Autor Tópico: possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam  (Lida 6380 vezes)

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Bem galera, hoje me ocorreu algo estranho, ao fazer minhas atividades diárias percebi que o ícone que fica na barra inferior do ubuntu que mostra a área de trabalho, podendo alternar entre um ou mais tinha sumido e além disso ao minimizar uma janela, ela simplesmente "desaparece", fui ver na net e tipo vi algo do tipo para mexer no CCSM no o gerenciador do Compiz Manager, mas eu bastante leigo e não quero fazer nada que possa me trazer problemas eventuais sem antes consultar os membros do forúm, aparentemente pelo que vi aqui nesse link
http://www.diolinux.com.br/2014/03/ativando-funcao-minimizar-ao-clicar-no-unity.html
a opção de tentar ver a opção do ubuntu unity plugin, vejo que ele está desmarcado e ainda que ao marcá-lo ele me retorna uma mensagem dizendo que está em conflito com o gnome, e então o que será que pode ter acontecido, detalhe nesse dia aquele velho bug que tem um nome bem grande e dificil apareceu, bem se eu me lembrar digo o nome dele, mas e ai o que pode ter ocorrido para mudar as coisas assim??? alguém tem alguma ideia do que possa estar havendo? detalhe uso o Ubuntu 14.04 e estou usando a interface gnome classics 
ps: entrei no unity e lá também ta estranho, ele não mostra mais os ícones laterais a esquerda
« Última modificação: 06 de Novembro de 2015, 00:30 por Zeraszel »

paulinho1971

  • Visitante
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2015, 12:15 »
Jamais usei o Unity, mas sei que ao minimizar uma janela ela vai para a "barra lateral".

Que gnome é esse? Você instalou o gnome-shell?

Também vejo que o ubuntu 14.04 voltou com o gnome clássico? É isso mesmo?

Tetou resetar o Unity?

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2015, 19:37 »
Eu também paulinho1971 não gosto do unity e não estava usando ele até agora, pois como disse eu estou tendo esse problema, o que eu fiz foi ir na central de programas e desinstalar o gnome 3 e o gnome session-manager, ai o sistema restaurou para o ubuntu na interface unity, mas eu quero ele como estava antes, tipo como na interface clássica do ubuntu, mas não sei como fazer? sim tipo agora no unity ele só mostra a barra lateral de ícones se eu levar o cursor até a parte esquerda da tela, o que é estranho, pois nunca se comportou assim, bem quem sabe algum dos amigos aqui tem alguma idéia de como posso me livrar do unity e voltar a uma interface sem maiores problemas de instabilidade e com um visual tipo o gnome classics
« Última modificação: 06 de Novembro de 2015, 21:51 por Zeraszel »

paulinho1971

  • Visitante
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2015, 00:44 »
Olá Zeraszel,

A barra lateral do Unity pode sumir sem atividade ou ficar lá fixa também, mas sim usar o Gnome session falback (pelo menos era quase assim o nome)..., vamos ver..., mas antes pergunto:

- É o Ubuntu 14.04 LTS que tens instalado ai?

Veja bem que aqui na versão 15.10 não existe mais esse pacote:
Código: [Selecionar]
creto1@creto1:~$ apt-cache policy gnome-sessiona-fallback
N: Impossível encontrar o pacote gnome-sessiona-fallback
creto1@creto1:~$ lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID: Ubuntu
Description: Ubuntu 15.10
Release: 15.10
Codename: wily
creto1@creto1:~$

Então para você ter o >>gnome-session-fallback só se estiver no 14.04 LTS e dai é uma mão na roda, comande:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update ; sudo apt-get install gnome-session-fallbackEnter + sua senha

Reinicie e na tela de login escolha ele antes de logar.

Espero estar sendo útil

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2015, 10:53 »
o negócio é tipo eu instalar ele de novo e tipo ficar com o problema de não conseguir minimizar e ou maximizar as janelas sem que elas desapareçam da tela, pois ele ta se comportando dessa forma :( e de fato persiste o problema ao abrir uma janela não mostra as opções de minimizar,fechar, maximizar e quando minimizo a janela ela simplesmente "some" da tela... outro detalhe é que nessa interface na barra inferior mostra o ícone de mudança da área de tabalho, quando voltei a usar novamente a interface, a poucos segundos, a sua configuração não apresenta mais essa opção o que caracteriza o bug

tipo aqui é o meu desktop ok
http://postimg.org/image/8aapzw9jn/
esse aqui é o meu desktop bugado, tipo agora no compiz ou no metacity está desse jeito
http://postimg.org/image/mznfjw8cf/
« Última modificação: 07 de Novembro de 2015, 11:12 por Zeraszel »

paulinho1971

  • Visitante
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2015, 12:27 »
Amigo, veja bem, nesse momento estou em um tablet (filha) que tenho certo horror, mas pelo que notei das imagens não há BUG algum, mas sim você inserir na barra inferior as janelas ou listas de janelas.

Se esperar até eu estar com meu PC em mãos? Mas vou te adiantar clique com o direito do mouse na barra inferior e procure a opção: Adicionar ao painel ou algo parecido e lá por algo referente a janelas

Espero estar sendo útil de alguma forma

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2015, 00:41 »

 :( Bem o problema é que quando vou para a interface Gnome, ela não mostra nas janelas as opções de fechar,maximizar e minimizar, o que me deixa meio frustado, pois vou ter que usar o unity para minhas tarefas diárias e até agora não encontrei nenhuma solução que me ajude a resolver....

paulinho1971

  • Visitante
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2015, 12:17 »
Olá Zeraszel

Leia com calma essa dica no >-->Ubuntu Dicas

Mas ressalto é para o gnome-shell é esse mesmo que tem ai?

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2015, 22:33 »
Eu segui sua dica paulinho, mas no gconf-editor no parâmetro Windows no meu caso, só tem uma chave de nome ambiance e mais nada, tipo pode criar uma como era pra ter Button Layout e deixar as configurações de maximizar,fechar e minimizar páginas??
agora ele deu para dar umas travadas, tipo será que tem a ver com o meu problema? teve uma vez que simplesmente tive que desligar no botão power, pois é estou com essa dor de cabeça ultimamente....
« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 10:16 por Zeraszel »

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2015, 20:36 »

Vou deixar o unity e o Gnome para lá, estou testando o XFCE, e estou gostando apesar de achar meio estranho, já que ninguém encontrou uma solução, eu vou usar o XFCE e deixar essas duas bugadas pra lá... ;D

paulinho1971

  • Visitante
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2015, 02:28 »

Vou deixar o unity e o Gnome para lá, estou testando o XFCE, e estou gostando apesar de achar meio estranho, já que ninguém encontrou uma solução, eu vou usar o XFCE e deixar essas duas bugadas pra lá... ;D
Olá,

Rapaz, você não sabe o bem que está fazendo a você mesmo. Xubuntu um ambiente leve, sem firula e peso desnecessário, da até para usar o Compiz nele

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2015, 21:23 »
olha quando eu estou no ambiente de tabalho Gnome é isso o que me ocorre
http://postimg.org/image/6trpx7r5h/
não tem as opções de fechar,maximizar e minimizar as janelas e então eu tenho duas opções até então, tentar usar o unity a qual não me cai bem e a outra é usar outra interface, o que poderia ser XFCE.... sei que não sei bem o que estou fazendo, pois eu não tenho habilidade no uso do sistema e dessa forma peço ajuda aos membros aqui
« Última modificação: 14 de Novembro de 2015, 21:27 por Zeraszel »

paulinho1971

  • Visitante
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2015, 02:11 »
Amigo vamos com calma..., lá em cima eu já tinha postado um link om uma dica para você tentar colocar os botões minimizar, etc.,, no gnome-shell essa http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011/10/habilitando-o-minimizarmaximizar-no-gnome-shell/

No momento é isso que posso ajudar a pesquisar, pois eu uso KDE.

Sinto muito por não estar sendo útil :(

T+

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2015, 13:51 »

Eu sei disso caro colega paulinho1971, olha só o que ocorre quando sigo as dicas desse tutorial
http://postimg.org/image/c7bavsnbx/
detalhe no print ai eu to no unity por isso aparece as opções dos botões de janelas... e para piorar não me adaptei bem ao XFCE, estou num dilema aqui. :(

paulinho1971

  • Visitante
Re:possível conflito entre o unity e o Gnome 3 : minhas janelas não minimizam
« Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2015, 16:40 »
Pois é, como te disse antes não uso gnome/unity/gnome-shell desde muito tempo. Mas vou te dar mais uma opção, já que se o PC aguenta o unity vai bem de KDE, rapaz te liberta do gnome que hoje da de dez sim no KDE,mas em peso ;)

T+