Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - Supermouse

Páginas: [1] 2 3 ... 24
1
Café com Ubuntu / Re: Trabalhar com Linux
« Online: 31 de Janeiro de 2015, 18:05 »
OK, eu estou vendo que o seu tópico tá aqui parado há quase uma semana, então eu vou tentar ajudar a rolar a bola um pouco (mas perceba que eu posso não responder mais depois disso, e nem saber te responder nada para ajudar, conforme o que for respondido):

quando você fala algo como "Fazer uma carreira relacionada a isso", repare que existem muitas variáveis. Eu posso dizer, "Hmmm, eu gosto de carros, então vou trabalhar com alguma coisa relacionada a carros", e isso pode ser desde trabalhar em uma oficina consertando carros, trabalhar em um táxi dirigindo carros, trabalhar numa fábrica montando carros, trabalhar numa fábrica projetando carros, ou trabalhar num lava rápido lavando carros.


Tendo isso em mente, o que você quer fazer? Puramente ligado ao SO, você pode ser um desenvolvedor, você pode ser um administrador, ou você pode ser um técnico e trabalhar com manutenção.
Mas estamos falando de uma máquina que pode fazer zilhões de coisas: você pode ser um animador 3D que usa o Blender para fazer filmes para a Pixar, por exemplo. Ou você pode ser um músico que usa as ferramentas do Linux pra mixar suas musicas. Ou você pode ser um projetista que usa aplicações tipo CAD para desenhar seus produtos.


Então, a pergunta é: O que você quer fazer? E não adianta dizer "Trabalhar com Linux", porque é algo muito amplo.


Particularmente, eu sou administrador de TI de uma empresa. Temos desktops Windows, temos servidores Windows e temos servidores Linux, então eu acabo me obrigando a conhecer um pouco de tudo. Temos espaço para superespecialistas em Linux que não tem a menor ideia do que é o botão "Iniciar"? Com certeza temos, mas acho que o mercado para esses profissionais é muito restrito.

Ao mesmo tempo, estou fazendo faculdade de Ciências da Computação. Como eu estudo em uma universidade federal, apesar de termos acesso ao Windows, o Linux é muito mais incentivado, uma vez que muitas tarefas relacionadas ao desenvolvimento são melhores de fazer dentro do Linux do que dentro do Windows, devido às características de cada sistema (especialmente desenvolvimento em C/C++ e em Python, por exemplo). Pretendo um dia trabalhar com desenvolvimento (embora eu provavelmente vá seguir a carreira acadêmica), e o que eu posso dizer é que para essa área o Linux é uma boa, especialmente para desenvolvimento de aplicações Web.


Não sei dizer qual é o futuro do GNU/Linux, o que eu posso dizer com certeza é que ele nunca vai diminuir de tamanho no mercado, a tendência é que ele cresça ou, na pior das hipóteses, se mantenha como está. Isso se deve ao formato. O produto final normalmente é gratuito, e gratuito é um valor que dificilmente pode ser batido. Além disso, o código é aberto, o que faz com que seja fácil de fazer forks e/ou continuar com projetos, como acontece o tempo inteiro. Teve gente que não gostou do rumo do Ubuntu, por exemplo, e fez forks, como o Mint.
Supondo que o Steve Ballmer um dia enlouqueça e diga que o Windows vai ser distribuído com um spyware que manda todas as suas informações para a Microsoft 24/7, e que o custo da licença vai ser a alma do seu primogênito, as pessoas não vão ter muita opção. Se o Mark ou sei lá eu quem está no comando do Ubuntu hoje em dia disser a mesma coisa, as pessoas vão pensar "soda-se" e passar a usar um fork.


O dia a dia de quem trabalha nessa área é uma porcaria como o dia a dia de quem trabalha nessa área com Windows: você tem usuários ignorantes que não conseguem seguir as regras de uso da empresa e acham que se pedirem com delicadeza (ou às vezes não tão delicadamente) você vai afrouxar as restrições do firewall para que eles possam jogar Candy Crush Saga no horário de trabalho. Você tem imbecis que abrem todo e qualquer anexo que enviam a eles, mesmo que eles não conheçam os remetentes, e que clicam em todos os links e pop ups possíveis, e destroem a máquina com vírus e spyware. Você tem pessoas enchendo o seu saco para ajudar você a instalar e depois ensiná-las a usar um software no computador da empresa que não tem nada a ver com o trabalho delas. E assim por diante.


E eu não sei como está o mercado de trabalho, talvez outras pessoas possam falar melhor. Só o que eu posso falar é: não se restrinja. Não adianta ser especialista em uma coisa que ninguém usa. O Linux ainda é um entre vários sistemas, e tem uma fatia pequena do mercado. O ideal é você conhecer vários, e usar o Linux como um diferencial (ou conhecer bem Linux, mas ainda assim conhecer outros sistemas).
A maioria das empresas usa um ambiente misto, e não tem recursos pra manter uma equipe grande. Então, entre um super especialista em Windows, um super especialista em Linux e um cara que tem conhecimento em Windows e em Linux, é bem mais provável que eles vão pegar o terceiro. Ou, se for uma empresa maior, eles vão contratar os 3, mas o terceiro vai ser o cara que vai gerenciar os outros 2.

2
Café com Ubuntu / Re: Haverá um dia Linux só em modo Grafico?
« Online: 19 de Janeiro de 2015, 22:54 »
Meh...

Como já dito, é possível usar Linux hoje em dia sem usar o terminal, a menos que seja necessário fazer uma tarefa administrativa.

Porém, o terminal nunca vai morrer, por alguns motivos:

 - Ele é extremamente eficiente para certas funções. Um terminal quase sempre está aberto aqui, simplesmente porque é muito mais fácil fazer certas coisas por ele do que ir procurar a ferramenta gráfica.

 - Ele é muito melhor para tarefas administrativas do que o modo gráfico. Até mesmo no Windows, para certas tarefas avançadas, é necessário usar o Prompt de Comando (eu tenho que usar Windows no escritório, e minha qualidade de vida melhorou 1000% depois de eu instalar a Powershell).

- vim é o melhor editor de texto do mundo, e ele roda dentro de um terminal (gvim não pode ser considerado, só o vim é bom)

Mas, a não ser que você precise dessas coisas, você nunca vai precisar usar um terminal.

3
Café com Ubuntu / Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Online: 24 de Setembro de 2013, 12:55 »
Mas se eu não estou enganado dá pra desabilitar a UEFI na BIOS.

4
Café com Ubuntu / Re: Elementary OS (instalar encima do Ubuntu).
« Online: 24 de Setembro de 2013, 11:37 »
Instalar só o Pantheon não funciona direito.

Parte da estabilidade do Elementary vem do fato dele rodar em cima da estrutura do Ubuntu 12.04. Se você estiver rodando o Ubuntu 13.04 e tentar instalar o sistema base do Elementary vai misturar versões de pacotes e vai ficar uma derma. O ideal é instalar o Elementary do zero mesmo.


Se você fez a instalação padrão do Ubuntu 13.04, ele não cria uma partição separada para a pasta /home. Faça um backup antes de instalar o Elementary, porque com a configuração de instalação "default" ele apaga todo o disco.

5
Café com Ubuntu / Re: Procurando novo notebook: qual placa de vídeo?
« Online: 24 de Setembro de 2013, 11:31 »
Qualquer notebook recente com processador Intel da nova série i vem com uma placa de vídeo HD3000 ou HD4000, que tem o melhor suporte no Linux (drivers abertos). Fora isso, querendo gastar um pouco mais a melhor opção é Nvidia.


Fuja da AMD. Corra com todas as suas forças. Corra e não olhe para trás. Eu tenho um notebook com a tecnologia AMD Vision (processador e vídeo da AMD) e até não está tão ruim, mas também não está bom.



E eu nem preciso avisar pra ignorar qualquer coisa que tenha as palavras "Via" ou "Sis" (aliás, ainda saem notebooks com esses chipsets?).

6
Café com Ubuntu / Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Online: 20 de Setembro de 2013, 13:21 »
Sim, toda a série Vostro é compatível com o Ubuntu. No Brasil a Dell vende eles com Ubuntu de fábrica já.

7
SE eu não estou enganado, o User Agent é a "identificação" que o browser manda para o servidor de que browser e que sistema operacional estão conectando no site.

Nesse caso, o zekkerj colocou o User Agent pra enganar o site dizendo que quem estava acessando era uma máquina Windows. Eu lembro que há bastante tempo atrás, um dos macetes para fazer alguns sites funcionarem era fingir que o Firefox era na verdade um IE :P

8
Café com Ubuntu / Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Online: 18 de Setembro de 2013, 21:25 »
Vem, mas aparentemente ele foi lançado só nos EUA.

9
Café com Ubuntu / Re: Compra de ultrabook para Ubuntu
« Online: 18 de Setembro de 2013, 00:44 »
Você é de Portugal?


A Dell vende laptops que já vem com o Ubuntu, então é 100% de garantia de que todo o hardware vai funcionar. Só que eu não consegui me localizar direito no site da Dell Portugal, ele não tem os filtros que tem no site do Brasil, e parece ter menos opções de laptops domésticos também.


Dá uma olhada aqui: http://www.dell.com/br/p/laptops.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&~ck=mn#!facets=24201~0~349667&p=1


Só que todos são de 14". Mas mesmo assim, o peso, potência e duração da bateria são excelentes. O ideal mesmo era que a Dell vendesse o Vostro 3360 com Ubuntu, mas pelo menos aqui no Brasil ela só vende o 3460. O 3360 é um ultrabook de 13,3" excelente.

10
Gnome / Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Online: 18 de Setembro de 2013, 00:25 »
É um processador AMD E-350, dual core 1.6 GHz, com uma placa gráfica integrada AMD HD6310 e 6 GB de RAM.

Mesmo removendo o blur e colocando o dash menor, ele faz a mesma coisa.



Porém, como eu expliquei antes, é o seguinte: a animação é rápida e perfeita. Se eu clicar no ícone do lançador para chamar o dash, ele aparece na hora. Se eu apertar a tecla Super (popularmente conhecida como "botão do Windows"), a animação continua rápida e perfeita, mas o sistema fica esperando uns 2 segundos antes de chamar a animação. O menu do Alt aparece na hora, logo depois de clicar.

Outra coisa que eu percebi agora e achei muito louca: se você apertar Super+S você abre o alternador de áreas de trabalho. Eu tenho esse mesmo alternador configurado nos atalhos de canto através do Unity Tweak Tool, e quando eu uso os atalhos de canto, o alternador aparece instantaneamente, mas fui testar agora com o Super + S, e ele tem o mesmo delay para abrir a primeira vez. Porém, se eu segurar a tecla Super apertada, e depois de um tempo apertar S, e ficar apertando que nem um alucinado, o alternador sai funcionando instantaneamente todas as vezes (tanto para chamar o alternador quanto para ir para a área de trabalho selecionada). Porém, logo que eu largar a tecla Super, na próxima vez que eu for fazer, eu tenho delay de novo.


Da mesma forma, agora mesmo decidi fazer testes com outros atalhos usando a tecla Super, e percebi algumas loucuras:

 - Usar Super + Tab para alternar janelas no launcher tem delay igual ao do dash (de novo, a primeira vez. se depois disso eu segurar Super e ir apertando Tab, ele vai alternando os programas instantaneamente)

 - Os controles de janela (minimizar todas as janelas, maximizar, minimizar ou semi maximizar a janela atual) são atalhos que usam as teclas Ctrl + Super + alguma outra coisa. Esses atalhos tem comportamentos estranhos:

       - Se eu, na hora de fazer o atalho, apertar o Ctrl primeiro, o comando acontece na hora

       - Se eu apertar Super primeiro, o comando sofre um delay, como o dash

       - Em ambos os casos, se eu manter Ctrl+Super apertado, e depois só ir usando a terceira tecla (setas para controlar a janela e D para exibir/esconder a área de trabalho) tudo acontece instantaneamente




Isso me leva a crer cada vez mais que é proposital, parece que o Unity fica esperando para ver se não vai ser usada alguma outra tecla junto com Super para fazer um atalho diferente. Também pode ter alguma coisa a ver com aquele fato de que o Linux normalmente reconhece a tecla Super como uma tecla de modificação, e não como uma tecla normal, então os desenvolvedores devem ter feito uma gambiarra pra funcionar, que provoca esse delay.

Só o que eu acho estranho é que aparentemente ninguém mais tem, ou pelo menos ninguém mais percebeu, esse problema.

11
Gnome / Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Online: 14 de Setembro de 2013, 01:51 »
Tentei dar uma olhada no dconf-editor mas não achei nada a respeito de delay.

minha placa de vídeo é ati sim, já testei os drivers open source e os proprietários também, e continua o mesmo delay.


Eu já meio que desisti, vou aguardar o lançamento da 13.10 e ver se melhora, se não render eu volto pro Fedora.

12
Café com Ubuntu / Re: Aplicativo de 50 mil dólares? o.O
« Online: 10 de Setembro de 2013, 22:32 »
Vai saber...

Não tinha aquele aplicativo de Android que custava um milhão? (era palhaçada, mas existia)

Quem garante que o criador não julga que o jogo realmente vale 50 mil?

13
Gnome / Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Online: 09 de Setembro de 2013, 23:32 »
É o dash que ocupa a tela inteira.

Como eu disse, não tem nada a ver com transparência (eu tentei tirar só pra garantir, mas não é). O que acontece é isso: se eu clicar com o mouse no botão ele abre instantaneamente, e para desaparecer também, mas se eu apertar a tecla Super ele fica esperando um pouco (1 ou 2 segundos) pra depois começar a abrir o dash. A animação aparece de forma rápida, ele só tem um atraso antes de começar a animação (não é um atraso muito grande, mas me irrita :P).

Tinha uma teoria muito louca em outro tópico que era de que quando você aponta o cursor para o botão ele faz um "preload" do dash para agilizar, mas além disso ser muito maluco, se realmente fosse desse jeito, ao colocar o cursor sobre o botão do dash e apertar Super, ele teria que abrir instantaneamente, o que não acontece.


Como eu disse, eu acho que isso tem a ver com o fato de eles esperarem um pouco para ver se não vai surgir outra tecla apertada junto, já que a Super normalmente é usada como uma tecla de modificação. Só o que eu acho estranho é que o menu do Alt aparece na hora, e também que ninguém mais aparenta ter o mesmo problema.

14
Gnome / Re: Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Online: 08 de Setembro de 2013, 13:06 »
Sim, eu vi o delay nas versões anteriores. Na verdade, o fato de o Unity no início ser um lixo e o Ubuntu ter cortado totalmente suporte ao Gnome na época foi o que me fez sair e ir para o Fedora.

Mas OK então, se é assim, é assim.

Só o que eu acho muito louco é que pelo mouse vai na hora, e pela tecla fica lento.

Que tipo de programação porca os desenvolvedores estão fazendo será?

15
Gnome / Delay no Dash ao usar a tecla Super
« Online: 08 de Setembro de 2013, 03:01 »
Eae galera?

Depois de um certo tempo longe, resolvi instalar o Ubuntu de novo, versão 13.04 dessa vez.

O sistema está um pouco mais decente do que das últimas vezes que eu tinha visto (agora está usável pelo menos), porém tem um detalhe que me incomoda um pouco:

Ao clicar no ícone do Dash com o mouse, o mesmo aparece instantaneamente, porém, ao apertar a tecla "Super" eu tenho delay de alguns segundos antes do Dash aparecer.

Eu vi um tópico mais antigo que o sujeito estava com o mesmo problema, ainda na época do 12.10, a acabou ficando sem solução, ele disse que voltou à 12.04 e sei lá o que. Muito provavelmente vocês vão pedir o lspci e etc, etc, etc, porém eu não acredito que seja problema de o Unity estar muito pesado, porque ao clicar com o mouse o Dash abre instantaneamente, mas mesmo assim segue abaixo:

00:00.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 14h Processor Root Complex
00:01.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Wrestler [Radeon HD 6310]
00:01.1 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Wrestler HDMI Audio [Radeon HD 6250/6310]
00:04.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 14h Processor Root Port
00:05.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 14h Processor Root Port
00:11.0 SATA controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 SATA Controller [AHCI mode] (rev 40)
00:12.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI0 Controller
00:12.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB EHCI Controller
00:13.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI0 Controller
00:13.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB EHCI Controller
00:14.0 SMBus: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SBx00 SMBus Controller (rev 42)
00:14.2 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SBx00 Azalia (Intel HDA) (rev 40)
00:14.3 ISA bridge: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 LPC host controller (rev 40)
00:14.4 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SBx00 PCI to PCI Bridge (rev 40)
00:16.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI0 Controller
00:16.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB EHCI Controller
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 0 (rev 43)
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 1
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 2
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 3
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 4
00:18.5 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 6
00:18.6 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 5
00:18.7 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 7
01:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168 PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 06)
02:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4313 802.11b/g/n Wireless LAN Controller (rev 01)


Já estou com os drivers proprietários da AMD instalados e não estou com nenhum problema para rodar vídeos ou outros aplicativos gráficos, é só esse pequeno delay no Dash ao usar a tecla de atalho.


A minha teoria é de que ele gera esse delay para não pegar "falsos positivos", já que a tecla Super pode ser usada para alguns atalhos, mas isso teoricamente deveria poder ser ajustado em algum lugar, para quem quiser deixar "instantâneo", porém eu não consegui encontrar nada a respeito. Alguém mais percebeu isso, ou tem ideia de onde pode ser feito esse ajuste?

Com o Gnome Shell apresentando instantaneamente o seu menu com as janelas explodidas ao se usar a tecla de atalho, e até mesmo o famigerado Windows 8 mostrando o menu de tiles também de forma instantânea, não tem justificativa para o Ubuntu ter esse delay no Dash, fica até feio...


P.S.: Foram também feitas tentativas de remover blur, transparência e acesso a dados online no Dash, mas não teve nenhuma diferença. Através do mouse continua instantâneo, e através da tecla de atalho tem um atraso.

Páginas: [1] 2 3 ... 24