Autor Tópico: [Resolvido] Dúvida sobre montagem de partições  (Lida 1464 vezes)

Offline Bispo Snake Plisskin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
[Resolvido] Dúvida sobre montagem de partições
« Online: 26 de Agosto de 2008, 22:12 »
Boa noite senhores,

Gostaria antes de mais nada, expressar minha alegria por ter finalmente instalado o Ubuntu em meu computador. Se eu soubesse antes que esse sistema era tão bom, rápido, simples e estável, teria instalado bem antes.

Bem, baixei a versão 8.04 e esta era uma instalação que indicava que não precisava de partições, ela simplesmente ficaria como um programa sob o Windows.

Feito, fiz a instalação, o arquivo de boot do Windows foi modificado, estou usando meu micro com Dual Boot, só que sem a partição do Ubuntu (inclusive, estou fazendo esse post usando o próprio Ubuntu).

A dúvida é... apesar de eu estar usando o Ubuntu como um "programa" do Windows, a minha HD está particionada em duas, 15gb para o Windows e 85gb para meus arquivos pessoais. O Ubuntu está justamente instalado na 2a partição, de 85gb. Tentei de algumas maneiras, sem sucesso, conseguir fazer o Ubuntu enxergar a minha segunda partição, que é onde ele está instalado. Talvez, ele não consiga acessar os arquivos justamente por estar nessa partição.

É possível de alguma maneira eu conseguir acessar / criar / apagar / alterar arquivos que estão nessa minha segunda partição pelo Ubuntu?

Grato pela atenção!
Snake.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2008, 20:00 por Bispo Snake Plisskin »

Offline Bispo Snake Plisskin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre montagem de partições
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2008, 19:52 »
Bom pessoal, vamos lá:

O que eu estava usando era o Wubi, instalador do Ubuntu para o Windows.

Como expliquei, o Ubuntu estava instalado como programa na minha unidade "D: do Windows", e somente enxergava a unidade "C:". A idéia era fazer o Ubuntu enxergar também a unidade "D:". Talvez essa unidade não era montada automaticamente, pelo fato do Ubuntu estar instalado nela.

Vasculhei os diretórios do Ubuntu e acabei descobrindo o caminho "/dev/disk/by-label/discoD". Apenas montei esse cara em /media/discoD e pronto! Inclusive até consegui acertar o fstab para montar já essa partição assim que eu iniciar o Ubuntu, com um tutorial aqui do fórum mesmo.

Agora, vou tentar fazer o "discoD" aparecer dentro de "Locais>Computador". Desejem-me sorte!

De qualquer forma, obrigado ao pessoal que visitou o post e tentou ajudar!
Snake.