Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2365162 vezes)

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #600 Online: 27 de MAR?O de 2008, 09:49 »
Compilei no Debian Lenny o kernel omnislash e não senti tanta diferença de um outro kernel 23 genérico que eu tinha baixado e compilado. O que pode ser isso? Qual ferramenta eu poderia usar para saber se há diferenças? Uso o Htop ...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #601 Online: 27 de MAR?O de 2008, 09:59 »
Citar
Compilei no Debian Lenny o kernel omnislash e não senti tanta diferença de um outro kernel 23 genérico que eu tinha baixado e compilado. O que pode ser isso? Qual ferramenta eu poderia usar para saber se há diferenças? Uso o Htop ...

Hardinfo, jogos 3d, aplicações de áudio, edição de vídeo, etc. lembre-se que se vc usou uma configuração diferente da minha que usa o hz em 1000, relatime e kernel em baixa latência pode ter queda de performance.

Além do mais, o kernel com patches tem opções que o genérico 23 não tem... use-as...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Violencia.Com

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #602 Online: 27 de MAR?O de 2008, 11:45 »
Bom dia Hqx tudo bem? Bom ainda não testei seu kernel mais novo mas vi que algumas pessoas tiveram problema com a instalação dos driver da ATI, eu só segui esse tutorial http://thiago-augusto.eti.br/novo-driver-ati-com-suporte-ao-aiglx/ (que por acaso é de um colega aqui do forum) junto com o driver mais novo disbonibilizado pela AMD/ATI

Citar
Aumentando a velocidade do boot usando o profile no grub

Uma das causas de um boot lento é uma excessiva procura no disco e existe o mecanismo chamado readahead que ajuda nesse ponto, só que a lista dele não é atualizada automaticamente.

O que acaba causando um boot com diversas “pausas” e o único jeito para consertar isso é atualizando o profile do grub, para assim fazer uma nova lista.

Depois de diversas atualizações feitas no sistema, o serviço readahead usado no ubuntu fica com uma lista obsoleta de arquivos e é necessário atualizar isso.

1 - Na hora de selecionar o seu kernel no grub selecione o kernel que terá a lista atualizada e pressione ESC e depois a tecla e para editar.

2 - Escolha a segunda linha (que deve começar com a palavra kernel) e pressione e novamente.

3 - Vá até o fim da linha e adicione a palavra profile e pressione enter.

4 - Pressione b para dar o boot.

5 - Agora uma nova lista será gerada e esse boot será excessivamente lento. Deixe que o sistema termine o boot.

6 - Faça um reboot e desfrute de um boot um pouco mais rápido.

Obs.: Usando o grub normal do ubuntu (não sei se funciona sob o gfx)

Mais informações aqui:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=89491
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=254263

Obs.: Antes faça um backup dos dois arquivos arquivos presentes no /etc/readahead/!!

Essa dica funciona no Grubgfx sim, é só antes de fazer o processo apertar a tecla "esc" e selecionar OK na pergunta e seguir o tutorial como você explicou.

Status: Download da nova compilação!

[]´s da familia Lira


Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #603 Online: 27 de MAR?O de 2008, 13:17 »
Violenia.com vc tem placa ati né ?? instala aí o kernel e depois diz como correu por acaso da primeira vez que consegui fazer com que o driver ati funcionasse usei esse tutorial mas depois de descobrir o envy tenho usado sempre  sempre este
Já agora para nao criar um novo topico tenho uma duvida e acho que o Hqx que é o mestre do desempenho deve saber
meu irmao comprou um portatil que vinnha com o windows vista e tou aqui a configuralo e achei um aspecto interesante que ja tinha reparado no windows xp
porque o a utilizaçao do cpu no windos tem muito mais oscilaçoes do que no linux?? por exemplo se nao fizer nada no linux tenho a utilizaçao do cpu em 12 no vista tenho em 3 % mas só de mexer o rato no windows vai para 30 % enquanto que no linux nao se nota a diferença, a jogar no linux nao passa de 40 % e só raramente chega a 100% no windows tenho muitos picos e variçoes e tão depressa esta a 100% como a 20 ou mesmo 3%
note-se que eu tenho tenho um pentium 4 e meu irmao tem um dual core t2330
qual aproveita melhor o processador??

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #604 Online: 28 de MAR?O de 2008, 09:10 »
Acho que o linux aproveita melhor os cores, até pq vc pode compilar justamente para o seu processador...

Porém temos que lembrar que no windows muitas vezes estamos executando diversos programas em background como antivírus, anti isso, anti aquilo, e temos aquela barra extensa de tarefas cheia de programas residentes...

Aí o processador fica até sobrecarregado mesmo movendo somente o mouse...

Sysctl...

## Omnislash 3 otimização
#Diminuir resquícios na memória
vm.dirty_background_ratio = 3
vm.dirty_ratio = 40
#Diminuir granularidade que aumenta a performance
kernel.sched_min_granularity_ns = 20000000
kernel.sched_latency_ns = 30000000
#Melhora de performance
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
#Percentagem de uso da memória ram antes de usar a swap
vm.mapped = 95
#Impedir a sobre-alocação de memória dos programas
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10
vm.vfs_cache_pressure = 45
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2008, 23:47 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #605 Online: 29 de MAR?O de 2008, 13:29 »
2.6.23-omnislash3-v1.1 pelo que vejo no ficheiro de log dmesg o alsa do kernel não é o ultimo(Advanced Linux Sound Architecture Driver Version 1.0.14 (Fri Jul 20 09:12:58 2007 UTC)) posso fazer update ao sorce do kernel para ficar com o ultimo alsa?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #606 Online: 29 de MAR?O de 2008, 13:36 »
Citar
2.6.23-omnislash3-v1.1 pelo que vejo no ficheiro de log dmesg o alsa do kernel não é o ultimo(Advanced Linux Sound Architecture Driver Version 1.0.14 (Fri Jul 20 09:12:58 2007 UTC)) posso fazer update ao sorce do kernel para ficar com o ultimo alsa?

Até hoje não tive sucesso fazendo update no source, só depois de instalado...

Como vc pretende fazer???
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #607 Online: 29 de MAR?O de 2008, 14:43 »
acabei de instalar o novo kernel omnislash e estou muito satisfeito!!! deu uma boa melhorada em relação a primeira versão!!! parabéns!!!
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #608 Online: 29 de MAR?O de 2008, 15:17 »
acabei de instalar o novo kernel omnislash e estou muito satisfeito!!! deu uma boa melhorada em relação a primeira versão!!! parabéns!!!

É pq eu fiz a fusão com outro kernel meu (omnislash 4.7, kernel meteor 3.0 e parte do kernel chaos... para fazer esse omnislash eu  tive que fazer 4 kernels...) ;D e agora coloquei algumas coisas do sidux e do dark...

A otimização do cfq deu uma boa guinada com a nova configuração...

Obrigado pelo elogio!!

EDIT 1 - Caramba, mais de 600 mensagens nesse tópico :o
Hqx
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2008, 15:19 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #609 Online: 29 de MAR?O de 2008, 16:19 »
Citar
2.6.23-omnislash3-v1.1 pelo que vejo no ficheiro de log dmesg o alsa do kernel não é o ultimo(Advanced Linux Sound Architecture Driver Version 1.0.14 (Fri Jul 20 09:12:58 2007 UTC)) posso fazer update ao sorce do kernel para ficar com o ultimo alsa?

Até hoje não tive sucesso fazendo update no source, só depois de instalado...

Como vc pretende fazer???

Como fizeste isso?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Mandriva 2008 tem 12 kernels diferentes!!!
« Resposta #610 Online: 30 de MAR?O de 2008, 14:10 »
http://wiki.mandriva.com/pt/Mandriva_Linux_2008_Notes

Nomenclatura

O pacote kernel adotou agora o arquivo spec do kernel-tmb, o que significa que os pacotes de kernel foram renomeados. kernel-desktop é o novo nome de kernel, kernel-server é o novo nome de kernel-enterprise, e kernel-desktop586 é o novo nome de kernel-legacy. Um pacote kernel-laptop também foi introduzido, contendo várias customizações úteis para laptops em termos de redução do uso de energia.

E ainda tem mais não oficiais como:

kernel kerrighed
kernel linus normal
kernel linus smp
kernel multimedia desktop (que incluem patches do Con kolivas)
kernel multimedia laptop (que incluem patches do Con kolivas)
kernel rt
kernel tmb
kernel vserver

http://wiki.mandriva.com/en/Docs/Howto/Mandriva_Kernels
-----------------

Usei o patch do kamikaze5 e da outra vez fiz o processo indicado por um site mas infelizmente não funcionou... então preferi deixar o padrão mesmo...

## Omnislash 3 otimização light
#Diminuir resquícios na memória
vm.dirty_background_ratio = 3
vm.dirty_ratio = 10
#Melhora de performance
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
#Usar a swap em apenas 20% dos casos
vm.mapped = 80
#Impedir a sobre-alocação de memória dos programas
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10
vm.dirty_writeback_centisecs = 6000
vm.dirty_expire_centisecs = 3000
vm.vfs_cache_pressure = 50

Kernel omnislash 3 no kurumin???

Tem gente no fórum gdh usando no Kurumim NG (base kubuntu 8.04) o omnislash 3.

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/850734/5.html#post3634866

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/850734/6.html#post3635039

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/850734/6.html#post3635089

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/850734/6.html#post3635131

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/850734/6.html#post3635185

Alguns já até colocaram na assinatura...

http://www.guiadohardware.net/comunidade/som-problema/849230/#post3623655

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/821928/11.html#post3615326

Gostaria de agradecer ao Buli do gdh (http://www.guiadohardware.net/comunidade/member.php?u=86609) por ter passado o omnislash em deb para o kurumin 7 e pelo apoio de todos!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Flaviodbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #611 Online: 30 de MAR?O de 2008, 20:01 »
estou interessado em testar esse kernel no meu notebook so que minha placa de rede sem fio nao foi detectada ela nao aparece la em sistema/administraçao/rede, apenas a outra com fio

Jabber:flaviodbz@jabber.org

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #612 Online: 30 de MAR?O de 2008, 20:08 »
Citar
estou interessado em testar esse kernel no meu notebook so que minha placa de rede sem fio nao foi detectada ela nao aparece la em sistema/administraçao/rede, apenas a outra com fio

Vá sabendo que o uso no modo bateria pode ser diminuido pela metade...

Como o meu kernel é um vanila com patches ele só possui o que existe por padrão na série 23.

Logo se o ubuntu com kernel 22 detecta a sua placa de rede é pq ou ele usa o driver restrito ou usa um patch no kernel.

Vc terá que compilar o driver da placa da rede que não é detectada para que funcione...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #613 Online: 31 de MAR?O de 2008, 20:27 »
alguém aqui no forum está usando este kernel no Ubuntu 8.04??? achei ele mais leve que o 7.10 e gostaria de saber como ele fica com este kernel....
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #614 Online: 31 de MAR?O de 2008, 20:42 »
alguém aqui no forum está usando este kernel no Ubuntu 8.04??? achei ele mais leve que o 7.10 e gostaria de saber como ele fica com este kernel....

Tem se vc recuar umas paginas encontra lá um colega que instalou no hardy ainda em fase alpha(penso eu)