Autor Tópico: Perdi tudo no HD (Ubuntu)  (Lida 6020 vezes)

Offline desesperadoquerajuda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Perdi tudo no HD (Ubuntu)
« Online: 27 de Janeiro de 2009, 02:00 »
Pesquisei no fórum, encontrei diversos problemas parecios com o meu... mas nenhum exatamente igual com a devida solução... PRECISO URGENTEENTE saber....

Tinha 40gb de arquivos no hd... sempre usei windows... reslvi experimentar o Live do ubuntu... até que resolvi instalar... tinha 2 partições, ele dava erro pra instalar nelas... entao... USEI A BENDITA OPÇÃO: Instalar no hd inteiro.... Resultado... só após a instalação, reparei q o sistema de arquivos nao era mais NTFS, e sim ext3, e q os dados se foram todos.... minha pergunta (por favor... ja pesquisei mto isso e preciso da resposta certa) Tem jeito de recuperar pelo menos parte dos arquivos??  Já que... o programa de instalação se encarregou da formatação, entao nao sei o que ele fez, se realmente apagou, ou só fez a formatação rapida, enfim... tem solução?? estou desesperado pq o hd não é meu...
 :o

observações:  nao tenho como instalar outro HD com windows pq eh um notebook, e o hd esta com apenas uma partição que pega todo o hd...
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 16:13 por desesperadoquerajuda »

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: PERDI TUDO NO HD (UBUNTU)
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2009, 10:03 »
Acredito que você perdeu todos os dados.
Não pelo fato de ser uma formatação rápida ou completa, mas pelo fato de ter mudado a maneira de escrita de todo HD.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: PERDI TUDO NO HD (UBUNTU)
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2009, 10:17 »
Dá pra recuperar utilizando os serviços de uma empresa especializada.
Existe uma outra tentativa, que você pode fazer mas é sujeito a piorar as coisas: Instalar o Windows (mínimo possível) no disco todo e usar programas de recuperação disponíveis na internet.



Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: PERDI TUDO NO HD (UBUNTU)
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2009, 11:29 »
Quanto mais vc gravar arquivos no HD ou formata-lo maior o risco de perder os dados. Se tinha arquivos importantes e precisa deles siga a dica do agente100gelo: procure uma empresa especializada. Outras opções realmente podem piorar as coisas. Antes de formatar um HD é imprescindível realizar um backup, pelo menos dos arquivos importantes.

Boa sorte!

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: PERDI TUDO NO HD (UBUNTU)
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:12 »
Acredito que você perdeu todos os dados.
Não pelo fato de ser uma formatação rápida ou completa, mas pelo fato de ter mudado a maneira de escrita de todo HD.
Nunca gostei tanto de estar errado...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: PERDI TUDO NO HD (UBUNTU)
« Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:23 »
Acredito que você perdeu todos os dados.
Não pelo fato de ser uma formatação rápida ou completa, mas pelo fato de ter mudado a maneira de escrita de todo HD.
Nunca gostei tanto de estar errado...

Na verdade quando você realiza uma formatação, o sistema apenas substitui a tabela de alocação de arquivos (nem sei ao certo se chega a apagar a anterior). Mas já vi relatos de gente que tinha Windows, formatou para Linux, depois recolocou o Windows e conseguiu recuperar arquivos da primeira instalação.

Dependendo da importância dos arquivos não vale a pena o risco de tentar por conta própria.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: PERDI TUDO NO HD (UBUNTU)
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2009, 13:31 »
Caso procure um empresa prepare-se porque elas cobram bem...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline desesperadoquerajuda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: PERDI TUDO NO HD (UBUNTU)
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2009, 16:27 »
por enquanto, valeu pelas dicas... acho que vou tentar o risco de instalar o windows.... mas antes eu fico na duvida se o fato do sistema de arquivos ter mudado de NTFS (pois tinha windows) para o atual ext3 nao tenha formatado de vez sem chance de recuperar.... pq achei uma empresa que faz, e cobra MESMO se nao tiver chance de recuperação....

obrigado por enquanto.....

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: PERDI TUDO NO HD (UBUNTU)
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2009, 16:43 »
Tópico trancado.
Usuário não atendeu pedido de correção do título.

Editado: Tópico reaberto a pedido do usuário para correção do título.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 13:16 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline desesperadoquerajuda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Perdi tudo no HD (Ubuntu)
« Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2009, 16:13 »
corrigido

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Perdi tudo no HD (Ubuntu)
« Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2009, 20:30 »
Acredito que você perdeu todos os dados.
Não pelo fato de ser uma formatação rápida ou completa, mas pelo fato de ter mudado a maneira de escrita de todo HD.
Nunca gostei tanto de estar errado...

Na verdade quando você realiza uma formatação, o sistema apenas substitui a tabela de alocação de arquivos (nem sei ao certo se chega a apagar a anterior). Mas já vi relatos de gente que tinha Windows, formatou para Linux, depois recolocou o Windows e conseguiu recuperar arquivos da primeira instalação.

Dependendo da importância dos arquivos não vale a pena o risco de tentar por conta própria.



Sim, é exatamente isso agente. Eu já recuperei dados 'perdidos' de 3 ou 4 formatações seguidas. Porém, o aconselhável mesmo é levar a uma firma especializada. Pois é necessário softwares específicos para isso, e tais softwares têm que ser instalados em máquinas separadas..., resumindo, dá um trabalhão danado, e sem as devidas ferramentas e experiência necessária os danos podem ser ainda maiores.

Offline mendingo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Perdi tudo no HD (Ubuntu)
« Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2009, 13:19 »
Vc vai reinstalar o Windows?  Eu não teria essa coragem...  :o
Já tentou usar outro HD com Windows + GetDataBack? É mil vezes melhor do que reinstalar o Windows no mesmo HD
O único problema (além do fato de ter reescrito a tabela de alocação) é q dependendo do tamanho do HD esse programa demora bastante pra fazer uma varredura: um HD de 32 GB demorou maisoumenos 1 hora aqui, só que o resultado é muuuito satisfatório... recuperou bits da época de NOÉ  ;D
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2009, 13:30 por mendingo »