Autor Tópico: Preciso de ajuda com partições !!  (Lida 2826 vezes)

Offline haranbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Preciso de ajuda com partições !!
« Online: 16 de Outubro de 2006, 19:09 »
Ae galera !!

Sou totalmente novo no mundo Linux e óbviamente também sou novo no Ubuntu.
Dexa eu explicar o que está acontecendo.

Antes de instalar o Ubuntu, eu tinha 2 partições ( C: e D: )
A C: está o Windows XP e a D: meus arquivos ( Músicas, fotos, etc... )

Blz... então ONTEM eu resolvi instalar o Ubuntu 6.06 em dual boot com o Windows XP...
Na hora da instalação, eu particionei a unidade D:, peguei 10gb pro Ubuntu e formatei em raiserfs.
Tudo ocorreu bem, ta instalado na boa e blz...

Agora, dentro do Ubuntu, eu não consigo de jeito nenhum gravar, editar e copiar arquivos para dentro das unidades que eu ja tinha ( Minhas musicas, fotos e tudo mais... ). Eu não tenho permissão para editar as unidades e não consegui editar as permissões. Eu preciso gravar musicas la dentro.. então preciso ter essas permissões. Outra coisa: Quando eu dou o boot pelo Windows XP, a partição que eu dividi para instalar o Linux ( D: ) não está acessível sendo que eu não formatei ela, ela continua em NTFS.

Obs.: Já tentei entrar com o sudo su no console, modificar a senha e digitar sudo nautilus e ainda não consegui editar as permissões das partições.

Alguém pode fazer um passo-a-passo para mim ?? Sou MUITO novato em linux !!
Espero respostas...


Até +
« Última modificação: 16 de Outubro de 2006, 19:13 por haranbh »

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Preciso de ajuda com partições !!
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2006, 21:40 »
Bom... o Linux não escreve por padrão em partições NTFS, ele só lê, dai o fato pelo qual você não consegue gravar nada lá.

Da uma pesquisada no forum que já ensinaram a instalar um programa (se não me engano chama ntfs-3g) que instala esse suporte, mas eu já aviso que é meio que experimental e não muito confiável.

Abraços!

Offline haranbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Preciso de ajuda com partições !!
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2006, 22:46 »
Cara...

Eu fiz isso... Instalei e configurei esse NTFS-3G.
Ele só reconhece 1 partição. E logo a partição que eu NÂO QUERO !!!

Teria algum modo de eu mudar minhas partições Windows para FAT32 sem perder arquivos ?