Autor Tópico: Ferrei o meu "sudo" [Vou ter que reinstalar?]  (Lida 4020 vezes)

Offline edu.reche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Ferrei o meu "sudo" [Vou ter que reinstalar?]
« Online: 14 de Janeiro de 2006, 14:18 »
Olá pessoal, estou iniciando o desenvolvimento de aplicações em java com linux, e optei pelo tão falado "ubuntu", porém como tenho pouco conhecimento acabei fazendo uma caca grande brincando com os grupos e usuários... não sei como o meu "sudo" foi parar em outro grupo e agora não consigo mais executar comandos a nível de root... alguém pode me ajudar, o erro que tenho é esse abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo: /etc/sudoers is owned by gid 1002, should be 0

Agora eu não consigo mais acessar o aplicativo de "Usuários e Grupos" para corrigir isso... sei lá o que faço agora... :(

Obrigado,
Eduardo

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Ferrei o meu "sudo" [Vou ter que reinstalar?]
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2006, 19:25 »
Citação de: "edu.reche"
Olá pessoal, estou iniciando o desenvolvimento de aplicações em java com linux, e optei pelo tão falado "ubuntu", porém como tenho pouco conhecimento acabei fazendo uma caca grande brincando com os grupos e usuários... não sei como o meu "sudo" foi parar em outro grupo e agora não consigo mais executar comandos a nível de root... alguém pode me ajudar, o erro que tenho é esse abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo: /etc/sudoers is owned by gid 1002, should be 0

Agora eu não consigo mais acessar o aplicativo de "Usuários e Grupos" para corrigir isso... sei lá o que faço agora... :(

Obrigado,


modifique a senha do root, num terminal sudo su, depois passwd, coloque a nova senha, e acesse o root normalmente, com a nova senha q forneceu.

Offline edu.reche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Ferrei o meu "sudo" [Vou ter que reinstalar?]
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2006, 19:39 »
eu já tentei, mas o problema é que a app "sudo" ñ está permitida para o meu usuário, assim quando eu digito

Código: [Selecionar]
sudo su ou
Código: [Selecionar]
sudo visudo

ele me dá aquela mensagem dizendo q o etc/sudoers é do grupo (gid) 1002 eqto deveria ser do 0...

acho que ferrou tudo, vou ter que reinstalar, não tem como eu trocar a senha do root, acredito eu que pela segurança o ubuntu não vai permitir isso...

não sei se ficou claro, mas eu preciso agora mudar o owner da pasta /etc/sudoers para o root novamente, assim eu conseguiria executar os comandos com "sudo", senão já era...

[]'s
Eduardo

Offline edu.reche

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Ferrei o meu "sudo" [Vou ter que reinstalar?]
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2006, 19:57 »
consegui... entrei pelo modo de recuperação e aí como root, assim retornei os direitos necessários para voltar a usar o "sudo".

obrigado...
Eduardo