Autor Tópico: Problema com programa openshot  (Lida 22491 vezes)

Offline james hyneman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Problema com programa openshot
« Online: 18 de Novembro de 2013, 21:18 »
Boa noite a todos.

Estou tendo um problema com o programa openshot (editor de videos), no qual, não consigo resolver.

Ele estava funcionando perfeitamente, até o momento de agora, que começou a trancar a visualização do video e fechar o programa, sempre que adiciono um novo recurso, no caso, um arquivo de audio ou uma imagem.

Não estou conseguindo concluir o video. O mais estranho de tudo, é que estava perfeitamente normal, até agora, que comecei a notar, esse problema.

O que pode estar ocasionando, esse erro?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2013, 21:45 »
Abre o nautilus na sua pasta de usuário na pasta home e manda exibir os arquivos ocultos, então você procura por uma pasta chamada .openshot e nomeia ela para, por exemplo, .openshot-old e depois disso você abre o openshot novamente e veja se volta ao normal.

Se voltar ao normal, então você pode eliminar a pasta renomeada que no nosso exemplo foi a pasta .openshot-old.

Atenção faça isso com o openshot fechado.

Talvez em outros lugares ocultos na sua pasta de usuário na home (por exemplo, .config, .cache, .local) possa também ter uma subpasta openshot, procure, mas não sei dizer se realmente existe além da pasta .openshot na sua pasta de usuário na pasta home.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, 21:47 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline james hyneman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2013, 22:08 »
Abre o nautilus na sua pasta de usuário na pasta home e manda exibir os arquivos ocultos, então você procura por uma pasta chamada .openshot e nomeia ela para, por exemplo, .openshot-old e depois disso você abre o openshot novamente e veja se volta ao normal.

Se voltar ao normal, então você pode eliminar a pasta renomeada que no nosso exemplo foi a pasta .openshot-old.

Atenção faça isso com o openshot fechado.

Talvez em outros lugares ocultos na sua pasta de usuário na home (por exemplo, .config, .cache, .local) possa também ter uma subpasta openshot, procure, mas não sei dizer se realmente existe além da pasta .openshot na sua pasta de usuário na pasta home.

Fiz isso, porém, o erro persiste.

Offline james hyneman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2013, 22:32 »
Eu preciso editar o video em questão ainda hoje, até a meia noite. Alguém tem alguma ideia, de como solucionar isso?

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2013, 23:13 »
No desepero vale tudo, instale o blender e faça por ele.

Offline james hyneman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2013, 23:22 »
No desepero vale tudo, instale o blender e faça por ele.

Sim, mas no Blender, o grau de dificuldade não seria maior?

Tem algum outro editor mais pratico, como o openshot, para o Ubuntu?

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2013, 23:38 »
No meu caso quando o openshot começa dar certos problemas eu reinicio a máquina.
Outra coisa, no openshot vá em "Preferências" e na aba "Salvar automaticamente" habilite os recursos e reduza o intervalo para salvar a cada 1 minuto. Isso não resolverá os travamentos, mas ajuda a não perder o que foi feito.
Quanto a usar outro editor, não sei se é uma boa devido ao pouco tempo que você tem para concluir o trabalho. Mesmo assim tem os editores não lineares Pitivi e/ou o kdenlive, se for trabalho apenas com fotos e edição linear tem o imgination.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2013, 08:34 »
No desepero vale tudo, instale o blender e faça por ele.

Sim, mas no Blender, o grau de dificuldade não seria maior?

Tem algum outro editor mais pratico, como o openshot, para o Ubuntu?

No Blender a linha de raciocínio na edição de vídeos é a mesma do Openshot, bastando apenas, realizar as configuraçõesb prévias do mesmo para a edição de vídeo. Para melhores detalhes dá uma assistida nesse vídeo que ensina como fazer essa configuração.

Quanto ao Openshot, seria interessante ter executado o aplicativo sendo chamado pelo terminal. Se aparecesse alguma mensagem de erro deveria ter postado aqui.

Como alternativa, poderia ter editado o vídeo com o KDEnLive que também é um editor de vídeo muito bom.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline james hyneman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2013, 13:25 »
Bom, não terminei o video ontem, porém, pretendo terminar hoje.

Especificando melhor o problema que tenho, sempre que adiciono um recurso novo, como imagem ou audio, aos que já estão na edição, a linha de pré-visualização trava e o programa acaba fechando automaticamente. Ele não exibe nenhum erro, pelo menos abrindo ele com atalho normal. Tentarei executar ele pelo terminal e ver se consigo solucionar o problema.

Quanto aos outros editores, vejo que o openshot é o que mais me adaptei a interface e método de trabalhar, portanto, antes de partir para outra alternativa, tentarei consertar o openshot, se for possivel.

Se alguém tiver mais uma ideia, não deixe de postar. Qualquer ajuda é bem-vinda.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2013, 14:16 »
Ola

Bem, depois de tudo isto temos 2 possibilidades

1) remover o openshot e instalar novamente
Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge openshot
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install openshot
2) A(s) imagem(s) que está tentando inserir não são compatíveis em codificação com o openshot
Já tive problemas em outro editor quando tentava adicionar arquivos compactados em psd e meu editor aceita a jpg e tiff, além é claro do tamanho da imagem. Um filme em 640x480 pode não mesclar uma imagem em 1024x468 por exemplo.

Só me ocorrem estas possibilidades no momento, então ou reinstale ou tente uma imagem em outro formato /tamanho para testar

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2013, 14:32 »
Bom, não terminei o video ontem, porém, pretendo terminar hoje.
[...]

Que tipo de vídeo especificamente está editando...?? Algo profissional ou para uso doméstico...??

Porque se for para uso profissional, tem algumas configurações necessárias a se fazer no Ubuntu para editar vídeos...

Outro detalhe: você não especificou qual o hardware que utiliza para a edição de vídeos, tipo, processador, memória RAM, HD e principalmente, placa gráfica.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline james hyneman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2013, 15:02 »
Bom, não terminei o video ontem, porém, pretendo terminar hoje.
[...]

Que tipo de vídeo especificamente está editando...?? Algo profissional ou para uso doméstico...??

Porque se for para uso profissional, tem algumas configurações necessárias a se fazer no Ubuntu para editar vídeos...

Outro detalhe: você não especificou qual o hardware que utiliza para a edição de vídeos, tipo, processador, memória RAM, HD e principalmente, placa gráfica.

Um video doméstico, na verdade, um video casual. Sobre a configuração, é um Core i3, 2Gbs ram, 200 GBs HD, Intel Graphics HD3000.

Offline james hyneman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2013, 15:03 »
Ola

Bem, depois de tudo isto temos 2 possibilidades

1) remover o openshot e instalar novamente
Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge openshot
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install openshot
2) A(s) imagem(s) que está tentando inserir não são compatíveis em codificação com o openshot
Já tive problemas em outro editor quando tentava adicionar arquivos compactados em psd e meu editor aceita a jpg e tiff, além é claro do tamanho da imagem. Um filme em 640x480 pode não mesclar uma imagem em 1024x468 por exemplo.

Só me ocorrem estas possibilidades no momento, então ou reinstale ou tente uma imagem em outro formato /tamanho para testar

As imagens estão todas padronizadas no mesmo tamanho do filme, e como até certo ponto funcionaram, creio que não são o problema.

Vou tentar reinstalar. Vamos ver se terei sucesso.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2013, 15:04 »
Bom, não terminei o video ontem, porém, pretendo terminar hoje.
[...]

Que tipo de vídeo especificamente está editando...?? Algo profissional ou para uso doméstico...??

Porque se for para uso profissional, tem algumas configurações necessárias a se fazer no Ubuntu para editar vídeos...

Outro detalhe: você não especificou qual o hardware que utiliza para a edição de vídeos, tipo, processador, memória RAM, HD e principalmente, placa gráfica.

Um video doméstico, na verdade, um video casual. Sobre a configuração, é um Core i3, 2Gbs ram, 200 GBs HD, Intel Graphics HD3000.

Com esse hardware a edição de vídeos será bem sofrível...

Está usando uma versão do Ubuntu 64 bits?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Problema com programa openshot
« Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2013, 15:04 »
Tente a versão do PPA (versão em desenvolvimento):

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:openshot.developers/daily

sudo apt-get update

sudo apt-get install openshot

Eu uso e resolveu um problema que eu tinha aqui.