Autor Tópico: [Resolvido] Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?  (Lida 5346 vezes)

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #15 Online: 11 de Junho de 2013, 23:56 »
Pessoal,

Tenho o W8 e o Ubuntu 12.04.2 instalados em minha máquina.

O Ubuntu funciona perfeitamente, tanto com o secure boot ativado como desativado.

Não fiz questão de fazer dual boot, porque teria que ser pelo W8 ou usando um PPA.

Na verdade, nem uso o W8, mas quando ligo - muito raramente - peço para "bootar" pela partição, na bios / UEFI.
Para voltar ao "normal" / Ubuntu, adoto o mesmo procedimento.

Pelo que me lembro, fiz a instalação como sempre. Deixei um espaço livre, criado com o gerenciador de disco do Windows, e botei o Ubuntu lá. Não gravei o gerenciador na MBR - gravei na própria partição, até pq acho que a UEFI nem usa MBR.

(Infelizmente, há um limite de redução do espaço do Windows. Meu disco é de 500Gb. Pude usar só metade, mas pra mim é até demais...)


Dia desses, minha prima comprou um Positivo com um processador B800 e W8. Pesadíssimo para a máquina.
Até pensei em instalar o Ubuntu, mas fiquei com medo de dar algo errado na máquina dos outros.

De todo modo, acho que poderíamos criar vídeos ou tutoriais com imagens de todas as fases do processo.

Um dia, com tempo, quem sabe, restauro a condição original de meu note e refaço o processo.

Não é bicho de sete cabeças não, até pq a Canonical deu a graninha pra M$ pelas chaves... funciona mesmo.

Acho que dá também pra instalar assim o Debian 7, porém só com o UEFI ativado (ou no modo Legacy), mas sem o secure boot. O Debian tem suporte para UEFI, mas não deram $ pra M$. Pelo que andei lendo, o "boot" pelo pen drive é mais tranquilo...

Acho que este é um tema fundamental a ser trabalhado, de modo a aumentar a base de usuários Ubuntu que não querem abrir mão totalmente do Windows, até porque praticamente todas as máquinas vendidas atualmente estão com W8 e secure boot - refiro-me especialmente aos notebooks.

Entendi, passou bastante simplicidade pelas palavras - embora, ao menos na minha máquina, eu não consiga deixar o lance tão simples assim. :P

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #16 Online: 11 de Junho de 2013, 23:57 »
A julgar pelo Windows 8, suponho que essa máquina aí tem Secure Boot. Se quiser migrar pro Ubuntu, tem que ser como único SO mesmo, pois fazer dual boot em máquina com Secure Boot é uma dor de cabeça sem fim  :-[
Nota-se isto agora. As mensagens de erro referentes ao Secure Boot persistem até mesmo após ter sido tudo resolvido com os SOs.

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #17 Online: 12 de Junho de 2013, 00:00 »
Se alguém tiver uma solução para não precisar ativar e desativar o Secure Boot toda vez que mudar de SO na incialização, eu agradeço. Se não, já atingi meu objetivo de unir o win8 ao ubuntu na máquina, então está ótimo. :D

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #18 Online: 12 de Junho de 2013, 00:07 »
Na verdade, lucix, se vc não é um jogador, poucas vezes ligará o Windows em sua máquina...

Linux User 586375

Offline lucix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #19 Online: 12 de Junho de 2013, 00:48 »
Na verdade, lucix, se vc não é um jogador, poucas vezes ligará o Windows em sua máquina...
Concordo plenamente, muita gente só usa Win para jogos. Mas comprei essa máquina nova justamente pra voltar a jogar haha

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #20 Online: 12 de Junho de 2013, 08:51 »
A julgar pelo Windows 8, suponho que essa máquina aí tem Secure Boot. Se quiser migrar pro Ubuntu, tem que ser como único SO mesmo, pois fazer dual boot em máquina com Secure Boot é uma dor de cabeça sem fim  :-[

É nada, é muito tranquilo.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o Ubuntu, estando ele na partição do Windows 8?
« Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2013, 14:35 »
Dependendo da máquina.

Minha prima trouxe um Samsung com Window$ 8 para remover o 8 e foi uma dor de cabeça para conseguir instalar o Window$ 7.