Autor Tópico: Como fazer o sistema reconhecer o "/home" em partição separada?  (Lida 2899 vezes)

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Como fazer o sistema reconhecer o "/home" em partição separada?
« Online: 17 de Janeiro de 2009, 19:20 »
Buenas!

Esses dias tomei coragem e movi meu diretorio /home para uma partição separada. Graças às explicações que consegui aqui no fórum saiu tudo bem.
Agora o problema: estava usando o Intrepid, mas não há jeito de o Compiz funcionar na minha placa Intel 845G com ele, porisso, fiz um "downgrade" e instalei o 8.04.2 de volta. Preparei a partição pelo LiveCD, formatei e indiquei para o instalador que ali eu queria colocar o "/'. Após tudo instalado, reiniciei o micro e descobri que ele instalou uma nova pasta "home" dentro da partição do sistema; aparentemente ele não toma conhecimento de que eu tenho uma "home" em partição separada. Como resolvo isso? Deve ser alguma edição no fstab, não?


Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Como fazer o sistema reconhecer o "/home" em partição separada?
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2009, 19:55 »
Olá Volneilo,

O ubuntu não detecta automaticamente, e você devia ter escolhido instalação manual e depois escolher essa partição como home, veja este link:
http://ubuntued.info/2008/11/como-instalar-o-ubuntu-intrepid-ibex.html/3

Mas, já que o erro está feito, em vez de formatar novamente mais vale corrigir. Assim para definir outra home, terá de mudar de nome da sua actual home, por exemplo old_home:
sudo mv /home /old_home
e depois basta definir o sua partição como /home assim:
sudo mount /dev/PARITÇÃO /home

Para mais informações veja este artigo espectacular que explica tudo ao pormenor:
http://ubuntu.wordpress.com/2006/01/29/move-home-to-its-own-partition/

Abraço.

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Re: Como fazer o sistema reconhecer o "/home" em partição separada?
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2009, 20:45 »
Olá unrater, muito obrigado pela resposta!

Acompanhando o passo-a-passo do blog que referiste (é teu? já estava nos meus favoritos  ;D), percebi que pulei o passo de indicar para o sistema que já havia uma partição home existente; não consegui "intuir" que dava para fazer isso pelo botão "editar partição"...

Mas, enquanto esperava uma resposta, tentei editar o fstab e adicionei uma linha assim:

/dev/sda4    /home     ext3       defaults   0     1

Indiquei para o sistema que montasse minha "home" na partição separada existente e... funcionou! Pelo menos está entrando tudo direitinho... agora tenho uma outra dúvida.. posso simplesmente deletar a pasta"home" criada na nova instalação?


Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Como fazer o sistema reconhecer o "/home" em partição separada?
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2009, 20:50 »
O facto de eu referir algum link não indica que o site seja meu, lol. Não, esse blog do segundo link não é meu...

se mudou de nome da antiga home, para sistema operativo é como se ela não existisse, por isso pode eliminar.

Offline Galach Fiachaire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Pergunta de iniciante
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2009, 16:48 »
Estou me preparando para instalar o Ubuntu 9.04 na minha máquina, sendo que esta é a segunda vez que instalo o Linux na minha vida. Gostaria de saber se, seguindo os passos indicados no blog postado, quando indicar para que o instalador monte a /home na partição separada, é possível indicar o sistema de arquivos como FAT32 ou NTFS para que ela seja acessível pelo Windows em dual boot?

Estou me preparando para migrar para o Linux de vez, mas como ainda preciso ter uma salvaguarda por questões profissionais (usei Microsoft a vida inteira) e minha esposa não tem a menor vontade de aprender Linux por enquanto, preciso manter os dois sistemas na mesma máquina.

Não tenho problema em particionar mais o HD (vou formatar tudo), mas poder centralizar todos os meus documentos, independente do OS, numa mesma partição facilitaria minha vida.

Desde já muito obrigado pelas respostas,


Erik
In Black Feathers and Warm Blood I Will lay in the End.

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Re: Como fazer o sistema reconhecer o "/home" em partição separada?
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2009, 01:38 »
Olá Erik. Tal como você, eu sou iniciante no Ubuntu, mas já sei uma coisa: o Windows é bem menos generoso que o Ubuntu. Através do Ubuntu você pode acessar/escrever arquivos que estão em uma partição Windows. Já o Windows não reconhece, não lê e nem sonha escrever algo em partição Linux. Portanto, o que você quer (se entendi direito) não pode ser feito da maneira que você propôs. Aliás, seu diretório /home não pode ter formato NTFS nem FAT32, que são formatos Windows.

Talvez você possa fazer como eu: tenho Ubuntu e XP em dual-boot num disco particionado em 4:

1) Partição com o sistema Windows (drive C) em FAT32;
2) Partição para meus documentos (drive D) em FAT32;
3) Minha /home do Ubuntu em EXT3;
4) Meu sistema Ubuntu (/root) em EXT3.

Dessa forma, embora não possa salvar todos os meus documentos no meu diretório /home (o que os tornaria inacessíveis via XP), salvo numa partição Windows, de onde posso acessá-los e trabalhar neles a partir de qualquer dos dois SO.

Espero ter  ajudado!

Grande abraço.

Offline Ricardo Tiburcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Como fazer o sistema reconhecer o "/home" em partição separada?
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2009, 12:25 »
Também coloquei minha /home em uma partição separada, o que no meu caso foi mais fácil porque já fiz isso durante a instalação. Mas ficou um problema: como a partição usa o EXT3, não dá pra ler os seus arquivo no Windows (Vista) da mesma máquina e, infelizmente, ainda há alguns programas que eu preciso usar que só estão disponíveis neste sistema. Dai a pargunta: dá pra mudar o sistema de arquivos desta partição para NTFS ou FAT 32 e continuar a usá-la como /home, de forma que eu possa ver os aquivos tanto no Linux quanto no Windows?