Autor Tópico: DTPBlender, novo programa de publicação baseado em Blender!  (Lida 2579 vezes)

Offline mangojambo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
DTPBlender, novo programa de publicação baseado em Blender!
« Online: 26 de Maio de 2006, 16:18 »
Incrivel!!!

http://dtpblender.instinctive.de/cms/Main/Home

Um DTP novinho em folha baseado em Blender ...

é como o blender.. a princípio vc nao consegue fazer pichorra nenhuma, mas depois que aprende a mexer, vai faltar teclado e mouse para acompanhar a velocidade do desenvolvimento!!!

Offline insondavel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Matrix Aberta
DTPBlender, novo programa de publicação baseado em Blender!
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2006, 03:24 »
Cara...

eu ví as screenshots isso é coisa de maluco!
Não dá para trabalhar chongas...

será que esses caras ouviram falar em usabilidade?
"Você pode ser definido pelo que fez pelo outro."
Mark Shuttleworth

Offline mangojambo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
DTPBlender, novo programa de publicação baseado em Blender!
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2006, 09:30 »
vou explicar de um jeito bem fácil:
um cara que tem carteira B (de carro de passeio), consegue dirigir um carro de formula1?

Isso chama-se metodologia ou lógica de trabalho. Para quem nunca mexeu com Blender, é um bicho de sete cabeças, mas depois que aprende sua lógica de trabalho, fica muito mais fácil.

Exemplo: Vc acha que o pessoal que trabalha na Pixar usa corel (tanto o draw qto o 3D)? Usa 3Dmax???
eles tem um programa proprio deles.. com logica propria ..

;) bem-vindo a um novo mundo ! ;)

Offline insondavel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Matrix Aberta
DTPBlender, novo programa de publicação baseado em Blender!
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2006, 11:19 »
Concordo quando se fala em animação com grande estúdios de grandes empresas que usam software próprios ou no máximo MAYA.(3dmaX é para noob)

A questão é que quando se fala em DTP (DT de Desktop), usuário que trabalham com design, diagramação de layouts e etc. Penso que fica complicado uma curva de aprendizado monstruosa como a do BlenderDTP. Obviamente ele não são obrigados a seguir interfaces de softwares tradicionais para DTP, como o Adobe Indesign (apenas citando um dos mais conhecidos.) Mas também eles não "ganham" dinheiro com o sofware. E por isso se dão ao luxo do "apreende quem quer". Caso os desenvolvedores fossem uma empresa, tenho a sensação que a interface seria muito mais amigavel. :wink:
"Você pode ser definido pelo que fez pelo outro."
Mark Shuttleworth

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
DTPBlender, novo programa de publicação baseado em Blender!
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2006, 13:05 »
So mais o Scribus!

Offline mangojambo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
DTPBlender, novo programa de publicação baseado em Blender!
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2006, 14:42 »
Citação de: "insondavel"
Concordo quando se fala em animação com grande estúdios de grandes empresas que usam software próprios ou no máximo MAYA.(3dmaX é para noob)

A questão é que quando se fala em DTP (DT de Desktop), usuário que trabalham com design, diagramação de layouts e etc. Penso que fica complicado uma curva de aprendizado monstruosa como a do BlenderDTP. Obviamente ele não são obrigados a seguir interfaces de softwares tradicionais para DTP, como o Adobe Indesign (apenas citando um dos mais conhecidos.) Mas também eles não "ganham" dinheiro com o sofware. E por isso se dão ao luxo do "apreende quem quer". Caso os desenvolvedores fossem uma empresa, tenho a sensação que a interface seria muito mais amigavel. :wink:


acho muito interessante sua colocação, insondavel. Mas ainda assim é como comparar o Corewdraw com Illustrator+Indesign, ou ainda, Quark-xpress... as lógicas e formas de trabalho dos 3 são diferentes!

Sempre achei q o blender, como suíte 3D, deve-se ser mais amigável, seguir os padrões de metodologia dos programas que estamos acostumados a utilizar, porém, como você mesmo disse, em 3D isso muda bastante... olha o Maya, o Softimage por exemplo ... Difíceis de aprender, mas depois fica tudo fácil!!!

Acho que é muito válido a forma que estão trabalhando com o DTPblender, seguindo o padrão de desenvolvimento de 3D.
Em outras palavras: Eu prefiro algo mais difícil que deixe a minha vida fácil, do que algo fácil que deixe a minha vida mais difícil!

O eggman falou que prefere o scribus. Eu uso ele também, edito uma revista, mas uso no Windows pois é a última versão dele q rox!! e NÃO TEM PARA UBUNTU!!!!!!!! :(

O que senti falta nele foram 3 coisas:
- biblioteca de objetos (descente, pois a funcão "rascunho" quebra o galho qto a isso)
- mais opções em estilos (no DTPblender isso vem resolvido)
- Mais facilidade para edição de texto (variaveis dentro do estilo) ;
- CMYK descente; (ou melhor, o que vejo é mais próximo do que será impresso)

o que falta para o dtpblender:
- CMYK (de preferência descente);
- exportação para PDF ... (na verdade não verifiquei mesmo se tem, mas pelo que li rapidamente não tem mesmo!


Fiquem com Deus!!