Autor Tópico: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits  (Lida 4621 vezes)

Offline Gilmar Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Online: 10 de Dezembro de 2011, 15:31 »
Olá, como vão?

Tenho em meu notebook 2 HD's de 750GB. Em um deles (sdb) uso o Windows 7 Ultimate 64bits. Ao instalar o Ubuntu 11.10 64bits percebi que o loader do Windows fora instalado no “sda”, HD em que instalaria o Ubuntu. Fui instruído a formatá-lo, com a alegação de que o Grub encontraria o sistema da Microsoft. Não foi bem o que aconteceu, já que o computador inicia diretamente no Ubuntu, sem opção de escolha. Alguém saberia o que fazer?

Muito obrigado,

Gilmar Soares.  
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2011, 17:32 por Gilmar Soares »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2011, 18:27 »
Ao instalar o grub na MBR do primeiro hd (/dev/sda), você corrompeu o bootloader do windows e para resolver isso precisará reparar a instalação do windows com o DVD original.

O ideal seria instalar o windows num hd e o ubuntu em outro, tomando o cuidado de instalar o grub na MBR do segundo hd (/dev/sdb). Assim, você define na BIOS que o segundo hd é prioridade e se um dia tiver problemas com o grub para entrar no windows, você consegue acessá-lo definindo o primeiro hd como prioridade
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Gilmar Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2011, 18:35 »
Eu não sei o motivo pelo qual o Windows instalou seu loader em um outro HD. Caso eu recupere a instalação, isso não acontecerá novamente?

Obrigado,

Gilmar Soares.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2011, 21:09 »
Se você não formatou nenhum dos HDs, como o windows e o Ubuntu estão em HDs diferentes, ao recuperar o bootloader do windows você perderá o acesso ao ubuntu, pois o grub será apagado e substituído.

Então, depois de recuperar o windows você terá que instalar o grub na MBR do HD do Ubuntu, usando o live-cd de instalação

Citar
sudo fdisk -l
confira para ver qual a referência que aparece para os HDs e partições com windows e Linux
Citar
sudo mount /dev/sdb1 /mnt
Pelo que você descreveu, provavelmente a partição com a instalação linux será essa. Se não for, altere
Citar
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sdb
Lembrando que a referência sda e sdb se referem, respectivamente, ao primeiro e segundo discos rígidos reconhecidos pelo sistema (se no momento de fazer isso você tiver um HD externo ou mesmo um pen drive conectado, aparecerá uma referência /dev/sdc). Então, para evitar erros, você deve instalar o grub no mesmo hd em que o ubuntu está.

Depois disso, é só reiniciar, entrar na bios, selecionar o segundo hd como prioridade e conferir
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2011, 21:12 »
Eu não sei o motivo pelo qual o Windows instalou seu loader em um outro HD. Caso eu recupere a instalação, isso não acontecerá novamente?

Obrigado,

Gilmar Soares.
Por padrão, independentemente da quantidade de HDs presentes no sistema, o instalador do ubuntu sugere a instalação do grub no primeiro Hd. Numa instalação debian você tem que especificar manualmente o local e no ubuntu essa opção é deixada para o final, naquela parte em que o instalador pergunta se você deseja importar dados de outras contas instaladas no computador.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Gilmar Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2011, 15:30 »
Olá xluisfernando.

O Windows não conseguiu reparar a instalação por seu disco original e nem eu consegui reparar o loader manualmente. Provavelmente existem outros problemas que não consigo identificar.

Decidi formatar os HD's e instalar novamente e de forma correta e harmoniosa ambos os OS's. Levando em consideração esse caso, qual seria a forma de fazê-lo, em que no final da instalação o Grub reconheça ambos os sistemas?

Novamente obrigado,

Gilmar Soares.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2011, 23:12 »
Se são dois discos rígidos a maneira mais segura de fazer é assim:
1) Entra na Bios e desabilita o primeiro HD dos sistema, colocando a opção none em vez de auto;
2) Reinicia com o DVD do winodws e instala o sistema no único HD disponível, que será o segundo;
3) Depois de completada a instalação do windows, habilita o primeiro HD na Bios e reinicia pelo CD do Uubntu;
4) Instala o Ubuntu. Recomendo que o HD do ubuntu seja particionado em três partições primárias (/dev/sda1 = / = +-50GB; /dev/sda2 = swap= 2GB; /dev/sda3 = /home = com o restante. Se quiser criar mais uma partição primária com sistema NTFS para backup e transferência com o windows, fica a seu critério);
5) Na finalização da instalação, verifique na opção avançada se o grub vai ser instalado na MBR do HD em que o ubuntu está sendo instalado (/dev/sda);

Desse jeito, ao concluir a instalação o sistema criará entradas automáticas no grub para cada kernel linux que instalado e para o windows.

Dependendo a versão do windows, existe uma frescura que impede de se instalar no segundo hd (com o xp sp2 era assim)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

clodoaldops

  • Visitante
Re: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2011, 00:48 »
gilmar... eu ja testei windows + ubuntu num desktop com 2 hd's e o fiz de duas formas
1ª forma... instalei windows no sda... depois instalei ubuntu no sdb... com o grub no ubuntu na mbr/sda... assim qdo inicia o pc eu tinha o dual-boot automaticamente
2ª forma... instalei windows no sda... depois instalei ubuntu no sdb... com o grub na sdb... assim qdo eu inicia o pc ele ia direto p/ windows na sda... para entrar no ubuntu eu clico F11 e escolho o segundo hd na tela do boot

Offline Gilmar Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2011, 11:52 »
Olá xluisfernando e clodoaldops, como vão? Obrigado por contribuírem.

Não consigo desabilitar os HD's. Ao fazê-lo meu computador imediatamente os reconhece, bastando para isso que o reinicie.

Após formatá-lo, instalei o Windows no hd0, porém o Ubuntu o reconheceu como sdb, e novamente o loader fora para o sda.

Será que teria sucesso ao instalar primeiramente o Ubuntu?

Obrigado,

Gilmar Soares.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2011, 21:56 »
Se você instalar primeiro o ubuntu corre o risco de o windows sobrescrever o grub com seu bootloader, já que na instalação do windows não existe a opção de determinar o local.

Então, nesse caso, você deve tentar assim:

1) Inicia uma sessão live-cd e formata os dois HDs, sendo que o primeiro você formata em NTFS (sugiro uma divisão de duas partições) e rotula como windows a partição para a instalação do mesmo. O segundo, você divide em três partições, sendo / e /home em EXT4 e outra de swap;
2) Inicia a instalação do windows. Como você particionou o segundo hd em sistemas de arquivos que o windows não lê, a instalção automaticamente será indicada para a partição NTFS do primeiro HD.
3) Depois de concluída a instalação do windows, inicie uma sessão live-CD, confira no gparted como ficou a instalação do windows (/dev/sd???) e instale o ubuntu nas partições criadas no segundo hd, com a opção avançada.

o importante é observar qual é o primeiro HD do sistema e instalar o ubuntu no segundo, finlizando com a definição do grub para a MBR desse segundo HD. Assim, depois de instalado, você pode modificar na bios a opção de prioridade de boot dos HDs, deixando o HD do ubuntu como o primeiro.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Gilmar Soares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Windows 7 Ultimate 64bits ^ Ubuntu 11.10 64bits
« Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2011, 17:45 »
Olá xluisfernando, como passa?

Testei sua última dica e algumas variantes, mas sem sucesso. O Windows alegava que “A instalação não pôde criar uma nova partição do sistema, nem localizar uma partição do sistema existente. Consulte os arquivos do log de instalação para obter mais informações.”

clodoaldops, como vai?

Ao instalar o Windows no hd1 (sda) o sistema criou a partição de 100MB (onde ficam armazenadas informações sobre o boot do sistema e dados necessários à criptografia do BitLocker) em seu próprio HD, ao contrário do que normalmente acontecia. Seguidamente instalei o Ubuntu no sdb (hd0), solucionando o problema.

É válido perceber a diferença de ambos os sistemas ao nomearem os discos.

Obrigado a todos por ajudarem,

Gilmar Soares.