Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - HugoSalvador

Páginas: [1] 2 3 4
1
Distribuições Derivadas do Ubuntu / Re: Lançado Linux Mint 11 'Katya'
« Online: 20 de Junho de 2011, 08:37 »
Sou um disseminador do Software Livre e gosto de mostrar as coisas funcionando quando quero convencer alguém. As pessoas me vêem usando o GNU/Linux e me pedem orientação. Já instalei Ubuntu 10.04 em 3 máquinas e Edubuntu 10.10 em outra. O Último colega que veio me pedindo para instalar o GNU/Linux sugeri o Mint e assim o fiz.

O que venho criticando a Canonical em relação ao Unity foi ter adotado ele ainda tão quadrado. Eles poderiam ter mantido o Gnome 2, como o Mint fez, mais seis meses ou um ano, até a o Unity estar mais redondo. Vejo o 11.04 como uma versão Beta ou Alfa do Unity e gosto de acreditar que a Canonical vai acertar o Unity em mais tempo ou menos tempo. Mas até lá vou no que funciona, estou com o Mint.

2
Instalação e Atualização / Re: atualização de segurança limitada?
« Online: 16 de Junho de 2011, 16:07 »
Toda versão Ubuntu é suportada por 18 meses (um ano e meio), ou seja, são lançadas atualizações de segurança e de reparo de falhas. Então é resposta é sim. Mas exitem versões Ubuntu chamadas de LTS que são suportadas por 36 meses (3 anos). A última ver são LTS lançada foi a 10.04LTS, que vai ser suportada até abril de 2013. A versão mais nova 11.04 vai ser suportada até outubro de 2012. Isso vale para as versões desktop.

Outra coisa é que os programas são atualizados também automaticamente, mas quando mudam de versão não são mais atualizados. Isso quer dizer que no repositório do Ubuntu 11.04 vem o LibreOffice 3.3 (se não me engano). Foi lançado o LibreOffice 3.4 e no repositório do Ubuntu 11.04 vai continuar apenas as atualização do LibreOffice 3.3. Para instalar o 3.4 você tem que cadastrar o repositório do 3.4 no Ubuntu 11.04 para ficar tendo atualizações do 3.4, ou instalar na mão o LibreOffice 3.4 e atualizar na mão.

Quero dizer com isso que é vantagem as vezes trocar o Ubuntu para vir com os repositórios atuais dos programas, já que para reinstalar o Ubuntu e os programas é facinho se vc tem uma internet boa, pois é só marcar os programas que quer na central de programas e ela faz o resto.

3
Distribuições Derivadas do Ubuntu / Re: Lançado Linux Mint 11 'Katya'
« Online: 13 de Junho de 2011, 17:52 »
Mint será obrigado a adotar ou o gnome-shell ou o unity, se quiser continuar com o gnome.

(ou desenvolver seu prórpio shell)

Se ficar com o gnome 2, vai ficar muito defasado...

Que vai migrar vai, mas tem que ser de forma sensata, não como a Canonical que se enfezou com o Gnome e decidiu fazer o Unity por cima, com bugs e sem ouvir o usuário.

Se o Mint migrar garantindo integração com compiz e rodando legal, blz. Vejo que o Mint quer inovar, mas querendo saber o que fica legal e não só seguir a ideia de um diretor. O Ubuntu tá com muito poder e a Canonical tá se achando. Mas estamos no mundo do Software Livre, ou a Canonical faz o que a maioria acha legal ou a galera adota outra distribuição... simples assim.

4
Distribuições Derivadas do Ubuntu / Re: Lançado Linux Mint 11 'Katya'
« Online: 13 de Junho de 2011, 16:25 »
Estou testando o LM e não achei parecido com o KDE! Só porque tem uma barra e menu com busca? Coloque a barra para parte superior e ele passa a parecer mais com gnome.

Estou gostando muito. Ele realmente é mais fácil que o Ubuntu. Já vem com java, flash, codec de áudio e vídeo, compiz instalado (janela gelatinosa e cubo a distância de um click, sem necessitar de instalação), software de atualização com importância de atualização... e ainda sem o Unity, ele vem com o Gnome formatado de forma própria, mas que dá para mexer e instalar applets de forma ridicularmente fácil.

O Ubuntu fez o sucesso que fez porque facilitou a vida do usuário mantendo a flexibilidade e abertura para o usuário configurar o sistema, essa foi a melhora do Ubuntu sobre o Debian. Acho provável que o Ubuntu perca espaço para o Mint por causa do Unity. É só ver no DistroWatch (http://distrowatch.com/). O Mint já é a segunda distro mais acessada, perdendo apenas para o Ubuntu; e o Ubuntu vem perdendo espaço! Se a pesquisa for dos últimos 30 dias o Mint já está em primeiro, Fedora em segundo e ubuntu em terceiro.

Mas nem tudo são rosas, o Mint não tem uma Canonical por trás.

5
Iniciantes / Re: Gnome 3 ou unity?
« Online: 13 de Junho de 2011, 16:03 »
Estou experimentando o Mint, distro baseada no Ubuntu (usando o mesmo repositório de programas), já vem com flash, java, codecs e, o melhor, sem o Unity. O Gnome dele é bem legal e de fácil configuração (fácil instalação de applets, criar barra, relocar barra, etc).

6
Café com Ubuntu / Re: Ubuntu 11.04 - Unity ou Modo Clássico?
« Online: 13 de Junho de 2011, 15:56 »
Baixei e testei a distro Mint, que é baseada no Ubuntu (inclusive com os mesmos repositórios), mas com o Gnome (adorei o visual e funcionalidade), já vindo com java, flash e codecs de vídeo e som.

Achei uma saída razoável até o Unity ficar mais redondo... dar uma melhorada.

7
Uso Ubuntu desde 2007 e sou disseminador do GNU/Linux, vivo instalando Ubuntu em máquinas de amigos que se interessam. Mas me decepcionei com o Unity :(

Em casa e notebook ainda estou com Ubuntu 10.10, coloquei 11.04 apenas no netbook (já usava o remix, ubuntu 10.10 com unity).

Minha saída foi o Mint (http://www.linuxmint.com/). Baseado no Ubuntu 11.04, Gnome com Xorg (como o Ubuntu 10.10), já vem com java, flash e codecs de audio e vídeo. Já instalei na máquina de um amigo ele está adorando.

8
Café com Ubuntu / Re: Ubuntu 11.04 - Unity ou Modo Clássico?
« Online: 05 de Maio de 2011, 00:49 »
Sou um dos que não gostou da mudança. Uso Ubuntu desde o 7.10. Tenho em meu notebook, no meu PC e no netbook da minha esposa.

Em todos estavam o 10.10 e só atualizei para o 11.04 o do netbook porque já usava o Unity. Do Unity da versão remix 10.10 para o Unity 11.04 realmente houve avanços, mas acho que foi um paço para trás em relação ao Gnome. Vou ficar mais um ano com o 10.10 (tempo de suporte) e depois vejo como está o Unity. Se for o caso atualizo para 12.04 e uso o Gnome no lugar do Unity ou mudo para distribuição já com Gnome redondinho.

Gosto do Ubuntu, saí do Kurumin para ele, no começo achei o Gnome estranho (o Kurumin era KDE) mas depois de uns dias achei muito prático… A comunidade é isso mesmo, escolha o que mais te agrada e contribua com ela; se não achar que vale a pena, saia… Atualmente não estou concordando com a mudança, pode ter sido muita loucura de trabalho para os programadores para lança uma coisa ainda muito quadrada… o Unity poderia até continuar evoluindo no remix e adotar na versão oficial no 11.10 ou 12.04, quando o Unity estivesse mais redondo… vejo como um erro da Canonical colocar Unity no 11.04.

9
Iniciantes / Re: Gnome 3 ou unity?
« Online: 28 de Abril de 2011, 16:59 »
olha.. ja to usando o unity a um bom tempo ja..
eee uso ele em 2 maquinas, uma delas é um netbook.
nao prezenciei nenhum grande travamento.. ta rodando tranquilo.
além do que é muito intuitivo e facil de mexer.

Não achei o Unity intuitivo.

Não gostei do Unity. A vantagem é que se ganha espaço em tela, mas de resto não gostei. Uso ele no netbook com Ubuntu 10.10.

Achei que foi uma perda não ter menu listando todos os aplicativos de forma direta e acho que foi perda na questão gráfica. Acabei de rodar a versão final do live CD e não gostei. Achei muito complicado para achar os aplicativos! Tem-se que digitar o nome para acessar! O Ubuntu ganhou terreno exatamente por facilitar migração do Windows para o GNU/Linux.

Sou apenas um usuário, não sou desenvolvedor. Sendo assim não posso falar da parte técnica, mas para mim o Unity foi um retrocesso.

10
Café com Ubuntu / Re: Quem vai permanecer no Ubuntu 10.04lts?
« Online: 28 de Abril de 2011, 16:56 »
Não gostei do Unity. A vantagem é que se ganha espaço em tela, mas de resto não gostei.

Achei que foi uma perda não ter menu listando todos os aplicativos de forma direta e acho que foi perna na questão gráfica. Acabei de rodar a versão final do live CD e não gostei. Achei muito complicado para achar os aplicativos! Tem-se que digitar o nome para acessar! O Ubuntu ganhou terreno exatamente por facilitar migração do Windows para o GNU/Linux.

Sou apenas um usuário, não sou desenvolvedor. Sendo assim não posso falar da parte técnica, mas para mim o Unity foi um retrocesso.

Sempre atualizo as versões de seis em seis meses, mas vou pular essa. Estou pensando em ver como unity sai no 11.10. Se continuar nessa linha vou ver se passo para 11.10 com Gnome3 ou se espero a lts e coloco o Gnome3.

11
Café com Ubuntu / Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Online: 28 de Abril de 2011, 16:54 »
Não gostei do Unity. A vantagem é que se ganha espaço em tela, mas de resto não gostei.

Achei que foi uma perda não ter menu listando todos os aplicativos de forma direta e acho que foi perna na questão gráfica. Acabei de rodar a versão final do live CD e não gostei. Achei muito complicado para achar os aplicativos! Tem-se que digitar o nome para acessar! O Ubuntu ganhou terreno exatamente por facilitar migração do Windows para o GNU/Linux.

Sou apenas um usuário, não sou desenvolvedor. Sendo assim não posso falar da parte técnica, mas para mim o Unity foi um retrocesso.

12
Programação e Scripts / Re: Rodando .jar fora do Netbeans 6.8
« Online: 11 de Junho de 2010, 13:04 »
Resolvido, amigos.

Fui na classe Main.java (minha classe principal) e coloquei uma linha de código chamando meu form principal:

Código: [Selecionar]
   package calculadora; 
     
   public class Main { 
     
       public static void main(String[] args) { 
     
           new JFCalc().show(); // *********** Tive que colocar esta linha na mão ***********   
       } 
     
    } 

13
Programação e Scripts / [RESOLIDO] Rodando .jar fora do Netbeans 6.8
« Online: 08 de Junho de 2010, 02:20 »
Amigos,

Estou iniciando em Java usando o Netbeans 6.8 no Ubuntu 10.04.

Segui um tutorial e fiz uma calculadora bem básica. Gerei o arquivo .jar por meio do menu "Executar -> Limpar e construir projeto", mas não consigo rodar o .jar gerado na pasta "dist"!

Tentando rodar o .jar clicando com o botão direito (no Nautilus) e selecionando "Abrir com Sun Java 6 Runtime", mas nada ocorre. Nada ocorre também se eu digitar no terminal "java -jar Calculadora.jar".

Quando digito no terminal "java Calculadora.jar", tenho a seguinte resposta:

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: Calculadora/jar
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: Calculadora.jar
   at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:217)
   at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
   at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:205)
   at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:321)
   at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:294)
   at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:266)
   at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:334)
Could not find the main class: Calculadora.jar. Program will exit.

Olhando dentro do pacote "Calculadora.jar" com o gerenciador de pacotes e vejo um arquivo "Main.class".

O que está faltando para rodar meu "Calculadora.jar"?

14
Caramba, bem aberto!

Será que você está tentando instalar a versão 64bits e os PCs são de 32bits?

Testou o cd em outras máquinas (em um notebook ou em casa), o cd está funcionando como live cd, dando partida certinho em outros micros?


15
quanto ao mpe e DVD use o VLC, tem no repositório. excelente! Faz mais de dois anos que, quer seja Windows, ou qualquer distribuição GNU/linux que instalo, coloco logo o vlc. Lê DVD, mp3, avi juntando já a legenda, converte formato de vídeo...

Recomendo fortemente.

Páginas: [1] 2 3 4