Autor Tópico: APTonCD - Dúvidas ao usar CD como repositório  (Lida 798 vezes)

Offline annac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
APTonCD - Dúvidas ao usar CD como repositório
« Online: 27 de Junho de 2010, 17:22 »
Olá, como vão?

Eu tenho dúvidas bem leigas sobre o aplicativo APT on CD. Será que alguém poderia esclarecê-las?  ::)

Instalei o Ubuntu 10.04. Baixei todas as atualizações de segurança e as recomendadas. Gostaria de guardá-las para instalar novamente caso precise.

Fiz o seguinte:

1) Via APTonCD montei a ISO com todos os pacotes baixados e queimei em um cd.
2) Reinstalei o Ubuntu.
3) Instalei o APTonCD novamente.
4) Marquei nas configurações de repositórios o CD como fonte de repositório (Procedimento feito via o próprio APTonCD).
5) Abri o Gerenciador de atualizações e mandei atualizar.

Primeiro, fiz errado: Desconectei da Internet, porque não queria que o gerenciador baixasse nenhum pacote já que estavam todos no CD, mas pelo que pude perceber depois o Ubuntu tem que fazer um "apt-get update", eu acho. Me corrijam se eu estiver errada...

Como não deu certo, usei o APTonCD e atualizei os pacotes dentro da pasta "var/cache/apt/archives" e a partir disso o gerenciador reconheceu os arquivos e instalou sem precisar baixar nenhum pacote.

Primeira dúvida: Como não fiz o procedimento correto da primeira vez, se eu tivesse usado o CD como repositório ele seria o primeiro "da fila" mesmo estando conectado à Internet? Ou seja, o CD seria a prioridade? Ou a Internet?

Segunda dúvida: se houver desatualização nos pacotes restaurados, o que acontece? Por exemplo, eu tenho na minha restauração o pacote lib_1.0, mas no servidor já há o lib_2.0. E todos os outros pacotes estão atualizados. Ele baixará automaticamente só este pacote e depois voltará a baixar apenas do CD?

Terceira dúvida: Em caso afirmativo para a dúvida anterior, há uma maneira de impedir que baixe pacotes novos da Internet via Gerenciador de Atualizações? Pergunto isso, pois preferiria incluir esta atualização de pacote numa segunda ISO sem os outros pacotes da primeira ISO. Então eu instalaria apenas os pacotes do CD (mesmo desatualizados), limparia a pasta "var/cache/apt/archives" e mandaria atualizar novamente, aí sim, é que viria o pacote lib_2.0, que posteriormente entraria na segunda ISO.

Sei que minhas perguntas são bem leigas, mas não consegui achar as respostas exatas para minhas perguntas por aí... ???

Abraço!!!! ;)

Ana