Autor Tópico: Você está preparado para usar o terminal?  (Lida 13704 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:55 »
Concordo com que escreveu agora, mas na mensagem anterior você não disse "quase todo mundo", você colocou todos "vindo" do windows, e comigo não foi assim, e conheço ao menos uma meia dúzia que também não foi.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 10:02 »
Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.



Concordo.

Concordo também.
Num tópico recente um usuário do fórum não acreditou que não conhecia um comando de shell. Ora, se tem a função gráfica, pra que eu vou ficar decorando comando?

Não acho necessário o conhecimento nem de um "cd" para usar Linux atualmente. Não para um "Linux para seres humanos".

O terminal é ótimo, principalmente para suporte, mas não é (e não deve ser) pré-requisito para utilização do sistema.

Saber o básico sobre terminal é (e deve ser) pré-requisito para utilização do terminal, mas não do sistema.

Concordo com que escreveu agora, mas na mensagem anterior você não disse "quase todo mundo", você colocou todos "vindo" do windows, e comigo não foi assim, e conheço ao menos uma meia dúzia que também não foi.

Odeio ter de explicar uma piada...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 11:17 »
Também odeio, mas aqui é muito impessoal para fazermos piadas sutis. Vivo tendo que me explicar aqui, até porque ninguém me vê quando estou contando minha piada.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #18 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 11:34 »
Também odeio, mas aqui é muito impessoal para fazermos piadas sutis. Vivo tendo que me explicar aqui, até porque ninguém me vê quando estou contando minha piada.

Não sabia que uma dica simples poderia dar tanta polêmica.

Na minha opinião, pessoas comuns não devem tentar aprender a consertar o computador (ou sistema). Tá com preguiça? Pede ajuda ou paga quem sabe. Eu aposto que a unica coisa que falta para o Ubuntu ter mais usuários são os "técnicos", "vizinhos", "primos" e "sobrinhos" começarem a usar Linux, pois eles é quem "mandam" no mercado, não os usuários.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 11:43 »
kkkkkkk... verdade!

Digo isso pq mesmo no windows as pessoas as vezes não sabem o básico, o negócio é que sempre tem alguém perto para fazer por elas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 13:13 »
Também odeio, mas aqui é muito impessoal para fazermos piadas sutis. Vivo tendo que me explicar aqui, até porque ninguém me vê quando estou contando minha piada.

Não sabia que uma dica simples poderia dar tanta polêmica.

Na minha opinião, pessoas comuns não devem tentar aprender a consertar o computador (ou sistema). Tá com preguiça? Pede ajuda ou paga quem sabe. Eu aposto que a unica coisa que falta para o Ubuntu ter mais usuários são os "técnicos", "vizinhos", "primos" e "sobrinhos" começarem a usar Linux, pois eles é quem "mandam" no mercado, não os usuários.

Interpretei errado sua mensagem e contextualizei de forma equivocada. Desculpe.
É trauma de tópico sobre "terminal". Tem um a cada 6 meses :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #21 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 12:39 »
Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.

Se os usuários não viessem do Windows, eles viriam de onde?

De lugar nenhum, por exemplo. Minha filha, de 6 anos, não conhece o WIndows, porque aqui só tem Linux. Meu pai também, se resolvesse aprender a mexer em computador, só conheceria Linux. E assim muitos que já conheci, que nunca operaram um PC e compraram um que veio com Linux.
Minha maior crítica foi ao título. Não acho que seja realmente necessário que todos os usuários Linux "estejam preparados para usar o terminal". Alguns, definitivamente, não precisarão.

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #22 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 12:43 »
Não me leve a mal, mas esse é o tipo de coisa que espanta o usuário do Linux. A grande maioria dos novos usuários, sobretudo os que vêm da plataforma Windows, abominam o uso do terminal.
Eu acho que quanto mais opções gráficas tiver, melhor. Exemplo, para que vou desligar ou reiniciar o computador com um comando de terminal se eu posso fazer isso apenas apertando um botão?
Mas reconheço a importância e uso a maioria dos comandos aí descritos.

Se os usuários não viessem do Windows, eles viriam de onde?

Em momento algum disse que todos tinham de saber usar o terminal.

De lugar nenhum, por exemplo. Minha filha, de 6 anos, não conhece o WIndows, porque aqui só tem Linux. Meu pai também, se resolvesse aprender a mexer em computador, só conheceria Linux. E assim muitos que já conheci, que nunca operaram um PC e compraram um que veio com Linux.
Minha maior crítica foi ao título. Não acho que seja realmente necessário que todos os usuários Linux "estejam preparados para usar o terminal". Alguns, definitivamente, não precisarão.


Offline RaiJorge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #23 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 14:01 »
Sou usuário vindo do Windows e estou adorando o Ubuntu e agora estou bem interessado em aprender a trabalhar com o terminal ( só uso quando vou atualizar o sistema ou quando um tutorial manda ), tanto que baixei o arquivo do focalinux para iniciantes. Agora tenho uma dúvida sobre pronúncia - é ubunt "ú" ou ubunt "o" ? - Acho que ouvi o Fábio Filho dizendo ubunt  "o".
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 14:04 por RaiJorge »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #24 Online: 26 de Fevereiro de 2010, 14:04 »
Sou usuário vindo do Windows e estou adorando o Ubuntu e agora estou bem interessado em aprender a trabalhar com o terminal ( só uso quando vou atualizar o sistema ou quando um tutorial manda ), tanto que baixei o arquivo do focalinux para iniciantes. Agora tenho uma dúvida sobre pronúncia - é ubunt "ú" ou ubunt "o" ? - Acho que ouvi o Fábio Filho dizendo " ubuntu".

Ubúntu
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Júlio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #25 Online: 03 de MAR?O de 2010, 22:11 »
Tinha que falar, era tudo o que eu procurava!!

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #26 Online: 05 de MAR?O de 2010, 22:07 »
terminal usa quem quer(a gui do ubuntu é sensacional)
linux usa quem quer(pra isso existe a filosofia a cerca da liberdade em seu uso)
computador usa quem quer(eu posso comprar ou não um pc)

pra mim é fim de papo.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #27 Online: 05 de MAR?O de 2010, 22:47 »
Citar
Você está preparado para usar o terminal?

Sim. Mas não curto. Uso somente em situações de urgência, onde não tem pra onde ir.  ;D
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline lucasbcr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #28 Online: 07 de MAR?O de 2010, 14:02 »
faltou um dos que eu mais uso: man

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #29 Online: 08 de MAR?O de 2010, 16:45 »
faltou um dos que eu mais uso: man

Eu não uso man todo dia, eu prefiro:

Código: [Selecionar]
comando --help
Ou vou buscar no Google, Yahoo ou no Guia Foca