5/01/2006 - 12h06
Microsoft irá licenciar código-fonte do Windows para atender regra da UE
VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online
A gigante americana do setor de software Microsoft anunciou nesta quarta-feira que irá licenciar o código-fonte do sistema Windows para atender a uma regra antitruste da União Européia (UE).
O conselheiro-chefe da empresa, Brad Smith, disse que se trata de um "movimento ousado". O código-fonte (conjunto de instruções executadas pelo computador) fornece as informações sobre o sistema operacional necessárias para tornar possível a outras empresas desenvolver aplicativos compatíveis com o Windows.
Em março de 2004, a Comissão Européia (o braço executivo da UE) multou a Microsoft em cerca de US$ 600 milhões, determinou que a empresa deveria abrir seu código-fonte para empresas rivais e que colocasse no mercado uma versão do Windows sem o aplicativo Media Player -- disponibilizar apenas a versão que já inclui o aplicativo foi visto pela comissão como abuso, por parte da Microsoft, de sua posição dominante no mercado.
Ontem (24), a comissão havia prorrogado para o dia 15 de fevereiro o prazo para que a Microsoft apresente sua defesa no caso antitruste. O porta-voz da Microsoft, Dirk Delmartino, disse que a empresa queria mais tempo para estudar o caso e responder de modo apropriado.
Em dezembro a UE havia ainda ameaçado a Microsoft com multas diárias de até 2 milhões de euros se não se enquadrasse nas regras antitruste do bloco europeu.
Com agências internacionais
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u104592.shtml