Autor Tópico: Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image  (Lida 7041 vezes)

Offline zajairo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Online: 05 de Fevereiro de 2006, 13:50 »
Pessoal, será que consigo instalar o Ubuntu 5.10 diretamente no meu disco sata?
Já fiz algumas tentativas mas sem sucesso. Alguem pode me passar algumas dicas?
Meu hardware: mobo é asus a7n8x-e deluxe com chipset Nforce2 para a mobo e Silicom Image para o sata, HD samsung sata 80GB, Athlon XP 3000.

Agradeço antecipadamente toda ajuda.

Jairo

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 14:31 »
que tipo de erro dá?

de repente vai ter que desativar algum dispositivo ao iniciar a instalação do CD, exemplo:

linux apm=off noapic

veja: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1236
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 19:58 por KubLin »

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 14:58 »
Uma pesquisa no fórum muitas vezes poupa a espera pela resposta:
http://www.ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=3297
http://www.ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=2742
Ambos os tópicos estão na primeira página de resultados da pesquisa por SATA. Nada muito complicado...
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 19:57 por KubLin »
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline zajairo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 15:13 »
Bom, a tentativa de instalar foi da maneira mais simples...boot pelo cd e <enter>. Nada de outras
opções de boot. O problema é que ele não detecta o hd sata. Lá na hora de particionar.
Posso fazer tudo novamente passando os parametros que vc está informando. Posto jajá uma resposta.
Obrigado, antes de mais nada.


Passados dois dias, aqui estou eu com a resposta. Tentei instalar com os parametros que vc indicou mas, nada de diferente. Continuo sem ver o disco na hora de particionar.
Detalhe... Minhas opções de boot estão assim:
primeiro - CDROM
segundo - SCSI
terceiro  - Disable
Minha bios e a versão 1013 para MOBO a7n8x, ou seja, a mais nova.
Tambem já tentei com HDD-0 na segunda opção.
Mais um detalhe.... Até aqui, de todas as distros que testei, a única que reconheceu foi o Debian 3.1. Mesmo assim, só depois que estava instalada em um HD IDE. Reconheceu o sata como 'hde'. As outras, nem ai chegaram. Estou tentando instalar o ubuntu pq gostei do jeito da distro.
Ainda busco ajuda de vcs para resolver esse problema.
Muito grato....
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 19:56 por KubLin »

Offline zajairo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 20:41 »
Desculpe, nada do que tem no link sugerido tem a ver com o meu caso. Não tenho windows e nem quero ter. Apenas
Linux. E quanto ao meu problema, eu nem consigo ver o disco na instalação, muito menos particionar.
Obrigado mesmo assim. Caso tenha outra sugestão, agradeço.
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 19:58 por KubLin »

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 20:59 »
Citação de: "zajairo"
Desculpe, nada do que tem no link sugerido tem a ver com o meu caso. Não tenho windows e nem quero ter. Apenas
Linux. E quanto ao meu problema, eu nem consigo ver o disco na instalação, muito menos particionar.
Obrigado mesmo assim. Caso tenha outra sugestão, agradeço.


O primeiro link tem 3 mensagens, lendo todas acredito que você encontre a solução. O problema do membro do primeiro link também tem relação com o Ubuntu não encontrar o HD Sata no momento do particionamento, e depois ele conseguiu.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline zajairo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 18:45 »
Citação de: "LaSSarD"
O primeiro link tem 3 mensagens, lendo todas acredito que você encontre a solução. O problema do membro do primeiro link também tem relação com o Ubuntu não encontrar o HD Sata no momento do particionamento, e depois ele conseguiu.


Pois é amigo, desculpe a demora em responder...estava em viagem. Voltando ao assunto SATA.
No meu caso, não acontece de eu enxergar o particionamento. Na verdade, eu não enxergo nem o HD,
como já falei antes. Esse é meu grande problema. A opção de RAID na bios, eu também já usei e nada mudou.
O que me deixa arretado é que, quando coloco um HD IDE e instalo o Debian 3.1 nele, vejo automaticamente o
HD SATA como 'hde'. E olha que é o kernel 2.4. Faço a mesma coisa com o Ubuntu...Instalo no disco IDE, porem,
ele não vê o disco SATA. Mesmo sendo o kernel 2.6 e já vindo com o módulo siimage(módulo para meu chipset).
Agora tem um detalhe, o módulo fica carregado 'lsmod', porem, com Used by '0'. Enqianto no Debian ele está com
Used by '1'.
Tem um cabelo de sapo nesse troço que não estou consegundo descobrir. Portanto, ainda necessito de
ajuda....muuuuita ajuda nisso. Do contrário, vou ter que voltar para o Debian e me conformar com o kernel 2.4.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 19:19 »
Ah, se no Debian funcionou, então acho que o problema não é no computador... Não tenho certeza, mas é provável que não.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline zajairo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2006, 15:55 »
Como é meus amigos, será que não vai ter jeito de usar meu HD sata? Será que vou ter que voltar para o IDE e ficar conformado?
Vamos lá, voces são professores nesse mundo da microinformática. Eu que sou oriundo de mainframes, portanto, bem menos experiências na plataforma.
Preciso do conhecimento de vcs.
Grato,

Jairo

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 00:35 »
Caro Jairo, depois de alguma busca no Google acho que econtrei o que acontece. O Chipset responsável pelo controle do HD SATA nessa placa da ASUS é o Silicon Image Sil3112. Pois bem, a ASUS fez um "arranjo", na verdade esse chipset não é um SATA nativo, mas um PCI com conversão para SATA.

http://www.geeks.com/details.asp?invtid=SD-SATA150R


Por isso o Debian reconheceu seu HD SATA como IDE. Lembra que você postou  "hde"? Deveria aparecer como "sd*".

Posso estar falando a maior abobrinha, mas acho que você não vai conseguir usar seu HD SATA nessa placa na atual versão do Ubuntu. :(

No site da Silicom Image, não consegui encontrar esse Chipset como SATA nativo.

http://www.siliconimage.com/products/

Mas consegui encontrar o Driver para Linux do 3112 (para Fedora, REd Hat e SUSE) em tar.gz .

http://www.siliconimage.com/support/supportsearchresults.aspx?pid=63&cid=3&ctid=2&osid=1&

Só não me pergunte como instalar ele. :) Acho que você terá que recompilar o Kernel para suporte desse Chipset, ou tentar um Kernel mais novo, como o 2.6.15.4 .


Outra alternativa é tentar atualizar o BIOS deste Chipset ( o SiL 3112, não o da placa ASUS), ele pode ser encontrado aqui:

http://www.siliconimage.com/support/supportsearchresults.aspx?pid=63&cid=15&ctid=2&


Té+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline zajairo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2006, 19:41 »
Meu caro galactus, fico muito grato pela ajuda. Vou cair em campo usando tuas informações e verificar
o que consigo. Quanto a recompilar o kernel, isso é tranquilo. Até mesmo baixar o mais novo e usar.
Só não sei quanto a instalação do Driver em tar.gz. Essa questão de atualizar o chipset tambem vou considerar.

Mais uma vez, fico grato,

Obs. O que vc falou sobre o sata não ser nativo, eu também já imaginava isso. Vi em algum lugar na net, um diagrama
           mostrando o funcionamento do chipset e me pareceu mais uma espécie de gateway.

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #11 Online: 06 de MAR?O de 2006, 11:34 »
olá tudo bem, tenta dar esse comando na opção de boot:

linux sym53c8xx=safe

não sei se é linux ou install mas tenta aí e posta o resultado
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline zajairo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Instalar ubuntu em disco sata Silicon Image
« Resposta #12 Online: 08 de MAR?O de 2006, 12:38 »
Citação de: "lfernandosg"
olá tudo bem, tenta dar esse comando na opção de boot:

linux sym53c8xx=safe

não sei se é linux ou install mas tenta aí e posta o resultado


Pessoal, Só consegui instalar usando um disco IDE e depois compilando o kernel 2.6.12
retirando a carga do mpodulo libata e sil_sata e carretando o siimage direto no kernel.

Jairo