Autor Tópico: Clonagem de Hd's com dd falha  (Lida 2044 vezes)

Offline kaizenman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Clonagem de Hd's com dd falha
« Online: 24 de Dezembro de 2008, 18:24 »
Olá galera do Fórum Ubuntu Linux.. Seguinte, estou com uma HD meio velha aqui ( já tem uns 7 anos rs) e ela está dando umas travadas legal. É uma HD de 60 GB. Então, decidi comprar uma HD nova de 80 GB e copiar tudo da HD velha pra nova. Tentei com alguns programinhas do Windows como o famoso Ghost mas ñ deu. Apareceu umas mgs de erro. Pois bem, então tentei no Ubuntu.

Usei, primeiramente o comando dd. Só que esse comando só funciona quando a HD antiga está sem nenhum setor danificado. Como a minha HD é antiga esta cheia de setores danificados, a operação foi abortada. Então parti para outro comando mais refinado, o dd_rhelp. Aí deu um erro fatal no meio da operação e também foi abortado. Por último usei o mais poderoso, o dd_rescue, que fica insistindo até recuperar o setor danificado. Aí do nada sumiu td da minha área de trabalho. Mesmo assim, esperei umas 8 hs antes de bootar meu HD. Quando fui ver se tinha copiado td de um HD p/ outro não tinha. Droga!

Então senhores, gostaria de saber o que posso fazer nessa situação, pois tentei todos os códigos disponíveis p/ clonagem (que eu saiba rs) .. Estou pensando em criar três partições no meu HD novo (pois no HD antigo há tres S.O.'s cada um numa partição) e copiar uma partição de cada vez, ao invés do HD inteiro. Acho q copiando um pouco de cada vez, pode funcionar.

O que vocês acham?

Obrigado galera...

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Clonagem de Hd's com dd falha
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2008, 14:57 »
@kaizenman

Clonando HD usando o dd (com setores defeituosos):

Código: [Selecionar]
$ sudo dd if=/dev/sdX of=/dev/sdY bs=512 conv=noerror,sync
onde sdX é o teu HD que quer copiar (o de 60 GB) e o sdY é o HD onde será feito a clonagem (o de 80 GB). A opção conv=noerror,sync garante a clonagem mesmo com setores defeituosos. Nota: sdX e sdY foram colocados aqui para ilustrar o comando (não vá copiar e colar que não vai funcionar), você tem que descobrir 'quem é quem' usando o comando sudo fdisk -l e então observar a saída. Eu também sugeriria que você 'zerasse' o HD destino (o de 80 GB) antes de fazer a clonagem. Para tanto:

Código: [Selecionar]
$ sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sdY
(novamente, lembre de usar o nome correto para o dispositivo ao usar esse comando, caso o faça). ;)

Danpos.

Offline kaizenman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Clonagem de Hd's com dd falha
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2008, 19:22 »
Opa danpos é verdade há ainda esta possibilidade e eu vou testá-la. Obrigado por me lembrar rs..

Depois de já perder 4 dias só tentando fazer isto, vamos ver se agora funciona.

Pessoal, eu ouvi de um técnico experiente aqui perto de casa o seguinte: Pra resolver isto, pode se colocar vários sacos plásticos no HD antigo, enrolando um em cima do outro e deixá-lo no congelador. Após um dia, se não me engano, tirá-lo e aí sim tentar fazer a cópia. Ele garantiu que assim irá funcionar bem melhor e a cópia sairá beleza. Eu achei que isso foi a coisa mais absurda que alguém poderia ter dito, mas o cara é fera mesmo, ferradão e manja muito. Por isso postei isso aqui e pergunto: Alguém ja ouviu falar desse procedimento? Isso funciona? Abraços galera!!!

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Clonagem de Hd's com dd falha
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2008, 22:18 »
De todas a pessoas que me falaram isso, sempre tive a confirmação que funciona. Não sei te explicar exatamente o pq, mas tem haver com a contração (?) e a expansão dos atomos (?). Faça como o danpos disse, mas caso ainda dê algum erro, faça esse último. Lembrando que, se não me engano, só da  pra fazer uma vez.