Alias, vi algum forum que tem linux que são bem semelhantes ao gráfico dos sistema IOS. Alguém sabe me dizer qual é, ja que vou comprar e tenho essa possibilidade de pedir que venha instalado o Linux, entao gostaria de saber qual vai rodar melhor e tem aparência parecida com o sistema da apple.
Não entendi muito bem ao que você se refere, mas se for em relação à tela do desktop do iOS, que possui um "dock" na parte inferior, que é simplesmente os ícones colocados na horizontal na parte inferior da tela, isso você pode fazer com o próprio Ubuntu 16.04, ao invés da barra rolante de ícones ficar na lateral esquerda, pode ser movida nativamente para a posição de "dock" na horizontal inferior, além de várias e várias outras possibilidades, como o Cairo Dock (até a versão 14.04, não sei direito, mas acho que isso está meio que desatualizado), Docky/Plank (essa está atual) e por aí vai, como dito, opções é o que não faltam.
Mas veja, na verdade tudo isso não é importante, qual desktop e isso e aquilo que você vai usar é algo que irá sendo definido ao longo do tempo, conforme seu gosto pessoal e na medida em que você vá evoluindo na curva de aprendizado do Linux.
O que é importante ao adquirir um computador já com o Ubuntu pré-instalado é simplesmente a questão de assegurar, a priori, a compatibilidade de hardware, apenas isso.
O Linux é uma maravilha e funcionará na vasta maioria dos computadores pessoais, mas não em todos, entretanto, lembre-se que, em regra, os PC's são feitos para Windows, que largamente é predominante nesse mercado, detendo um avassalador market share, e não para Linux e isso quer dizer que os fabricantes sempre mais que obviamente fornecem os drivers para Windows, porque é para esse mercado que eles vendem, porque se não fosse para vender para Windows iriam vender para quem? Oras, isso posto, se por alguma razão o hardware do seu computador não tiver os drivers para Linux ou os tiver não funcionando muito bem, então se estará diante de um problema insolúvel, daí o cuidado de ao comprar um computador assegurar a compatibilidade com o Linux.
O raciocínio é todo ele muito simples: ligo na Dell e peço um computador assim e assim, com esse e aquele hardware e digo que quero que venha com o Ubuntu pré-instalado. Evidentemente eles irão te entregar o computador com todo o hardware funcionando e essa é a sua garantia de evitar (ou pelo menos minimizar) problemas de incompatibilidade.
Se depois, já com o seu novo PC, você resolver instalar o Windows em dual boot com o Linux, sem problemas, te garanto que o Windows irá sempre funcionar, então apenas não se preocupe com o Windows instalado, sempre vai dar certo, o que pode não dar certo quanto ao hardware é o Linux e não o contrário.
Então, tendo recebido seu hardware com o Linux instalado e funcionando, agora você pode trocar de ambiente, de distribuição, enfim, fazer as "trocentas mil" variações que o Linux permite, ao seu gosto, porém previamente assegurada a compatibilidade de hardware.
Quando for comprar você apenas pede com o Ubuntu padrão (=Unity), na versão LTS (=suporte de longo prazo) atual, que hoje é a 16.04, depois o restante você próprio faz.
É isso.
P.S: editando:
Só para constar, exemplificadamente:
Ubuntu 16.04 LTS - Como mover a barra do Unity para baixo http://www.diolinux.com.br/2016/02/ubuntu-1604-lts-como-mover-barra-do-unity-para-baixo.htmlComo instalar o Plank Dock no Ubuntuhttp://www.diolinux.com.br/2014/12/como-instalar-o-plank-dock-no-ubuntu.htmlAqui o link original da Docky/Plank Testing PPA, do Rico Tzschichholz
https://launchpad.net/~ricotz/+archive/ubuntu/docky