Autor Tópico: Corretor gramatical para o openoffice  (Lida 9026 vezes)

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Corretor gramatical para o openoffice
« Online: 02 de Janeiro de 2009, 13:12 »
Faz tempo que procuro um bom corretor gramatical para o openoffice e parece que eu finalmete encontrei:

Este projeto foi apoiado pela FAPESP.


Citar
O CoGrOO é um corretor gramatical acoplável ao OpenOffice.org.

Cabe aqui uma breve distinção entre corretores gramaticais e ortográficos:

    * corretor ortográfico: detecta erros de grafia nas palavras, por exemplo, a palavra "sugeito" com a letra "g", em vez de "sujeito" com a letra "j". Além disso, sugere uma medida corretiva para a solução do erro, que é a substituição da palavra grafada incorretamente pela palavra grafada corretamente.
    * corretor gramatical: detecta erros nas relações entre as palavras, por exemplo, na sentença "Os menino estudam demais.", o corretor gramatical detecta o erro na concordância entre o artigo "os" e o substantivo "menino". E também sugere uma medida corretiva, como a substituição da palavra "menino" pela mesma palavra flexionada no plural, que é "meninos".

Assim, o CoGrOO é capaz de detectar diversos tipos de erros gramaticais, sendo os mais importantes os listados a seguir:

    * colocação pronominal
    * concordância nominal
    * concordância entre sujeito e verbo
    * concordância verbal
    * uso de crase
    * regência nominal
    * regência verbal
    * erros comuns da língua portuguesa falada


Fonte:http://cogroo.incubadora.fapesp.br/portal
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2009, 16:53 por dom diniz »
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline Tuna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2009, 14:38 »
Tem também para Firefox, o Vero: http://www.broffice.org/verortografico/baixar. Inclusive, ele já foi adaptado para o acordo ortográfico, que passou a valer, oficialmente, anteontem (1/1).

Eu recomendo. ;) :D

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2009, 14:55 »
O vero é só corretor ortográfico, não??

O CoGrOO é um corretor gramatical, eu atualmente estou usando os dois ( Vero + CoGrOO) e estou achando ótimo.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2009, 15:31 »
O vero é só corretor ortográfico, não??

O CoGrOO é um corretor gramatical, eu atualmente estou usando os dois ( Vero + CoGrOO) e estou achando ótimo.

De fato, o Vero é apenas corretor ortográfico (o melhor do mundo, pelo que eu ouvi falar). O CoGrOO é muito bom, mas ele tem um bugzinho chato que me fez o desativar: às vezes, ele se recusa a ignorar um erro inexistente que ele aponta e não permite a continuação da verificação. Vou esperar novas versões para ver se esse bug é corrigido.

alarcon

  • Visitante
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2009, 15:41 »

De fato, o Vero é apenas corretor ortográfico (o melhor do mundo, pelo que eu ouvi falar). O CoGrOO é muito bom, mas ele tem um bugzinho chato que me fez o desativar: às vezes, ele se recusa a ignorar um erro inexistente que ele aponta e não permite a continuação da verificação. Vou esperar novas versões para ver se esse bug é corrigido.

Esses erros comentados por você seriam da versão 3.0.1 (a mais recente para download) ou de outra versão?

Pergunto isso por que esta versão 3.0.1 traz algumas correções:

Citar
- Totalmente integrado com o OpenOffice.org
- Instalador .oxt, que facilita a instalação e atualizações
- Instalador independente do sistema operacional
- Erros são marcados durante a edição do texto
- Diversos bugs corrigidos. NOVO
- Problema ao marcar QUE como sujeito corrigido. NOVO
- Melhor tratamento de sujeito composto (tratamento mais apurado apenas a longo prazo). NOVO
- Diversas sugestões de melhorias sugeridas pelos usuários. NOVO
fonte: http://cogroo.sourceforge.net/download/current.html
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2009, 17:40 por alarcon »

Offline Tuna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2009, 16:36 »
O vero é só corretor ortográfico, não??

O CoGrOO é um corretor gramatical, eu atualmente estou usando os dois ( Vero + CoGrOO) e estou achando ótimo.

Eu sugeri o Vero para o Firefox por causa do "progeto" do seu primeiro post. ;)

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2009, 16:54 »
  ;D corrigido  :-[
(vacilo meu)
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2009, 23:46 por dom diniz »
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2009, 20:05 »
Vlw pelas dicas pessoal... vou verificar todos!
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2009, 00:36 »

De fato, o Vero é apenas corretor ortográfico (o melhor do mundo, pelo que eu ouvi falar). O CoGrOO é muito bom, mas ele tem um bugzinho chato que me fez o desativar: às vezes, ele se recusa a ignorar um erro inexistente que ele aponta e não permite a continuação da verificação. Vou esperar novas versões para ver se esse bug é corrigido.

Esses erros comentados por você seriam da versão 3.0.1 (a mais recente para download) ou de outra versão?

Pergunto isso por que esta versão 3.0.1 traz algumas correções:

Citar
- Totalmente integrado com o OpenOffice.org
- Instalador .oxt, que facilita a instalação e atualizações
- Instalador independente do sistema operacional
- Erros são marcados durante a edição do texto
- Diversos bugs corrigidos. NOVO
- Problema ao marcar QUE como sujeito corrigido. NOVO
- Melhor tratamento de sujeito composto (tratamento mais apurado apenas a longo prazo). NOVO
- Diversas sugestões de melhorias sugeridas pelos usuários. NOVO
fonte: http://cogroo.sourceforge.net/download/current.html

É dessa versão mesmo, Alarcon. Experimenta fazer uma verificação num documento grande, numa dissertação, por exemplo. Chega um momento em que ele aponta um erro gramatical que não existe (o que é normal em se tratando de corretores gramaticais) e, quando você manda ignorar, ele aponta novamente o mesmo erro, etc., etc. É uma pena, porque o CoGrOO é mesmo muito bom, trata bem especialmente as regras de concordância nominal. Mas quem sabe na próxima versão?

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2009, 18:07 »

É dessa versão mesmo, Alarcon. Experimenta fazer uma verificação num documento grande, numa dissertação, por exemplo. Chega um momento em que ele aponta um erro gramatical que não existe (o que é normal em se tratando de corretores gramaticais) e, quando você manda ignorar, ele aponta novamente o mesmo erro, etc., etc. É uma pena, porque o CoGrOO é mesmo muito bom, trata bem especialmente as regras de concordância nominal. Mas quem sabe na próxima versão?

Ou vc pode mandar um e-mail para o pessoal que desenvolve o CoGrOO explicando o problema que vc encontrou ;D
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2009, 03:36 »

É dessa versão mesmo, Alarcon. Experimenta fazer uma verificação num documento grande, numa dissertação, por exemplo. Chega um momento em que ele aponta um erro gramatical que não existe (o que é normal em se tratando de corretores gramaticais) e, quando você manda ignorar, ele aponta novamente o mesmo erro, etc., etc. É uma pena, porque o CoGrOO é mesmo muito bom, trata bem especialmente as regras de concordância nominal. Mas quem sabe na próxima versão?

Ou vc pode mandar um e-mail para o pessoal que desenvolve o CoGrOO explicando o problema que vc encontrou ;D

É, vou fazer isso mesmo!  ;)

Offline RicardoSEP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2009, 16:44 »
Não conheci o CoGroO. Já estou baixando.

O VERO eu já uso.

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2009, 22:18 »
Alguém sabe como instalar no Ubuntu  ??? ??? ???
T+

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2009, 13:44 »
Instalando o corretor gramatical no OpenOffice 3

Para instalar o CoGrOO 3 no OpenOffice 3 é fácil, baixe a extensão

Depois de salvar a extensão no micro, abra o gerenciador de extensões (menu Ferramentas, opção Gerenciador de Extensão), clique em instalar e selecione o arquivo da extensão do CoGrOO.

Reinicie o OpenOffice e pronto, o corretor gramatical já está instalado!

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/OpenOffice-3-Instalando-o-corretor-ortografico-e-gramatical/

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Corretor gramatical para o openoffice
« Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2009, 12:42 »
Uma dica simples para quem usa mais de um usuário no mesmo pc e quer instalar a mesma extensão para todos:

É só abrir o openoffice com poderes administrativos ( "sudo"; "su" ou outro qualquer) e instalar a extensão que quer. Vai aparecer uma janela perguntando se vc quer deixar essa extensão disponível aos outros usuários, aí é só confirmar.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04