Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - rsmb

Páginas: [1] 2 3 ... 17
1
Esse KDuXP é no mínimo vergonhoso para a comunidade GNU/Linux. E não me venham falar de liberdade.

Como alguém pode ter uma mente tão insana a ponto de distribuir uma remasterização daquelas?

2
Depoimentos / Re: deixando linux
« Online: 07 de MAR?O de 2010, 13:18 »
É bem por aí mesmo, já fiz alguns amigos ficarem de boca aberta (literalmente) por causa dos efeitos do compiz, que, eu acho, é o que tem de mais legal no Linux. Mas se parar para pensar, o Gimp, o Audacity, o Inkscape, VLC, e mais outros programas opensource, têm tudo pra Windows. Então não faz muito sentido instalar um Linux só para usa-los. Essa é a liberdade, a pessoa usa o SO que quiser, e o que gosta.  ;)

É isso aí. Certíssimo. Pra que plantar batatas se você pode comer no McDonald's?
Use Windows. Você paga e fica satisfeito com seu investimento. Só não tem Compiz.

Falou...

3
Depoimentos / Re: deixando linux
« Online: 07 de MAR?O de 2010, 12:17 »
Também tô vazando...

Só não tiro o Linux de vez porque gosto de impressionar os amigos com o efeito fogo na tela, além de deixá-los confusos com os menus diferentes.

Fico o tempo todo no Windows Vista, que é lindão. Queria ficar com o Vista ocupando todo o HD de 1 também, já que ele consome muito espaço mesmo.
Tenho memória suficiente (8 GB). Estou satisfeito com o Vista, o pacote Microsoft Office piratão e meu excelente anti-vírus gratuito.

A partição Linux de 5 GB que me aguarde, pois o Vista está consumindo todo o HD com atualizações. rararara

4
Depoimentos / Re: deixando linux
« Online: 06 de MAR?O de 2010, 16:19 »
Olá. Não resolveria instalar o Windows numa máquina virtual, para acessar esses tais programas apenas quando precisasse?

5
Café com Ubuntu / Re: Brasil pode ser punido por software livre
« Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:33 »
IIPA põe Brasil em lista negra e quer inviabilizar software livre no governo

Enviado por bll, sex, 19/02/2010 - 14:25

Saiu o relatório de 2010 da IIPA (International Intellectual Property Aliance), uma ONG empresarial que inclui BSA, RIAA, MPAA entre outras.

É com base nesses relatórios que o escritório USTR dos EUA coloca os países nas listas negras de propriedade intelectual.

Vejam o relatório anual sobre o Brasil: http://www.iipa.com/rbc/2010/2010SPEC301BRAZIL.pdf

Alguns pontos que valem destaque:

1. Exigem que assinemos o WCT (Tratado da OMPI sobre Autorais na era da Internet) e reclamam do art. já TRIPs-plus em nossa lei autoral referente a DRM.

2. Reclamam do PL da lei de autorais, dizendo que irá enfraquecer os direitos autorais no Brasil.

3. Falam brevemente (e não dizem sobre a forte oposição pública) do PL de Cybercrimes, ou seja, apoiam o famigerado AI-5 digital do Senador Eduardo Azeredo, indiciado por participação no mensalão mineiro.

4. Falam que não há responsabilidade / penalidade civil para provedores de Internet, e não mencionam o marco civil da Internet, liderado pelo MJ.

5. Dizem que a Resolução 5.213/2005 da USP autoriza a cópia por centros reprográficos, para fins lucrativos, o que não é verdade. É só sem fins comerciais.

6. Pedem para Brasil não implementar a retaliação cruzada no caso recente que ganhamos na OMC, referente a algodão. De acordo com a OMC, podemos deixar de enviar royalties de propriedade intelectual (filmes, medicamentos etc), caso o valor a ser retaliado na área do algodão não seja suficiente para chegar no valor a que temos direito, segundo decisão da OMC.

7. Evitar que o Brasil adote legislação que exija a adoção de software livre no governo (pág. 141).

8. Relembra que Brasil é beneficiário do SGP (sistema geral de preferências) e ameaça retirar tais benefícios tarifários.

Esperamos que o governo continue defendendo o interesse público nas áreas em que houve visível progresso, como na implementação de SL e ignore ou se posicione de forma contrária a este tipo de ameaça relatório.

Fonte

6
Café com Ubuntu / Brasil pode ser punido por software livre
« Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:28 »
O capitalismo selvagem contra-ataca

Brasil pode ser punido por software livre

James Della Valle, de INFO Online
Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 - 15h58


SÃO PAULO – A Aliança Internacional pela Propriedade Intelectual (IIPA em inglês) pode colocar o Brasil na lista negra do copyright por causa do apoio ao software livre e de casos constatados de pirataria.

A organização, composta por grupos como a Business Software Alliance, a MPAA e a RIAA, entende que o incentivo aos programas de código aberto significa que o país tem uma política inadequada contra o abuso dos direitos de propriedade intelectual.

O documento de 498 páginas, enviado pela aliança aos representantes do comércio dos EUA, ainda pede que países como a Índia, Tailândia, Vietnã e Indonésia também sejam incluídos na lista.

Caso ele seja aprovado, sanções de comércio poderão ser aplicadas para forçar as nações a adequarem a leis de acordo com os padrões exigidos pela IIPA.

No caso da Indonésia, por exemplo, a organização afirma que o incentivo do uso de software livre dentro de agências governamentais ajuda a enfraquecer a indústria de tecnologia, além de acabar com a competitividade.

De acordo com o documento, o setor público passaria a preferir empresas com esse tipo de solução, impedindo companhias "legítimas" de participar de negociações com os governos.

O Brasil também é citado diversas vezes como ameaça ao mercado de músicas e games, devido aos casos de pirataria e número de arquivos compartilhados em redes P2P.

Fonte

7
Café com Ubuntu / Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Online: 21 de Fevereiro de 2010, 23:30 »
Olá.

Na realidade não sou safo de Linux, apenas curioso. Desde o começo adquiri o vício de ficar testando distros diferentes e, consequentemente, apanhando de maneiras distintas. Busco auxílio em alguns sítios, no que se refere a configurações iniciais, como o HowtoForge (http://www.howtoforge.com).

Por coincidência, ontem auxiliei um amigo, que não sabe nada de GNU/Linux, a instalar Mandriva no laptop dele. Foi bem rápido para colocar codecs de áudio e vídeo, plugins e outros aplicativos, como emesene. Não sei se você chegou a usar o Easy Urpmi (http://easyurpmi.zarb.org) para disponibilizar os pacotes. É bem prático. Com relação à versão com KDE, não sabia que já vinha com algumas coisas.

Quanto a openSUSE, basta visitar o seguinte endereço para pegar um único arquivo .ymp e instalar codecs e plugins: http://opensuse-community.org/Restricted_Formats/
Drivers da NVIDIA estão aqui: http://en.opensuse.org/NVIDIA_drivers

Também adoro Debian, principalmente pela instalação mais "limpa", e acabei adotando-a. No fim das contas dá pra dizer que é a distro que realmente uso, pois está na máquina que utilizo com mais frequência. Mas há quase um ano, instalei Mandriva no laptop e acabei mantendo.

Até.

8
Café com Ubuntu / Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Online: 21 de Fevereiro de 2010, 20:15 »
Mas Ubuntu e Debian não vem com codecs. Apenas algumas distros/remasterizações menores, com a filosofia de facilitar a vida do preguiçoso, trazem codecs no Live CD.

Citar
um tal de Codeíne ou algo assim se apresentava pra instalar os codecs só que pagando para isso! Achei um desaforo isso

Codeína é uma implementação do Projeto Fedora para facilitar o acesso aos codecs (http://fedoraproject.org/wiki/Multimedia/Codeina). Há codecs pagos e gratuitos. Adicionando os repositórios é possível instalar todos os codecs básicos que precisamos sem nenhum custo. Interessante que a Canonical também vende esses codecs e ninguém acha isso anormal por aqui (http://shop.canonical.com/product_info.php?products_id=244). Simplesmente, alguns codecs são proprietários.

Citar
Por isso que eu gosto do Debian/Ubuntu, está tudo à mão, o que falta eu completo, o que está completo eu completo mais ainda e não entendo como podem achar que o sistema é mais difícil do que outras distribuições...

Eu diria exatamente o mesmo para as duas que você citou - Mandriva e openSUSE. Tenho ambas instaladas em meu laptop e garanto que não há o menor problema.

Acho que você não "googleou" direito, pois as soluções são simples, tanto para codecs quanto para nVidia. No sítio da openSUSE tem até os instaladores automáticos para isso, bastando escolher a versão do sistema. No final, acho que está incorrendo no mesmo erro que muitos usuários de Windows ao experimentarem Linux - rejeitando por conter diferenças em relação ao que estão habitualmente acostumados, e retornando para sua zona de conforto com a idéia de que o outro sistema é complicado.

Abraços

9
Vocês acham que empresas como Canonical, Novell, Mandriva e outras desenvolvem e disponibilizam o SO por amor à camisa?
Que seus funcionários estão fazendo algum trabalho voluntário por caridade, sem ganhar nada, com o único objetivo de fazer um mundo melhor?

São empresas. Elas investem dinheiro para ganhar mais dinheiro. O usuário final de desktop não dá dinheiro. Por outro lado, fazemos uma troca. Eles nos fornecem o SO personalizado sem custos, e nós, usuários, testamos seus produtos. Somos como cobaias, embora tenhamos liberdade para migrar de sistema ou modificá-lo e distribuí-lo.

Em geral, as distros lançam novidades a cada 8 meses, mas a Canonical é mais atrevida, disponibilizando a cada 6 meses. É sua estratégia feroz na corrida mercadológica. Isso, obviamente, leva a problemas para o usuário comum - a instabilidade do sistema. Além disso, o suporte é de curto prazo, obrigando o usuário a testar novas versões.

O Projeto Debian já funciona mais como uma comunidade. Seus lançamentos são menos frequentes porque os objetivos são distintos. Mesmo assim, o projeto mantém sempre três versões - "estável", "em testes" e "instável". Frequentemente vejo gente dizer que Debian só tem pacote velho, ultrapassado. Bobagem. Você pode usar a versão estável e baixar alguns aplicativos do repositório de testes ou instável, ou instalar de uma vez a versão de testes.

Segundo a DistroWatch, Ubuntu é baseado em Debian "Sid", ou seja, na versão instável do Projeto. Por isso, as atualizações rápidas e, consequentemente, os bugs.

10
XFCE / Re: Problema com o XFCE e Outras partições do HD
« Online: 18 de Fevereiro de 2010, 00:17 »
Olá. Isso não é um problema, mas uma característica.

As partições estarão disponíveis apenas se montá-las manualmente em algum diretório, podendo criar um atalho para as mesmas.

Você pode usar o aplicativo Storage Device Manager (procure no Synaptic) para montá-las, se não souber como editar o fstab.

Além disso, existe um item de painel que permite montar e desmontar partições.

Abraços

11
Café com Ubuntu / Re: A título de debate
« Online: 13 de Fevereiro de 2010, 17:31 »
Primeiramente, o sujeito defende o Windows dizendo que "existe muito mais suporte gratuito de Windows do que de Linux".

Em seguida, ele critica o Linux dizendo que "há tanto suporte gratuito que não há espaço para ganhar dinheiro".

Só aí já dá pra ter noção do nível de seriedade das afirmações. Pura informação manipulada para ludibriar leigos.

Fora o autor cair no velho erro de achar que free software é sinônimo de software gratuito.

Muita informação contida ali é facilmente refutada. Enfim, esse texto é uma grande piada.

12
A atualização refere-se ao kernel, o que corresponde a uns poucos pacotes.
Verifique qual versão do kernel está instalada de acordo com a versão do sistema:

Citar
• For Ubuntu 6.06 LTS, users should update their kernel packages to linux-image-2.6.15-55.82.

• For Ubuntu 8.04 LTS, users should update their kernel packages to linux-image-2.6.24-27.65.

• For Ubuntu 8.10, users should update their kernel packages to linux-image-2.6.27-17.45.

• For Ubuntu 9.04, users should update their kernel packages to linux-image-2.6.28-18.59.

• For Ubuntu 9.10, users should update their kernel packages to linux-image-2.6.31-19.56.

13
Notícias / 10 Vulnerabilidades no Kernel do Ubuntu 6.06, 8.04, 8.10, 9.04 e 9.10
« Online: 05 de Fevereiro de 2010, 19:04 »
A Canonical anunciou há poucas horas a disponibilidade imediata de uma nova atualização de segurança do kernel Linux para as seguintes distribuições Ubuntu: 6.06 LTS (Dapper Drake), 8.04 LTS (Hardy Heron), 8.10 (Intrepid Ibex), 9.04 (Jaunty Jackalope) e 9.10 (Karmic Koala). A atualização aplica-se também a Kubuntu, Edubuntu e Xubuntu e resolve 10 importantes questões de segurança descobertas nos pacotes do kernel Linux por vários hackers. Portanto, é altamente recomendável atualizar seu sistema o mais breve possível!

Continue lendo...

14
Iniciantes / Re: Trocar nome usuário-desktop
« Online: 02 de Fevereiro de 2010, 21:27 »
# nano /etc/hosts
mude o nome atual (apenas o que está na segunda linha) para o desejado

Creio ser esse o comando que preciso, mas como é que se salva essa alteração, lá mostrava um tal de ^o para Gravar, mas ao digitar isso fica no terminal e nada acontece. Não mudou nada, continua tudo na mesma.


Olá. O ^ significa Control.

Basta digitar Ctrl+O para salvar, seguido de Enter para confirmar, e Ctrl+X para sair.

Quanto à mudança de nome e diretório do usuário, veja aqui: http://www.infowester.com/usuarioslinux.php

Sorte.

15
Café com Ubuntu / Re: Boot OpenSUSE com Pen Drive em NetBook
« Online: 30 de Janeiro de 2010, 11:02 »
Olá

Para as dúvidas mais básicas, você encontra respostas no openSUSE.org

Há um tutorial sobre Live USB em http://en.opensuse.org/Live_USB_stick

Existe também um fórum brasileiro de openSUSE que deve lhe interessar:
http://www.susebr.org/forum/

Abraço

Páginas: [1] 2 3 ... 17