Autor Tópico: dicas para iniciantes  (Lida 691902 vezes)

Offline checov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #195 Online: 11 de Agosto de 2008, 08:41 »
Toshiba, HP, Asus, por ate esse valor acha em curitiba
ouvi falar que a amazon eh boa, nao concordo nem discordo, agora acer fuja
na americanas tem um microboard, o nome parece estranho, mas a configuracao eh mto boa.
eu como tenho um siemens e um toshiba, recomendo um toshiba da serie satellite, tendo em vista que o siemens alem de ser dificil de encontrar aqui nao saira por menos de 2800

tenho um toshiba a135 s2326, chipset ati, video ati x200m 128mb, proc. intel celerom M500 1.6, 2gb ram, e o resto q a maioria tem hj em dia, dvdrw e blablabla, por incrivel q pareca o celerom tah dando coro em mto hp, devido ao chipset e as vga dos hp q mtas veses sao intel, e eu nao axo boa.
to rodando o gutsy gibbon na boa com COmpiz Fusion, inclusive rodando Flash Professional nele sem dar lag, fireworks, photoshop e dreamweaver com o wine mto susse, o bixo nem pede nda, bem folgado msmo, saiu por 1000 doletas n py, se for comprar em uma "loja" nao axa por menos de 2800 devido ao chipset, na americanas.com tem um semelhante da mesma serie, porem com chipset intel, vga intel e 512 de ram por 2600, o esquema e axar locais "justos" para se comprar.


Bom dia pessoal.

Procurando no fórum sobre meu notebook, achei esta citação. Tenho algumas dúvidas, apesar de não me considerar tão "verde" assim. Tenho exatamente este notebook (Toshiba Satellite A123 S2326) que é projetado "For Windows Vista Only". No Windows Vista ele funciona muito mal e porcamente, no quesito velocidade, apesar de ser bem confiável no quesito estabilidade. Mas, como todo bom "mexelão", não perdi tempo em colocar o Hardy Heron no portátil. Só que alguns problemas surgiram:

1 - As teclas de funções especiais morreram;
2 - Quando habilito o driver proprietário da ATI para o Xpress 200M os recursos 3D até funcionam, inclusive o Compiz, mas torna o micro extremamente instável, não inicializando o Gnome às vezes (tendo que recuperar a interface X no boot, desabilitando os efeitos 3D);
3 - O note simplesmente não "acorda" após o "Suspender", e demora muito mesmo após o "Hibernar". No início até funcionava, mas após a atualização do Ubuntu ambas as formas de guardar o note são instáveis. É melhor desligar e ligar o note;
4 - Tenho problemas sérios com o Thunderbird: qualquer mensagem de erro (servidor down, por exemplo) fecha o Thunderbird (que estou usando na versão 2.0.0.16);
5 - O Firefox (3.01) não pode ficar rodando direto, porque ele começa a ocupar muito processamento da CPU, chegando a 100% e impossibilitando qualquer tipo de navegação. Então, só matando o processo e abrindo novamente o Firefox.

Tem outros pequenos problemas, mas creio que os principais são estes, principalmente os três primeiros por envolver hardware. Alguém já experimentou estes problemas?

Tive também que configurar corretamente o ACPI (que não está acessível para sistemas que não sejam WinVista) para parar a alta taxa de recolhimento da cabeça do HD. Não é culpa do Ubuntu, é uma característica do Notebook (e de outros também) que só podem ser controlados correta e facilmente pelo WinVista.

Abraço.
Checov

Offline 123ruims

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Conhecer para Gostar...
« Resposta #196 Online: 13 de Agosto de 2008, 06:44 »
Amigos, Ola a todos. Sou novo neste Forum, e gostaria de vos perguntar como iniciante que tipo de computador o Sistema Linux - Unbutu corre sem dar problemas.

Dando-vos os parabens por querem ajudar outros Iniciantes.
 

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #197 Online: 13 de Agosto de 2008, 07:42 »
Bem-vindo colega, para executar os efeitos especiais em 3d(compiz fusion)  necessitará de uma placa(cartão) de vídeo, processador veloz, e pelo menos 512 mb de memória ram e hd atual, mas se não, qualquer pc simples moderno roda o sistema.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 09:38 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Edinaldo Severiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #198 Online: 19 de Agosto de 2008, 23:15 »
Beleza, Walter, visitei rapidamente os sites e gostei muito da forma que foram expostos os conceitos e recursos básicos do linux.  Eles são muito importantes para quem está pensando em usar o linux. Continue postando coisas do gênero. Abraços.  :D

 8) Aí, Walter, gostei das dicas. Parabens!

Offline xexeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #199 Online: 24 de Agosto de 2008, 18:53 »
Muito bom cara!!!
vou botar em pratica algumas coisas.
Entrei nesse forum para aprender sobre linux, posso
as vezes ti pedir uma ajuda?
desde ja muito obrigado!
um abraço

Offline nylson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
nivel d bateri
« Resposta #200 Online: 24 de Agosto de 2008, 19:38 »
como verificar o nivel de bateria no ubuntu ??

Offline bode nervoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #201 Online: 30 de Agosto de 2008, 21:20 »
não sei se aqui é o local certo.. mas como ta 'dicas para iniciantes' vou postar aqui mesmo:

quero instalar o ubuntu aqui no meu pc, porem quero saber como procedor com minha placa de video e minha impressora, os cd's de instalação rodam normal ou preciso de uma versão diferente?

abs

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #202 Online: 30 de Agosto de 2008, 21:37 »
não sei se aqui é o local certo.. mas como ta 'dicas para iniciantes' vou postar aqui mesmo:

quero instalar o ubuntu aqui no meu pc, porem quero saber como procedor com minha placa de video e minha impressora, os cd's de instalação rodam normal ou preciso de uma versão diferente?

abs

Sem a descrição do seu hardware é quase impossível ajudar, a não ser que a gente faça um texto super geral, e enorme.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #203 Online: 31 de Agosto de 2008, 00:00 »
não sei se aqui é o local certo.. mas como ta 'dicas para iniciantes' vou postar aqui mesmo:

quero instalar o ubuntu aqui no meu pc, porem quero saber como procedor com minha placa de video e minha impressora, os cd's de instalação rodam normal ou preciso de uma versão diferente?

abs
Não há versão diferente... O que existe é versão Servidor, versão Alternate (só instala por texto), além do Kubuntu, do Xubuntu...
 Não há o que temer. Coloque o LiveCD pra rodar e veja se mostra tudo normalmente, na parte de vídeo (não precisa instalar nada). Se alguma coisa sair errada no vídeo, poste aqui, nunca é algo impossível de se solucionar.
 Sobre a impressora, você pode ter que quebrar a cabeça um pouco dependendo do modelo por causa da graduação de tinta - pelo menos comigo foi assim, com minha combalida Deskjet 640. Mas não foi nada que umas 6 tentativas na base do Loren Ipsum não resolvesse XD. Mas de qualquer jeito, o CUPS é legal, na verdade é mais racional que o sistema de impressão do windows.
 Agora, é preciso também considerar seu Hardware. Se não tiver no mínimo 384MB de memória, esqueça o Ubuntu, instale o Xubuntu.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 00:06 por 0tacon »


Offline SysShock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #204 Online: 31 de Agosto de 2008, 08:45 »
cara, eu tenho um pc aqui com míseros 256MB de ram, e rodo o Ubuntu de boa... (claro, com suas devidas limitações e restrições)..

mas prefiro carregar com o Enlightenment...
=D

Offline bode nervoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #205 Online: 31 de Agosto de 2008, 18:08 »
na verdade estou com problemas para configurar a resolução do monitor... como resolvo esse problema?

abs

Offline Macedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #206 Online: 31 de Agosto de 2008, 18:15 »
Sou novato por aqui e iniciante em Linux, por isso, não sei se estou postando minha dúvida no local adequado.
É o seguinte: tenho um Live CD do Ubuntu 8.04, recebido da Canonical. Usei esse CD normalmente em um PC velhinho que tinha. Troquei o PC e agora quando vou usar o CD, está apresentando o seguinte problema: não abre a tela inicial, aonde aparecem as teclas de função F1, F2 etc. Abre já na tela com a lista de idiomas, porém, fica travada no English, não aceitando nenhum tipo de comando para alterar o idioma. Ao término do tempo pré-estabelecido pelo sistema, abre-se a tela seguinte, na página principal e daí para frente funciona bem em inglês.
Como solucionar esse problema?

Meu PC:
Windows XP SP3
Processador Intel Core 2 Duo E4500
MB GA 73VM-S2
Memória Kingston 2GB - 800MHx
HD Samsung 250GB SATA
Macedo
"Faça do seu presente um passado digno de ser lembrado."

Offline andre.kolb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #207 Online: 05 de Setembro de 2008, 01:58 »
sou novo no ubuntu e esses sites vao me ajudar ;D

vlw

Offline fralverne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil

Offline HanDisk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: dicas para iniciantes
« Resposta #209 Online: 17 de Setembro de 2008, 15:23 »
Bacana amigo, jah estou fuçando nos sites.
tks =)