD Image, que seria o equivalente ao Netinstall do Debian!

Vocês acham ele aqui: https://help.ubuntu.com/community/Installation/MinimalCD

No alyscom ainda tem espaço para usar o Live-CD, o problema está no espaço em disco para o sistema. No seu caso vampire, eu partiria logo para o Minimal CD Image!  Foi o que eu fiz na minha máquina do trabalho, no caso do P4 eu usei primeiro o Live-CD!

Ooops!  Primeiro eu não usei nenhum desses CDs de instalação!  ;D

Eu explico!  Primeiro tem que preperar o sistema de arquivos né!  ;)

Eu gosto de usar o Parted Magic para isso!  É só usar o Tutorial do JFS: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=74313.0

Depois seja lá qual for a mídia escolhida para instalação, vocês apenas apontam a partição, não formatam nada!

Para quem preferir o Mininal Cd Image, logo vai descobrir que o Ubuntu tem muito mais dependências que o Debian, e muitas vezes é melhor deixar ele instalar tudo e depois remover o que você não usa, isso simplesmente porque as vezes alguns serviços dele não funcionam de maneira alguma se não instalar as dependências que a equipe assim programou, mesmo que ele não precise dela!  É o caso do gerenciamento de rede!

Terminada a instalação, removam tudo o que não forem usar, desliguem serviços desnecessários com o rcconf e só então eu parto para a compilação do kernel customizado!



Na hora de compilar o kernel, para máquinas jurássicas, sempre usar o CFQ e nunca o BFQ!  Se a máquina for mais nova, até pode usar o BFQ, mas vai ter que pegar leve com o Trio Maravilha! Deu pra usar BFS + BFQ num Celeron 2.8Ghz de um amigo com HD de 5200rpm!

A regra básica na hora do menuconfig é: Hardware da máquina dentro do kernel, hardware que não pertence a máquina fora do kernel! Usem a dica do Gentoo! 

Tem mais algumas coisas pra fazer, mas só isso já tem bastante serviço para vocês!  ;D
« Última modificação: 10 de Abril de 2011, 08:22 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline FuhFuh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3713 Online: 10 de Abril de 2011, 08:27 »
Instalei este Kernel no Ubuntu 10.04 e realmente aumentou a performance :)

Parabéns a quem perdeu tempo a fazer isto, ajudou muito
Ubuntu 10.04 32 Bits - Kernel Omnislash

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3714 Online: 10 de Abril de 2011, 10:37 »
Instalei este Kernel no Ubuntu 10.04 e realmente aumentou a performance :)

Parabéns a quem perdeu tempo a fazer isto, ajudou muito

Recompilar o Kernel não é perda de tempo, muitas vezes é ganho. É como diz a frase é melhor perder 1 hora organizando para ganhar 3 depois. (A frase não é bem essa, mas é parecida :D)
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline FuhFuh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3715 Online: 10 de Abril de 2011, 12:35 »
Actualmente tenho instalado este kernel no Ubuntu 10.04, se futuramente quiser instalar no ubuntu 11.04 será possível?
Ubuntu 10.04 32 Bits - Kernel Omnislash

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3716 Online: 10 de Abril de 2011, 13:04 »
Actualmente tenho instalado este kernel no Ubuntu 10.04, se futuramente quiser instalar no ubuntu 11.04 será possível?
Sim.
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3717 Online: 10 de Abril de 2011, 14:57 »

Realmente eu não sabia da possibilidade do debootstrap+chroot!  Eu acabo compilando em um sistema 32bits ou 64bits mesmo!

Quanto a receita de bolo que o hiltongil se refere, acho que o vou dizer agora vai servir para ele, para o vampire e o Alyscom!

Dependendo do "nível" de antigüidade da máquina em questão, não dá pra usar o live-cd ou até mesmo o Alternate Install CD! Até 256MB de RAM eu tento usar o Live-CD, entre 128 e 256MB de RAM eu tento o Alternate Install. Menos que isso eu parto logo para o Minimal CD Image, que seria o equivalente ao Netinstall do Debian!

Vocês acham ele aqui: https://help.ubuntu.com/community/Installation/MinimalCD

No alyscom ainda tem espaço para usar o Live-CD, o problema está no espaço em disco para o sistema. No seu caso vampire, eu partiria logo para o Minimal CD Image!  Foi o que eu fiz na minha máquina do trabalho, no caso do P4 eu usei primeiro o Live-CD!

Ooops!  Primeiro eu não usei nenhum desses CDs de instalação!  ;D

Eu explico!  Primeiro tem que preperar o sistema de arquivos né!  ;)

Eu gosto de usar o Parted Magic para isso!  É só usar o Tutorial do JFS: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=74313.0

Depois seja lá qual for a mídia escolhida para instalação, vocês apenas apontam a partição, não formatam nada!

Para quem preferir o Mininal Cd Image, logo vai descobrir que o Ubuntu tem muito mais dependências que o Debian, e muitas vezes é melhor deixar ele instalar tudo e depois remover o que você não usa, isso simplesmente porque as vezes alguns serviços dele não funcionam de maneira alguma se não instalar as dependências que a equipe assim programou, mesmo que ele não precise dela!  É o caso do gerenciamento de rede!

Terminada a instalação, removam tudo o que não forem usar, desliguem serviços desnecessários com o rcconf e só então eu parto para a compilação do kernel customizado!



Na hora de compilar o kernel, para máquinas jurássicas, sempre usar o CFQ e nunca o BFQ!  Se a máquina for mais nova, até pode usar o BFQ, mas vai ter que pegar leve com o Trio Maravilha! Deu pra usar BFS + BFQ num Celeron 2.8Ghz de um amigo com HD de 5200rpm!

A regra básica na hora do menuconfig é: Hardware da máquina dentro do kernel, hardware que não pertence a máquina fora do kernel! Usem a dica do Gentoo!  

Tem mais algumas coisas pra fazer, mas só isso já tem bastante serviço para vocês!  ;D


Aproveitando a deixa, para quem não conhece existe um script muito bom que "junta" várias isos num CD só. Ideal para não ficar queimando um monte de CDs. É o MultiCD:
http://multicd.tuxfamily.org/

Acabei de gerar um CD com o GParted Live + Hiren's + Slitaz + Succi + minicd 10.04.

E aqui, mais algumas dicas de especificação do hardware. Confesso que nunca havia ligado para essa página:
http://blog.avirtualhome.com/2010/04/17/configuration-tips-for-the-ubuntu-lucid-kernel/

Eu prefiro usar a versão alternate porque o repositório se encontra no próprio CD. Mas como eu tenho o repositório inteiro do 10.04 baixado no HD, a instalação a partir do mini pode ser vantajosa.
Aqui no fórum há algumas dicas de instalação mínima:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,63043.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,44256.0.html

Sabendo o que o sistema precisa, é mais fácil instalar o que quiser do que instalar o metapacote -desktop e remover o que não precisa depois. O Lineduc foi feito assim.

Mais tarde vou testar o CD que fiz, até porque agora estou muito curioso. Vejam o que apareceu quando eu tentei rodar o Lubuntu Live no K6:


Edit: publicação gigante sobre o BFS 400, no blog:
http://ck-hack.blogspot.com/

Não entendo patavinas. Quem puder comentar, agradeço  ;)
« Última modificação: 10 de Abril de 2011, 15:17 por vampire_thunder »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3718 Online: 10 de Abril de 2011, 17:39 »
vampire, o kolivas afirma que o BFS 400 nada mais é do que a versão 376 renomeada após mudanças cosméticas!

Resumidamente, ele fala da necessidade de alteração do BFS frente ao uso cada vez maior do Governor Ondemand na maioria das distros! Com essa nova versão ele diz ter atingido um ótimo desempenho com o Governor Ondemand, próximo ao Performance, e que usuários que possuem CPUs com vários núcleos se beneficiarão ainda mais com essa nova versão do BFS!

Ele tenta explicar de maneira trivial como ele consegue esse resultado com medidas simples e evitando coisas que ele nunca quis colocar no BFS, tudo muito técnico mas explicado de forma "popular"!

Eu já havia notado o comportamento da CPU que ele comenta no tópico! Em máquinas com poder de processamento de sobra, mesmo em um dual core, usando o Governor Ondemand, apenas um núcleo trabalha, enquanto o outro fica em "idle" ( em espera). Mesmo quando você exige um pouco mais do processador (mas ainda sobra "força" que pode ser utilizada), a carga não é dividida entre os dois núcleos. Ele aumenta a carga de um dos processadores ou alterna a carga entre eles!  Apenas quando o "calo" aperta é que os dois núcleos passam a ser exigidos realmente!

O que ele afirma ter conseguido foi ter acabado com esse aparente "problema" com medidas simples evitando usar heurística no BFS!  Não me pergunte o que é essa heurística! Sempre fui péssimo em matemárica!  ;D

O que nos importa na prática é que ele afirma que com essas medidas simples, a latência do sistema continua baixa e os processos são melhor distribuídos entre as CPUs; com isso aumentando o desempenho sem aumentar o consumo de energia!

Novamente ele deixa claro que os possuídores de CPUs "tora" da Intel serão os que terão maior proveito! Que prefira usar "Performance" no governor desses processadores!  Será que eu fiquei feliz com isso?  ;D ;D ;D

Ao final ele agradece aos testadores de plantão e ao retorno que a turma dos servidores vem dando a ele no uso do BFS em servidores!  Há sim, ele também fala que não colocou nada em relação ao CGroups por não ter tempo e nem ser do interesse dele mexer com o CGroups!

O resumo da síntese seria isso vampire!

Edit 1:

Vampire, quanto ao K6, eu acho que não vai ter kernel do Ubuntu compatível com ele!  Não um kernel moderno! Lembro que a Canonical avisou que iria retirar o suporte a processadores velhos demais!  Não seria o caso de usar uma distro diminuta, digo, mais voltada para o k6 como o Lucid Puppy?
« Última modificação: 10 de Abril de 2011, 17:41 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3719 Online: 11 de Abril de 2011, 01:41 »
Bah, valeu mesmo pela ajuda ae! :D
Stivekx, pelos patch's
galactus, pela 'receita de bolo'
vampire_thunder, pelo link das especificações

[]'s
O álcool é o photoshop da vida real