Autor Tópico: [Resolvido - Aléluia] internet discada no ubuntu 9.04  (Lida 167144 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #105 Online: 10 de Julho de 2009, 18:55 »
Alarcon, pelamordeDeus! estava tudo indo certinho lá no Gparted, ele tava particionando, mas ai eu fui uma BURRA (ISSO MESMO, EU SOU UMA BURRA) em ficar mexendo no Linux (olhando os aplicativos, jogando e tal), ai o Gparted ficou CINZA!!!, dai depois ele sumiu (a janela fechou sozinha), dai fiquei como uma LOUCA DESESPERADA esperando o aplicativo voltar e nada dele voltar, decidi ir lá no menu e iniciar o Gparted novamente, mas ai a barra de tarefas sumiu, ficando só a área de trabalho e ficou assim durante um tempo, esperei e nada de acontecer nada!, ai eu tive que desligar forçadamente o computador e liguei ele, dai o Windows iniciou e apareceu uma TELA AZUL dizendo que estava verificando os discos, depois reiniciou e voltou novamente para o Windows para a tela de logon, após a aparecer a área de trabalho do Windows, apareceu uma balãozinho na barre de tarefas dizendo que um novo hardware não havia sido instalado corretamente e que ele não poderia funcionar corretamente, cliquei no balão para mais detalhes e apareceu uma caixa de dialogo dizendo que o Windows concluiu a instalação de novos dispositivos e quer reiniciar o computador. Duas opções: Sim e Não. Olhei no 'Meu Computador' e olhei o disco local (C:) e ele está com 49,9gb. Não há outro disco local. Alarcon do céu, me ajudaaa! o que eu façoooo! estou DESESPERADA! PODE ME CHAMAR DE BURRA, EU SOU UMA BURRA MESMO!  :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(

Na verdade, não estou desesperada, estou calma até demais, visto que (aparentemente) o Windows está funcionando normalmente (não sei até quando), ah! e treinei lá antes de começar o particionamento, não é um bicho de sete cabeças não (aparentemente).

Como você tem pouca memória Ram não é recomendável ficar usando o Ubuntu por que o processo de particionamento em livecd deve roubar muita memória ram e aí certamente irá travar.

Já que está tudo ok com seu windows volte a dar o boot pelo CD do Ubuntu e repita o processo.

Um detalhe, caso vc ache que diminuiu demais sua partição windows, é só redimensionar e no caso agora aumentar (um pouquinho) em vez de diminuir. Se achar que 49.9GB está bom para o seu windows, é só pegar o espaço não alocado e fazer as partições linux pelo gparted.

Faça tudo conforme o vídeo ok.

Outro detalhe é que durante a instalação do Ubuntu que é mostrada no vídeo não faça com que o sistema entre sem pedir senha e nome de acesso, como faz o windows, caso queira criar vários usuários, ou seja, deixe o sistema perguntar sobre nome de acesso e senha, não entre de forma direta.

Se vc quiser se sentir melhor com relação ao windows, use o scandisk dele para verificar o HD (na verdade somente a partição windows agora com 49.9GB) e se tudo tiver ok o desfragmentador, mas isso iria demorar muito os dois processos.

Por essas e outras que recomendo fazer um backup. :P

===EDITADO===

Não há outro disco local por que certamente vc diminuiu a partição windows e o espaço não alocado não foi formatado em outras partições e aí no windows não mostra. Acho também que por ele não é possível ver as partições linux, mas no linux é possível ver a partição windows.
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 19:04 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #106 Online: 10 de Julho de 2009, 20:27 »
Alarcon, pelamordeDeus! estava tudo indo certinho lá no Gparted, ele tava particionando, mas ai eu fui uma BURRA (ISSO MESMO, EU SOU UMA BURRA) em ficar mexendo no Linux (olhando os aplicativos, jogando e tal), ai o Gparted ficou CINZA!!!, dai depois ele sumiu (a janela fechou sozinha), dai fiquei como uma LOUCA DESESPERADA esperando o aplicativo voltar e nada dele voltar, decidi ir lá no menu e iniciar o Gparted novamente, mas ai a barra de tarefas sumiu, ficando só a área de trabalho e ficou assim durante um tempo, esperei e nada de acontecer nada!, ai eu tive que desligar forçadamente o computador e liguei ele, dai o Windows iniciou e apareceu uma TELA AZUL dizendo que estava verificando os discos, depois reiniciou e voltou novamente para o Windows para a tela de logon, após a aparecer a área de trabalho do Windows, apareceu uma balãozinho na barre de tarefas dizendo que um novo hardware não havia sido instalado corretamente e que ele não poderia funcionar corretamente, cliquei no balão para mais detalhes e apareceu uma caixa de dialogo dizendo que o Windows concluiu a instalação de novos dispositivos e quer reiniciar o computador. Duas opções: Sim e Não. Olhei no 'Meu Computador' e olhei o disco local (C:) e ele está com 49,9gb. Não há outro disco local. Alarcon do céu, me ajudaaa! o que eu façoooo! estou DESESPERADA! PODE ME CHAMAR DE BURRA, EU SOU UMA BURRA MESMO!  :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(

Na verdade, não estou desesperada, estou calma até demais, visto que (aparentemente) o Windows está funcionando normalmente (não sei até quando), ah! e treinei lá antes de começar o particionamento, não é um bicho de sete cabeças não (aparentemente).

Como você tem pouca memória Ram não é recomendável ficar usando o Ubuntu por que o processo de particionamento em livecd deve roubar muita memória ram e aí certamente irá travar.

Já que está tudo ok com seu windows volte a dar o boot pelo CD do Ubuntu e repita o processo.

Um detalhe, caso vc ache que diminuiu demais sua partição windows, é só redimensionar e no caso agora aumentar (um pouquinho) em vez de diminuir. Se achar que 49.9GB está bom para o seu windows, é só pegar o espaço não alocado e fazer as partições linux pelo gparted.

Faça tudo conforme o vídeo ok.

Outro detalhe é que durante a instalação do Ubuntu que é mostrada no vídeo não faça com que o sistema entre sem pedir senha e nome de acesso, como faz o windows, caso queira criar vários usuários, ou seja, deixe o sistema perguntar sobre nome de acesso e senha, não entre de forma direta.

Se vc quiser se sentir melhor com relação ao windows, use o scandisk dele para verificar o HD (na verdade somente a partição windows agora com 49.9GB) e se tudo tiver ok o desfragmentador, mas isso iria demorar muito os dois processos.

Por essas e outras que recomendo fazer um backup. :P

===EDITADO===

Não há outro disco local por que certamente vc diminuiu a partição windows e o espaço não alocado não foi formatado em outras partições e aí no windows não mostra. Acho também que por ele não é possível ver as partições linux, mas no linux é possível ver a partição windows.

Querido, fiz um scandisk e uma desfragmentação e (aparentemente) está tudo ok. Devo fazer tudo de novo? inclusive a parte do Gparted (no caso, as partições já existem, então seria necessário fazer o q?)? e o Swap preciso colocar pra formatação já que este processo de particionamento foi mal-sucedido?

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #107 Online: 10 de Julho de 2009, 20:30 »
Querido, fiz um scandisk e uma desfragmentação e (aparentemente) está tudo ok. Devo fazer tudo de novo? inclusive a parte do Gparted (no caso, as partições já existem, então seria necessário fazer o q?)? e o Swap preciso colocar pra formatação já que este processo de particionamento foi mal-sucedido?

Pelo que entendi vc apenas diminuiu a partição windows, ficando com o resto como espaço não alocado, então vc tem que fazer conforme o vídeo na parte do gparted para as partições do Ubuntu. Se não foi isso, ou seja, se vc já criou todas as outras partições do Ubuntu, inclusive a swap, então parta para o instalador e faça como é mostrado no vídeo na parte de particionamento depois de escolher manual.


===EDITADO===

Uma correção você cria a partição swap é pelo gparted já pelo instalador na parte de particionamento vc não altera nada na partição swap e nem na windows. Lá em sistema de arquivos vc escolhe linux-swap,  isso no gparted e sobre a partição que irá ser a swap. Veja o vídeo na parte do gparted ok.
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 21:03 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #108 Online: 10 de Julho de 2009, 20:50 »

Querido, fiz um scandisk e uma desfragmentação e (aparentemente) está tudo ok. Devo fazer tudo de novo? inclusive a parte do Gparted (no caso, as partições já existem, então seria necessário fazer o q?)? e o Swap preciso colocar pra formatação já que este processo de particionamento foi mal-sucedido?

Pelo que entendi vc apenas diminuiu a partição windows, ficando com o resto como espaço não alocado, então vc tem que fazer conforme o vídeo na parte do gparted para as partições do Ubuntu. Se não foi isso, ou seja, se vc já criou todas as outras partições do Ubuntu, inclusive a swap, então parta para o instalador e faça como é mostrado no vídeo na parte de particionamento depois de escolher manual.

Quando você escolhe para uma partição como ponto de montagem linux-swap não é preciso formatar ela. Você pode verificar isso, pois na janela que tem o ponto de montagem, na parte para selecionar o botão formatar  fica inativa. Caso fique ativa é só marcar.

Ok querido, vou tentar agora, neem me deseje sorte, por causa dela deu tudo errado..  :P

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #109 Online: 10 de Julho de 2009, 20:52 »
Ok querido, vou tentar agora, neem me deseje sorte, por causa dela deu tudo errado..  :P

Só reveja o meu texto anterior que fiz uma correção ao que havia dito antes.
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 20:58 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #110 Online: 10 de Julho de 2009, 21:03 »
Ok querido, vou tentar agora, neem me deseje sorte, por causa dela deu tudo errado..  :P

Só reveja o meu texto anterior que fiz uma correção ao que havia dito antes.

No Gparted eu já selecionei o sistema de arquivos como linux-swap, então lá no instalador eu não preciso alterar nada né?

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #111 Online: 10 de Julho de 2009, 21:06 »
Ok querido, vou tentar agora, neem me deseje sorte, por causa dela deu tudo errado..  :P

Só reveja o meu texto anterior que fiz uma correção ao que havia dito antes.

No Gparted eu já selecionei o sistema de arquivos como linux-swap, então lá no instalador eu não preciso alterar nada né?

Isso, entretanto ao entrar pelo LiveCD abra o Gparted e veja se todas as partições já estão realmente criadas, ou seja, se abaixo da sda1 (que é o windows), tem a sda2 (que é o Ubuntu raiz / em formatação ext3 ou ext4) e a sda3 (que é a swap). Caso abaixo da sda1 tiver espaço não alocado, então vc não havia criado as partições do Ubuntu quando travou.

Tudo vai depender do que relamente foi feito antes do travamento, o que ficou me parecendo é que só foi feito o redimensionamento da partição windows, mas a verificação pelo gparted é quem vai dizer.
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 21:13 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #112 Online: 10 de Julho de 2009, 21:10 »
E se tiver 'espaço não alocado' no caso eu terei q refazer os procedimentos com exceção de redimensionar a partição do Windows né?

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #113 Online: 10 de Julho de 2009, 21:11 »
E se tiver 'espaço não alocado' no caso eu terei q refazer os procedimentos com exceção de redimensionar a partição do Windows né?

Isso aí, pegou o espírito da coisa, ;)

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #114 Online: 10 de Julho de 2009, 21:14 »
E se tiver 'espaço não alocado' no caso eu terei q refazer os procedimentos com exceção de redimensionar a partição do Windows né?

Isso aí, pegou o espírito da coisa, ;)

PRONTO! Vou instalar agora.. a instalação demora mais do q uma hora?

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #115 Online: 10 de Julho de 2009, 21:20 »
E se tiver 'espaço não alocado' no caso eu terei q refazer os procedimentos com exceção de redimensionar a partição do Windows né?

Isso aí, pegou o espírito da coisa, ;)

PRONTO! Vou instalar agora.. a instalação demora mais do q uma hora?

é menos do que isso, agora não sei te dizer quanto, talvez uns 30 minutos ou um pouquinho a mais que isso (uns 40 min.). Quando estiver numa parte que fala em sincronizar com o espelho, algo assim, e apresentar o botão pular, faça isso já que vc não tem internet ativa neste momento, ok.
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 21:25 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #116 Online: 10 de Julho de 2009, 21:24 »
E se tiver 'espaço não alocado' no caso eu terei q refazer os procedimentos com exceção de redimensionar a partição do Windows né?

Isso aí, pegou o espírito da coisa, ;)

PRONTO! Vou instalar agora.. a instalação demora mais do q uma hora?

é menos do que isso, agora não sei te dizer quanto, talvez uns 30 minutos ou um pouquinho a mais que isso (uns 40 min.). Quanto tiver numa parte que fala em sincronizar com o espelho algo assim e apresentar o botão pular, faça isso já que vc não tem internet ativa ok.

OK, é agora ou nunca, ou eu entro de vez no mundo livre ou eu num fico nem no livre e nem no fechado.. rsrs..  ;D

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #117 Online: 10 de Julho de 2009, 21:26 »
E se tiver 'espaço não alocado' no caso eu terei q refazer os procedimentos com exceção de redimensionar a partição do Windows né?

Isso aí, pegou o espírito da coisa, ;)

PRONTO! Vou instalar agora.. a instalação demora mais do q uma hora?

é menos do que isso, agora não sei te dizer quanto, talvez uns 30 minutos ou um pouquinho a mais que isso (uns 40 min.). Quanto tiver numa parte que fala em sincronizar com o espelho algo assim e apresentar o botão pular, faça isso já que vc não tem internet ativa ok.

OK, é agora ou nunca, ou eu entro de vez no mundo livre ou eu num fico nem no livre e nem no fechado.. rsrs..  ;D

Então tá então. :D

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #118 Online: 10 de Julho de 2009, 22:21 »
Prontinho! INSTALADO (Aléluia!)   :D :D :D
Agora me diga, pra colocar a internet, os procedimentos são os mesmos? ou é algum código novo?
Toda vez que eu desligar o pc, precisarei digitar os códigos novamente ou parte dele?

Humm.. agora tou pensando em instalar o Arch Linux (não, não se iluda, eu não chegaria a tanto).. kkk..
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 22:38 por Lilian Dias »

Offline helton / Ubuntu 9.04

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #119 Online: 11 de Julho de 2009, 01:39 »
Olá, fiz o que vc mandou, mas ainda não consegui a conexão com o modem. Segue abaixo algumas mensagens de erro:


gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM   -o modem_test.o -c modem_test.c

modem_test.c: In function ‘modem_test_start’:

modem_test.c:110: warning: ignoring return value of ‘write’, declared with attribute warn_unused_result


LD [M]  /home/helton/modem-arquivos-v30/slmodem-2.9.11-20090222/drivers/slamr.o

  Building modules, stage 2.

  MODPOST 1 modules

WARNING: could not find /home/helton/modem-arquivos-v30/slmodem-2.9.11-20090222/drivers/.amrlibs.o.cmd for /home/helton/modem-arquivos-v30/slmodem-2.9.11-20090222/drivers/amrlibs.o


make[3]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.28-11-generic'

  Building modules, stage 2.

  MODPOST 1 modules

WARNING: could not find /home/helton/modem-arquivos-v30/slmodem-2.9.11-20090222/drivers/.amrlibs.o.cmd for /home/helton/modem-arquivos-v30/slmodem-2.9.11-20090222/drivers/amrlibs.o


E lá no (Sistema/Drives de Hardware) aparece uma janela dizendo:

Não há drives proprietários em uso no sitema,

em seguida,

SmartLink HAMR5600,SmartPCI56/561 based modem driver,

logo,

Este driver está ativado, mas não está atualmente em uso.

Tbm não consegui ver se o Ubuntu 9.04 instalado no meu pc é de 32bits. Como posso ver isso?