Na realidade não é bem isso, não é só aqui que acontece este problema mas existe uma coisa em relação ao software que devemos realmente levar em consideração, o Windows Custa praticamente a mesma coisa aqui ou em qualquer outra parte do planeta Terra. Isso porque se por exemplo fizessem aqui pela metade do preço, aconteceria como aconteceu em Portugal e Holanda há 5 anos atrás. Um cara vem aqui e compra 200 licenças pela metade do preço e leva para o país dele, usa um CD de downgrade e pronto, tá tudo legalizado e na língua dele pela metade do preço e sem pagar impostos locais.
Houve mais de 12 casos de gente que fez isso e ganhou milhões.
Aqui, o IPI e mais 60 impostos cascateados aumentam o software em mais de 80%, por dois fatores, um é o fato do governo fazer pressão para que uma indústria local se estabelecesse por aqui, o que não ocorreu por causa do mercado de patentes que atrasou toda a indústria de T.I. até a chegada do software livre...
A segundo fator é o ganho do governo em si, e, em um gênero de primeira necessidade para computadores, e com a demanda alta, um aumento da carga tributária aumentaria a arrecadação, como Brasília é movida a dinheiro e mais nada. ( O cidadão fica em segundo plano como temos visto com escândalos que nunca tiveram punições como o do mensalão onde até agora nínguém foi preso ... ). Eles devem ter pensado assim " Que se dane, eles que paguem mesmo ".
Mas a Microsoft é muito culpada também, talvez em sua maior parte por que não instalou aqui nada de produção de software, os nossos CDs e DVDs são produzidos em sua maioria no México e EUA. Diversas vezes porém, foram feitas propostas para que os CD-Roms fossem produzidos por aqui, o que geraria tecnologia e com certeza, diminuiria os custos do CD-Rom do Windows acabando com o IPI pelo menos.
O Custo de produção do CD-Rom do Windows 98 por exemplo é o mesmo de um CD-Rom de Músicas, enquanto um CD de dupla face hologŕafica custa em média 3 vezes mais, mas mesmo assim, se a produção fosse local e os preços estivessem sem impostos, a pirataria de software da Microsoft não estaria assim nesse grau.
Outro problema é que para comprar da Microsoft, tem de comprar no mínimo 1000 ou 2000 licenças, o que então os "espertos" que tinham mais dinheiro se aproveitaram, deitaram e rolaram até aqui com lucros de margem de 30 a 40%, e são quase que cartelizados.
Mas, há outros países em que temos a mesma situação, impostos abusivos, e o governo " mamando ", é onde a pirataria mais cresceu desde o lançamento do Windows 95.
Mas, o que sustenta a cultura Windows, é realmente o usuário pirata doméstico, que treina para usar na empresa aquele software que já teve facilidade de convivência em casa e cobra da empresa para que sua vida seja o mais preguiçosa possível em relação a responsabilidades e a sua educação e produtividade. Isso vale infelizmente para todo o planeta.
Outra coisa que vi alguns usuários reclamando é o problema de alguns Linuxers os tratarem de maneira a desprezá-los, e sem a mínima educação, perdem aliados importantes, felizmente isso já está mudando pacas.
O fato é que alguém liga na sua casa e pergunta como é que se faz algo, então prontamente alguém responde por que é Windows e a manutanção do Pirata é feita por pessoas sem ligação nenhuma com a Microsoft, mas de fato uma coisa é verdade, em geral , para quem sabe como é que o Windows funciona, a sua manutenção é relativamente fácil.
Quanto ao Linux, esse simplesmente não dá manutenção, mas quando dá...
Todos odeiam mexer com o terminal por que querem algo bonito, mesmo que os chame de imbecis, mas tem de ter interface gráfica...
O legado do Ubuntu é esse, quase não se consegue derrubar a interface gráfica e isso facilita muito, apesar de estragar os usuários na opinião de muitos amigos.
Mas, também se pode aprender a conviver com o software e é isso que devemos preservar, muitos comandos de Bash se aprendem durante o uso da Interface gráfica para fazer uma ou outra coisa e isso é que vai criando o ecossistema funcional do Linux, mas primeiro tem de se ter uma convivência agradável com ele para poder então aprender mais.
Não se esqueçam que a Microsoft não é a criancinha do 3.11 95 ou 98 mais, e que há muito, 2000 quase que eliminou muita coisa que os usuários não queriam mais, e uma delas é ter de fazer manutenção de uma caca na base da digitação e usando o cérebro...
O XP em muitas vezes se auto-conserta, por assim dizer e sai de um crash sem assustar tanto o usuário que não quer entender nada.
Não demora muito até que o Linux elimine o bash em caso de crash do X e isso vai acabar com os problemas todos com o Linux de uma só vez, e por todas.
Temos de assumir que enquanto isso, somos uma raça diferente ...
Abração.
Diga não á pirataria, não compre nada pirata para não ajudar nesse ecossistema errôneo.