Autor Tópico: (Resolvido) Duvida sobre particionamento ?  (Lida 1642 vezes)

Offline Alex94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
(Resolvido) Duvida sobre particionamento ?
« Online: 10 de Outubro de 2012, 00:36 »
Bom estou na verdade com duas duvidas uma sobre particionamento outra sobre tecnologia do meu hardware.

Antes de tudo esta aqui minha configuração da minha maquina:

Processador: core i5 3750k

Placa mãe:  Asus P8H77-M LE

Memória ram: 2x kingston 4 gigabytes 1333 mhz (Total 8 GigaBytes)

HD : Seagate 500 gigabytes sata 3

Fonte : Seventeam 550 w

Placa de video: Onboard por em quanto daqui a 2 meses uma Geforce Gtx560 ou melhor...

Gabinete: Thermaltake v3

Bom é uma maquina modesta rsrsrsrs

Agora vamos ao que importa minha duvida é se o particionamento que eu fiz está correto. Para facilitar eu irei fazer umas perguntas separadas.

Particionamento:

Ruwindows 7 Ultimente 64bits original esta com 250 GB

Eo Gnu/Linux Ubuntu 12.04 64 bits está com 150 e o resto está vago...

o particionamento do Ubuntu está sim

partição primaria 20 gb  para / onde é gravado o sisterma

partição estendida de 130 gb para home onde está localizado meus arquivos ambas as partições são etx4.

Minha duvida é se está correto o que fiz no meu hd ?

E se existe outra forma melhor para particionar meu hd ? (isso se refere para o Ubuntu pois na instalação existe outras opções para inserir na alocação como por exemplo: var, home, /, kernel, boot etc...)

Outra duvida é quando for atualizar o Ubuntu para uma nova versão pelo software atualizado, ou mesmo atualizando via cd, eu irei perder meus arquivos e a partição será formatada devido ao o meu particionamento citado logo acima ?

Obrigado a todos que responderem. Um abraço, e desculpe pela minha ignorância e pelo seu tempo tomado pela minhas duvidas.

Ass: Alex
« Última modificação: 10 de Outubro de 2012, 01:41 por Alex94 »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento ?
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2012, 00:40 »
Já procurou por "particionamento" na busca do fórum? Vêm uma dúzia de tópicos a respeito.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Alex94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento ?
« Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2012, 00:58 »
sim mas a maioria dos topcos dizem como particionar passo a passo minha duvida primaria é se o sistema vai atualizar para o 12.10 sem apagar meus arquivos, e se meu particionamento está correto ou se existe outro tipo de particionamento mais especifico e melhor para mim, isso com base no que eu escrevi logo a cima.

uma pergunta vc saberia me informar sobre minha outras duvidas que citei logo abaixo ?

A da tecnologia, se o Ubuntu e os outros Linux utilizam todas as tecnologias do meu computador. E a do áudio um pouco diferente do Windows para o Ubuntu.

Obrigado pela resposta abrss

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento ?
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2012, 01:05 »
Se vc falar como os /dev/sdaX estão no seu HD, melhor. Use o Gparted para isso, e se possível dê um printscreen e post aqui.

As outras dúvidas não condizem com o título deste tópico, seria melhor vc editar este tópico, deixar só a dúvida de particionamento (era melhor ter postado em um tópico pré-existente), e postar em outro lugar essas dúvidas (dá mais visibilidade e faz mais sentido).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Alex94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento ?
« Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2012, 01:15 »
etá assim:                                                                                                flags

/dev/sda 1 ntfs                                                100.00 mb                            boot

/dev/sda 2 ntfs                                                244.04 gb        

/dev/sda 3 ext4                      /                        18.63 gb

/dev/sda 4 extended                                         121.07 gb
 /dev/sda5 etx4                     /home                  121.07 gb

não alocado                                                     81.92 gb

Está correto ? e será que ira atualizar sem formatar a partição do ubuntu ?

onde eu deveria postar as outras pergunta ?


Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento ?
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2012, 01:34 »
Tá legal o particionamento, embora se fosse no meu notebook, eu colocaria a partição raiz (/) dentro da partição extendida, ficaria assim:

/dev/sda4 extended
  /dev/sda5    /             18.63 gb
  /dev/sda6    /home    121.07 gb

Se vc atualizar seu Ubuntu não irá formatar, o sistema irá atualizar todos os programas e arquivos. Mas se vc está interessado em atualizar, dê uma procurada no fórum, essas atualizações do Ubuntu são meio furadas, a melhor coisa a se fazer é instalar a nova versão do Ubuntu, e na hora da instalação, não formatar a partição /home, e usar o mesmo usuário que vc utilizava anteriormente (dica: apague todas as pastas e arquivos ocultos, deixe só as pastas Download, Documentos, Imagens e etc).

Quando vc for instalar, escolha sempre a opção avançada (é a terceira opção, de cima para baixo). Nesta opção, vc escolhe qual partição vai instalado o quê, e se vai ser formatado. Em geral, o pessoal separa a raiz (/) da /home, as outras opções, como /boot, /var/ e outras não são utilizadas, embora dê para deixar partição para cada uma das opções (não é o usual, entendeu?).

Quanto à sua dúvida do Linux utilizar todas as tecnologias, a resposta é sim, geralmente ele aproveita tudo, usb3 inclusive já é suportado já faz algum tempo. Edite este tópico, tire fora essa parte q vc pergunta sobre compatibilidade de hardware e sobre sua placa de som, e poste lá na seção de Hardware do fórum.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Alex94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: (Resolvido) Duvida sobre particionamento ?
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2012, 01:44 »
Muito obrigado mesmo pela sua atenção vc foi bem esclarecedor e sanou todas as minhas duvidas obrigado mesmo e abrass

ps: eu já editei o tópico.