Autor Tópico: Particionamento  (Lida 3565 vezes)

Offline Cientista_Louco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 206
    • Ver perfil
Particionamento
« Online: 01 de Maio de 2011, 20:52 »
Boa noite!...

Tenho um HD de 500Gb no qual tem instalado o windows 7. Hoje estou usando o ubuntu 11.04 no pen drive e após os teste desejo instalar no HD em dual boot com o windows 7.

Prestendo deixai o windows com 200Gb e o ubuntu com 200Gb deixando o restante para eventuais necessidades. O ubuntu pretendo criar tres particoes

/
Swap
Home

Porem estou em duvida com o tamanho dessas partições. Assim sendo peço as seguintes informações

a) Qual o tamanho recomendado para minha partição SWAP visto que tenho uma máquína AMD64 com 4Gb de RAM
b) Qual o tamanho recomenmdado da pertição / para que nao tenha problemas futuros devido a instalção de novos programas?
c) Alguém pode me recomendar a ordem das partições? Eu pretendo esta ordem SWAP - / - home.



Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Particionamento
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2011, 20:55 »
Boa noite!...

Tenho um HD de 500Gb no qual tem instalado o windows 7. Hoje estou usando o ubuntu 11.04 no pen drive e após os teste desejo instalar no HD em dual boot com o windows 7.

Prestendo deixai o windows com 200Gb e o ubuntu com 200Gb deixando o restante para eventuais necessidades. O ubuntu pretendo criar tres particoes

/
Swap
Home

Porem estou em duvida com o tamanho dessas partições. Assim sendo peço as seguintes informações

a) Qual o tamanho recomendado para minha partição SWAP visto que tenho uma máquína AMD64 com 4Gb de RAM
b) Qual o tamanho recomenmdado da pertição / para que nao tenha problemas futuros devido a instalção de novos programas?
c) Alguém pode me recomendar a ordem das partições? Eu pretendo esta ordem SWAP - / - home.




Eu no seu lugar não criaria swapp. Com 4GB. Tá beleza !!! Tenho 2GB e swapp de 1GB e raramente uso essa swapp. Raramente ...

Offline Cientista_Louco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 206
    • Ver perfil
Re: Particionamento
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2011, 21:35 »
Boa noite!...

Ok ANP obrigado. Mas sobre o tamanho raiz(/) vc tem alguma sigestao:

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Particionamento
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2011, 21:47 »
Boa noite!...

Ok ANP obrigado. Mas sobre o tamanho raiz(/) vc tem alguma sigestao:

Eu não divido o home para uma partição. Não vejo necessidade e nunca (uso linux desde 2004) me fez falta essa opção.

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Particionamento
« Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2011, 22:28 »
Eu dividiria da seguinte maneira

40gb ou 80gb Windows 7
10gb Ubuntu (Isso é mais do que suficiente, os software para linux são relativamente pequenos)
1gb  swap (Mesmo se não for usar, por segurança)
O resto para home....so que eu deixaria em NTFS para ambos sistemas tanto Linux quanto Windows poderem acessar a partição

Se vc não for usar  mais o Windows deixa so 10gb pro Ubuntu, 1gb para Swap e o resto para home

E recomendaria vc instalar a versão 64bits do Ubuntu

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Particionamento
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2011, 22:43 »
concordo c/ o BrunoCarvalho, só acho 10gb p/ a raiz muito apertado, deixa uns 20gb
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Cientista_Louco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 206
    • Ver perfil
Re: Particionamento
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2011, 23:02 »
Boa noite!...

Obrigado pessoal pelo apoio.

Mas uma duvida: pelo que entendi o BrunoCarvalho  resomenda que a home seja do tipo ntfs? Isso pode ser feito?

Com relacao ao ubuntu que vou isntalar e vai ser de 64bit que e o que estou usando no pen drive.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Particionamento
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2011, 23:05 »
Boa noite!...

Obrigado pessoal pelo apoio.

Mas uma duvida: pelo que entendi o BrunoCarvalho  resomenda que a home seja do tipo ntfs? Isso pode ser feito?

Com relacao ao ubuntu que vou isntalar e vai ser de 64bit que e o que estou usando no pen drive.
Não, sempre use formatação padrões de Gnu/Linux, ou você terá grande dor de cabeça alem de não ter uma /home.
Você pode usar partições em ntfs para compartilhar arquivos entre windows e Ubuntu, mas não tente fazer ele usar esse tipo de partição para o sistema/home.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Particionamento
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2011, 23:15 »
Boa noite!...

Obrigado pessoal pelo apoio.

Mas uma duvida: pelo que entendi o BrunoCarvalho  resomenda que a home seja do tipo ntfs? Isso pode ser feito?

Com relacao ao ubuntu que vou isntalar e vai ser de 64bit que e o que estou usando no pen drive.
Não, sempre use formatação padrões de Gnu/Linux, ou você terá grande dor de cabeça alem de não ter uma /home.
Você pode usar partições em ntfs para compartilhar arquivos entre windows e Ubuntu, mas não tente fazer ele usar esse tipo de partição para o sistema/home.

exato

Cientista_Louco, sugiro vc ler as famosas apostilas do platao, há um link na minha assinatura

qdo eu usava dual-boot, fazia assim
windows (partição primária)
nas estendidas:
ubuntu raíz /
swap
/home

o que sobrava deixa como ntfs, dava p/ compartilhar do linux p/ o windows, mas nunca fazia ao contrário p/ ñ sujar o linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

clodoaldops

  • Visitante
Re: Particionamento
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2011, 06:01 »
Meu desktop DC2.5ghz+ 4gb/ram + 500gb/hd tá assim
sda1... ntfs...200gb... seven
sda2...ntfs...200gb...BKP
sda3...ext4...100gb.../... ubuntu

Tambem não uso /home e nunca tive problemas.

Offline Cientista_Louco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 206
    • Ver perfil
Re: Particionamento [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2011, 08:51 »
Bom dia!...

Valeu turma, muito obrigado. Suas contribuições me ajudaram muito.