Autor Tópico: Problemas na hora do make install na compilação do kernel  (Lida 2171 vezes)

Offline drodrigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Problemas na hora do make install na compilação do kernel
« Online: 24 de Outubro de 2011, 09:22 »
bom dia pessoal  to com serios  problemas  , tenho um  trabalho da faculdade  pra entregar hoje ,  trabalho esse pra  compilar um kernel  usei a versão 2.6.39.4  dei make -j4 ; make modules   dai tudo ok ,  quando do o comando make install  ele  me retornar  esse  erro aki

sh/home/diego/linux-2.6.39.4/arch/x86/boot/install.sh  2.6.39.4 arch/x86/boot/bzimagem\ System.map  "/boot"

pessoal agradeço ai .........

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas na hora do make install na compilação do kernel
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2011, 17:52 »
Rodrigo

Não sei se ajuda, mas, como estou fazendo a mesma coisa, com o kernel 3.0, via linux-source-3.0.0-8, pela descrição que você fez parece que faltou copiar o arquivo compilado para a pasta /boot , já com o nome da versão:
Citar
cp arch/i386/boot/bzImage /boot/vmlinuz-x.xx.xx-x

Estou fazendo o mesmo procedimento, com os mesmos comandos e não tive problemas.

Observação: No meu caso, com processador atom, o processo de compilação estava demorando muito e eu saí, deixando o netbook trabalhando. Depois de umas quatro horas eu voltei e quando fui continuar o processo, com o comando make -j4 modules houve um erro. Então, tentei o comando sem a especificação -j4 e funcionou.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Problemas na hora do make install na compilação do kernel
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2011, 19:58 »
Ola Luiz pelo que andei lendo em alguns posts do Galactus e do pessoal, vc nao precisa estar na maquina que vai receber o novo kernel para compilar, vc pode usar uma maquina mais potente e com mais recursos para fazer a compilação e depos instalar no Aton, pelo menos é o que eu me lembro. 

Eu tbm lembro que o j4 (sao os jobs?) no caso se o seu processador tem mais de um nucleo vc pode acelerar a compilação com esse recurso, parabens pela iniciativa.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas na hora do make install na compilação do kernel
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2011, 20:38 »
Ola Luiz pelo que andei lendo em alguns posts do Galactus e do pessoal, vc nao precisa estar na maquina que vai receber o novo kernel para compilar, vc pode usar uma maquina mais potente e com mais recursos para fazer a compilação e depos instalar no Aton, pelo menos é o que eu me lembro. 

Eu tbm lembro que o j4 (sao os jobs?) no caso se o seu processador tem mais de um nucleo vc pode acelerar a compilação com esse recurso, parabens pela iniciativa.

Platão

Estou apanhando um pouco nesse processo... Até agora, entendi que existem dois procedimentos diferentes:
1) O tradicional, feito a base dos comandos make;
2) O método debian, feito pelo make-kpkg.

No primeiro caso, que é o usado pelo Rodrigo, o -j4 seria para compilar quatro módulos por vez e com isso ocupar o processador e reduzir o tempo. No segundo, isso seria equivalente ao concurrency_level=2 (em maiúsculo).

Estou seguindo as dicas do galactus e editei os arquivos de configuração desempacotados com a fonte do kernel, substituindo as referências march=processador por march=native. Depois do seu comentário, refleti um pouco e cheguei a conclusão de que os parâmetros colocados no Makefile, por volta da linha 232, com o hostcflags acabam definindo o que é "native" (antes eu pensava que o GCC comparava com o hardware em que estava)

Mas, pelo procedimento que fiz e que o Rodrigo está fazendo, eu percebi que o que faltava era a questão de copiar o bzImage gerado para o diretório /boot .

Depois de compilar o novo kernel, pelo procedimento tradicional, percebi que as teclas de função do netbook não funcionavam e o desempenho não tinha mudanças perceptíveis. Então, resolvi removê-lo para tentar de novo e percebi a principal diferença entre esse método e o método debian: pelo make-kpkg o resultado é um pacote .deb que pode ser facilmente instalado e desinstalado por dpkg. Mas, pelo método tradicional, o novo kernel não aparece como pacote possível de ser removido.

Como faço para remover esse kernel que compilei do sistema? Simplesmente apago o vmlinuz-x.xx.xx dele e depois rodo o update-grub?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Problemas na hora do make install na compilação do kernel
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:08 »
Acho que vc ja leu esse tutorial do galactus mas todo caso http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=81718.0 é de grande ajuda.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas na hora do make install na compilação do kernel
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2011, 00:08 »
Li sim e usei a dica de configuração dos Makefiles. O que eu ainda não descobri é como proceder para remoção do kernel que compilei e instalei pelo método tradicional.

Analisando o procedimento, como tive que copiar o arquivo bzImage para a pasta /boot/vmlinuz-x.xx.xx para depois instalar os módulos e então gerar a entrada e atualização do grub, deduzo que eu tenha que removê-lo manualmente (com o sistema rodando o kernel antigo) para então atualizar o grub. Mas, não tenho certeza.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas na hora do make install na compilação do kernel
« Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2011, 12:48 »
bom dia pessoal  to com serios  problemas  , tenho um  trabalho da faculdade  pra entregar hoje ,  trabalho esse pra  compilar um kernel  usei a versão 2.6.39.4  dei make -j4 ; make modules   dai tudo ok ,  quando do o comando make install  ele  me retornar  esse  erro aki

sh/home/diego/linux-2.6.39.4/arch/x86/boot/install.sh  2.6.39.4 arch/x86/boot/bzimagem\ System.map  "/boot"

pessoal agradeço ai .........

drodrigo, vc tem certeza de que o erro é esse? Pq não está me parecendo uma mensagem de erro...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline drodrigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Problemas na hora do make install na compilação do kernel
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2011, 12:16 »
Pessoal  valeu muito obrigado, problema resolvido e tudo ok
Consegui utilizando os seguintes métodos no diretório  /boot    usei esse comando        mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.26 2.6.26 /lib/modules/img-2.6.26.2.6
depois como root   # update-grub

editei no   vi  o grub  e  funcionol  ..    valew  ai pessoal