Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2365267 vezes)

Offline ErickSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 209
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1125 Online: 08 de Dezembro de 2008, 14:01 »
Citar
como e baseada em hardware, eu posso desativar todas as opçoes de gerenciamento de energia, certo?

QUÊ!!?? Deixa normal se não fica ruim, no máximo se quiser especifique outro gerenciamento (ao invés do userspace) ou coloque o seu clock fixo com comandos...

ainda nao deu pra testar, por falta de tempo.. assim q conseguir retorno aqui

uma vez, qd o windows travou, na reinicializaçao apareceu uma mensagem mais ou menos assim: des aplication is turned off, but hardware-based energy saver is still working.

qm controla a economia de energia é a placa mae e nao o ubuntu, nao e isso? nao seria descenessario ter os dois funcionando?

desculpa se eu tiver falando besteira  :D


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1126 Online: 08 de Dezembro de 2008, 22:28 »
Citar
qm controla a economia de energia é a placa mae e nao o ubuntu, nao e isso? nao seria descenessario ter os dois funcionando?

É o sistema operacional...

http://pt.wikipedia.org/wiki/ACPI

http://www.guiadohardware.net/termos/acpi

Não desative o acpi...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline douglashjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1127 Online: 10 de Dezembro de 2008, 18:34 »
Hqxriven, você não acha melhor disponibilizar apenas os patchs ao invés do kernel todo? Para um usuário de internet discada é um martírio baixar o seu kernel, pois a cada novo kernel teremos que baixar quase 50MB! Assim como o diamondmax, disponibilize só os patchs para facilitar o download. Aplicar o patch é só uma questão de comando no terminal...

Você não está facilitando, mas sim dificultando...Baixar uns 10MB ou 15MB de patch é melhor do que baixar 50MB a cada novo kernel!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1128 Online: 11 de Dezembro de 2008, 08:10 »
Citar
Hqxriven, você não acha melhor disponibilizar apenas os patchs ao invés do kernel todo? Para um usuário de internet discada é um martírio baixar o seu kernel, pois a cada novo kernel teremos que baixar quase 50MB! Assim como o diamondmax, disponibilize só os patchs para facilitar o download. Aplicar o patch é só uma questão de comando no terminal...

Você não está facilitando, mas sim dificultando...Baixar uns 10MB ou 15MB de patch é melhor do que baixar 50MB a cada novo kernel!

A sua preocupação é a mesma que a minha...

Para que eu possa disponibilizar apenas os patches eu tenho duas possibilidades:

Inviáveis no momento

1 - Aprender a usar o git direito pois ele faz a junção dos patches em um só (se alguém puder me explicar como faz isso de modo fácil eu agradeço pois essa ferramenta me complica...) e isso vai demorar um bom tempo que eu não tenho...

2 - Disponibilizar uma penca de patches (em torno de 30 a 50) para o usuário colocar um a um já que são single patches, e isso será beeem chato.

Viáveis

1 - Colocar um kernel grande porém divido em um pequeno tamanho (entre 10 a 15MB) para que o usuário possa baixar em partes (usado atualmente).

2 - Fazer um kernel 2.6.27 puro com os patches do omnislash porém sem os patches de atualização de versão. Nesse caso o usuário teria que baixar apenas um patch do kernel.org de 200 KB aproximadamente e teria sempre uma versão atualizada (Possível e implementarei assim que possível).

----------------

Faço atualizações mensais do kernel e com o tempo reduzido está difícil de aprender novas coisas (como o git), mas farei o possível para facilitar para vcs e para mim também (já que eu uso discada também... e faço upload com discada também de 50MB também...)

Obrigado pela sugestão!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline douglashjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1129 Online: 11 de Dezembro de 2008, 13:30 »
Citar
Hqxriven, você não acha melhor disponibilizar apenas os patchs ao invés do kernel todo? Para um usuário de internet discada é um martírio baixar o seu kernel, pois a cada novo kernel teremos que baixar quase 50MB! Assim como o diamondmax, disponibilize só os patchs para facilitar o download. Aplicar o patch é só uma questão de comando no terminal...

Você não está facilitando, mas sim dificultando...Baixar uns 10MB ou 15MB de patch é melhor do que baixar 50MB a cada novo kernel!

A sua preocupação é a mesma que a minha...

Para que eu possa disponibilizar apenas os patches eu tenho duas possibilidades:

Inviáveis no momento

1 - Aprender a usar o git direito pois ele faz a junção dos patches em um só (se alguém puder me explicar como faz isso de modo fácil eu agradeço pois essa ferramenta me complica...) e isso vai demorar um bom tempo que eu não tenho...

2 - Disponibilizar uma penca de patches (em torno de 30 a 50) para o usuário colocar um a um já que são single patches, e isso será beeem chato.
.
.
.

Junte todos os patchs num só e disponibilize no seu site! Assim o usuário iria aplicar um único patch que já reúne todos os demais facilitando baixá-lo uma vez que não seria necessário baixar o kernel 2.6.27+patchs (2.6.27-omnislash5), mas sim baixar uma única vez o kernel 2.6.27 e a cada nova atualização do omnislash, poderíamos baixar apenas o patch que, creio eu, não iria ultrapassar 20MB de download e aplicá-lo. Isso facilitaria para você fazer o upload e para o pessoal de internet discada que deseja baixá-lo e usá-lo.

Discada é "Froid"...Que inveja dos japoneses nesse momento  :P

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1130 Online: 11 de Dezembro de 2008, 18:34 »
Vê se isso ajuda douglashjs...

http://hqxriven.wordpress.com/2008/12/11/kernel-262781-omnislash5-kernel-otimizado-kuxbuntu-debian/

Gostaria de agradecer ao Henrique Aguiar por me ajudar nos patches...

Estou usando esse kernel agora.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 18:39 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ErickSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 209
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1131 Online: 12 de Dezembro de 2008, 09:26 »
Hqxriven, nem consegui compilar esse ultimo kernel q vc postou  :(

Código: [Selecionar]
root@quarto:/usr/src/linux# CONCURRENCY_LEVEL=2 make-kpkg --initrd --revision=i686 kernel_image kernel_headers modules_image
exec debian/rules  DEBIAN_REVISION=i686  INITRD=YES  kernel_image kernel_headers modules_image

====== making target CONFIG-common [new prereqs: testdir]======

====== making target CONFIG-common [new prereqs: stamp-conf]======
This is kernel package version 11.001-0.1.
====== making stamp-arch-conf because of  ======

====== making target CONFIG-arch [new prereqs: stamp-arch-conf]======
====== making conf.vars because of .config ======

====== making target CONFIG-arch [new prereqs: .config conf.vars]======
This is kernel package version 11.001-0.1.
====== making target CONFIG/linux-headers-2.6.27.6-omnislash5 [new prereqs: CONFIG-arch]======

====== making target CONFIG/linux-image-2.6.27.6-omnislash5 [new prereqs: CONFIG-arch]======

====== making target CONFIG/linux-uml-2.6.27.6-omnislash5 [new prereqs: CONFIG-arch]======

====== making target CONFIG/linux-xen0-2.6.27.6-omnislash5 [new prereqs: CONFIG-arch]======

====== making target CONFIG/linux-xenu-2.6.27.6-omnislash5 [new prereqs: CONFIG-arch]======

====== making stamp-configure-arch because of  ======
====== making target configure-arch [new prereqs: stamp-configure-arch]======
====== making stamp-indep-conf because of  ======

====== making target CONFIG-indep [new prereqs: stamp-indep-conf]======
====== making stamp-kernel-conf because of .config Makefile ======
/usr/bin/make    ARCH=x86_64 \
                oldconfig
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-2.6.27'
scripts/kconfig/conf -o arch/x86/Kconfig
#
# configuration written to .config
#
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-2.6.27'
/usr/bin/make    ARCH=x86_64 prepare
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-2.6.27'
scripts/kconfig/conf -s arch/x86/Kconfig
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-2.6.27'
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-2.6.27'
  CHK     include/linux/version.h
  CHK     include/linux/utsrelease.h
  CC      arch/x86/kernel/asm-offsets.s
In file included from include/asm/page.h:42,
                 from include/asm/pda.h:8,
                 from include/asm/current.h:19,
                 from include/asm/processor.h:15,
                 from include/linux/prefetch.h:14,
                 from include/linux/list.h:6,
                 from include/linux/module.h:9,
                 from include/linux/crypto.h:21,
                 from arch/x86/kernel/asm-offsets_64.c:7,
                 from arch/x86/kernel/asm-offsets.c:4:
include/asm/page_64.h:46:2: error: #error "CONFIG_PHYSICAL_START must be a multiple of 2MB"
make[2]: ** [arch/x86/kernel/asm-offsets.s] Erro 1
make[1]: ** [prepare0] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-2.6.27'
make: ** [debian/stamp-kernel-conf] Erro 2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1132 Online: 12 de Dezembro de 2008, 10:39 »
Citar
Hqxriven, nem consegui compilar esse ultimo kernel q vc postou

Esse ainda é o 27.6 já estou no 27.8.1!!

Mas... por acaso vc usa um sistema 64 bits??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ErickSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 209
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1133 Online: 12 de Dezembro de 2008, 14:18 »

Esse ainda é o 27.6 já estou no 27.8.1!!

Mas... por acaso vc usa um sistema 64 bits??

Eh... Mas eu fiz exatamente como tava no post do 27.8.1  :-\

uso 64 bits sim...  mas o primeiro q eu compilei funcionou

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1134 Online: 12 de Dezembro de 2008, 16:33 »
Só como um alerta, Hqxriven, no seu .config está desabilitado o modo UDMA para dispositivos ATA - também chamado de PATA - (HD, Driver de CDROM etc) o que deixará o PC ainda mais lento: "Device Drivers -> ATA/ATAPI/MFM/RLL support"

Habilite-o!!!
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1135 Online: 12 de Dezembro de 2008, 17:17 »
Citar
Eh... Mas eu fiz exatamente como tava no post do 27.8.1  Indeciso

uso 64 bits sim...  mas o primeiro q eu compilei funcionou

Talvez tenha conseguido, sem a config...

Até hoje eu não consegui compilar em 64 bits usando uma config 32 bits (tá bom eu só fiz isso uma vez, mas não funcionou)

Outra coisa vc colocou a compilação para o seu processador??

Vou ajeitar o blog mais tarde e lançar a versão 8.2 com mudanças na config que o Bernardo me passou espero que ajude...

Citar
Só como um alerta, Hqxriven, no seu .config está desabilitado o modo UDMA para dispositivos ATA - também chamado de PATA - (HD, Driver de CDROM etc) o que deixará o PC ainda mais lento: "Device Drivers -> ATA/ATAPI/MFM/RLL support"

Habilite-o!!!

Ops... estou perdido... Me dá uma ajudinha aí DiamondMax!!

Quais as configurações que o senhor acha que precisam ser ativadas??

Obrigado e Boa Tarde!!
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2008, 17:54 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1136 Online: 12 de Dezembro de 2008, 18:22 »
Citar
Só como um alerta, Hqxriven, no seu .config está desabilitado o modo UDMA para dispositivos ATA - também chamado de PATA - (HD, Driver de CDROM etc) o que deixará o PC ainda mais lento: "Device Drivers -> ATA/ATAPI/MFM/RLL support"

Habilite-o!!!

Citar
Ops... estou perdido... Me dá uma ajudinha aí DiamondMax!!

Quais as configurações que o senhor acha que precisam ser ativadas??

Obrigado e Boa Tarde!!

Não precisa me chamar de senhor, também não sou tão velho assim...  ;)

Fiz apenas alterações na seção "Device Drivers -> ATA/ATAPI/MFM/RLL support".

O cfg: http://o759xq.blu.livefilestore.com/y1pUgc7xlFJBZ1tDXBBbAm4oJ6L43ZhUjwOZ40PWNbqjj7ItL-m8nPH6phW3mZ9w8xo5aTSJmnx8mA3yAPc0DYn4Q/cfg?download
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2008, 18:24 por DiamondMax »
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1137 Online: 12 de Dezembro de 2008, 19:09 »
Citar
Não precisa me chamar de senhor, também não sou tão velho assim...  Piscada

Fiz apenas alterações na seção "Device Drivers -> ATA/ATAPI/MFM/RLL support".

Velho!!!???

Vejamos o que diz o dicionário Aurélio:

Citar
senhor - Indivíduo importante. Tratamento de cerimônia ou respeito dispensado aos homens.

Não estou falando com o sentido de idade!!

Agora voltando ao assunto...

Olhei três configs: Fedora, a que vc me passou, Mandriva e a minha...

O engraçado é a questão do Fedora e o Mandriva:

O Fedora desativa o ide e o Mandriva não (Mandriva ativa TUDO)... Mas acho que pode ser uma boa já que muita gente usa o IDE ainda ao invés do SATA.

Obrigado pela ajuda!!
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2008, 19:13 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1138 Online: 13 de Dezembro de 2008, 13:30 »
Citar
Olhei três configs: Fedora, a que vc me passou, Mandriva e a minha...

O engraçado é a questão do Fedora e o Mandriva:

O Fedora desativa o ide e o Mandriva não (Mandriva ativa TUDO)... Mas acho que pode ser uma boa já que muita gente usa o IDE ainda ao invés do SATA.

Obrigado pela ajuda!!

Naquela seção também dá suporte ao modo UDMA que melhora a transferência de dados em dispositivos ATA/(E)IDE e ATAPI. O membro gatohumano me procurou uma vez com um problema relacionado ao gravador que insistia em ficar em ata33 (UDMA 33) ao invés de ata66 (UDMA 66). Ultimamente comecei a pesquisar sobre o assunto e percebi que ele usa o kernel omnislash até que eu encontrei tais opções desativadas, daí eu ter te alertado.
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1139 Online: 13 de Dezembro de 2008, 14:27 »
Citar
Naquela seção também dá suporte ao modo UDMA que melhora a transferência de dados em dispositivos ATA/(E)IDE e ATAPI. O membro gatohumano me procurou uma vez com um problema relacionado ao gravador que insistia em ficar em ata33 (UDMA 33) ao invés de ata66 (UDMA 66). Ultimamente comecei a pesquisar sobre o assunto e percebi que ele usa o kernel omnislash até que eu encontrei tais opções desativadas, daí eu ter te alertado.

O que vc acha da config agora??? Sugere alguma modificação nessa questão???

http://cid-54d6be9bf554165b.skydrive.live.com/self.aspx/Kernel/cfg

Obrigado Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois