Autor Tópico: Instalação de Driver Nvidia 3D - Ubuntu (Resolvido)  (Lida 2240 vezes)

Offline rogersj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Instalação de Driver Nvidia 3D - Ubuntu (Resolvido)
« Online: 13 de Agosto de 2007, 11:59 »
Em primeiro lugar bom dia a todos...

Caros amigos, eu instalei o ubuntu no meu desktop pessoal e estava atualizando, configurando, quando tentei instalar drivers 3D ( tenho uma vga agp - Asus V9980 Ultra, 5950) um modelo antigo é verdade, porém que me atende plenamente, meu Hd é de 40Gb e está somente com o Ubuntu instalado.  Nesse momento estou postando do Pc de um amigo... Minha dúvida:

Eu tentei instalar um game 3D (tux) e o ubuntu automaticamente avisou que precisava instalar os drivers 3D Nvidia, então cliquei que sim e o apt-get foi ativado e baixou uma atualização de drivers que se instalaram, tudo automaticamente, depois disso o sistema pediu para reiniciar e eu reiniciei...  dai entrou somente no promp de comando, não consigo carregar o modo gráfico.  Visto que sou novato em linux e não tenho a menor idéia de como proceder, estou recorrendo a este fórum na esperança de que algum usuário de ubuntu com mais vivência possa me auxiliar, pois confesso que o ubuntu me atende plenamente e é muito bonito.

Por favor se postar uma solução de uso de shell ou qualquer linha de comando, responda de uma forma bem explicada, pois sou ainda muito Noob em linux, eu baixei e estou lendo o guia foca e estudando outros textos conseguidos no google, mais estou ainda longe de dominar e conheçer os comandos utilizados numa shell.

Desde já agradeço a atenção e ajuda dispensada e certamente em um futuro próximo estarei habilitado a prestar auxilio a novos usuários, que como eu optem pelo uso de um software livre, desistindo em definitivo das cópias piratas de softwares pagos.

Um abraço a todos.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 02:04 por rogersj »

Offline rogersj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalação de Driver Nvidia 3D - Ubuntu
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2007, 19:36 »
Ninguem pode ajudar? eu li um tutorial sobre editar com mcedit... mais como acesso esse editor grafico se o hd so entra em linha de comando?
Obrigado a todos desde já...

Offline Marcos MHZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Instalação de Driver Nvidia 3D - Ubuntu
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2007, 19:47 »
Para voltar ao modo gráfico você pode fazer o seguinte:

no prompt de comando:
cd /etc/X11 <enter> (o "X" é maiusculo)
ls <enter> (o "L" é minusculo)

Ele ira listar todos arquivos dentro da pasta etc, deve ter um arquivo chamado xorg.conf e outro xorg.conf.backup (ou xorg.conf~).

Depois vc faz o seguinte:

sudo mv xorg.conf.backup ( ou xorg.conf~) xorg.conf <enter>
vai pedir a senha
coloque a senha

e digite:
startx


Depois você pode tentar instalar os drivers seguindo este tópico
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,18891.0.html


Qualquer coisa posta ai o resultado.

Abraços.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2007, 20:03 por Marcos MHZ »

Offline rogersj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalação de Driver Nvidia 3D - Ubuntu
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2007, 07:58 »
Valeu Marcos MHz   :D

Deu tudo certo seguindo o tuturial e fazendo da maneira que você descreveu, agora a aceleração 3d está ativada e em pleno funcionamento. Open GL ok...    ;D

Fica aqui a dica para quem vai instalar do começo e tem pouca experiência como eu...

O meu muito obrigado a toda comunidade Ubuntu Br...    ;D ;D ;D

Offline Marcos MHZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Instalação de Driver Nvidia 3D - Ubuntu
« Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2007, 15:49 »
Que bom que deu certo!!

Apenas coloque no titulo do tópico "resolvido".

Abraços.