Autor Tópico: área de trabalho com apenas papel de parede  (Lida 3217 vezes)

Offline n3rdbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
área de trabalho com apenas papel de parede
« Online: 08 de MAR?O de 2013, 15:24 »
Olá mundo,

 Estou aqui tentando resolver um problema que já me incomoda a um bom tempo, vamos começar a relatar o que acontece:

 Tenho um notebook com gpu comutável da HP modelo Pavilion DM4-2155br, o mesmo usa placa grafica integrada ao processador intel i5 sendo ela uma intel HD Grafics 3000 (se não me engano) e uma TI Radeon HD Grafics 6470M de 1gb, estou utilizando Ubuntu 12.10, quando eu tento instalar o driver da AMD pelo terminal diz que falta fglrx ou algo assim e não instala, tento intalar por repositório PPA e também não instala pelo mesmo motivo, tento pelos drivers alternativos no próprio Ubtuntu e instala tudo certinho porém quando reinicio e lógo com o usuário aparece apenas o papel de parede da área de trabalho sem a barra superior nem a barra lateral do unity, deixando meu sistema inutilizável, entro em modo texto com ctrl+alt+F1, faço login, tento subir modo radeon mas nao funciona, então reinstalo o ubuntu limpo, ele roda com a Intel muito bem e o driver genérico reconhece minha ATI, mas se eu tento, na tela de login, entrar em modo texto e trocar para minha ATI ele trava e sou obrigado a reiniciar manualmente voltanto para a Intel, com a instalação limpa consigo usar o VGASwitcheroo para desligar minha placa discreta ATI poupando bateria, mas queria poder usala, alguém sabe alguma solução?

PS. Estou baixando o ultimo driver ATI 13.2 beta 6 do site oficial, vamos ver no que dá!
Laptop HP Pavilion DM4-2155br, Intel CORE I5 #2, AMD ATI Radeon HD Grafics 6470m 1gb, memoria ddr3 12gb, sistema Ubuntu 12.10

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: área de trabalho com apenas papel de parede
« Resposta #1 Online: 08 de MAR?O de 2013, 17:42 »
Olá mundo,

 Estou aqui tentando resolver um problema que já me incomoda a um bom tempo, vamos começar a relatar o que acontece:

 Tenho um notebook com gpu comutável da HP modelo Pavilion DM4-2155br, o mesmo usa placa grafica integrada ao processador intel i5 sendo ela uma intel HD Grafics 3000 (se não me engano) e uma TI Radeon HD Grafics 6470M de 1gb, estou utilizando Ubuntu 12.10, quando eu tento instalar o driver da AMD pelo terminal diz que falta fglrx ou algo assim e não instala, tento intalar por repositório PPA e também não instala pelo mesmo motivo, tento pelos drivers alternativos no próprio Ubtuntu e instala tudo certinho porém quando reinicio e lógo com o usuário aparece apenas o papel de parede da área de trabalho sem a barra superior nem a barra lateral do unity, deixando meu sistema inutilizável, entro em modo texto com ctrl+alt+F1, faço login, tento subir modo radeon mas nao funciona, então reinstalo o ubuntu limpo, ele roda com a Intel muito bem e o driver genérico reconhece minha ATI, mas se eu tento, na tela de login, entrar em modo texto e trocar para minha ATI ele trava e sou obrigado a reiniciar manualmente voltanto para a Intel, com a instalação limpa consigo usar o VGASwitcheroo para desligar minha placa discreta ATI poupando bateria, mas queria poder usala, alguém sabe alguma solução?

PS. Estou baixando o ultimo driver ATI 13.2 beta 6 do site oficial, vamos ver no que dá!

Conseguiu solucionar o problema, após instalar o  último driver ATI 13.2 beta 6 do site Oficial e instalá-lo no Ubuntu 12.10 PP que você está usando ?

Caso não consiga, instale o Ubuntu 12.04 LTS para ver se funciona 100% e sim, oriento a usá-lo.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline n3rdbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: área de trabalho com apenas papel de parede
« Resposta #2 Online: 08 de MAR?O de 2013, 21:45 »
Caro EvaldoSCruz,
 Não consegui instalar o driver, abre a primeira janela e então eu clico em prosseguir e ele me diz que falta uma ou mais ferramentas para que eu possa instalar o driver. Porém o que me deixa mais intrigado é que se faço no terminal o comando "lspci | grep VGA" a resposta é

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Caicos [Radeon HD 6400M/7400M Series]

 Isso me faz crer que meu Ubuntu sabe muito bem qual é minha placa de vídeo, e quando uso o comando "cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/vga a resposta é

0:DIS: :Pwr:0000:01:00.0
1:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0

 Creio que o sinal de "+" indique a placa ativa no sistema, porém não sei ( ou não estou fazendo corretamente ) como ativar a placa discreta (ATI).

Obs: estes dados vem de uma instalação limpa, sem drivers proprietários, estou usando ele assim sem ter feito nenhuma alteração ou configuração nos drivers de vídeo desde a instalação.
Laptop HP Pavilion DM4-2155br, Intel CORE I5 #2, AMD ATI Radeon HD Grafics 6470m 1gb, memoria ddr3 12gb, sistema Ubuntu 12.10

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: área de trabalho com apenas papel de parede
« Resposta #3 Online: 08 de MAR?O de 2013, 21:51 »
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2013, 22:02 por Arthur Bernardes »

Offline n3rdbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: área de trabalho com apenas papel de parede
« Resposta #4 Online: 08 de MAR?O de 2013, 22:13 »
Olá Arthur Bernardes,

 Agradeço-te por tentar ajudar-me porém a ferramenta que citastes funciona apenas para Nvidia que não é meu caso, mas de qualquer modo obrigado.
Laptop HP Pavilion DM4-2155br, Intel CORE I5 #2, AMD ATI Radeon HD Grafics 6470m 1gb, memoria ddr3 12gb, sistema Ubuntu 12.10

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: área de trabalho com apenas papel de parede
« Resposta #5 Online: 08 de MAR?O de 2013, 22:18 »
No seu Bios não tem opção de desativar uma das Gpu's..?

Creio que não se dá pra usar 2 ao mesmo tempo.. Me corrijam se estiver errado..!

Offline n3rdbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: área de trabalho com apenas papel de parede
« Resposta #6 Online: 08 de MAR?O de 2013, 22:32 »
Não quero usar dois ao mesmo tempo, na BIOS não encontrei a opção mas no VGASwitcheroo eu desativo a placa sim, o problema é que não consigo ativar a ATI, só a Intel, se eu ativo a ATI através de comandos em modo texto ele trava e tenho que desligar manualmente e religar para que tudo volte ao normal
Laptop HP Pavilion DM4-2155br, Intel CORE I5 #2, AMD ATI Radeon HD Grafics 6470m 1gb, memoria ddr3 12gb, sistema Ubuntu 12.10

Offline n3rdbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: área de trabalho com apenas papel de parede
« Resposta #7 Online: 09 de MAR?O de 2013, 21:39 »
Galera tentei no 12.04 o driver sugerido pelo próprio ubuntu na aba drivers adicionais, ele funciona porém não me deixa reduzir o tamanho da barra do unity, e quando eu tentei comutar com o código "sudo aticonfig --px-igpu" ele quebrou, ja éra, formatei estou reinstalando o driver novamente, é o 12.11 beta release pelo que parece.

ahhhh esqueci de falar que o Catalist também não abril, disse que não estava configurado corretamente, bom vamos ver o resultado do próximo teste.
Laptop HP Pavilion DM4-2155br, Intel CORE I5 #2, AMD ATI Radeon HD Grafics 6470m 1gb, memoria ddr3 12gb, sistema Ubuntu 12.10