A minha experiência com GNU/Linux e Software Livre se resume nessa frase que se encontra na bandeira de Minas Gerais, "Libertas quae sera tamen", mais ou menos isso, cuja tradução é "Liberdade ainda que tardia", que Richard Stallman bradou ao saber o significado, no FISL do ano passado, por causa da visita dos funcionários da Micro$oft...
Ah a Micro$oft, que eu nunca simpatizei desde meus primeiros contatos com computador, desde o longínquo 26 de Dezembro de 1996, quando minha casa recebia o seu primeiro PC... não gostava muito dos travamentos do windows, e até 2003, só sabia de linux por causa das distribuições inclusas nas edições da PC Master, da Editora Europa, só q meu tio só comprava a "Revista do CD Rom", e só lia na parte de outros lançamentos de tal editora sobre o linux... até q em uma conversa com um amigo do meu tio, que manja demais de informática e computadores, em uma conversa sobre tal assunto, falou sobre o Linux, que era imune à virus, era estável e tal, aí q veio a pergunta derradeira: "roda os programas do windows?"; a resposta vocês já sabem, mas não acabou por aí: eu determinei q quando o Linux rodar programas Bluindow$ (esse cara me falou dessa alcunha "carinhosa" que norte-americanos despejaram no meu ex-SO, se é que podemos chamá-lo de Sistema
Operacional, por causa da velha BSOD), eu largava o tio Bill na hora!
Depois disso, por incrível que pareça, nem me interessei em saber se já tinha tal suporte, pq eu subestimava a capacidade das alternativas Livres, sequer eu sabia que elas existiam, no máximo tive um contato ruim com o gimp, numa versão q se nao me engano, era uma daquelas 1. alguma coisa... isso até Agosto de 2006, em que não me lembro como, mas eu abri um site sobre Linux, o VivaOLinux.com.br, em q eu via screenshots e via como era bonito o linux, isso pq eu só tinha visto uma vez, em uma matéria da "Revista do CD-ROM" de 1999 sobre SL, e vi uma screenshot do Linux, um RedHat com Gnome antigão, eu só me importava msm com o suporte a programas do W$.
Vi que o milagroso suporte já existia, só q na versão beta, mas o que fez me interessar mesmo foi as alternativas livres, que eu vi no fórum gimp.com.br, aí fui na banca de revistas mais próxima e fui procurar as revistas, e comprei uma com o manual do kurumin e outra com o Ubuntu 5.10 com cd... comprei outro dia um livrinho com alguns comandos de linux... só que eu tinha q estudar pra primeira prova do vestibular, aí disse que depois que eu fizesse essas provas, eu me livrava do Tio Bill... as revistas que comprei, lia de cabo a rabo, várias vezes, os sites eu lia muito, via as screenshots do vivaolinux.com.br. Resumindo: eu fiquei uns 5 meses só na vontade de instalar Linux.
Passou esses 5 meses e a prova, formatei meu PC e coloquei o Ubuntu Breezy... detalhe, era dia 9 de Dezembro de 2006, o edgy já tinha se não me engano um mês de lançamento, aí que lascou tudo, pq o sistema era ótimo, configurava minha internet, mas os programas antigos eram q incomodavam, eu instalei uns novos por deb e zicou o sistema... até tinha gravado o xubuntu dapper, mas eu caí na burrice de não checar falhas, "sorte" que eu tinha o Kurumin, na ultima versão, minha última cartada... não gostei do Kurumin por vários motivos, era meio pesado, instável e o KDE não tinha o recurso de configurar minha internet, há até um script do morimoto q "permitia", mas faltavam algumas opções e minha net não rodou satisfatoriamente... isso pq eu achava q tinha lido o suficiente, aí resolvi voltar pro Ruindow$, pq tinha outros problemas para resolver.
Eu resolvi fazer um curso de Linux, mas depois do curso de manutenção de micros, mas a escola não tinha o curso de linux, então resolvi aprender na marra mesmo, sozinho.
Dia 20 de Janeiro de 2007, eu acordei e mandei meus pais fazerem os backups necessários, eu fiz os meus e formatei pra instalar o xubuntu edgy, q por sua vez, chequei pra ver se estava tudo certinho... e estava... instalei e foi mó emoção quando o menu de login apareceu, digitei username e senha... até lá eu fiquei com medo de problemas, pq iria instalar os codecs pelo tutorial de multimidia do galactus
... mas a cada apt-get eu me sentia mais solto e seguro, mais LIVRE!
Hoje, 22 de Janeiro de 2007, três dias só de alegria com meu Ubuntu, Xfce, Python Solitaire, Frozen-Bubble, aMule, X-Chat, o BMP e o VLC, o fantástico Synaptic e o terminal.
Espero que venham muitos dias, meses, anos ótimos e livres com meu Ubuntu, os meus agradecimentos à comunidade que sempre contribui, agora eu sou membro dela e estou sempre que podendo e ganhando conhecimento, ajudando a galera.