Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - mrbin

Páginas: [1] 2 3
1
Screenshots / eeePC com Kubuntu 8.10 e KDE42
« Online: 09 de Fevereiro de 2009, 20:58 »
Opa, voltando à ativa aqui no forum e postando a screenshot do motivo pela minha volta: meu eeepc 701 4G.
Esses dias atualizei o KDE para a nova versão. Muitos bugs ainda, mas que tá bonito, tá bonito. Aí vai a cara dele:


E ai, povo? Alguém mais usando o KDE42 no eeePC?

2
Café com Ubuntu / Mudar para software livre envolve aspecto cultural
« Online: 24 de Abril de 2008, 00:54 »
Citar
A migração de tecnologia de uma organização que usa software proprietário (de código fonte inacessível, como os da Microsoft, por exemplo) e deseja passar a usar o software livre (de código-fonte aberto, elaborado coletivamente e modificado a qualquer momento por qualquer usuário, como o sistema operacional Linux), mais que um processo técnico, envolve mudança cultural, sendo eminentemente pedagógico. É o que aponta o pedagogo Anderson Fernandes de Alencar num estudo conduzido na Faculdade de Educação (FE) da USP.

O pesquisador participou por mais de um ano da mudança de sistema operacional e softwares proprietários da Microsoft para o sistema operacional Linux e programas utilitários de código aberto (como o Open Office) na ONG Instituto Paulo Freire, relatando e refletindo sobre todas as etapas da migração a partir do pensamento do filósofo Álvaro Vieira Pinto e do educador que dá nome à organização.

Em suas obras, entre outros assuntos, Álvaro Vieira Pinto reflete sobre tecnologia, técnica e a relação destas com o ser humano. Também trata da dependência tecnológica como fator de colonização dos países subdesenvolvidos.

Na perspectiva freiriana, a educação é compreendida como um processo de democratização do conhecimento e possibilidade de novas leituras de mundo. O aprendiz deve ser sujeito e não objeto do seu processo de aprendizagem. Tal pensamento ajusta-se à filosofia do movimento que defende o software livre, que vê a tecnologia compartilhada como uma ferramenta de transformação social, pois disponibiliza o conhecimento a todos – tanto o seu acesso como a sua construção.

O sistema operacional Linux, por exemplo, é gratuito (como a maior parte dos softwares livres) e desenvolvido coletivamente: qualquer pessoa pode fazer modificações no seu código, adaptando o programa para as suas necessidades. As versões geradas por esta adaptação são compartilhadas por usuários do mundo todo, numa comunidade que está 24 horas por dia aprimorando o programa e corrigindo eventuais falhas, possibilidade que pode tornar um software livre bem mais seguro do que um proprietário.
(matéria completa)

É o que sempre se fala por aqui: mudar não é simplesmente tirar o windows, instalar o linux e obrigar o funcionário a usar. É uma questão antes pedagógica, educativa. Tanto que é objeto dessa pesquisa da Faculdade de Educação da USP.

Fico feliz em ver a Universidade de São Paulo pesquisando esses assuntos.

3
Café com Ubuntu / Dicas práticas para economizar energia e proteger o planeta!
« Online: 05 de Fevereiro de 2008, 11:57 »
Olá a todos,

O assunto do momento é meio ambiente. E, sendo uma comunidade de usuários de vanguarda no mundo da informática, esse assunto não pode passar despercebido por nós. Devemos pensar no planeta em que vivemos, não apenas no computador que usamos.
Como trabalho na Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo (que, aliás, infelizmente ainda usa o sistema proprietário), resolvi tomar para mim a iniciativa do debate. Para ajudar, posto aqui 51 dicas práticas de como economizar energia no seu dia-a-dia. Lembrem-se que, economizando energia, você economiza recursos naturais (água, petróleo, ar, etc). Economizar recursos naturais significa usá-los menos e/ou poluí-los menos.
Espero não estar sendo um daqueles eco-chatos. Mas o assunto é urgente e demanda atenção contínua de toda a sociedade. Por favor, prestem mais atenção a isso. Nossos filhos poderão ter muita dificuldade pra conseguir um mínimo de recursos de subsistência...

1.TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA. Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

2.USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA. Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo dágua

3.APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO. Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.

4.COZINHE COM FOGO MÍNIMO. Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

5.ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA SÓ VEZ. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...

6.COMA MENOS CARNE VERMELHA. A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e mega fedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.

7.NÃO TROQUE O SEU CELULAR. Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer Zé mane tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.

8.COMPRE UM VENTILADOR DE TETO. Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

9.USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS. É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

10.LIMPE OU TROQUE OS FILTROS O SEU AR CONDICIONADO. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

11.TROQUE SUAS LÂMPADAS INCANDESCENTES POR FLUORESCENTES. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

12.ESCOLHA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO. Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

13.NÃO DEIXE SEUS APARELHOS EM STANDBY. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

14.MUDE SUA GELADEIRA OU FREEZER DE LUGAR. Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!

15.DESCONGELE GELADEIRAS E FREEZERS ANTIGOS A CADA 15 OU 20 DIAS. O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.

16.USE A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS/LOUÇA SÓ QUANDO ESTIVEREM CHEIAS. Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.

17.RETIRE IMEDIATAMENTE AS ROUPAS DA MÁQUINA DE LAVAR QUANDO ESTIVEREM LIMPAS. As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.

18.TOME BANHO DE CHUVEIRO. E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

19.USE MENOS ÁGUA QUENTE. Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.

20.PENDURE AO INVÉS DE USAR A SECADORA. Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.

21.NUNCA É DEMAIS LEMBRAR: RECICLE NO TRABALHO E EM CASA. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

22.FAÇA COMPOSTAGEM. Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.

23.REDUZA O USO DE EMBALAGENS. Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.

24.COMPRE PAPEL RECICLADO. Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.

25.UTILIZE UMA SACOLA PARA AS COMPRAS. Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.

26.PLANTE UMA ÁRVORE. Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.

27.COMPRE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA SUA REGIÃO. Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

28.COMPRE ALIMENTOS FRESCOS AO INVÉS DE CONGELADOS. Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.

29.COMPRE ORGÂNICOS. Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

30.ANDE MENOS DE CARRO. Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.

31.NÃO DEIXE O BAGAGEIRO VAZIO EM CIMA DO CARRO. Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.

32.MANTENHA SEU CARRO REGULADO. Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.

33.LAVE O CARRO A SECO. Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.

34.QUANDO FOR TROCAR DE CARRO, ESCOLHA UM MODELO MENOS POLUENTE. Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos.

35.USE O TELEFONE OU A INTERNET. A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.

36.VOE MENOS, REÚNA-SE POR VIDEOCONFERÊNCIA. Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.

37.ECONOMIZE CDS E DVDS. CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.

38.PROTEJA AS FLORESTAS. Por anos os ambientalistas foram vistos como "eco-chatos". Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.

39.CONSIDERE O IMPACTO DE SEUS INVESTIMENTOS. O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.

40.INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DAS EMPRESAS QUE VOCÊ CONTRATA. Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?

41.DESLIGUE O COMPUTADOR. Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.

42.CONSIDERE TROCAR SEU MONITOR. O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática.

43.NO ESCRITÓRIO, DESLIGUE O AR CONDICIONADO UMA HORA ANTES DO FINAL DO EXPEDIENTE. Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.

44.NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS BRINQUEM COM ÁGUA. Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.

45.NO HOTEL, ECONOMIZE TOALHAS E LENÇOIS. Use o bom senso... Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Você é tão imundo assim? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençois, a não ser que você mije na cama...

46.PARTICIPE DE AÇÕES VIRTUAIS. A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!

47.INSTALE UMA VÁLVULA NA SUA DESCARGA. Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!

48.NÃO PEÇA COMIDA PARA VIAGEM. Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.

49.REGUE AS PLANTAS À NOITE Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.

50.FREQUENTE RESTAURANTES NATURAIS/ORGÂNICOS, Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.

51.VÁ DE ESCADA. Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.

4
Screenshots / Gnome-panel diferente...
« Online: 25 de Julho de 2007, 19:01 »
Olá, pessoal, como estão?

Já se recuperaram da raiva de ver meu último desktop com cara de Vista? hehe

Então, como eu já havia dito, eu canso fácil dos meus desktops e sempre que eu tenho um tempo livre fico pesquisando na internet jeitos de mudar completamente a cara do gnome.

Foi o que aconteceu: cansei do visual do Vista e resolvi mudar. Aí estão alguns screenshots que eu tirei aqui:

Desktop:


Pasta home (gostei do jeito que tava antes, mantive)


Tela cheia de coisas:


Cube:


E a clássica do Firefox (aceito sugestões de tema):


E aí, o que acharam?

Se quiserem reproduzir o feito, só seguir as instruções dessa página:
http://studiotwentyone.wordpress.com/2007/07/25/ubuntu-blue/

Abraço!

P.S.: Reparem no painel. É o motivo do tópico! ;)

5
Café com Ubuntu / Enquanto isso, no Metrô de Paris...
« Online: 25 de Julho de 2007, 17:16 »
E aí, povo?

Em Fevereiro desse ano fiz um mochilão pela Europa. Passei por diversos países. Um deles foi a França, onde conheci Paris e Versailles.

Como já é bem divulgado, o metrô de Paris é por vezes bem mal cheiroso, todo vandalizado e pixado. Por outro lado, ele chega a todos os cantos da cidade e até fora dela. É extremamente eficiente e relativamente barato (para um europeu).

Bom, em uma placa de publicidade do Windows Vista, vi a pixação mais legal de toda a viagem:



Lógico que acho errado ficar vandalizando as coisas, mas foi bem legal. Tirei essa foto só pra postar aqui, mas tinha esquecido a mardita aqui no meio das mais de 700 que tirei. :D

P.S.: Fico imaginando como deve ser difícil para os franceses pronunciar "Ubuntu" corretamente, com a sílaba tônica no "BUN"... hehe...

6
Sistema / Problema no Locales e uma Gtk-Message. [RESOLVIDO]
« Online: 23 de Julho de 2007, 10:38 »
Estou com um probleminha aqui.

Quando eu chamo algum programa pelo terminal, aparecem alguns erros que eu não consigo resolver. Alguém aí sabe o que pode estar acontecendo?

Código: [Selecionar]
leandro@leandro-laptop:~$ gedit
(gedit:6670): Gtk-WARNING **: Locale not supported by C library.
        Using the fallback 'C' locale.

(gedit:6670): Gdk-WARNING **: locale not supported by C library
Gtk-Message: (for origin information, set GTK_DEBUG): failed to retrieve property `GtkStatusbar::shadow-type' of type `GtkShadowType' from rc file value "((GString*) 0x82dbd90)" of type `GString'
Gtk-Message: (for origin information, set GTK_DEBUG): failed to retrieve property `GtkStatusbar::shadow-type' of type `GtkShadowType' from rc file value "((GString*) 0x82dbd90)" of type `GString'

O problema do locales eu resolvo parcialmente com um
Código: [Selecionar]
export LC_ALL="pt_BR.UTF-8"mas que só funciona para o terminal aberto em questão. Se eu fecho e abro de novo outra sessão, o problema volta.

Agora, o problema Gtk-Message eu não faço a menor idéia do que possa ser. Procurei no Oráculo Google e nem ele pôde me dar uma informação - nem útil, nem inútil.

Agora, subscrevo meu problema à comunidade, na esperança de alguém conhecer esse tipo de mensagem.

E aí? O que acham disso?

7
Dicas e Truques / Saia do inferno das senhas! (Chaveiro padrão)
« Online: 19 de Julho de 2007, 22:50 »
Olá.

Estive a procurar um bom tempo como fazer o Chaveiro padrão parar de me perguntar a senha toda hora pra conectar na rede sem fio ou outras tarefas. Afinal, eu quero o chaveiro pra lembrar as senhas pra mim, não pra me perguntar toda hora qual é a maldita senha.

Encontrei nesse forum uma referência ao forum gringo (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=192281), mas lá eles falam em compilação e outras coisas que (pelo menos aqui) nem sempre dão certo. Felizmente, encontrei uma outra referência que faz a mesma coisa de uma maneira bem mais fácil. Aí vai:

Você vai precisar de um programinha que vincula seu login no GDM ao Chaveiro Padrão. Obviamente, para que funcione, a sua senha de login deve ser a mesma do chaveiro. Caso contrário, não vai funcionar.

"Oh meu deus, minha senha do chaveiro não é a mesma da de login!"

Palma, palma, não priemos cânico! Nem tudo está perdido. Para recriar sua "conta" no chaveiro, basta deletar o arquivo ~/.gnome2/keyrings/default.keyring , onde "~" é o sinônimo de /home/seunome (por exemplo, no meu caso, /home/leandro. Fica então /home/leandro/.gnome2/keyrings/default.keyring). Pois então. Delete-o, faça logout e depois login de novo. Então, crie novamente a senha - dessa vez sendo a mesma do login, não esqueça.

Voltando à explicação original, o programinha que eu dizia se chama "pam_keyring". Não é bem um programinha, é um módulo que será carregado na inicialização (pelo que eu li por aqui). Mas enfim, é o benefício que importa, não é? Então.

Pra instalar é fácil (presumo que esteja usando o Feisty com os repositórios Universe e Multiverse habilitados):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libpam-keyring
Depois de instalado, é preciso um ajuste mínimo pra que funcione. No terminal, digite:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/pam.d/gdm
Vai abrir o editor de texto com isso escrito dentro:

Código: [Selecionar]
#%PAM-1.0
auth    requisite    pam_nologin.so
auth    required    pam_env.so
@include common-auth
@include common-account
session    required    pam_limits.so
@include common-session
@include common-password

Você vai na última linha, dar um ENTER (pra criar uma nova linha) e copiar e colar isso aqui:

Código: [Selecionar]
@include common-pamkeyring
O arquivo final deve ficar assim:

Código: [Selecionar]
#%PAM-1.0
auth    requisite    pam_nologin.so
auth    required    pam_env.so
@include common-auth
@include common-account
session    required    pam_limits.so
@include common-session
@include common-password
@include common-pamkeyring

Aí, meu amigo, é só salvar, fechar e correr pro abraço. Quando você fizer login novamente, não precisará mais sofrer no fogo do inferno das senhas e palavras-passe!!

P.S.: Já ia me esquecendo. A dica é do site http://staff.xiaoka.com/smoku/2007/05/17/password-hell-resolved/ , que ainda resolve um outro problema com senhas que eu não sei do que se trata. Dêem uma olhada, talvez ajude!

8
Screenshots / Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Online: 11 de Julho de 2007, 01:18 »
Sempre fiz desktops que emulavam o Mac OS X. Cheguei até a fazer um que emulava o Mac OS Classic, aqueles antigões, nos quais as janelas ainda eram brancas. Se procurarem por minhas postagens vão encontrar. Mas eu cansei do visual do Mac OS e, depois de algum tempo com o tema padrão do Ubuntu (do qual também cansei), resolvi fazer uma brincadeira.

Aconteceu que meu sogro comprou um laptop que veio com o Windows Vista. Achei bonito. Resolvi imitar no linux, só pra fazer graça com ele. Mas acabei gostando do resultado e vou mantê-lo por algum tempo.

Deu um certo trabalho, mas consegui uma emulação quase convincente de Windows Vista. Com as particularidades do Linux, é claro!

Eu até tinha conseguido fazer um painel inferior mais parecido com o Vista, com a bolinha do menu Iniciar sobresaindo e talz... mas não achei bonito. Assim ficou melhor.

Ah... eu tava com a maior preguiça de postar as screenshots aqui... Mas já que comecei, vamo lá.

Aí vai:

Desktop:


Pidgin:


Home folder:


Firefox:


Cube:


Audacious:


Eu quis fugir dos clichès do Windows Vista, como aquele fundo de grama verde e talz. A árvore do Wallpaper é uma Tabebuia alba, também conhecida como Ipê Amarelo. É da família das Bignoneaceae, com a qual eu trabalh[ava]. É a flor-símbolo do Brasil.

Se alguém estiver interessado em como fazer o desktop dessa forma, fiz um pacote que tem tudo o que você precisa:

http://rapidshare.com/files/42241843/Ubuntu_Vista.tar.gz.html

Mais detalhes de como instalar tudo eu posto durante a semana. Se alguém quiser ir tentando e surgirem dúvidas, sinta-se livre pra postar suas questões. Agora eu preciso ir dormir. Já é tarde!

É isso aí. Eu gostei. E vocês?

EDIT:
Olha só, navegando por aí achei uma coisinha em um post do agente100gelo que pode ajudar na criação do visual Vista:
http://gnome-look.org/content/show.php/Vista+Start+Menu+for+Gnome+Panel?content=71425

Ele substitui o Menu do Gnome por um menu muito parecido com o do Windows Vista.
Não testei (afinal, não estou mais com esse tema por aqui), mas parece legal. A quem interessar, aí está.

EDIT 2:
O companheiro nq6 disponibilizou aqui um tópico com os wallpapers do Vista. Quem quiser deixar mais fiel a coisa, voilà: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31337.0.html

9
Screenshots / Voltando à ativa! - ubuntucilin
« Online: 23 de MAR?O de 2007, 11:47 »
Opa, há um tempinho não posto screenshots aqui. Durante um tempo fui obrigado a usar o Windows por causa de uns problemas com wireless, mas agora consegui voltar à normalidade!

Bom, aí vai:

Figura 1 - Desktop


Figura 2 - Bit torrent e Last Exit


Figura 3 - Pasta "Home"


Figura 4 - Tilda, XMMS, Firefox e pasta "Home".


Tema GTK - Zenith
http://www.gnome-look.org/content/show.php/Zenith?content=51512
Ícones - NuoveXT
http://www.gnome-look.org/content/show.php?content=26448&vote=good&tan=80278382
Wallpaper - ubuntucilin
http://www.gnome-look.org/content/show.php/ubuntucilin?content=54809

 ;D ;D ;D ;D

10
Críticas e Sugestões / Interpretação da regra 7
« Online: 06 de Novembro de 2006, 00:08 »
Citar
7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopéicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.

Seria:

a) todo em maiúsculas OU sem explicitação do conteúdo da mensagem

b) todo em maiúsculas E sem explicitação do conteúdo da mensagem

Minha interpretação é a alternativa B, ou seja, se ambas as características (título em maiúsculas e sem explicitação do conteúdo da mensagem) estiverem presentes, estão incorretas de acordo com a regra. Se apenas um dos fatores estiver presente, não há nada de errado.

Aqui nesse fórum estão aplicando a interpretação A. Por exemplo, alguns tópicos estão claramente explicitando o conteúdo da mensagem, mas estão sendo trancados pelo motivo de estarem em maiúsculas. Nada contra os que são trancados por não explicitarem a dúvida, mas será que se deve mesmo penalizar quem apenas utiliza as maiúsculas? Se assim for, por favor, queiram adequar o texto da regra, pois está ambíguo.

11
Aplicativos / Edgy: Relógio pula de 23h para 1h
« Online: 15 de Outubro de 2006, 12:38 »
Olá. Noite passada eu reparei um bug no relógio (ligado ao Evolution) do Edgy: depois de 23:59 ele vai direto pra 01:00. Sem passar pelo 00:00. Quando eu tento arrumar, ele não aceita que a hora seja 00. Como eu faço para corrigir isso? Onde eu posto esse bug para avisar os desenvolvedores?

Isso também acontece no Dapper?

12
Críticas e Sugestões / Acerca das últimas mudanças e novo regulamento
« Online: 11 de Outubro de 2006, 01:16 »
Olá a todos.

Gostaria de tornar pública minha aprovação pelo novo layout das seções do forum, assim como a mesma aprovação com relação às novas regras. Estão mais claras e coerentes. Há, portanto, um horizonte de "abertura" por aqui, em oposição à "quase ditadura" na qual vivíamos até ontem.

No entanto, não vi nas novas regras algo referente a conteúdo esportivo. Qual a política adotada pelos moderadores a partir de agora? O que será permitido e o que não será permitido?

Um abraço!

13
Quando eu uso o apt-get pra qualquer coisa, ele sempre aparece isso:

Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências       
Reading state information... Pronto
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e não são mais necessários:
  linux-headers-386 scim-modules-socket powernowd scim libscim8c2a ttf-lao
  ttf-kochi-gothic tango-icon-theme-common libpoppler1-glib foomatic-db-hpijs
  scim-gtk2-immodule gnome-btdownload bluez-utils diveintopython gnome-orca
  xvncviewer gnome-volume-manager libkpathsea4 gcc gdb eog
  screensaver-default-images gok gnome-spell bug-buddy bittorrent tsclient
  rdesktop gnome-keyring-manager cupsys-driver-gutenprint
  firefox-gnome-support evince ttf-arphic-uming landscape-client
  totem-gstreamer contact-lookup-applet xcursor-themes libgnome-speech3
  foo2zjs ttf-arphic-ukai zip slocate gstreamer0.10-plugins-base-apps
  ttf-baekmuk gconf-editor gnome-system-tools ttf-arabeyes hotkey-setup totem
  min12xxw totem-mozilla make bluez-pin example-content gimp-python
  file-roller gnome-cups-manager lftp
Use 'apt-get autoremove' para removê-los.

Eu não vou seguir a recomendação do sistema. Como eu faço ele aceitar que eu quero esses pacotes instalados?

Uso o Edgy Eft Knot 3.

14
Sistema / Ubuntu em um iMac: vale a pena?
« Online: 02 de Outubro de 2006, 12:39 »
Ola a todos.

Tenho aqui encostado um iMac G3 333mhz com 64mb RAM. Posto dele agora.
Ele roda o Mac OS 9, mas a Apple nao da mais a minima para os sistemas pre-X. Foi muito dificil encontrar um browser que me permitisse acessar o forum e outras coisas como o Orkut e o Gmail. Encontrei o iCab por indicacao no site do Firefox (que tambem so suporta a partir do Mac OS X). Mas ainda assim nao e la essas coisas.
Alem disso, o teclado, como podem ver, e de configuracao extremamente complicada. Nao sei como se coloca acentos e cedilhas. Outra coisa diferente nele e que o mouse so tem um botao.
OpenOffice pra Mac OS 9 nao existe. Alias, quase nada pra Mac OS 9 existe. Parece que esse sistema nunca existiu.
Ando pensando em instalar o Ubuntu nele. Mas sera que vale a pena? Ele e um computador muito bom, muito bonito, mas e modesto. Se no meu P4 ja fica lento, eu imagino o parto que vai ser usa-lo aqui.
Qual a opiniao de voces? Vale a pena colocar o Ubuntu aqui? Se nao, qual outra distro eu posso testar?

15
Screenshots / Xubuntu com skin Mac OS Classic alto contraste
« Online: 25 de Setembro de 2006, 13:41 »
Ficou bem simples, mas eu gostei muito desse visual. ;D

Desktop sem wallpaper:



As coisas abertas (xmms, thunar e gaim):



E, mais uma vez, com o Ubuntu-PT Forums aberto, dessa vez no Opera:



É isso aí. É um visual beeeeem simples, sem nada demais. Acho que é exatamente esse o charme.  ;)

E, meu deus, esse imageshack está cada dia mais lento.

Páginas: [1] 2 3