28
« Última Mensagem: por Sampayu Online 31 de Agosto de 2024, 13:45 »
É possível que a falha temporária no fornecimento de energia elétrica tenha danificado o HD (disco rígido) ou SSD (drive de estado sólido) no qual o sistema operacional está instalado. Mas também pode ter sido um dano somente no sistema de arquivos (i.e. o software do HD/SSD foi corrompido mas o hardware em si está íntegro).
Para analisar e corrigir o sistema de arquivos, o ideal é reiniciar seu sistema no runlevel 1 (modo monousuário) e então executar o script fsck específico do sistema de arquivos (ext3, ext4 etc.) que está sendo usado pelo seu sistema. Caso você não tenha ideia do que que eu estou falando aqui e consequentemente não saiba como fazer essas coisas, abra uma janela do emulador de terminal e então execute o comando abaixo que o Ubuntu agendará uma verificação padrão no sistema de arquivos e então reiniciará seu computador, para fazer essa verificação durante a próxima inicialização:
sudo touch /forcefsck ; sudo telinit 6
Após isso, force a reinstalação dos principais pacotes do sistema operacional Ubuntu, do Sotfware Updater e do Firefox com este comando:
sudo apt install apt aptdaemon base-files firefox ubuntu-standard ubuntu-minimal ubuntu-kernel-accessories ubuntu-drivers-common update-manager update-manager-core --reinstall -y ; sudo telinit 6
Você não precisa digitar o extenso comando acima dentro do terminal. Ao invés disso, use a combinação de teclas Ctrl Alt T para abrir uma janela do emulador de terminal, copie o comando acima, clique nessa janela do emulador de terminal e então pressione a combinação de teclas Ctrl Shift V para colar esse comando. Depois é só pressionar a tecla Enter, digitar sua senha e confirmar pressionando Enter novamente.
Se após o computador reiniciar pela 2ª vez o problema persistir, é possível que tenha ocorrido um dano físico no HD/SSD do seu computador. Neste caso, o ideal é fazer um backup o mais rapidamente possível: conecte um HD externo (ou pendrive grande, caso não haja tantos arquivos no seu computador) e copie-os para o HD/pendrive externo. O ideal é que o HD/pendrive esteja formatado com o mesmo sistema de arquivos do HD/SSD potencialmente danificado e é aconselhável usar o programa rsync para fazer esse backup (o comando mais frequentemente usado neste caso é rsync -auv /pasta/de/origem /pasta/de/backup). Após o backup você poderá usar os comandos fdisk -l (ou lsblk), badblocks -v e smartctl -H para identificar as partições do seu HD/SSD e verificar a presença de bad blocks (blocos defeituosos) na estrutura física do HD/SSD.