Autor Tópico: Gerenciador de rede kubuntu  (Lida 2576 vezes)

Offline alvaroo2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Gerenciador de rede kubuntu
« Online: 15 de MAR?O de 2013, 19:20 »
Boa noite a todos.

tenho em meu trabalhos dois acessos de rede, um normal de internet com seu roteador como 10.18.8.252, beleza conecto na internet.  porém tenho uma intranet com endereços e gateway distintos rota: 172.16.0.0 e gw 10.18.8.254, não consegui adicionar esta segunda rota no kubuntu, já tentei varios passos e nada.

alguém já teve este problema, grato.

outro ponto é o acesso a minha rede windows para navegar arquivos e impressoras. só funcionou uma vez no livecd já intalado na máquina não rodou.


grato mais uma vez

alvaro de oliveira.

Offline ragazzid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • RagazziD
Re: Gerenciador de rede kubuntu
« Resposta #1 Online: 16 de MAR?O de 2013, 01:03 »
Olá Alvaroo2,

Infelizmente o que você está tentando fazer é impossível, o GW (gateway) deve estar na mesma subrede que o IP, nesse caso 172.16/16 não pertence a rede 10.18.8.252, é por isso que você não está conseguindo.

Fale-nos um pouco mais sobre a topologia e talvez possamos te ajudar melhor!

--- RagazziD ---

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de rede kubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de MAR?O de 2013, 06:49 »
Amigo, se conseguir abrir o Network-Manager, pode entrar em Rotas, lá você cria um tipo de roteamento.

E já tentou colocar um roteador entre as redes para criar um roteamento entre elas.?

Offline alvaroo2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de rede kubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de MAR?O de 2013, 22:29 »
Grato pela atenção de todos.

bem a rede 172.16.0.0 pertence ao link do banco que eu trabalho, e tenho de trabalhar com dois gw distintos, no ruindows tem um add route via *.bat toda vez que liga o computador.  vou tentar com a mundivox adicionar esta rota (em outra emrpesa que trabalhei consegui o mesmo).

valeu pela atenção.


já quanto a conectar o meu servidor da rede windows para compartilhar arquivos e impressoras, tem alguma solução(tent pelo samba só que não estou conseguindo).


grato
alvaro de oliveira

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Gerenciador de rede kubuntu
« Resposta #4 Online: 17 de MAR?O de 2013, 06:36 »
Olá alvaroo2,

Se eu entendi direito seu problema, você pode colocar este comando:

sudo route add -net 172.16.0.0/16 gw 10.18.8.254

No Kubuntu, você pode também fazer isso diretamente no NetworkManager, editando sua conexão, e selecionando a aba "Endereço IPv4". Lá, há uma caixa de seleção "Configurações Básicas", mude para "Rotas" e adicione sua rota. Não esqueça de colocar a máscara de sub-rede, estou admitindo que é /16 (255.255.0.0) mas pode ser /24 também (255.255.255.0). Confirme isso com o administrador da rede.

Quanto ao problema com o samba, primeiro vamos resolver o problema com a rota, depois resolvemos esse.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alvaroo2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Gerenciador de rede kubuntu
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2013, 23:07 »
desculpe o atraso, a adição da rota funcionou perfeitamente.  grato.