Não leve a mal não. Mas a gente que não tem o dominio precisa de ajuda e não "modo de dizer". É uma perca de tempo esses comentarios que não agrega solução. Mas tudo bem. Um pouco de humor faz bem.
Calma, Deis,
Dominar o sistema significa se acostumar com as rotinas inerentes a este sistema.
Quando aprendemos a trabalhar com o Windows, após um longo tempo de adaptação, nos acostumamos com as rotinas deste sistema, e no caso temos o domínio, ou o controle, sobre o sistema. Neste "domínio" você se acostuma a pensar à moda Windows.
Por exemplo, ao instalar um programa, no windows, a maioria das pessoas:
não lê o contrato, clica em avançar para tudo até ter o programa instalado. É a maneira Windows de se fazer as coisas.
No Mac as rotinas são diferentes, não há a necessidade do avançar, avançar, tem que ler o contrato e fim.
No GNU/Linux existem permissões a serem vistas e checadas, o uso do sudo, e no fim, a maneira Linux de se pensar.
Com o tempo, você vai ver que seu "domínio" sobre o sistema é muito maior que no Windows. O GNU/Linux tem muito mais informações de erros e é mais intuitivo neste aspecto que o Windows e seu famoso "houve um erro fatal, consulte o administrador do sistema"! . Pombas, eu sou o adiministrador, são duas da manhã ( pode escolher a hora ), eu quem instalou o Windows e vou ter que procurar quem então?
No GNU/Linux
Agora eu entendi. Mais uma duvida. Se eu mantenho meu sistema atualizado porque deu este aviso para a atualização desses pacotes e ainda dizendo que são obsoletos?
Pacotes obsoletos, são pacotes que estiveram instalados ( existem dependências a serem satisfeitas no sistema onde um pacote pode depender de outro) que usavam determinadas bibliotecas ( as .dll do Windows ) e que foram mantidas, mesmo atualizando o sistema.
Quando voce retirou os pacotes "mãe", as bibliotecas ficaram em duas versões, a atual ( atualizada ) e a antiga por que o pacote "mãe" assim o exigia, gerando um pacote obsoleto.
Isto não vai trazer nenhum problema para seu sistema ( O GNU/Linux não deixa ) mas ele te alerta do problema para, se quiser poder corrigir.
com o tempo, usando a maneira GNU/Linux de pensar, então você associa pacote com o gerenciador de pacotes synaptic, lá tem uma aba < pacotes obsoletos >, Bingo! Peça ao synaptic para corrigir e ele faz para você. dominou o sistema! ( lógico que se quiser "dominar" ainda mais, dá para fazer o mesmo via terminal. No caso por terminal, você terá a informação não só do pacote obsoleto, mas a versão, as dependências, etc, etc. dominou ainda mais.
lembre sempre que o GNU/Linux foi idealizado para ser um servidor de grandes computadores, e que não seria desligado nunca nem nunca seria "formatado", desta maneira você tem que ter ferramentas ( Gráficas ou não ) à mão para resolver o problema.
Quando você com o tempo conhecer estas ferramentas ( e para o dia a dia são poucas ) o domínio do sistema será bem satisfatório.
[],s e bons estudos.