Autor Tópico: ISO-8859-1 no Dapper  (Lida 17086 vezes)

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: ISO-8859-1 no Dapper
« Resposta #15 Online: 17 de Outubro de 2006, 21:19 »
tenho um servidor com o ubuntu 6.06.1 Dapper e a dica infelizmente não funcionou, os sites que mantenho no servidor continuam aparecendo "?" no lugar dos caracteres especiais.
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

Offline voyeg3r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
    • http://vivaotux.blogspot.com
Re: ISO-8859-1 no Dapper
« Resposta #16 Online: 01 de Janeiro de 2007, 21:37 »
Creio que seria mais prático usar o comando recode (que não vem instalado por padrão)
Este comando recodifica caracteres entre formatos. Para recodificar de utf-8 para iso faça:

  recode -d u8..l1 arquivo   (mais adequador para arquivos latex)
  recode iso-8859-15..utf8 file_to_change.txt   Latin9 (western europe) para utf8

Observações

O ubuntu usa utf-8 o kurumin usa atualmente iso-8859-1 e portanto ao mandar arquivos
de um sistema para o outro você deverá ter instalado o recode. O ubuntu vem sem ele, mas para instalar faça:

 sudo apt-get install recode

Referências


Offline maninhx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: ISO-8859-1 no Dapper
« Resposta #17 Online: 08 de Outubro de 2008, 22:05 »
Bem, não sei se alguém já postou essa dica ou não, mas estarei mostrando abaixo como alterar no Dapper de UTF-8 para ISO-8859-1. Isso foi bastante importante para mim, pois como eu já tinha um servidor de arquivos inteiro com formatação ISO-8859-1 tive sérios problemas de acentuação e nomes de arquivos truncados.

No Breezy bastava digitar o seguinte comando para realizar essa tarefa:

Código: [Selecionar]
$ sudo dpkg-reconfigure locales
Já no Dapper, não sei por qual a razão, isso não funciona mais e reparei que existem diversas pessoas com essa dificuldade.

Para alterar para ISO-8859-1, basta seguinte os seguintes passos:

1) Instale os seguintes pacotes:

* language-pack-pt
* language-pack-pt-base

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install language-pack-pt language-pack-pt-base
2) Edite o arquivo /var/lib/locales/supported.d/local e adicione a seguinte linha no início do arquivo:

Código: [Selecionar]
pt_BR.ISO-8859-1 ISO-8859-1
3) Edite o arquivo /etc/locale.alias e adicione a seguinte linha:

Código: [Selecionar]
pt_BR           pt_BR.ISO-8859-1
4) Edite o arquivo /etc/environment e altere o parâmetro LANG da seguinte forma:

Código: [Selecionar]
LANG="pt_BR"
5) Atualize os locales:

Código: [Selecionar]
$ sudo dpkg-reconfigure locales
Pronto, dessa forma todas as acentuações estarão funcionando tanto no console, quanto no KDE e gnome. Todos os arquivos textos e nomes dos arquivos em ISO-8859-1 já estarão aparecendo corretamente em sua tela.

[]s

Roger

obrigado.
meu ajudou muito, tava com problema na minhas musicas.