Autor Tópico: tela preta - ubuntu 9.10 não inicia modo texto  (Lida 11254 vezes)

Offline roderickOl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: tela preta - ubuntu 9.10 não inicia modo texto
« Resposta #15 Online: 23 de Agosto de 2010, 09:14 »
Platão, pelo jeito o caminho do ouro é reinstalar o driver da nvidia.
Vi em varios lugares, inclusive nesse link: http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-1466531.html

Porem estou tendo problemas com isso, já segui o tutorial que vc me passou, inclusive antes tive um problema com a placa de video e recorri a esse tópico de instalar o driver.

Quando eu mando desinstalar o driver da nvidia, da um erro assim: Impossivel achar pacote nvidia-*

Dai tento instalar mesmo assim o driver da nvidia, e ele da essa mensagem: /usr/lib/xorg/modules/extensions/libglx.so is not symbolic link

e continua a instalação.

Só que não resolve nada, continua a mesma coisa.

E concertei aquele comando, coloquei "quiet splash vga=normal" mas hora que ele inicia aparece uma msg bem rapida escrito assim: vga=normal is deprecated. Use gfxpayload=text before linux command...

E continua a tela preta (Monitor desligado) quando eu coloco em modo texto.

Offline roderickOl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: tela preta - ubuntu 9.10 não inicia modo texto
« Resposta #16 Online: 23 de Agosto de 2010, 09:36 »
Agora consegui instalar o driver da nvidia, porem não resolveu, a tela preta fica quando eu coloco em modo texto.
Mas consegui habilitar o acelerador grafico da minha placa que não estava funcionando.

Offline roderickOl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: tela preta - ubuntu 9.10 não inicia modo texto
« Resposta #17 Online: 13 de Setembro de 2010, 17:57 »
Consegui resolver o problema com a tela preta quando colocava em modo Texto.
Achei um tutorial no site do Morimoto.

Segue ai:
Citar
O primeiro passo é abrir um terminal, em "Aplicações > Sistema > Terminal", no Ubuntu com GNOME. Com o terminal aberto, rode:
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install v86d

E aguarde o término da instalação. Os comandos acima solicitarão a senha do usuário, isso é normal. Após isso, digite para abrir o arquivo de configuração do Grub, o nosso seletor gráfico de sistemas no boot:
$ sudo gedit /etc/default/grub

Localize a seguinte linha, provavelmente a de número 9:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

E substitua por essa, colocando ao invés de "1024x768" a sua resolução desejada:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset video=uvesafb:mode_option=1024x768-24,mtrr=3,scroll=ywrap"

Role para baixo. Na linha 18, muito provavelmente, está o seguinte conteúdo:
#GRUB_GFXMODE=640x480

Substitua por:
GRUB_GFXMODE=1024x768

Inserindo novamente a mesma resolução escolhida. Terminado, salve e feche o Gedit.

Vamos agora editar mais um arquivo de configuração, dessa vez um arquivo responsável pelo carregamento de módulos do initramfs:
$ sudo gedit /etc/initramfs-tools/modules

Ao final do arquivo, que deve ter pouca coisa, copie e cole a seguinte linha, novamente colocando a mesma resolução desejada:
uvesafb mode_option=1024x768-24 mtrr=3 scroll=ywrap

Coloque a linha depois das linhas onde há um "#" na frente, ou seja, em uma linha nova. Salve e feche o Gedit. Agora só falta um comando que reconfigura tudo, desde o initramfs até o Grub, usando as novas configurações (tudo abaixo forma uma só linha):
$ sudo echo FRAMEBUFFER=y | sudo tee /etc/initramfs-tools/conf.d/splash && sudo update-grub2 && sudo update-initramfs -u

Feito tudo isso, prontinho. Reinicie o seu micro e curta agora sua animação de inicialização e desligamento do sistema. E ah, em caso de panes na interface gráfica, você já poderá pedir socorro nos terminais :-)

Segue o link do original.
http://www.guiadohardware.net/dicas/corrigindo-resolucao-ubuntu.html

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: tela preta - ubuntu 9.10 não inicia modo texto
« Resposta #18 Online: 13 de Setembro de 2010, 18:51 »
Para matar a minha curiosidade alguem poderia me dizer o que esta opção "quiet splash" quer dizer?
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: tela preta - ubuntu 9.10 não inicia modo texto
« Resposta #19 Online: 13 de Setembro de 2010, 19:18 »
Ola aqui se eu remover o "quiet splash" nao aparece mais o plymout aquela tela roxa, somente vao aparecer alguns textos e o sistema inicializando montando os dispositivos etc, o meu esta assim.

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=""       <----- vai iniciar em modo texto
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Em etc->default->grub
« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, 19:31 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: tela preta - ubuntu 9.10 não inicia modo texto
« Resposta #20 Online: 13 de Setembro de 2010, 19:20 »
Obrigado platao.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."